Aprenda o que é e como fazer um plano de ação passo a passo

Com um plano de ação bem definido as equipes têm etapas claras para seguir, o que traz motivação e produtividade

Resultados Digitais
Resultados Digitais20 de setembro de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Se você sente dificuldade ao planejar e realizar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, saiba que pode se beneficiar muito de um plano de ação. Com a ferramenta, você tem um passo a passo para alcançar suas metas de maneira organizada. 

Porém, para que um plano de ação resulte em tarefas realizadas com qualidade e dentro do prazo, existem algumas práticas que você pode seguir. Continue a leitura do artigo para aprender como criar o seu.

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é uma ferramenta que serve para definir etapas para uma tarefa que precisa ser completada, facilitando o cumprimento dela. 

A criação de planos de ação é parte importante do planejamento estratégico das empresas. Também é útil para a definição de planos individuais de desenvolvimento para os colaboradores. Além disso, ajuda a alcançar objetivos pessoais. 

Um bom plano de ação deve incluir: 

  • Uma descrição do objetivo a ser atingido
  • Tarefas e etapas que devem ser concluídas para alcançar o objetivo
  • Quem são os responsáveis por fazer cada atividade
  • Prazo final para a conclusão de cada atividade
  • Recursos necessários para dar conta das tarefas
  • Métricas para avaliar o progresso

Mas lembre-se: o plano de ação não é algo fixo. Na medida que a empresa cresce e seu mercado de atuação se transforma, os objetivos evoluem e ele pode ser ajustado para atender às novas necessidades. 

Qual é a importância de um plano de ação?

É comum, nas empresas, que as equipes queiram logo partir para a ação, sem tirar um tempo para planejar as iniciativas. O problema é que na maioria das vezes esse comportamento pode levar a erros.

O planejamento, por outro lado, auxilia as pessoas a se prepararem para os obstáculos que podem surgir. Também permite trabalhar de maneira mais focada e produtiva

Podemos resumir as vantagens de fazer um plano de ação desta maneira: 

  • Direção: um plano de ação funciona como um mapa, traçando o caminho que precisa ser seguido para chegar ao seu objetivo. 
  • Motivação: ter as etapas planejadas e registradas ajuda a manter a equipe motivada, afinal os colaboradores sabem o que falta para que o resultado seja atingido.
  • Acompanhamento: o plano de ação também facilita o acompanhamento das tarefas.
  • Priorização: como o plano de ação permite visualizar as etapas que faltam para chegar ao objetivo, também fica mais fácil saber o que priorizar. 

Como montar um plano de ação? 6 boas práticas

Ao ler o conceito, criar um plano de ação pode parecer simples. No entanto, existem alguns passos importantes que devem ser seguidos para fazer isso de forma efetiva. 

A seguir, trazemos 6 passos que não podem ser deixados de lado:

1. Defina um objetivo final

O primeiro passo para criar seu plano de ação é, obviamente, definir um objetivo. Para isso, é possível usar diversas metodologias, como SMART, 5W2H e PDCA

2. Liste as etapas a serem seguidas

Com o objetivo em mente, o que é preciso fazer para dar conta dele? Uma dica é criar uma lista de tarefas, definindo prazos finais que sejam realistas e apontando uma pessoa responsável por realizar cada atividade.

É importante ter certeza de que a equipe toda está envolvida no processo, ciente de suas responsabilidades e com fácil acesso ao documento. Se houver tarefas mais complexas, divida-as em outras menores, mais fáceis de executar e gerenciar. 

O modelo a seguir traz o básico que um plano de ação deve conter:

Plano de ação - Modelo simples

Se preferir, também é possível fazer versões mais completas, trazendo as diferentes etapas de um objetivo de maneira detalhada: 

Plano de ação - modelo completo

3. Defina milestones

Milestones, ou marcos, são objetivos menores que, juntos, resultam em um objetivo principal no final. A vantagem de contar com milestones é o fato de que eles ajudam a manter a equipe motivada, embora o prazo final ainda esteja distante. Isso também evita a procrastinação. 

4. Identifique os recursos necessários

Antes de colocar o plano de ação em prática, é importante certificar-se também de que o seu negócio tem os recursos necessários para realizá-lo. Se eles não estão disponíveis, pode ser preciso criar um plano para obtê-los primeiro. Isso também inclui o seu orçamento.

Pode ser interessante, inclusive, incluir uma coluna no seu plano de ação para registrar os custos de cada ação, caso existam. 

5. Registre o seu plano de ação em um documento fácil de visualizar

Com todas as informações levantadas, é hora de criar um plano fácil de visualizar. A ideia é criar algo que toda a equipe possa entender rapidamente e que possa ser compartilhado com todos. Um formato bastante usado para isso é o gráfico de Gantt, por exemplo. 

Uma dica é usar ferramentas online, que trazem templates que podem ser editados facilmente. Alguns exemplos são o Canva e o Google Slides. Além de editável, o documento deve ser de fácil acesso. 

Independentemente do formato utilizado, o mais importante é que seu plano de ação inclua as tarefas, os responsáveis, os prazos e recursos necessários.

6. Monitore e atualize o seu plano sempre que necessário

As equipes podem levar tempo até se acostumarem a seguir o plano de ação. Inclusive, alguns processos podem ter que ser adaptados ao longo do caminho por conta disso. Por isso, procure sempre acompanhar os indicadores e ajustar o fluxo de trabalho conforme necessário. 

Por fim, ao final do plano de ação, você pode comparar as expectativas iniciais com os resultados que obteve. Entenda o quanto progrediu e o que poderia ser otimizado. 

Lembre-se de que é com base em erros e acertos que você pode melhorar cada vez mais os planos seguintes.

Kit de Análise e Planejamento de Marketing para Startups

Monte um Plano de Marketing certeiro e seguro para sua empresa! Acesse agora ferramentas, webinars e templates para impulsionar a sua estratégia. E defina os seus próximos passos usando materiais focados em análise.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Atualize seus conhecimentos no Marketing Day 2024!

Para ter sucesso na sua estratégia, não basta criar planos de ação. Também é importante se manter atualizado sobre as novas tecnologias e estratégias de Marketing. Para isso, inscreva-se agora na 6ª edição do Marketing Day, marcada para o dia 8 de maio.

Ao participar, você vai ter acesso a tudo o que precisa saber sobre Marketing em 2024, com especialistas e grandes nomes do setor. Você vai aprender mais sobre:

  • Papel da IA no Marketing
  • Nova jornada de compra do consumidor
  • Novas oportunidades de Digital Commerce
  • Ações de Marketing e Vendas guiadas por dados

Além de adquirir novos conhecimentos para transformar seu planejamento de Marketing, ao se inscrever, você também ganha desconto nos ingressos do RD Summit 2024!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
O que é a Economia de Sucesso do Cliente? Como se preparar para ela?
Marketing
As redes sociais influenciam no SEO de um site?
Marketing
Agência de Marketing Digital: 5 lições da Surfe Digital para se tornar relevante no mercado