9 dicas de SEO para alavancar o posicionamento do seu site

Investir em SEO é uma boa forma de destacar seu negócio e atrair clientes. Mas é preciso entender e colocar em prática os principais passos para ranquear nas primeiras posições dos resultados de busca.

Inside Digital
Inside Digital22 de novembro de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Colocar um site nas primeiras páginas do Google não é uma tarefa tão simples. Exige dedicação, técnica e um trabalho constante de otimização. Sendo assim, nada mais oportuno do que conhecer as melhores dicas de SEO para sair do invisível nos motores de busca.

Se você está começando a incorporar o Search Engine Optimization (SEO) em estratégias de Marketing Digital, não se assuste com alguns termos associados às suas práticas. 

Neste guia, selecionamos conceitos e dicas fáceis para serem colocadas em prática o quanto antes, mesmo que você seja iniciante no assunto. Acompanhe!

Por que o SEO é tão importante em uma estratégia de Marketing Digital?

A otimização para os mecanismos de busca (SEO) cumpre um papel fundamental em ações de Marketing Digital para sites e blogs. 

Se você já sabe o que é SEO, certamente tem uma ideia da influência de um bom trabalho de otimização para aparecer no Google e em outros buscadores – como o Bing e o Yahoo. 

Essa estratégia, quando realizada da maneira certa, é capaz de aumentar a visibilidade online e a credibilidade do seu negócio, bem como atrair potenciais clientes e se consolidar como autoridade em determinado segmento. Isso, claro, entregando conteúdo de qualidade.

Afinal, com tantos materiais disponibilizados na web, fica difícil encontrar páginas que realmente sejam relevantes para responder dúvidas ou ajudar um usuário durante a sua pesquisa. 

Por essa razão, conhecer algumas dicas de SEO e colocá-las em prática é essencial para a geração de tráfego orgânico e bom posicionamento. Desse modo, certas nuances do SEO podem ser abordadas por quem está iniciando suas primeiras otimizações. 

Entretanto, apesar de parecer simples, ressaltamos que o trabalho de otimização de sites precisa de um olhar mais profissional e cuidadoso para, de fato, chegar ao topo do ranking de resultados pelos buscadores.

Diante disso, não hesite em considerar contratar uma Agência de Marketing Digital especialista em SEO caso não consiga dar conta de tudo.

9 dicas de SEO para otimizar um site e ranquear melhor

Listamos as melhores dicas de SEO com base em táticas de otimização, consideradas indispensáveis para impulsionar o posicionamento de um site na PageRank

Aliás, muitas das dicas trazidas neste post são indicações do próprio Google como fatores de classificação. Confira!

1- Faça o uso inteligente das palavras-chave

Em um trabalho de otimização de sites bem-feitos, tudo começa com a pesquisa correta das palavras-chave.

Essas palavras, por sua vez, são os termos de busca que os usuários pesquisam nos buscadores. É aqui que está a grande jogada para alavancar o posicionamento do seu site.

O primeiro passo é selecionar as palavras-chave mais relevantes para o negócio, ou seja, que façam sentido para o seu objetivo. Além disso, ao produzir conteúdos, elabore a estratégia focada na intenção do usuário – isso é o que vai atrair leads qualificados.

A propósito, o Painel de Palavras-Chave da RD Station, que você visualiza a seguir, viabiliza o acompanhamento dos termos mais relevantes para o negócio atrair tráfego orgânico. Então, essa dica de SEO é para quem busca tornar a rotina de otimização de sites mais prática e eficiente.

2- Crie conteúdos originais e relevantes

A criação de conteúdos únicos e relevantes é uma das dicas de SEO mais importantes para colocar o seu site no topo. Isso porque os motores de busca, em especial o Google, classificam conteúdos que priorizam pessoas, ou seja, materiais de qualidade e realmente úteis para quem vai ler.

Então, como criar conteúdos de qualidade para os motores de busca classificá-los? A resposta é simples: faça a otimização do conteúdo. Esse trabalho relaciona a formatação do material com o uso adequado das heading tags, links internos, facilidade de leitura, etc.

Basicamente, a estratégia envolve a produção de conteúdos estruturados para SEO, sem perder a originalidade da criação.

3- Faça URLs amigáveis

A URL é como o endereço localizador de uma página web. E como um bom endereço que facilite a vida de quem o procura, ele deve ser memorável, ou, na linguagem de SEO, amigável.

Para criar URLs amigáveis, tente fazê-las curtas, atemporais e sempre coloque a palavra-chave.

Além do mais, evite utilizar datas ou números para quantificar uma listagem, já que, caso você deseje atualizar esses números, terá de trocar a URL. Veja este exemplo:

https://www.seusite.com.br/9-dicas-de-seo-para-ranquear-melhor/

Se futuramente precisássemos atualizar este post para “15 dicas de SEO para Ranquear melhor”, seria preciso alterar também o endereço e perder toda a autoridade já conquistada. 

Logo, a melhor alternativa seria criar a URL assim:

https://www.seusite.com.br/dicas-de-seo-para-ranquear-melhor/

Outra dica de SEO para URLs amigáveis é jamais colocar espaços nesses endereços, pois eles se tornam caracteres especiais como "%20". Em vez disso, adicione hífens para separar as palavras, como fizemos nos exemplos acima.

Importante: evite ao máximo alterar a URL de uma página. Isso porque, uma vez que fazemos essa alteração, tiramos todo o registro do endereço anterior. Assim, links que apontavam para a URL antiga ficam quebrados, prejudicando todo o SEO do site.

4- Conquiste links externos de qualidade 

Sem dúvidas, uma boa estratégia de SEO no Marketing Digital deve contar com uma rede de links externos ou backlinks de qualidade apontando para o seu site. 

Em resumo, esse é o processo de Link Building, um conjunto de links de sites de terceiros direcionando tráfego para as páginas do seu domínio.

O redirecionamento é essencial para que o algoritmo entenda mais sobre do que se trata o seu conteúdo. Isso também mostra que o seu site é confiável, gerando autoridade para a página.

5- Otimize as imagens

Entre todas as práticas de SEO para impulsionar um site no ranqueamento do Google, certamente a otimização das imagens é uma das mais valiosas. 

Esse recurso nada mais é do que a aplicação dos textos alternativos (alt text) nas imagens do conteúdo. Pode parecer irrelevante, mas esse detalhe atrai o público que descobre a sua página a partir da indexação da imagem para a palavra-chave certa no Google Imagens ou Google Discover, por exemplo.

6- Tenha um site compatível com dispositivos móveis

À medida que os dispositivos móveis e o acesso à internet se tornam mais acessíveis, a utilização de celulares e tablets tende a ultrapassar gradativamente os PCs. 

Para se ter uma ideia, no levantamento 2020 Digital Trends Report realizado pela SimilarWeb, só em 2019 os dispositivos móveis obtiveram 116 bilhões de visualizações, frente a 107 bilhões no mesmo período para computadores. Em relação ao ano anterior, isso representa cerca de 18% em taxa de aumento.

O que isso tem a ver com SEO? Tudo!

Para garantir a melhor experiência do usuário que acessa o conteúdo por intermédio do celular, o algoritmo prioriza páginas adaptáveis a todo tipo de tela. 

Diante disso, sites otimizados para dispositivos móveis ganham vantagens no ranqueamento do Google, uma vez que promovem a usabilidade nesse modo de navegação, ao contrário daqueles que só funcionam bem em desktop.

7- Deixe suas páginas mais rápidas

Uma das metas do Google com a Core Web Vitals é facilitar a mensuração da experiência do usuário com a análise da velocidade de carregamento da página. 

O Google entende que endereços que demoram para carregar impactam negativamente na experiência que o usuário tem ao entrar na página. Afinal de contas, ninguém gosta de sites lentos para abrir, não é mesmo? 

Por isso mesmo, essa otimização deve ser levada à risca: deixe suas páginas leves para carregar mais rápido.

8- Não esqueça de fazer auditoria de SEO

Um grande erro é pensar que otimizar para os mecanismos de busca só precisa ser feita uma única vez, e pronto – o site já estará posicionado nas melhores páginas. 

Acontece que o SEO de um site deve ser trabalhado constantemente a fim de avaliar o desempenho das páginas e pontuar melhorias.

Para isso, a auditoria periódica se torna essencial para a otimização de sites. Com isso, é possível checar aspectos como palavras-chave ideais, taxa de rejeição de páginas, problemas de SEO Off Page, links quebrados, entre outras questões técnicas. 

Enfim, uma auditoria eficiente se faz crucial na sua estratégia de Marketing para posicionamento web. 

Se você ou a sua equipe de Marketing não têm a expertise para esse trabalho, conheça a nossa ferramenta de Análise de Site e SEO, que verifica os pontos possíveis para melhoria e envia um relatório 100% grátis.

Mas se você quiser relatórios mais detalhados para melhorar a performance do seu site no Google e demais buscadores, conheça a ferramenta Otimização de Páginas SEO da RD Station.

9- Invista em conteúdo evergreen

Sabe aquele tipo de post que se mantém relevante, mesmo passando 2, 5, 10 anos após sua publicação? Esse é o conteúdo evergreen, um material perene e sem prazo de validade para entregar resultados. 

Para blogs, eles são os melhores tipos de posts, já que continuam atraindo visitas com o tempo. Essas publicações geralmente falam sobre temas amplos como, por exemplo, “O que é Marketing Digital”. Veja que este tópico pode ser acessado a qualquer momento hoje ou daqui a muitos anos.

Por outro lado, um tema como “Tendências em Marketing Digital 2023” não traz um material perene, uma vez que a partir de 2024, esse conteúdo perde relevância para o público que deseja se manter atualizado.

Hora de agir: coloque em prática as dicas de SEO

Não adianta apenas olhar para alcançar bons resultados de otimização, mas sim pôr em prática as dicas de SEO listadas neste post. 

Comece identificando o que precisa melhorar na sua estratégia e lembre-se: por mais que alguns detalhes pareçam mínimos, o segredo para alavancar o posicionamento do seu site está no conjunto de boas práticas SEO. 

Embora exija esforço e constância, aos poucos você começará a perceber os frutos dos resultados orgânicos.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conhecer a RD Station Marketing, uma ferramenta que o ajudará a mapear os principais indicadores que estão prejudicando o ranqueamento do seu site nos motores de busca. 

Com essa ferramenta, você pode começar a operar todas as suas estratégias de Marketing Digital em um só lugar. Ganhe 10 dias grátis para testar e aproveite!

Inside Digital

Inside Digital

Veja também

Marketing
Dica de SEO #10: Priorize a experiência do usuário
Marketing
Chatbot para WhatsApp: o que é, como criar, vantagens, dicas e como escolher a melhor integração
Marketing
Tudo sobre Newsletter: o que é, como criar, dicas de conteúdo e muito mais