
Conversacional e WhatsApp
Marketing Conversacional
O Marketing Conversacional tem o poder de fazer com que Leads e clientes se sintam únicos ao receber uma oferta personalizada.
72% dos times de Marketing usam WhatsApp na estratégia
Claro que alguns negócios usam mais, outros menos. Por isso, também quisemos saber das empresas que usam:
Com que frequência o WhatsApp é utilizado?
1.634 respondentes (resposta única)
Foi importante trazer o comparativo ano a ano dos Panoramas para mostrar o crescimento dos times que usam sempre WhatsApp: 10 p.p. de aumento desde 2022, além de uma redução em quem não usa de 3 p.p. e 7 p.p. em quem usa em campanhas específicas.
Afinal, quem são as empresas e segmentos que usam mais o WhatsApp?
Pensando nos respondentes que disseram usar sempre o WhatsApp nas estratégias, temos alguns perfis que estão acima da média dos 72%. São eles:
[Dados do RD Station Conversas]
Por modelo de negócio
[Dados do RD Station Conversas]
Os segmentos que mais dispararam mensagens pelo RD Station Conversas em 2024
Lista completa: Saúde e Estética; Ecommerce; Varejo; Serviços em geral; Educação e ensino; Agências de Marketing; Turismo e Lazer; Engenharia e Indústria Geral; Software e Cloud; Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados; Imobiliárias; Consultoria e Treinamento
Em 2024, 1.005.094.132 mensagens foram enviadas pelas empresas dos mais diferentes segmentos usando o RD Station Conversas
Confira como o WhatsApp é usado nas estratégias de Marketing
Agora que sabemos que o uso frequente de WhatsApp aumentou, saiba quais as formas mais comuns em seu uso.
Mesmo com avanços tímidos, existe um crescimento no uso de automações com chatbot de 3 p.p. e também 2 p.p. nas automações de campanhas. Como consequência, temos uma diminuição nas formas manuais de uso: – 4 p.p. nos envios manuais de mensagens ou listas de transmissão e – 2 p.p. na gestão de grupos.
A automação no WhatsApp é importante para aumentar a personalização de campanhas e também diminuir algumas dores nos usos da ferramenta que veremos ainda neste capítulo.
Conheça os perfis que se destacam no uso de Automação via chatbot
Segmentos
[dado RD Station Conversas]
Por porte de empresa
[dado RD Station Conversas]
Os segmentos mais usam chatbot via RD Station Conversas em 2024
Lista completa: Varejo; Educação e Ensino; Ecommerce; Saúde e Estética; Engenharia e Indústria Geral; Serviços em geral; Agências de Marketing; Software e Cloud; Imobiliário
Criar automações via chatbot é simples
Com o RD Station Conversas, você consegue criar automações para chatbot e personalizar a experiência de seus clientes e Leads. Por exemplo, um fluxo para quem quer saber mais de uma oferta e outro para que os já clientes possam tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço. Neste vídeo, você entende como fazer.
As principais dores ao utilizar WhatsApp
O esforço manual com WhatsApp, mesmo que tenha caído 8 p.p. em duas edições dos Panoramas, é a principal questão no uso do canal. Isso somado ao fato de muitas empresas ainda não conseguirem medir resultados e terem dificuldade com segmentações e personalização — essenciais a uma estratégia de WhatsApp — é indicativo que a estratégia precisa ser revista, assim como o uso das ferramentas.
As vantagens de usar WhatsApp
Aqui, vale deixar o questionamento: apenas 24% dos times usam chatbot e 22% fazem automações de campanhas, mas a grande maioria (68%) dizem que o atendimento em tempo real é a grande vantagem do canal. Considerando que muitas empresas e times de Marketing usam o WhatsApp manualmente, faz sentido o esforço manual ser a principal dor.
Curiosidade: Novembro é o mês com maior volume de conversas via RD Station Conversas
Novembro é um dos meses com maior volume de conversas registradas pelos nossos clientes — não é nenhuma coincidência que, neste mês, acontece a Black Friday e promoções são divulgadas com maior intensidade.
Quando comparamos com outubro, outro mês com maior volume de mensagens, novembro registra:
Crescimento de 16% de mensagens enviados pelos clientes RD Station Conversas para seus Leads e demais contatos.
Por que 28% dos times ainda não usam WhatsApp?
Vamos reforçar que o WhatsApp em Marketing e a abordagem Conversacional podem ser usados em todos os momentos: da geração de Leads, passando pelo relacionamento e qualificação desses contatos a ações de pós-vendas.

Não sabe como usar WhatsApp na estratégia? Tem curso gratuito
Nosso curso 100% online traz dicas práticas para que você e seu time criem estratégias avançadas para transformar o WhatsApp em um canal de alto impacto para Marketing, Vendas e Atendimento.
Resumo do subcapítulo
A abordagem Conversacional e o uso de WhatsApp seguem em crescimento, sobretudo quando olhamos para o uso frequente do canal. Mesmo com pequenos avanços nos usos de automação, podemos ver que ele ainda é subaproveitado, já que boa parte dos times ainda faz uso de WhatsApp manual.
A seguir, entramos no detalhe do uso de WhatsApp em Marketing e, na sequência, em Vendas
A automação com WhatsApp, seja com chatbot ou fluxos de mensagens com foco em nutrição, é uma forma de gerar Leads mais qualificados e acelerar ciclo de vendas. Então, deixamos para você a pergunta: como sua empresa pode melhorar neste uso?