Conversacional e WhatsApp

Vendas Conversacionais

Acelerar ciclo de vendas e ter um contato mais direto e rápido com os Leads em negociação são vantagens importantes das Vendas conversacionais, sobretudo usando WhatsApp. Neste capítulo, vemos a crescente importância do WhatsApp e alguns avanços no processo comercial.

WhatsApp é o canal com melhores taxas de sucesso no contato com o Lead que acabou de entrar no funil

2024
2023

WhatsApp

74%
70%

Já vimos no subcapítulo de Abordagem (Canais) que o WhatsApp está a mais de 40 p.p. na frente de outras formas de contato, muito por causa da rapidez e proximidade que as conversas geram numa operação de Vendas. Por isso, a seguir detalhamos mais o uso do WhatsApp pelos times comerciais:

Qual é a frequência do uso de WhatsApp no processo de vendas?

Perceber que 80% dos times usam o WhatsApp todo dia no processo de Vendas mostra a importância do canal, que acaba sendo eficiente para ter um retorno rápido do contato.

80%
9%
7%
4%

Usa o WhatsApp diariamente

Usa 3 a 4 vezes por semana

Usa 1 ou 2 vezes na semana

Não usa o WhatsApp para negociar

Traçando um comparativo com quem mais usa diariamente, vemos que os clientes RD Station CRM estão acima da média, com 87%, muito pelas facilidades de usar o canal integrado a nosso CRM.

Outro ponto interessante é verificar o recorte de empresas que bateram meta: 80% dos times que bateram meta usam diariamente o WhatsApp. Quem usa menos vezes bateu menos metas de Vendas: 10% dos times que bateram meta usam de 3 a 4 vezes na semana e apenas 4% dos times que não usam WhatsApp em negociações bateram a meta.

Também entendemos como acontecem as interações feitas via WhatsApp

2024
2023

Usam de forma ativa

66%
60%

Usam de forma receptiva

34%
40%

Usar o WhatsApp de forma ativa tem a ver com buscar o contato com o Lead, enquanto a forma receptiva está relacionada a responder mensagens recebidas dos contatos.

As duas abordagens são necessárias e é interessante ver que a forma ativa cresceu 6 p.p. do ano passado para agora, o que indica a necessidade de ir atrás dos possíveis clientes e não apenas esperá-los fazer contato.

Como é feita a gestão das informações coletadas via WhatsApp?

Conferimos como as informações das conversas por WhatsApp são armazenadas porque, se ficam a cargo de cada vendedor ou em planilhas, muita coisa pode se perder, atrasando ou piorando o atendimento. Este é nosso cenário atual:

2024
2023

Cada vendedor ou vendedora tem seu jeito próprio

44%
56%

Com planilhas

25%
25%

Com WhatsApp integrado a um CRM

31%
18%

Tivemos uma evolução de 13 p.p. em quem registra as conversas de WhatsApp no CRM. E esse número fica ainda maior quando analisamos clientes RD Station CRM: 56%.

Quando as conversas estão registradas em um CRM, todas as informações sobre os Leads, como histórico de interações, preferências, necessidades e comportamento, ficam centralizadas. Isso permite que:

→ Qualquer vendedor tenha acesso a esses dados. Assim, se a pessoa responsável falta ou sai da empresa, o contato se mantém no CRM.

→ Gestores e líderes de Vendas acompanhem o progresso das negociações em tempo real e garantam que o vendedor está seguindo o processo corretamente.

→ Seja simples verificar como a negociação está evoluindo — evitando perdas de oportunidade ou lapsos no atendimento.

Como usar o RD Station CRM para vender pelo WhatsApp
Como usar o RD Station CRM para vender pelo WhatsApp

Se você sentiu curiosidade de saber como integrar o WhatsApp ao CRM, temos uma demonstração que mostra os detalhes. Essa integração faz todo sentido para registrar negociações e não perder mais vendas.

52,9 mil usuários únicos usaram o CRM para WhatsApp, nossa extensão que permite registrar cada interação e usar templates personalizados de mensagens. (Dados RD Station CRM)

Qual forma de contato foi mais usada no RD Station CRM em 2024?

42%
25%
21%

WhatsApp

Email

Ligação telefônica

Isso não quer dizer que WhatsApp seja melhor que ligação ou email. Na verdade, as três formas de contato são importantes ao longo de uma negociação:

→ O WhatsApp é muito útil para follow-ups mais rápidos, confirmação de reuniões etc.

→ O email é fundamental para enviar contratos e outros anexos, assim como agendar reuniões.

→ As ligações podem ajudar uma negociação avançar e funcionam também no fechamento de condições dos contratos.

“Temos muitos clientes em que integramos toda a jornada do WhatsApp aos sistemas internos, como CRM e ERP. Com isso, conseguimos resultados claros: o autoatendimento imediato após a levantada de mão já gera um aumento de conexão com o cliente em mais de 25%.

Além disso, dar visibilidade completa para a equipe comercial e gerenciar melhor os atendimentos dos vendedores trouxe um aumento de 10% a 15% em todas as operações nas quais implantamos.

Estamos falando de agilidade, qualidade e gestão. Tiramos as empresas do “ponto cego” do WhatsApp de vendedor e levamos para uma visão 360º, que começa nas campanhas de Marketing, passa pela pré-venda, venda e chega no pós-venda e reativação.

Esses números não só aumentam o faturamento e a recorrência com clientes que antes tinham sua jornada interrompida, como também trazem controle e clareza para toda a operação comercial.”

Willian CrizostimoCEO da BW8 Martech

Qual é a principal vantagem do WhatsApp para o time comercial?

37%
35%
14%
14%

Ganho de tempo

Respostas mais rápidas

Mais facilidade de conversão

Personalização das conversas

Para os times de Vendas que usam WhatsApp, a agilidade é o principal ponto — seja no ganho de tempo (37%) das tratativas ou no fato de ter respostas mais rápidos do contato em negociação.

Resumo do subcapítulo

Neste ano, o uso do WhatsApp cresce e se mantém como principal canal para contatos mais urgentes com as negociações. Além disso, o uso diário se mantém muito maior e o uso ativo cresce em relação ao receptivo.

Um dos pontos que merece destaque é o crescimento do uso de WhatsApp integrado a um CRM (13 p.p.), importante para fortalecer processos comerciais e evitar a perda de vendas por informações mal-registradas.

arrowbook

Capítulos

close