Inteligência Artificial para Vendas: conheça vantagens e como começar a usar

A IA tem aplicações em diversos setores, aumentando a produtividade dos times e possibilitando otimizar processos. Entenda como essa tecnologia pode ser aplicada na área de Vendas.

Bruna Dourado
Bruna Dourado6 de dezembro de 2023
Semana da Transformação Digital

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial para Vendas pode trazer mais eficiência para os times e para as empresas? 

Vemos essa tecnologia ser aplicada em diversos setores, como Marketing, principalmente para a criação de textos e imagens. No entanto, a IA também tem importantes aplicações para o setor de Vendas e já pode ser usada por esses profissionais.

A seguir, entenda tudo sobre o tema, além dos benefícios de aplicar a IA em Vendas.

O que é Inteligência Artificial?

Primeiro, é importante entender o que é, de fato, a Inteligência Artificial. 

Quando falamos dela, estamos nos referindo à tecnologia capaz de simular o raciocínio humano. Dessa forma, uma máquina seria capaz de executar atividades como aprender, resolver problemas e tomar decisões.

Como resultado, temos aplicações incríveis, como a criação de textos inteiros com um único comando ou a tradução simultânea de uma fala. As possibilidades são inúmeras.

Essa tecnologia ainda está sendo desenvolvida e ganhando novos casos de uso constantemente. No entanto, existem muitas possibilidades que já podem ser exploradas pelas empresas, inclusive pelos times de Vendas.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Como falamos, a IA é capaz de executar diversas atividades que antes só poderiam ser fruto da inteligência humana.

Para isso, existem diferentes tipos de IA, desenvolvidas de acordo com sua habilidade em simular a inteligência do ser humano.

Inteligência Artificial Estreita (ANI) 

A chamada Inteligência Artificial Estreita (ANI) é categorizada assim porque consegue realizar apenas as atividades para as quais foi programada de forma específica. Assim, uma ANI capaz de gerar textos vai entregar somente textos como resultado, diferente dos seres humanos, que conseguem desempenhar diversas atividades.

Essas IAs são treinadas a partir de uma base de dados, que pode ser pequena, como as regras do xadrez, ou consideravelmente grande, como todo o conteúdo da internet.

São exemplos de ANI os aplicativos de navegação por GPS, treinados a partir de mapas e seu uso por motoristas; o ChatGPT, treinado com o conteúdo disponível na internet; e as ferramentas de IA gratuitas da RD Station, treinadas a partir de conteúdos confiáveis sobre Marketing e Vendas.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

Já a Inteligência Artificial Geral, ou AGI, seria aquela capaz de realizar qualquer atividade que uma pessoa realiza. Assim, sua capacidade intelectual seria equiparada à inteligência de um ser humano, capaz de raciocinar, aprender, planejar e resolver problemas.

Como uma criança, a máquina teria que aprender por meio de novas experiências e informações, desenvolvendo-se ao longo do tempo. No entanto, essa tecnologia ainda está em estágio de pesquisa, por isso não há exemplos de ferramentas de IA Geral, mas seu desenvolvimento poderia beneficiar diversos setores do mercado.

Superinteligência Artificial (ASI)

Por fim, a Superinteligência Artificial (ASI) seria aquela capaz de superar a capacidade humana em todas as esferas de conhecimento. No entanto, essa tecnologia só existe em conceito, mas, se fosse desenvolvida, poderia trazer grandes avanços científicos.

Apesar disso, o conceito de uma Superinteligência Artificial também enfrenta muitas questões éticas e muito se especula sobre potenciais riscos à humanidade. Entre as preocupações, estão a autonomia excessiva e a substituição da mão de obra humana.

Quais as vantagens da Inteligência Artificial para Vendas? 

Ainda não temos Superinteligências Artificiais à disposição, mas as ferramentas de Inteligência Artificial Estreita já são capazes de trazer vantagens para diversos setores. 

Quando falamos em Inteligência Artificial para Vendas, podemos reconhecer uma série de atividades que já podem ser desenvolvidas com a ajuda dessa tecnologia. E os benefícios são muitos.

Com o emprego da Inteligência Artificial, os times podem realizar tarefas repetitivas em menos tempo, podendo se dedicar mais a atividades estratégicas. Alcançar mais eficiência em vendas também é uma vantagem do uso de IA nesse setor, já que a tecnologia possibilita reunir e analisar dados de forma mais rápida.

A seguir, entenda melhor como a Inteligência Artificial pode ajudar o setor de Vendas da sua empresa.

Automação de tarefas repetitivas

Sabe aquela atividade que você precisa fazer sempre e que ocupa um bom tempo do seu dia? Ela pode ser realizada de forma muito mais rápida com a ajuda de uma ferramenta de IA.

Um exemplo é o pitch de vendas, um discurso que oferece um produto ou serviço para um cliente interessado. Você pode usar uma IA para escrever seu pitch a partir das informações sobre seu produto. Depois, é só editar o texto com as particularidades do seu cliente e enviar por e-mail.

???? Dica da RD: você pode construir o seu próprio pitch de vendas com a ajuda da IA por meio do Gerador de Pitch de Vendas

Melhoria na experiência do cliente 

Outra forma de usar a Inteligência Artificial para Vendas é avançar na experiência do cliente. Por meio da IA, é possível reunir dados da sua base de clientes e personalizar materiais e mensagens, trabalho que levaria muito tempo se fosse realizado de forma manual.

Além de ser uma ferramenta para melhorar a experiência do cliente e economizar tempo, as IA podem, também, aumentar os resultados de vendas. Isto porque quanto mais a empresa demonstra que entende o problema do cliente, mais chances pode ter de vender.

Relatórios e gráficos mais precisos 

Ainda, a IA pode ser uma ótima auxiliar para times que querem extrair insights de sua operação por meio de dados.

Essas ferramentas podem ser empregadas para reconhecer padrões e anomalias, aumentando as possibilidades da análise de grandes conjuntos de dados de forma eficiente e rápida. 

Dessa forma, o time de Vendas ganha inteligência em dados e pode evoluir os resultados de forma otimizada.

Como usar Inteligência Artificial no setor de Vendas?

Se interessou pelos benefícios da Inteligência Artificial para Vendas e quer entender melhor como usar esse recurso na prática?

A seguir, listamos as principais atividades que podem ser realizadas com o auxílio de ferramentas de IA que já estão disponíveis no mercado. Confira a lista e aproveite para começar a implementar esses casos de uso na sua empresa.

Interação com o cliente

Chatbots não são novidades, mas quando unimos essa tecnologia com a Inteligência Artificial, é possível oferecer um atendimento mais natural, fluido e personalizado. Isto porque a IA possibilita uma interação tão natural que o cliente pode nem perceber que se trata de uma máquina.

Dessa forma, chatbots que contam com a IA podem escalar o atendimento, possibilitando prospectar um número consideravelmente maior de pessoas, por exemplo.

Gestão de Leads

Outra utilidade da Inteligência Artificial em Vendas é trazer eficiência para a gestão de Leads. Isto porque essa tecnologia permite analisar grandes quantidades de dados e compreender padrões, facilitando a segmentação e identificação de oportunidades.

Então, com o emprego da IA, é possível criar grupos de leads e entender as melhores abordagens para cada um deles, em cada momento da jornada. 

Gestão de equipes

Assim como é possível encontrar padrões e criar conteúdo personalizado para potenciais clientes, a IA também pode ser usada para trazer eficiência na gestão de equipes.

Em times de Vendas, a IA pode colaborar encontrando pontos altos e baixos na performance do time, possibilitando o desenvolvimento mais eficiente das equipes. Ainda, pode ser possível desenvolver treinamentos personalizados, que vão atender as necessidades de cada profissional.

Análise de comportamento de consumo

Além de possibilitar a análise da jornada de compra dos consumidores, a IA também pode cruzar dados e identificar padrões de consumo relevantes para os times de Vendas.

Dessa forma, os times conseguem se preparar melhor e podem até voltar seus esforços para segmentos que apresentam maior potencial de fechar o negócio.

Coleta e análise de dados

A coleta e análise de dados é uma das usabilidades que mais podem trazer resultados para os times de Vendas. Até porque, analisar grande quantidades de dados é uma tarefa quase impossível de ser feita com eficiência manualmente, mas pode oferecer muitos insights que irão nortear a tomada de decisão nos times.

Por isso, automatizar a coleta e contar com ferramentas capazes de cruzar dados para encontrar oportunidades pode trazer uma grande vantagem competitiva para as empresas.

Treinamentos de Vendas

Uma aplicação interessante da Inteligência Artificial é no treinamento de equipes de Vendas. Com a ajuda da IA, pode ser possível criar conteúdo personalizado, de acordo com as principais necessidades e pontos de melhoria de cada profissional.

Ainda, a IA pode facilitar a tradução e adaptação desses conteúdos quando a empresa tem colaboradores de diferentes nacionalidades. E tudo isso de forma rápida e escalável.

???? Leia também: Como automatizar o WhatsApp para vendas? Dicas para melhorar a experiência do seu cliente

Como usar a Inteligência Artificial para gerar mais Vendas?

As ferramentas de Inteligência Artificial, sozinhas, não são capazes de gerar mais vendas. No entanto, são ótimas parceiras para aumentar a produtividade e os resultados dos times de vendas.

Cabe aos profissionais e gestores encontrar oportunidades para implementá-las na rotina dos times. E este artigo está cheio de ideias que podem ser colocadas em prática hoje mesmo no seu time.

Para começar a usar a IA pra gerar mais vendas, é importante seguir algumas orientações:

  • Mapeie atividades: entenda quais atividades podem ser substituídas ou aceleradas com a ajuda da Inteligência Artificial.
  • Procure ferramentas adequadas: após entender qual atividade pode ser otimizada, pesquisa por ferramentas, gratuitas ou pagas, que podem te ajudar a desempenhar essa função.
  • Faça testes: já sabe quais ferramentas ajudam o time de forma eficiente? Escolha algumas pessoas para testá-las e entender seu desempenho na prática.
  • Integre e treine a ferramenta: conte com a ajuda do time de TI da sua empresa para integrar a IA às ferramentas da sua equipe ou treiná-la com base nas informações e dados que você tem disponíveis.
  • Ofereça treinamento para o time: após seguir todos esses passos, garanta que o time que vai se beneficiar dessa ferramenta receba orientação sobre quando e como usar a IA. 

Ainda, lembre-se de acompanhar o uso da nova ferramenta de IA adotada pelos times de Vendas. No começo, é normal que haja dúvidas ou até resistência no uso. Mas, não deixe que o emprego da IA caia no esquecimento.

Também, monitore a relação entre o emprego da IA e a evolução nos resultados e na produtividade do time de Vendas. Nem sempre vai ser possível fazer essa relação de causa e efeito, mas quando possível, compartilhe os resultados com o time e com toda a empresa.

Se for o caso, reconhecer os profissionais que melhor empregaram a IA pode ser uma ideia para estimular seu uso na rotina de trabalho.

???? Leia também: Ferramentas de IA: quando e como usar na sua estratégia de Marketing e Vendas

Exemplos de ferramentas de Inteligência Artificial para Vendas

Agora que você já conhece as possibilidades e como gerar resultados com o emprego da IA, conheça alguns exemplos de ferramentas de Inteligência Artificial para Vendas.

Gerador de Pitch de Vendas

Como citamos, criar textos para apresentar um produto ou serviço e convencer um potencial cliente da compra pode ser uma tarefa repetitiva. Além disso, exige o domínio de algumas técnicas de copywriting

Para ajudar nesse processo, a ferramenta de IA gratuita Gerador de Pitch de Vendas foi criada e treinada pela RD Station para permitir a criação desse tipo de texto em segundos. Basta especificar o assunto em poucas linhas para receber um discurso pronto, capaz de converter em vendas. 

Gerador de Copy para Email

Escrever e-mails também pode ser uma tarefa repetitiva e, às vezes, não sabemos por onde começar ou como colocar as ideias na forma de texto. Por isso, a RD Station também criou e treinou o Gerador de Copy para E-mail, uma ferramenta de IA gratuita.

Para usar, insira o objetivo do seu email, o nome do destinatário e o nome do remetente. Em segundos, você vai receber uma opção de texto que pode ser copiado e colado diretamente na sua ferramenta de envio de emails.

Meu Assistente - Chatbot Inteligente

Além de ferramentas de IA gratuitas, a RD Station também lançou o Meu Assistente, chatbot inteligente que faz parte do RD Station Mentor-IA e permite identificar e qualificar leads nas suas páginas, ou até mesmo responder dúvidas de clientes.

Ainda, é possível treinar a IA a partir do próprio banco de dados e conteúdos da empresa, aumentando a eficiência da ferramenta. Você pode usá-la em conjunto com o RD Station Marketing ou o RD Station CRM, otimizando processos de atendimento e Vendas nas empresas. 

Firefiles.ai - Notas de reunião

Se você precisa de um assistente para transcrever pontos importantes das suas reuniões com clientes, pode usar ferramentas como o Firefiles.ai.

Essa IA pode ser usada para transcrever a reunião completa, resumir os principais pontos e até fazer análises e criar tarefas a partir desses dados. Dessa forma, é possível registrar informações que você vai precisar depois, sem ter que desviar o olhar ou perder a atenção para fazer anotações.

Regie.ai - Criação de fluxos

Ferramentas de criação de fluxos por meio de IA permitem criar cadências eficazes, indicando os formatos e a periodicidade da comunicação com clientes.

Um exemplo é a Regie.ai, que analisa os dados dos clientes para indicar as formas mais eficientes de alcançar e converter clientes em potencial. A ferramenta também analisa o desempenho dos fluxos, possibilitando a identificação de melhorias.

Conheça as ferramentas de IA gratuitas da RD Station

Agora que você já sabe como incluir a IA nas suas atividades, pode começar a aproveitar melhor as ferramentas de Inteligência Artificial para Vendas. Como você viu, a própria RD Station tem opções gratuitas, criadas especificamente para atender as necessidades de times de Marketing e Vendas.

Aproveite para conhecer todas as ferramentas de IA gratuitas da RD Station e comece agora a otimizar os processos do seu time.

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing.

Veja também

Vendas
5 perguntas chave que um vendedor deve fazer sem medo
Vendas
Vendas perdidas: como mapear motivos de perda e usá-los ao seu favor
Vendas
Pré-vendas: o que é, vantagens e quando adotar o modelo na sua empresa