Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas: confira os principais insights do evento

O primeiro evento online da RD Station em 2024 aconteceu no dia 23 de janeiro, com mais de 15 especialistas indicando o caminho para um planejamento de sucesso.

Bruna Dourado
Bruna Dourado25 de janeiro de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Como está o planejamento da sua empresa para 2024? Se você está precisando de um caminho para impulsionar o crescimento da sua empresa, assista gratuitamente à Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas da RD Station, que aconteceu no dia 23 de janeiro!

Foram 4 horas de conteúdo online com alguns dos maiores especialistas do mercado, com direito a certificado e prêmios. Durante o evento, discutimos temas importantes para o sucesso do seu planejamento, como: 

  • Planejamento de Marketing Digital para vender o ano todo
  • O poder dos dados e análises para o seu planejamento
  • Planejamento estratégico de conteúdo para o ano todo 
  • Em quais tendências de Marketing e Vendas apostar

Portanto, neste post, você fica por dentro dos principais insights compartilhados. Vamos lá?

Planejamento de Marketing para vender o ano todo

No primeiro bloco da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas, Fernanda Lima, Gerente de Marketing na RD Station, conversou com Ferrúcio Júnior, Gerente de Vendas na RD Station, e João Pedro Dalio, Coordenador de Marketing na GOAT Digital. 

A seguir, confira alguns insights que foram destaque nesta conversa.

Objetivos e Metas

Entre os temas, os convidados destacaram a importância de definir objetivos para a empresa e para as áreas. Dessa forma, é possível se planejar para colocar em prática ações capazes de entregar os resultados desejados.

Assim, para João Dalio, um bom planejamento começa da seguinte forma:

Ferrúcio Júnior completa trazendo a importância sobre o alinhamento entre Marketing e Vendas:

A gente também tem que refinar e trazer um olhar sobre como a entrega de Marketing está suportando a entrega de Vendas. E essa sinergia tem que estar constantemente sendo atualizada e repensada pelas áreas.

Principais erros

Um bom ponto de partida para iniciar um planejamento de Marketing e Vendas é olhar para o passado e entender o que pode ser melhorado no futuro. Por isso, entender quais erros já foram cometidos — e evitá-los — é um passo essencial.

Dessa forma, os especialistas também trouxeram alguns dos principais erros que já presenciaram durante a criação ou execução de um planejamento de Marketing e Vendas. Confira:

  • não priorizar as ações que trazem resultados reais para o negócio;
  • não acreditar no processo de planejamento e agir conforme o momento;
  • pensar apenas a curto prazo e não ter uma visão a médio e longo prazo;
  • mudar todo o plano, sem estruturá-lo, no primeiro sinal de resultados ruins;
  • pular a fase de validação com pessoas importantes para um projeto ou ação.

Além desses temas, também foram assunto nesse bloco:

  • inclusão do uso de IA no planejamento de Marketing e Vendas;
  • como se planejar para depender menos de ações feitas de última hora;
  • como planejar ações de Marketing para serem alavancas de Vendas durante o ano.

💡 Dica da RD: acesse a Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024 e confira o conteúdo completo deste bloco!

O poder dos dados e análises para o seu planejamento

Na sequência, o segundo bloco da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas teve seu foco em um assunto muito discutido por times dessas áreas: análise de dados.

Isto porque, em um mercado cada vez mais competitivo, basear seu planejamento em dados confiáveis pode fazer a diferença nos resultados. Por isso, Jonatan Rodrigues, Produtor de Conteúdo na RD Station, conversou com os especialistas Gustavo Esteves, Fundador e Professor na Métricas Boss, e Milena Padilha, Gerente de Marketing de Produto na RD Station.

A seguir, confira alguns pontos importantes dessa discussão, que você pode aproveitar no seu planejamento:

Data-Driven x Data-Informed

Será que a sua empresa é realmente data-driven? Esse termo ganhou destaque nos últimos anos e seu significado tem a ver com uma cultura empresarial na qual os dados guiam o processo de decisão.

No entanto, Gustavo Esteves chamou a atenção para uma situação que acontece em boa parte dos negócios que se dizem data-driven: na verdade, são data-informed. Ou seja, utilizam dados não apenas quantitativos, mas também qualitativos, para tomar decisões. 

Então, os dados, sozinhos, são a resposta ou devem ser somados ao contexto e à experiência?

Além disso, esse bloco também trouxe os seguintes temas para a discussão:

  • monitoramento de métricas e KPIs;
  • como manter uma rotina de análise de dados;
  • como tomar decisões mais rápidas a partir dos dados;
  • aproveitamento da Inteligência Artificial na análise de dados.

Confira o bloco completo se inscrevendo gratuitamente na  Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024.

Planejamento estratégico de conteúdo para o ano todo 

Outro tema abordado no evento Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas foi a produção de conteúdo. Afinal de contas, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada pela maioria dos times de Marketing que querem atrair um público qualificado para suas ofertas.

Nesse bloco, Luísa França, Coordenadora de Marketing na RD Station, conversou com os especialistas Camila Renaux e Vinicius Gambeta, trazendo muito insights sobre o tema. Confira a seguir.

Conteúdo e IA

Para Camila Renaux, a Inteligência Artificial chegou para aumentar a produtividade dos profissionais que criam conteúdo. No entanto, é a autenticidade, a inteligência humana e a personalização que mudam o jogo, garantindo bons resultados.

Já Vini Gambeta acredita que a IA será usada para tratar dados e melhorar a eficiência das campanhas. Por exemplo, uma Inteligência Artificial pode resumir um material, como um estudo, trazendo os insights principais e até as falhas ou inconsistências. No entanto, temos um problema quando queremos substituir todos os pontos da produção de conteúdo pela IA.

Também foram abordados mais temas relacionados a conteúdo e planejamento. Confira a seguir:

  • canais essenciais para marcar presença em 2024;
  • como usar canais para fortalecer a narrativa da empresa;
  • dicas de planejamento de conteúdo para gerar Leads o ano todo.

💡 Dica da RD: se você ficou interessado no assunto e quer ver o conteúdo completo, é só se inscrever gratuitamente na Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024

Em quais tendências de Marketing e Vendas apostar

No último bloco do evento Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas, Rafael Kiso, CEO da mLabs, e Eduarda Vescovi, diretora de Vendas na RD Station, conversaram com Beatriz Brasileiro sobre as tendências que estão em alta para esses setores.

Hype Cycle

Para Kiso, usar a metodologia Hype Cycle, da Gartner, é uma boa forma de medir quando nasce uma tendência, qual é o seu pico e se continua sendo popular no mercado. Assim, é possível testar as tendências antes que cheguem ao pico, para adotá-las apenas quando sejam, de fato, populares.

Dessa forma, o planejamento deve contemplar a definição de tendências que estejam alinhadas ao objeto do negócio. No entanto, também é importante entender os riscos e a eficácia da adoção de uma tendência.

Além disso, os convidados também abordaram diferentes tendências e como incluí-las no seu planejamento:

  • uso intencional e estratégico da IA;
  • inclusão de abordagens personalizadas;
  • equilíbrio entre estratégias conhecidas e novas tendências.

Assista à Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas gratuitamente

Se você precisa construir um planejamento de Marketing e Vendas eficiente, não pode deixar de acompanhar as novidades do mercado e os insights de especialistas no assunto.

Por isso, aqui fica a dica: assista ao conteúdo da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas na íntegra. Ainda dá tempo de se inscrever e receber a gravação no seu email!

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing.

Veja também

Marketing
Como criar localização no Instagram Stories? Veja o passo a passo completo
Marketing
Como criar um fluxo de nutrição: 8 dicas matadoras + tutorial no RD Station Marketing
Marketing
5 dicas para escalar seu negócio com a maior aceleradora de startups do mundo