
Marketing
Maturidade dos times
Analisar a maturidade dos times de Marketing tem a ver com várias camadas, como processos já estabelecidos e sempre repensados, uso de múltiplos canais, integração com toda a empresa, ferramentas que trazem produtividade, além de facilidade em analisar resultados. A partir de agora, trazemos luz a esses pontos, começando pelo reconhecimento de melhorias que os times mais dizem precisar.
Quais oportunidades de melhoria você enxerga no seu time de Marketing?
Melhor definição de metas
Uso mais eficiente de Inteligência Artificial
Necessidade de mais pessoas no time
Centralização de dados e integração de ferramentas
Treinamentos e atualizações
Repensar os canais usados
Ferramentas mais robustas
Falta conexão com demais times da empresa
Estratégia está ficando obsoleta
Necessidade de seniorização do time
1.633 respondentes (resposta múltipla)
Perceba que nenhuma das opções está disparada na frente e muitas se conectam. Falando especificamente da definição de metas: sim, elas precisam ser pé no chão e refletir as necessidades de resultados da empresa — e podem ser melhor analisadas com centralização e integração de ferramentas, que é uma oportunidade citada por um terço dos respondentes.
O uso mais eficiente de IA também se conecta a ferramentas mais robustas, o que melhora a produtividade dos times. Além disso, atualizações, treinamentos e ajustes de canais são sempre bem-vindos. Quando a estratégia é melhor desenhada, a operação tende a ficar mais inteligente, desafogando o time do excesso de demandas.
As dores mais comuns dos times de Marketing
Aumentar a conversão ou engajamento de Leads e contatos
Qualificar contatos e gerar demanda para vendas
Automatizar processos e escalar a operação
Comprovar resultados gerados pelo time de Marketing
Criar ofertas e conteúdos que conversem com o público
Mapear a jornada dos contatos, da primeira conversão à compra
Coletar e analisar dados confiáveis para tomar melhores decisões
Definir os canais de Marketing que façam sentido à minha estratégia
Ter processos mais conectados ao time de Vendas
Evoluir no uso de IA, seja para análises, copy e automação
1.634 respondentes (resposta múltipla)
As três dores mais votadas se mantêm as mesmas do ano passado, sendo que as duas primeiras estão muito conectadas ao foco principal dos times para 2025, que é a geração de demanda. Isso nos mostra que os times de Marketing, em sua maioria, estão focados em vender, mas ainda esbarram em definição de metas e questões de operação que detalhamos a seguir.
Os times de Marketing contam com ajuda externa para as atividades?
Temos uma queda de 5 p.p. nas empresas que fazem Marketing sem ajuda externa. Essa ajuda tem vindo sobretudo do trabalho junto a agências de Marketing, que teve um crescimento de 4 p.p do ano passado para este.
Contar com agências e profissionais especializados em Marketing Digital pode trazer uma alavanca mais rápida para criar estratégias mais robustas, sobretudo para quem tem times menores ou não domina Automação e canais específicos.
Sua empresa também pode contar com as agências de Marketing parceiras RD Station →
“O apoio da nossa Agência é fundamental para o desenvolvimento da estratégia de cada ciclo de captação. Eles ficam responsáveis por integrações, preparação de Landing Pages, fluxos e copies. Com a ajuda deles, ganhamos tempo e chegamos com mais eficiência a novas oportunidades.
As ferramentas mais usadas pelos times de Marketing
Falando em maturidade e eficiência de uma operação, as ferramentas utilizadas no dia a dia dos profissionais de Marketing são extremamente importantes. Elas podem aliviar muitas dores, como automatizar boa parte do trabalho manual, trazer mais integração com os demais times e mais inteligência na análise e execução de tarefas. O cenário atual é o seguinte:
Ferramentas de design
Ferramentas de comunicação (Slack, Zoom, Teams, Google Meet etc)
Ferramentas de Inteligência Artificial (RD Station Mentor IA, ChatGPT etc.)
Ferramentas de postagem e gestão de redes sociais
Ferramenta para Gerenciamento de Projetos
Gerenciadores de anúncios
Google Analytics
Ferramentas de Pesquisa (Google Forms, SurveyMonkey etc.)
Ferramentas de gestão de vendas ou CRM de Vendas
Ferramentas de Automação de Marketing
Ferramentas de SEO
Ferramentas de processamento e análise de dados (PowerBi, Tableau etc.)
Ferramentas para centralizar atendimento e chatbot
Ferramentas para enriquecimento de Leads
1.634 respondentes (resposta múltipla)
O maior crescimento no uso de ferramentas está em processamento de dados (+7 p.p. em relação ao ano anterior) e Inteligência Artificial (+5 p.p. em relação ao ano anterior).
A questão é que as ferramentas que mais trazem eficiência às operações ainda aparecem com números tímidos. Apenas 23% dos times usam ferramentas para automatizar atendimento e chatbot, além da queda no uso das ferramentas de Automação de Marketing — com diminuição de 12 p.p. em relação ao ano passado.
Quando olhamos os dados desde a primeira edição dos Panoramas, o uso de ferramentas de Automação saiu de 60% em 2022 para 39% em 2024 — isso está muito relacionado à dor crescente de engajamento, qualificação de Leads e dificuldade em criar relatórios.
Não usar Automação de Marketing é quase como dar um passo atrás, já que ela é parte essencial da conquista de resultados. Com esse tipo de ferramenta, pode-se:
→ usar funcionalidades para gerar mais Leads;
→ fazer a gestão de base de contatos, enviando fluxos de comunicação multicanal (email, WhatsApp, SMS etc.) que melhorem o engajamento e possam gerar mais demanda de vendas;
→ integrar a ferramenta de Automação a um CRM de Vendas para melhor encaminhamento dessas oportunidades;
→ contar com recursos adicionais e centralizar os dados, tendo uma visão segura de resultados. Hoje, muitas ferramentas contam com IA embutida, dashboards e relatórios facilitados.
Perceba que são várias necessidades resolvidas com uma única ferramenta. Por isso, talvez a falta de automação nas operações de Marketing seja um dos motivos para que certas dores persistam ano após ano entre os profissionais de Marketing.
“Usamos Automação de Marketing em diversos momentos, principalmente para a criação de fluxos de nutrição das principais páginas de captação de Leads. Dessa forma, consigo gerenciar melhor meus contatos, sei identificar públicos para cada produto e fazer comunicações mais direcionadas.
Nossas taxas de conversão melhoraram depois da contratação do RD Station Marketing e os Leads esquecidos voltaram a ser nutridos.”

Como funciona a automação com RD Station Marketing
Nossa ferramenta permite criar fluxos de relacionamento com Leads usando email, WhatsApp e SMS. Também facilita a criação de páginas para capturar Leads e permite que você peça as informações que quiser aos contatos, qualificando-os melhor. Saiba mais na demonstração:
Processos dos times de Marketing
Também conectados à maturidade dos times, entram os processos bem mapeados. Por exemplo, as alavancas que mais trazem Leads qualificados, os materiais que trazem mais conversão, os critérios de um Lead qualificado… Tudo isso, quando está definido em um playbook ou manual de operação, permite que ajustes sejam feitos com agilidade, seja na evolução da estratégia, seja na entrada de novos integrantes no time. Portanto, quisemos saber:
O time de Marketing tem processos e manuais bem estruturados?
Apesar da leve diminuição de times sem rotinas e processos definidos (5 p.p. a menos desde o ano passado), ainda é representativa a quantidade de times que até tem processos, mas nada documentado. Vale a reflexão: se as pessoas que conhecem esses processos deixam a operação, como a estratégia sobrevive? Ter processos não documentados é tão arriscado quanto não ter processo nenhum.
É mais fácil bater meta se você tem processos definidos. 42% das empresas que têm tudo documentado atingiram seus objetivos, enquanto apenas 25% das empresas sem documentação atingiram suas metas.
Análises de dados nos times de Marketing
Outro item relevante para a maturidade dos times é a análise de dados em Marketing. Relatórios de fim de mês ou mesmo análises de dia a dia nos permitem conhecer alavancas e gargalos da operação. A seguir, você entende como está esse cenário e até quais dados são mais complexos de mensurar.
O time tem dificuldade em acessar dados que sejam confiáveis ou consistentes
O time tem dificuldade em criar relatórios e análises que comprovem a eficiência das ações de Marketing
O time tem dificuldade em gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual, gerando esforço e possibilidade de erros
O time tem dificuldade em coletar os dados, pois estão em muitas ferramentas diferentes
O time não tem clareza de quais dados são relevantes para a análise
O time tem dificuldade em avaliar a performance de cada campanha
O time tem dificuldade em entender qual é a jornada do Lead
O time tem dificuldade em entender quais são os Leads mais qualificados
Pelo segundo ano consecutivo, pudemos ver queda em praticamente todas as dificuldades de análise. A única que se manteve estável foi a dificuldade em gerar relatórios ou fazer análises, porque a atividade ainda é muito manual.
Para esta dor específica, o uso de ferramentas de Automação de Marketing é uma solução interessante. Uma vez que esse tipo de ferramenta unifica os principais canais e também traz relatórios e dashboards de Marketing. Quando esse tipo de ferramenta tem IA embutida, fica ainda mais simples ver insights da estratégia.
Simplifique as análises com RD Station Marketing
Nossa ferramenta de automação, o RD Station Marketing, permite que você crie dashboards com os dados que importam em poucos passos!
Os indicadores mais complexos de analisar
1.634 respondentes em cada item. “Acompanhamos, mas não da forma que gostaríamos” e “Não acompanhamos, mas precisamos”.
Podemos perceber uma pequena queda em todos os indicadores citados. Mesmo assim, é preocupante que cerca da metade dos respondentes tem problemas em medir geração de Leads por canal, custo de aquisição de Leads, ROI e tantos outros. Sem esse conhecimento, muitas escolhas erradas acabam sendo feitas, sobretudo para direcionar investimentos.
“Os dados são o coração da empresa. É com eles que analisamos o que está errado, corrigimos e sempre criamos novas campanhas baseados nessas coletas. Nada é feito no achismo.
Por aqui, olhamos muito para taxas de engajamento, no geral. E uma boa parte desses dados vêm do RD Station Marketing.”
Resumo do capítulo
Quando analisamos as camadas de maturidade das equipes de Marketing, três pontos se destacam:
Definição e alinhamento de metas
Um dos maiores desafios dos times de Marketing é a falta de uma definição clara e realista de metas (41% dos respondentes apontam essa como uma melhoria necessária). Times maduros sabem como estruturar metas de forma a medir e ajustar suas estratégias com eficiência.
Integração de ferramentas e processos
A falta de centralização de dados e a integração de ferramentas (33%) foi uma das oportunidades de melhoria apontadas, o que destaca a necessidade de uma infraestrutura de tecnologia mais robusta. A maturidade dos times de Marketing também depende de como as ferramentas são usadas para aumentar a produtividade e coletar dados de forma eficiente.
Capacidade analítica e uso de dados
A análise de dados é outro aspecto crucial da maturidade dos times de Marketing. A dificuldade em acessar dados confiáveis (40%) e gerar relatórios claros (51%) ainda é um desafio. Times mais maduros conseguem fazer um uso eficaz das ferramentas de análise de dados, como as de Automação de Marketing, e extrair insights valiosos para ajustar e otimizar suas estratégias.