Influencer: o que é, como escolher um e tendências de uso para sua estratégia de Marketing Digital

Digital influencer é uma personalidade que conta com uma presença substancial nas redes sociais e, com a evolução do Marketing de Influência, essas pessoas são cada vez mais importantes para as marcas

HypeAuditor
HypeAuditor28 de março de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

O mercado global do Marketing de Influência atingiu 16 bilhões de dólares em 2022, valor que representa um aumento de 1,7 bilhão de dólares em relação a 2016. Os números mostram que o setor continua crescendo, o que exige que as empresas estejam atentas às tendências para atrair os usuários das redes sociais.

Com isso, os influenciadores digitais estão usando seu alcance para ajudar as marcas a contar suas histórias e divulgar seus produtos. 

Hoje em dia, é mais provável que as pessoas sigam um influencer do que as celebridades quando se trata de estimular as ações de compra, pois ele cria uma relação estreita com seus seguidores e se torna autoridade em seu nicho de atuação.

Um digital influencer não é apenas um usuário comum das redes sociais, mas também alguém capaz de influenciar e se comunicar de forma estreita com o seu público. 

Neste artigo, falaremos sobre as principais tendências do mercado de influenciadores, além de trazer dicas importantes para ter sucesso em suas campanhas. Confira!

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um influencer?

Digital influencer é uma personalidade que conta com uma presença substancial nas redes sociais. Com a evolução do Marketing de Influência, esses profissionais estão se tornando cada vez mais importantes para as marcas.

Afinal, quando um influenciador se torna autoridade em seu nicho de atuação, ele ganha a confiança dos seguidores, e suas recomendações valem muito mais do que um post patrocinado genérico. 

Isso porque as pessoas buscam opiniões antes de finalizar uma compra, e a relação com o influencer pode fazer com que ele adquira os produtos que ele indica.

Categorias de influencers

Existem cinco tipos de influencers com base nos números de seguidores:

  • Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
  • Micro influenciadores: 10.000 a 50.000 seguidores;
  • Influenciadores de nível médio: 50.000 a 500.000 seguidores;
  • Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 seguidores;
  • Celebridades e mega influenciadores: mais de um milhão de seguidores.

O relatório da HypeAuditor sobre influencers brasileiros no Instagram identificou que os micro influenciadores representam quase a metade de todos os criadores no Brasil (45,2%), enquanto 24,29% dos influenciadores digitais do país pertencem à categoria de nano influenciadores

Portanto, uma das tendências para o Marketing de Influência é que as marcas prefiram investir em nano e micro influenciadores.

Os nano influenciadores são menores em número de seguidores, mas contam com um público engajado e ativo. Além disso, o custo para realizar campanhas com eles é menor, e muitas vezes é possível realizar campanhas sem nenhum custo extra para as empresas, através de parcerias ou permutas.

As marcas optam por contratar mega influencers e celebridades quando o objetivo principal da campanha é alcançar um público maior e gerar brand awareness. Por isso, toda estratégia de Marketing de Influência exige planejamento para tomar a melhor decisão sobre o tipo de influencer ideal para cada campanha.

Influencer gravando um vídeo

Tendências para o marketing de influencers em 2023

O trabalho de um influencer está em constante evolução, de acordo com o que o mercado se interessa. Por isso, separamos algumas tendências para você ficar de olho ao planejar uma estratégia de Marketing de Influência em 2023.

Instagram e TikTok continuam crescendo

O Instagram e o TikTok continuam sendo as principais plataformas de Marketing de Influência para 2023. 

Um relatório da HypeAuditor identificou que 68% dos especialistas em marketing no Brasil escolheram o Instagram para suas campanhas com influencers em 2022. 

Cerca de 47% dos usuários brasileiros do Instagram têm entre 25 e 34 anos, 25,7% dessa faixa etária são do sexo feminino e 21,9% do sexo masculino.

Entretanto, o TikTok está cada vez mais popular entre a Geração Z, chamando a atenção de diversas marcas que desejam dialogar com esse público. 

Os usuários com idade entre 18 e 24 anos preferem usar o TikTok para buscar informações e fazer pesquisas. A plataforma traz muitas oportunidades para influenciadores e usuários se expressarem de forma criativa. 

Para 2023, é necessário se adaptar às especificidades dessas duas plataformas, utilizando todos os formatos de conteúdo que elas têm a oferecer. No Instagram, os vídeos de formato curto (Reels) são os mais engajados, pois conseguem chamar a atenção do público que está navegando no aplicativo. 

Já o  TikTok funciona de maneira diferente: nele, é o conteúdo criativo que gera maior engajamento. O foco está mais no conteúdo do que no digital influencer, pois a autenticidade está em primeiro plano no TikTok.

Curso de TikTok e Instagram gratuito

Categoria lifestyle se destaca

Existem diversas categorias de conteúdos nas redes sociais, mas muitos influencers estão apostando no estilo de vida. 

Um outro estudo da HypeAuditor identificou que a maioria dos influenciadores do Instagram no Brasil produz conteúdo sobre lifestyle (18,4%), o que indica uma grande tendência para o mercado em 2023. 

Outros tópicos populares incluem Beleza (8,6%), Família (8,4%) e Música (7,1%).

Influenciadores de jogos chamam a atenção das marcas

Os digital influencers de jogos estão crescendo mundialmente, e contam com um grande público na maioria das plataformas de redes sociais. Eles não são conhecidos apenas por suas habilidades nos videogames, mas também pelo senso de comunidade que construíram com os seguidores.

 Isso chama a atenção das marcas, que contratam influencers de jogos até mesmo para campanhas que não tenham vínculos diretos com a comunidade gamer

Embora a plataforma principal dos jogadores possa ser o Twitch, eles também estão ativos em outras redes sociais, como o Instagram e o TikTok. 

O Marketing de Influência é mais acessível

A tendência é que as marcas invistam ainda mais no Marketing de Influência em 2023. Isso se deve ao fato de que o conteúdo do influenciador é a forma mais barata de divulgação atualmente, além de entregar resultados melhores do que os de anúncios tradicionais.

Além disso, o Marketing de Influência também torna-se mais acessível para as pequenas empresas, pois é possível estabelecer parcerias com nano e micro influencers, que são autoridade em seu nicho e possuem uma relação mais próxima dos seguidores. 

O custo para realizar campanhas com influenciadores de pequeno porte é menor e, muitas vezes, é possível firmar parcerias e permutas para que o influencer promova o seu produto.

Os influenciadores virtuais estão crescendo

O influenciador virtual é um personagem gerado por computador que se comporta como uma pessoa real. Os influencers virtuais estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser adaptados de acordo com a necessidade das empresas, que possuem total controle sobre o tom de voz e o conteúdo publicado por eles.

Muitas marcas já se beneficiaram dessa estratégia no Brasil. Um exemplo é a Lu do Magalu, que é a influenciadora virtual mais seguida no mundo, que conta com mais de 6 milhões de seguidores.

No vídeo abaixo, veja especialistas em escolha e planejamento de canais de Marketing em um webinar da RD Station:

Como estruturar o seu trabalho com um influencer

Depois de todas essas ideias, vamos agora falar sobre a parte prática. Abaixo, listamos algumas coisas que você precisa saber antes de iniciar um projeto com um influencer.

Pesquise o mercado e a concorrência

A pesquisa de mercado é um processo fundamental para qualquer empresa. Ela coleta informações sobre os consumidores, concorrentes e tendências, onde é possível observar as estratégias que funcionaram e as que não obtiveram sucesso. 

A análise da concorrência ajuda a entender melhor o panorama do mercado no seu nicho, o que ajuda a tomar decisões fundamentadas antes de investir em influencers

Com ela, é possível identificar influenciadores que colaboram com marcas concorrentes, obtendo informações importantes sobre estratégias, campanhas, conteúdos e resultados.

Analise o público do influencer

Muitas vezes, o perfil de um influenciador pode apresentar números que parecem atrativos à primeira vista. Só que milhares de seguidores nem sempre representam o sucesso de uma campanha, pois muitos perfis cresceram nas redes sociais através de truques e métodos fraudulentos. 

Utilize a ferramenta gratuita da HypeAuditor para verificar a autenticidade do público de um influencer, e descubra se vale a pena colaborar com qualquer criador de conteúdo.

Invista em colaborações de longo prazo

Quando uma marca constrói um bom relacionamento com um influenciador parceiro, não será necessário buscar criadores sempre que for realizar uma nova campanha. 

Além disso, contratar um influencer de confiança aumentará a credibilidade da sua empresa, pois o usuário se acostuma a encontrar a marca nos conteúdos dele, o que traz resultados muito melhores.

Trabalhe com plataformas de Marketing de Influência

O processo de analisar a concorrência e verificar a autenticidade dos influenciadores pode parecer muito trabalhoso à primeira vista, mas existem plataformas orientadas por tecnologias de inteligência artificial que facilitam a rotina do profissional de marketing. 

Se você deseja conhecer criadores que tenham afinidade com a sua marca, então confira a ferramenta gratuita da HypeAuditor para pesquisar influenciadores em seu nicho.

RD Station

Faça uma página de Link da Bio irresistível ao clique

Com o RD Station Marketing, você constrói rapidinho uma vitrine para o seu Link da Bio do Instagram e transforma seus seguidores e visitantes em contatos. Teste grátis e veja como é fácil fazer.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
HypeAuditor

HypeAuditor

Quem escreveu este post

O HypeAuditor é um conjunto abrangente de ferramentas para a gestão do ciclo completo de rotinas de marketing de influência. Da pesquisa do mercado e da concorrência, passando pela descoberta e avaliação de influenciadores, até o acompanhamento de campanhas e a produção de relatórios.

Veja também

Marketing
ARTIGO: Meus livros e suas entrelinhas, por Shelly Bronstein
Marketing
Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: qual a diferença?
Marketing
Marco Civil da Internet: ele pode afetar sua empresa e você ainda nem sabe