
Conversacional e WhatsApp
Vendas Conversacionais
Acelerar ciclo de vendas e ter um contato mais direto e rápido com os Leads em negociação são vantagens importantes das Vendas conversacionais, sobretudo usando WhatsApp. Neste capítulo, vemos a crescente importância do WhatsApp e alguns avanços no processo comercial.
WhatsApp é o canal com melhores taxas de sucesso no contato com o Lead que acabou de entrar no funil
Já vimos no subcapítulo de Abordagem (Canais) que o WhatsApp está a mais de 40 p.p. na frente de outras formas de contato, muito por causa da rapidez e proximidade que as conversas geram numa operação de Vendas. Por isso, a seguir detalhamos mais o uso do WhatsApp pelos times comerciais:
Qual é a frequência do uso de WhatsApp no processo de vendas?
Perceber que 80% dos times usam o WhatsApp todo dia no processo de Vendas mostra a importância do canal, que acaba sendo eficiente para ter um retorno rápido do contato.
Usa o WhatsApp diariamente
Usa 3 a 4 vezes por semana
Usa 1 ou 2 vezes na semana
Não usa o WhatsApp para negociar
Traçando um comparativo com quem mais usa diariamente, vemos que os clientes RD Station CRM estão acima da média, com 87%, muito pelas facilidades de usar o canal integrado a nosso CRM.
Outro ponto interessante é verificar o recorte de empresas que bateram meta: 80% dos times que bateram meta usam diariamente o WhatsApp. Quem usa menos vezes bateu menos metas de Vendas: 10% dos times que bateram meta usam de 3 a 4 vezes na semana e apenas 4% dos times que não usam WhatsApp em negociações bateram a meta.
Também entendemos como acontecem as interações feitas via WhatsApp
Usar o WhatsApp de forma ativa tem a ver com buscar o contato com o Lead, enquanto a forma receptiva está relacionada a responder mensagens recebidas dos contatos.
As duas abordagens são necessárias e é interessante ver que a forma ativa cresceu 6 p.p. do ano passado para agora, o que indica a necessidade de ir atrás dos possíveis clientes e não apenas esperá-los fazer contato.
Como é feita a gestão das informações coletadas via WhatsApp?
Conferimos como as informações das conversas por WhatsApp são armazenadas porque, se ficam a cargo de cada vendedor ou em planilhas, muita coisa pode se perder, atrasando ou piorando o atendimento. Este é nosso cenário atual:
Tivemos uma evolução de 13 p.p. em quem registra as conversas de WhatsApp no CRM. E esse número fica ainda maior quando analisamos clientes RD Station CRM: 56%.
Quando as conversas estão registradas em um CRM, todas as informações sobre os Leads, como histórico de interações, preferências, necessidades e comportamento, ficam centralizadas. Isso permite que:
→ Qualquer vendedor tenha acesso a esses dados. Assim, se a pessoa responsável falta ou sai da empresa, o contato se mantém no CRM.
→ Gestores e líderes de Vendas acompanhem o progresso das negociações em tempo real e garantam que o vendedor está seguindo o processo corretamente.
→ Seja simples verificar como a negociação está evoluindo — evitando perdas de oportunidade ou lapsos no atendimento.

Se você sentiu curiosidade de saber como integrar o WhatsApp ao CRM, temos uma demonstração que mostra os detalhes. Essa integração faz todo sentido para registrar negociações e não perder mais vendas.
52,9 mil usuários únicos usaram o CRM para WhatsApp, nossa extensão que permite registrar cada interação e usar templates personalizados de mensagens. (Dados RD Station CRM)
Qual forma de contato foi mais usada no RD Station CRM em 2024?
Ligação telefônica
Isso não quer dizer que WhatsApp seja melhor que ligação ou email. Na verdade, as três formas de contato são importantes ao longo de uma negociação:
→ O WhatsApp é muito útil para follow-ups mais rápidos, confirmação de reuniões etc.
→ O email é fundamental para enviar contratos e outros anexos, assim como agendar reuniões.
→ As ligações podem ajudar uma negociação avançar e funcionam também no fechamento de condições dos contratos.
“Temos muitos clientes em que integramos toda a jornada do WhatsApp aos sistemas internos, como CRM e ERP. Com isso, conseguimos resultados claros: o autoatendimento imediato após a levantada de mão já gera um aumento de conexão com o cliente em mais de 25%.
Além disso, dar visibilidade completa para a equipe comercial e gerenciar melhor os atendimentos dos vendedores trouxe um aumento de 10% a 15% em todas as operações nas quais implantamos.
Estamos falando de agilidade, qualidade e gestão. Tiramos as empresas do “ponto cego” do WhatsApp de vendedor e levamos para uma visão 360º, que começa nas campanhas de Marketing, passa pela pré-venda, venda e chega no pós-venda e reativação.
Esses números não só aumentam o faturamento e a recorrência com clientes que antes tinham sua jornada interrompida, como também trazem controle e clareza para toda a operação comercial.”
Qual é a principal vantagem do WhatsApp para o time comercial?
Ganho de tempo
Respostas mais rápidas
Mais facilidade de conversão
Personalização das conversas
Para os times de Vendas que usam WhatsApp, a agilidade é o principal ponto — seja no ganho de tempo (37%) das tratativas ou no fato de ter respostas mais rápidos do contato em negociação.
Resumo do subcapítulo
Neste ano, o uso do WhatsApp cresce e se mantém como principal canal para contatos mais urgentes com as negociações. Além disso, o uso diário se mantém muito maior e o uso ativo cresce em relação ao receptivo.
Um dos pontos que merece destaque é o crescimento do uso de WhatsApp integrado a um CRM (13 p.p.), importante para fortalecer processos comerciais e evitar a perda de vendas por informações mal-registradas.