Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2025, com insights, ferramentas e materiais

Instagram, TikTok, WhatsApp... Qual está na frente? Confira a lista completa e entenda quais são mais relevantes para sua estratégia digital!

Bruna Dourado
Bruna Dourado11 de fevereiro de 2025
Calendário de Conteúdo para as Redes Sociais 2025: acesse grátis!

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2025 são:

  1. WhatsApp (169 mi)
  2. YouTube (144 mi)
  3. Instagram (134.6 mi)
  4. Facebook (111,3 mi)
  5. TikTok (98.59 mi)
  6. LinkedIn (75 mi)
  7. Kwai (60 mi)
  8. Facebook Messenger (56.95 mi)
  9. Pinterest (37.14 mi)
  10. X (Twitter) (22.13 mi)
  11. Telegram (21,94 mi)

Você sabia que o Brasil é, atualmente, o 5º país do mundo onde a população passa mais horas nas redes sociais por dia? Estamos atrás apenas do Kênia, Chile, Africa do Sul e Filipinas. Além disso, quando o assunto é variedade de plataformas, estamos em 4º lugar no mundo, usando por mês quase 8 redes sociais ativamente por pessoa.

Já quando o assunto é seguir influenciadores, ocupamos o segundo lugar! Cerca de 41,8% de quem usa redes sociais no país segue influencers. E quando observamos o consumo de notícias via redes sociais, esse número aumenta, chegando a 52,8%, deixando o Brasil em segundo no ranking mundial.

Esses e outros dados que apresentaremos neste conteúdo fazem parte do Special Report Digital 2025, da We Are Social. Na introdução, já trouxemos a lista com as redes sociais mais usadas no Brasil, mas a seguir nos aprofundaremos em cada uma delas, com dados novos e curiosidades para entender ainda melhor o consumo das redes sociais no nosso país. Vamos lá!

Quer saber como transformar seus seguidores em vendas?

Assista a essa demonstração prática e aprenda a gerar Leads nas Redes Sociais.

O que são redes sociais?

Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.

As redes sociais mais usadas incluem WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, entre outras. Essas plataformas permitem que os usuários compartilhem conteúdos e interajam em tempo real, criando um ambiente dinâmico e colaborativo.

Para as empresas, as redes sociais têm se tornado uma ferramenta poderosa no Marketing Digital, ao possibilitarem uma comunicação direta com os consumidores, a construção de relacionamentos e a personalização de estratégias de engajamento

Além disso, as redes sociais oferecem dados valiosos sobre o comportamento do público, o que permite otimizar campanhas e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

No contexto empresarial, as redes sociais não são apenas uma forma de divulgar produtos ou serviços, mas também um canal para construir a reputação da marca, engajar clientes, responder dúvidas e até mesmo resolver problemas.

Portanto, o uso eficaz das redes sociais pode gerar um alto retorno sobre o investimento (ROI), pois possibilita que as empresas se conectem com seu público de maneira autêntica e relevante. 

Agora, sim, vamos seguir com detalhes da nossa lista!

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2025

No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares, que têm maior número de usuários.

Sem mais delongas, vamos à lista que você entrou aqui para ler:

1. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado — não é à toa que o Marketing Conversacional é uma tendência no setor.

Pela base de cálculos usada pela We Are Social e Meltwater em 2024, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, equivalendo a 169 milhões de usuários.

A Statista, por sua vez, aponta que o número é de 147 milhões de usuários, enquanto a Forbes cita um número parecido com a fonte principal do post: 165 milhões. Seja qual for o dado, ele coloca o WhatsApp no primeiro lugar da lista das redes sociais mais usadas no Brasil.

O aplicativo é tão forte em nosso país, que algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa por meio dele.

E muitos negócios utilizam o WhatsApp como canal de Vendas principal. Você certamente já conversou com uma empresa por ele, certo? E provavelmente também já falou com um chatbot por lá.

Nesse sentido, segundo o Panoramas de Marketing e Vendas 2024 da RD Station, 70% das empresas já usam WhatsApp em suas estratégias. No entanto 45% ainda fazem esse uso manualmente, enviando mensagens individuais ou por listas de transmissão.

Como o WhatsApp é usado nas estratégias de Marketing

Mas essa realidade já está mudando, com times investindo cada vez mais na Automação de Marketing também nessa plataforma.

📖 Veja também: Como fazer Automação de WhatsApp: confira dicas e opções de ferramentas

2. YouTube

A Comscore aponta o YouTube como a plataforma de mídia social com maior audiência mensal no Brasil, com 144 milhões de usuários, superando Facebook, Messenger, Instagram, Kwai, LinkedIn, TikTok, Pinterest e X (Twitter).

O aumento no uso de smart TVs teve um papel fundamental nesse crescimento. Em 2023, 92% das TVs vendidas eram modelos conectados. E, no Brasil, mais de 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube diretamente pela televisão.

Outro dado bem interessante sobre o Youtube é que cerca de 85% dos usuários acessam a plataforma já sabendo o que querem assistir, demonstrando uma busca intencional por conteúdo. Assim, como resultado, 70% dos brasileiros afirmam que prestam mais atenção ao consumir vídeos no YouTube.

Dessa forma, o YouTube tem sido amplamente utilizado em diferentes segmentos de mercado e estratégias.

3. Instagram

Dados das ferramentas de publicidade do Meta mostram que, no início de 2024, o Instagram contava com 134,6 milhões de usuários no Brasil. As estimativas da empresa indicam que, nesse período, o alcance dos anúncios na plataforma correspondia a 62% da população brasileira.

Como o Meta permite o uso do Instagram apenas para maiores de 13 anos, é relevante observar que 74,8% do público elegível no Brasil utilizava a rede social em 2024. Além disso, no começo do ano, o alcance publicitário do Instagram no país equivalia a 71,6% do total de usuários da internet, independentemente da idade.

No contexto do Marketing Digital, o Panorama de Marketing e Vendas da RD Station apontou que o Instagram é o preferido por 88% dos profissionais da área. 

Redes Sociais mais usadas no Brasil por profissionais de Marketing

Isso porque, cada vez mais o Instagram proporciona possibilidades, compras e Vendas dentro da própria plataforma.

Tanto para empreendedores como para marcas, é possível contar com essa rede para alcançar e converter um público interessado. Para isso, é preciso contar com o Marketing de Conteúdo e anúncios pagos, além de estratégias para levar o público para seu site.

🤖 Gerador de Legenda para Instagram: Com a ajuda da IA, seu engajamento vai lá para cima.

Acesse grátis

4. Facebook

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. 

É por isso que muitas empresas continuam investindo nessa rede social. No entanto, é importante entender se seu público está lá para continuar investindo nesse canal.

No Brasil, são 111,3 milhões de usuários ativos, mas, no início de 2024, o alcance dos anúncios do Facebook no Brasil correspondia a 51,3% da população total. Como o Meta permite o uso da plataforma apenas para pessoas com 13 anos ou mais, esse percentual sobe para 61,8% quando consideramos apenas o público elegível.

Para contextualizar, os anúncios do Facebook alcançaram 59,2% da base total de usuários da internet no Brasil em janeiro de 2024, independentemente da idade.

Dados das próprias ferramentas do Meta indicam que, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, o alcance potencial de anúncios no Facebook no Brasil cresceu em 2,2 milhões de usuários (+2,0%).

No entanto, em um recorte mais recente, houve uma leve queda: entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o número de usuários que os profissionais de Marketing puderam alcançar na plataforma diminuiu em 500 mil (-0,4%).

📖 Veja também: Anúncios no Facebook: conheça dicas e 11 melhores exemplos de como fazer

5. TikTok

O TikTok segue em crescimento no Brasil, e isso também se reflete no alcance dos seus anúncios. Entre o início de 2023 e o início de 2024, o público potencial das campanhas publicitárias na plataforma aumentou em 16 milhões de pessoas, um crescimento de 19,9%. Somente entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o aumento foi de 3,6 milhões de usuários (+3,8%).

Vale lembrar que esses números se referem ao alcance dos anúncios e não necessariamente ao total de usuários do TikTok no país. As ferramentas de publicidade da ByteDance divulgam apenas dados de usuários com 18 anos ou mais, embora os anúncios possam ser direcionados para quem tem a partir de 13 anos.

No início de 2024, o TikTok tinha 98,59 milhões de usuários maiores de idade no Brasil, o que representa um alcance publicitário de 59,8% da população adulta do país. Se considerarmos toda a base de usuários da internet no Brasil, independentemente da idade, os anúncios da plataforma atingiram 52,5% desse público no mesmo período.

6. LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outras plataformas, com vídeos, fotos e transmissões ao vivo. No entanto, a diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. 

Segundo a própria plataforma, o LinkedIn atingiu um marco importante no Brasil, chegando a 75 milhões de usuários, o que equivale a mais de 60% da força de trabalho do país. 

Esse crescimento tem sido puxado, principalmente, pela Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), que passou de apenas 2,5% dos usuários da plataforma em 2010 para 40% em 2024. Assim, esse grupo cresce rapidamente, ficando atrás apenas dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), que representam 51% da base de usuários.

A presença da Geração Z é especialmente forte em setores como saúde, varejo e atendimento ao consumidor, áreas consideradas de "linha de frente".

7. Kwai

O Kwai segue crescendo no Brasil, com 60 milhões de usuários, reforçando a popularidade dos vídeos curtos. Assim, apesar de muitos usuários inicialmente acharem que não usariam a plataforma, 55% mudaram de opinião e hoje a utilizam frequentemente, segundo dados da Opinion Box.

A frequência de acesso impressiona: 89% dos usuários entram no Kwai diariamente — superando o TikTok, com 81%. Entre eles, 45% acessam várias vezes ao dia e 14% deixam o app aberto o tempo todo. 

Nesse sentido, o que diferencia o Kwai? Segundo os usuários, a facilidade de uso (47%) é o principal atrativo, seguida pela leveza do app (36%) e a possibilidade de baixar vídeos (29%). 

Ainda, o consumo de conteúdo na plataforma está em alta: 47% usam mais do que há um ano, e 36% acreditam que a tendência é aumentar. A maioria acessa à noite (56%).

Outro diferencial da plataforma é a remuneração aos seus criadores de conteúdo, que é distribuído de forma mais democrática. O algoritmo também atua para amplificar mesmo quem não tem muitos seguidores, desde que entregue entretenimento.

Por isso, o mercado está cada vez mais de olho no Kwai, que já conta com uma plataforma para anunciantes.

Já quando o assunto é conteúdo, o entretenimento lidera. Humor é o tema favorito (56%), seguido por música (41%), saúde e fitness (36%), notícias (35%) e cinema e TV (33%).

Mas antes de seguir essa tendência e planejar estratégias de Marketing para esse canal, tenha certeza que seu público está lá.

📖 Veja também: Conheça 8 tendências de Marketing Digital para acompanhar em 2025

8. Facebook Messenger

O Facebook Messenger continua sendo uma plataforma relevante no Brasil, com um alcance expressivo. No início de 2024, o serviço contava com aproximadamente 56,95 milhões de usuários no país, sendo mais popular entre pessoas de 25 a 34 anos.

Esse público representa uma fatia significativa do mercado, o que torna o Messenger uma ferramenta estratégica para marcas que desejam se conectar com seus clientes.

Além disso, os anúncios na plataforma atingiram 26,2% da população brasileira no mesmo período, segundo dados do Data Reportal e das ferramentas de publicidade do Meta.

Esse tipo de informação reforça a importância das empresas não desconsiderarem o Facebook Mensseger ao montarem uma estratégia. Para isso, é preciso utilizar a plataforma com respostas acertadas, antecipar dúvidas frequentes, aprimorar o suporte via chat e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para integrar todos os seus canais de atendimento em um só lugar, inclusive o Messenger, é possível usar ferramentas de Marketing Conversacional, como o RD Station Conversas.RD Station Conversas

Veja como impulsionar vendas com atendimento multicanal na prática, inclusive no Facebook Messenger,

assistindo a essa demonstração do RD Station Conversas!

9. Pinterest

O Pinterest teve um aumento significativo no Brasil, com seu alcance potencial de anúncios crescendo 9,1 milhões de usuários (+32,4%) entre o início de 2023 e o início de 2024. Mas vale dizer que houve uma queda no último trimestre: entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o número de usuários alcançados com anúncios diminuiu em 3,0 milhões (-7,4%).

Globalmente, a Geração Z representa mais de 40% da base de usuários do Pinterest e é o público mais engajado, com um crescimento anual de 30%.

Dessa forma, a plataforma tem visto uma maior demanda por ideias relacionadas a decisões e compras do cotidiano, especialmente em áreas como alimentação e bebidas (+37%) e moda (masculina +35%, feminina +30%).

De qualquer maneira, é o suficiente para que o Pinterest fique no 9º lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil, com 37.14 milhões de usuários.

📖 Veja também: Saiba o que é Pinterest e como usar o canal na sua estratégia de Marketing

10. X (Twitter)

No último ano, o X (Twitter) apareceu bastante nos portais de notícias, em especial aqui no Brasil, quase sempre por questões polêmicas. O que tem se refletido no uso dessa rede social no país e também no mundo. No Brasil, a plataforma fica no finalzinho da nossa lista, com 22.13 milhões de usuários.

Entre o início de 2023 e o início de 2024, os dados de planejamento de anúncios do X (Twitter) mostram uma queda no alcance potencial da plataforma no Brasil, com uma diminuição de 2,2 milhões de usuários (-8,9%). Entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o número de usuários alcançados por anúncios também caiu, em 2,0 milhões (-8,4%).

Além disso, uma pesquisa do instituto Kantar revela que 26% dos publicitários globais planejam reduzir seus gastos em marketing no X (Twitter). A principal preocupação é a associação de suas marcas a conteúdos extremos que circulam na plataforma.

Essa preocupação reflete uma queda na confiança dos anunciantes, com apenas 4% afirmando que os anúncios no X (Twitter) são "seguros para a marca", uma comparação significativa com os 39% de confiança obtidos pelo Google. 

Em 2023, a pesquisa indicou que 14% dos publicitários planejavam cortar os investimentos no X (Twitter), um aumento em relação aos 6% do ano anterior, evidenciando o crescente receio em relação à segurança da plataforma para as marcas.

11. Telegram

Com 21,94 milhões de usuários ativos e após cinco anos de crescimento contínuo, o número de usuários do Telegram no Brasil registrou uma queda de 3%, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, realizada entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.

Criado em 2013, o Telegram é um aplicativo russo que, embora menor que o WhatsApp, se destacou ao longo dos anos por suas funcionalidades de segurança e eficiência.

Assim, com recursos como criptografia de ponta a ponta, chats secretos, mensagens temporárias e canais de transmissão, o Telegram foi pioneiro em várias dessas ferramentas, embora o WhatsApp também tenha adotado algumas delas posteriormente.

No entanto, a pesquisa revelou que 18% dos entrevistados acessam o Telegram raramente ou nunca, o que sugere uma possibilidade considerável de desinstalação ou exclusão do aplicativo. 

Nesse sentido, apesar de não haver ocorrido falhas de segurança relevantes para afastar os usuários, o Telegram parece estar enfrentando dificuldades no Brasil. Os recentes desafios relacionados à sua estabilidade podem ser uma explicação para a redução no número de usuários.

Mas se seu público está lá e você quer aproveitar as oportunidades que a plataforma oferece, também pode contar com o RD Station Conversas para automatizar sua estratégia.

📖 Veja também: Telegram: o que é, como funciona, vantagens e diferenças do WhatsApp 

Redes sociais mais usadas no mundo em 2025

Para não ficarmos apenas no Brasil, veja a seguir a lista com as 16 redes sociais mais usadas no mundo. Os números foram tirados, também, do relatório elaborado por We Are Social e Meltwater.

Se por acaso você olhar alguns nomes aí embaixo e não reconhecê-los, provavelmente é porque se tratam de redes sociais muito populares em países como China, Índia e Rússia. São locais com populações enormes, portanto com forte peso no cenário global da internet.

Confira a lista a completa:

  1. YouTube 100 milhões
  2. WhatsApp 86.1 milhões
  3. Facebook 82.2 milhões
  4. Instagram 72.3 milhões
  5. TikTok 48.3 milhões
  6. Messenger 47.8 milhões
  7. Telegram 32.9 milhões
  8. Snapchat 24.5 milhões
  9. X (Twitter) 21.5 milhões
  10. Pinterest 19.7 milhões
  11. Discord 12.3 milhões
  12. Threads 11.6 milhões
  13. LinkedIn 11.4 milhões
  14. Line 6.9 milhões
  15. Reddit 6.7 milhões
Redes sociais mais usadas no mundo

Como escolher a melhor rede social para sua empresa?

Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, talvez esteja pensando qual delas faz mais sentido para sua empresa. 

Diante disso, vale dizer que escolher a rede social ideal para sua empresa exige uma análise cuidadosa das características de cada plataforma, do perfil do seu público-alvo e dos objetivos da sua marca.

Não existe uma fórmula única, mas algumas diretrizes podem ajudar a direcionar essa escolha. Veja a seguir!

1. Entenda o seu público-alvo 

Cada rede social tem um público distinto. Por exemplo, o Instagram e o TikTok são populares entre as gerações mais jovens, enquanto o Facebook ainda possui uma base sólida de usuários mais velhos. Por outro lado, o LinkedIn é focado em profissionais e empresas B2B. 

Portanto, conhecer a faixa etária, interesses e comportamentos das suas personas ajudará a escolher a plataforma mais eficaz para sua estratégia.

2. Considere o tipo de conteúdo que você cria

Diferentes redes sociais se destacam com diferentes tipos de conteúdo. Nesse sentido, o Instagram e o TikTok são ideais para imagens e vídeos curtos, enquanto o LinkedIn é excelente para conteúdo mais formal, como artigos e posts profissionais. O YouTube, por sua vez, é perfeito para vídeos mais longos e tutoriais.

Dessa forma, avalie qual tipo de conteúdo você tem capacidade de produzir de forma constante e com qualidade.

3. Análise de objetivos e metas da empresa

O objetivo da sua empresa também deve ser considerado. Assim, se o foco é aumentar a visibilidade da marca e engajar diretamente com os consumidores, Instagram, TikTok e Facebook são ótimos canais de mídia paga e interações com o público. 

Agora, se o foco for gerar Leads ou fortalecer a rede de contatos profissionais, o LinkedIn pode ser uma plataforma mais adequada.

Dessa forma, cada rede social oferece uma funcionalidade diferente, e entender suas características ajudará a escolher a que melhor atende às suas necessidades.

4. Capacidade de manter consistência e presença

Manter uma presença ativa nas redes sociais requer tempo e recursos. Por isso, avalie se você, ou sua equipe, tem capacidade de produzir conteúdo de forma consistente e responder aos comentários, mensagens e interações de forma eficiente. 

Algumas redes exigem postagens mais frequentes, enquanto outras podem ser mais voltadas para atualizações esporádicas. Por isso, considere o tempo e os recursos que terá para produzir conteúdo.

5. Análise de resultados e retorno sobre o investimento (ROI) 

Acompanhe os resultados de suas campanhas em cada plataforma. Ferramentas de análise integradas, como o Facebook Insights ou o Instagram Analytics, oferecem dados sobre o engajamento, alcance e conversões.

Assim, com o tempo, você será capaz de avaliar qual rede social proporciona o melhor retorno e onde concentrar seus esforços.

Quer saber como transformar seus seguidores em vendas na prática?

Assista a essa demonstração e aprenda a gerar Leads nas Redes Sociais.

Evolua sua estratégia nas redes sociais

Nem só das redes sociais mais usadas vivem as estratégias de Marketing. Pelo contrário, o mais interessante é diversificar canais e táticas, para atingir diferentes públicos e levá-los para o seu Funil de Marketing.

Nesse sentido, encare as redes sociais como a entrada para o seu funil — mas não a única. Entenda se também faz sentido para a sua empresa investir em links patrocinados no Google, influencers e SEO, por exemplo.

Em seguida, crie estratégias para transformar seus seguidores em Leads e, depois, em Leads qualificados. Assim, você educa esse público enquanto colhe informações relevantes sobre ele, levando-os para o fundo do seu funil, quando a conversão em venda é mais certeira.

Para colocar essa estratégia em prática, em um só lugar, você pode contar com ferramentas de automação, como o RD Station Marketing. Com ela, você pode:

  • Planejar e agendar posts nas redes sociais mais usadas no Brasil
  • Criar páginas de link na bio para compartilhar seus links
  • Publicar Landing Pages para gerar conversões
  • Construir fluxos automatizadas de email e WhatsApp
  • Acompanhar todos os resultados, inclusive de mídias pagas

E o melhor: é possível integrar a ferramenta às outras soluções da RD, como o RD Station Conversas e o RD Station CRM - além de outras soluções do mercado. Dessa forma, sua estratégia de Marketing fica centralizada e o time de Vendas também tem acesso aos dados.

Perguntas frequentes

Quais são as redes sociais mais populares no Brasil?

As redes sociais mais populares no Brasil incluem WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok. Esses aplicativos são amplamente utilizados para comunicação, compartilhamento de conteúdos e interações sociais.

Quantas redes sociais um brasileiro usa, em média?

Cada brasileiro utiliza, em média, quase 8 redes sociais ativamente por mês, evidenciando a diversidade de plataformas.

Quanto tempo os brasileiros passam nas redes sociais?

O Brasil é o 5º país que mais passa horas nas redes sociais, com usuários dedicando em média várias horas por dia a essas plataformas. Este uso elevado mostra a importância das redes sociais na vida cotidiana dos brasileiros.

Quais redes sociais são mais usadas no mundo?

Globalmente, as redes sociais mais utilizadas incluem Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e WeChat, abrangendo diversas funções e públicos.

Transforme seguidores em vendas

Agende seus posts, crie páginas de link na bio, publique Landing Pages e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.

Começar teste gratuito
Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo Sênior na RD Station. É formada em Publicidade e Propaganda pela ESAMC e em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, com Pós-Graduação em Marketing e Growth pela Descomplica. Tem mais de 9 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing, além de certificados em SEO, CRM e Email Marketing, Copywriting, Inbound Marketing, Redes Sociais e outros.

Veja também

Marketing
Link na Bio: passo a passo para criar, editar e incrementar seu perfil nas redes sociais
Marketing
O que é geração de Leads e quais são as melhores dicas para converter mais
Marketing
Panoramas de Marketing e Vendas 2024