
AGÊNCIAS
Portfólio
Entender o movimento do mercado ajuda sua agência a decidir onde vale a pena expandir e onde especializar. Por isso, aprofundamos no escopo de atuação e os principais serviços oferecidos pelas agências no mercado atual. Saiba como as estratégias estão sendo adaptadas para atender às novas demandas e como a expansão (ou foco) do portfólio pode influenciar diretamente a competitividade, a rentabilidade e a entrega de valor.
As agências se especializaram em algum nicho?
795 respondentes (resposta única)
Top 5 nichos:
Saúde e estética
Serviços em geral
Varejo ou pequenos comércios
E-commerce
Educação e ensino
795 respondentes (resposta múltipla)
Demais nichos atendidos pelas agências:
Tecnologia
Alimentação
Indústria
Imobiliárias
Eventos
Moda
Agronegócio
Turismo e hotelaria
Outros
A busca por diferenciação ou diluição de risco reflete o momento de mercado e a alta competitividade entre players. É interessante observar que o mercado está dividido ao meio. A especialização ainda é uma vantagem competitiva para quase metade das agências, que apostam em expertise profunda para nichos específicos. Porém, a mesma proporção opta por diversificação, buscando atender um leque mais amplo de demandas.
De um lado, as agências especializadas buscam se diferenciar por conhecimento profundo e cases sólidos em segmentos como Saúde, Serviços e Varejo, que lideram o ranking de nichos atendidos. Vale o destaque também para nichos como E-commerce e Educação. A concentração nesses setores indica onde há mais oportunidades percebidas ou maior recorrência de demanda.
De outro lado, a diversificação segue como escolha para muitas agências que desejam diluir riscos e ampliar a base de atuação. Atender múltiplos setores pode ser uma forma de compensar sazonalidades ou crises pontuais em determinados mercados.
Expandir é a regra?
O aumento de portfólio segue tendência clara — 6 em cada 10 agências expandiram sua oferta em dois anos consecutivos. Mesmo as que mantiveram o mesmo portfólio (32%) optaram pela estabilidade.
Além disso, um dado interessante é que 85% das agências que bateram as metas de marketing ampliaram os seus serviços, já para as que bateram as de vendas esse número vai para 76%.
Aqui vale a reflexão: Expandir com estratégia é sobre criar um ecossistema de soluções que se complementam e aumentam o valor percebido.
Um portfólio robusto e bem estruturado permite atender diferentes momentos do cliente, gerar mais recorrência e aumentar o ticket médio com ofertas que conversam entre si. A expansão, quando planejada, amplia o espaço da agência na mesa de decisão dos clientes e fortalece a relação de parceria.
Mas, afinal, o que as agências mais venderam?
Top 3 serviços mais oferecidos pelas agências
Social Media
Gestão de Tráfego Pago
Marketing de conteúdo
Demais serviços oferecidos:
Produção audiovisual
Inbound Marketing
SEO
Automação de marketing
Consultoria de Vendas
Lançamentos de infoprodutos
Assessoria de imprensa
Outros
795 respondentes (resposta múltipla)
Do ano passado para este, o top 3 permanece relativamente estável em relação ao ano anterior, com Redes sociais, Gestão de tráfego pago e Marketing de conteúdo liderando.
Também chama atenção que 45% das agências oferecem produção audiovisual, um reflexo da alta demanda por vídeos. Serviços como consultoria de vendas indicam um avanço para o funil completo.
E como precificar os serviços?
No capítulo Cenário das Agências mostramos que 33% dos gestores de agências têm como dor principal a precificação de serviços. Ampliar portfólio costuma trazer a falsa sensação de que mais serviços = mais receita. Na prática, a margem pode diminuir se a precificação não acompanhar a complexidade de entrega. Claro que precificar um serviço depende de algumas variáveis, mas é sempre importante considerar:
- Atualizar tabelas de preço sempre que ampliar ou aprofundar serviços.
- Calcular o custo real de entrega (tempo, ferramentas, expertise).
- Criar pacotes e combos que combinem serviços complementares com ganho de escala.
A expansão mais inteligente é aquela que valoriza as entregas que você já faz, amplia seu papel estratégico e gera novas oportunidades comerciais com a base atual.
Expansão de portfólio: por onde começar?
Antes de adicionar novos serviços, olhe para a jornada dos seus clientes e identifique as lacunas que sua agência já poderia preencher com o know-how que tem. Um caminho estratégico é ampliar a oferta com soluções que se conectam e potencializam resultados, tanto para o cliente quanto para a agência.
Por exemplo:
➡️ Se você já faz gestão de mídias sociais ou tráfego pago, integrar RD Station Marketing permite automatizar nutrição e converter mais leads dessas campanhas.
➡️ Se você atua com Inbound ou conteúdo, incluir RD Station CRM ajuda a tangibilizar como os leads avançam até o fechamento, aproximando o time de vendas.
➡️ Se o desafio do cliente é agilidade e atendimento, a oferta de RD Station Conversas ajuda a centralizar mensagens e melhorar a experiência de quem chega pelo WhatsApp.
A expansão mais inteligente é aquela que valoriza as entregas que você já faz, amplia seu papel estratégico e gera novas oportunidades comerciais com a base atual.
- Atualizar tabelas de preço sempre que ampliar ou aprofundar serviços.
- Calcular o custo real de entrega (tempo, ferramentas, expertise).
- Criar pacotes e combos que combinem serviços complementares com ganho de escala.
Resumo do capítulo
Metade das agências aposta na especialização de nicho atendido; a outra metade, na diversificação. Expandir o portfólio tem sido um caminho crescente — a maioria das agências ampliou serviços nos últimos dois anos, o que se reflete em melhores resultados comerciais.
Um ponto que vale destacar é que os 3 serviços mais oferecidos nas agências seguem o mesmo padrão do ano anterior: social media, gestão de tráfego pago e marketing de conteúdo.
A reflexão que fica é: a chave está em expandir com estratégia: integrar soluções complementares, precificar com atenção para manter a rentabilidade. Assim, a agência cresce de forma sustentável e amplia seu espaço nas decisões dos clientes.