Anúncios no Facebook: conheça dicas e 11 melhores exemplos de como fazer

O Facebook ainda é uma das redes sociais com mais usuários no mundo. Entenda como aproveitar o potencial deste canal para criar anúncios e vender mais.

Leandro Goulart
Leandro Goulart11 de abril de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Em 2024, o Facebook ainda é uma ferramenta poderosa para alavancar resultados. No entanto, já virou quase uma crendice popular a percepção de que o Facebook está morrendo. E, por isso, perdendo espaço para redes sociais mais novas, como o Instagram e o Tik Tok. 

Você também acredita que é momento de deixar os anúncios do Facebook de lado para se aventurar apenas nas novas plataformas? Pois saiba que pode estar entregando de bandeja milhares de oportunidades de venda para seus principais concorrentes. 

Muito prazer, sou o Leandro Goulart, estrategista digital e CEO da Goo Resultados. Neste artigo, vou te mostrar dicas e 11 maneiras diferentes de transformar seus resultados a partir de anúncios planejados estrategicamente no Facebook.

E se você já quer partir para a prática, também pode entender como capturar mais Leads nas redes sociais assistindo a esta demonstração gratuita do RD Station Marketing.

Qual é a influência do Facebook nos resultados da empresa?

Para entender melhor o impacto do Facebook, nada melhor do que analisar os dados mais determinantes para a medição da adesão de redes sociais. Mas, já adianto que saber realizar pesquisas e analisar dados é uma das etapas mais importantes para o sucesso dos seus anúncios. Seja qual for a plataforma utilizada para a veiculação.

De acordo com o último levantamento da We Are Social, o alcance publicitário do Facebook ainda excede por uma margem considerável o alcance do Instagram e Tik Tok. 

Informações da Meta reportam que há agora a possibilidade de se alcançar mais de 2.2 bilhões de usuários a partir de anúncios no Facebook todos os meses. E esse valor equivale à porcentagem de 40% de todos os utilizadores de internet no mundo todo!

Ainda, segundo o Panorama de Marketing, produzido pela RD Station, 72% dos profissionais de Marketing utilizam o Facebook Ads com frequência.

Dessa forma, nenhuma empresa que tem como objetivo escalar resultados a partir de anúncios digitais pode se dar ao luxo de deixar esse canal de lado.

Entretanto, vale uma ressalva: é claro que apenas um anúncio não seria capaz de impactar absolutamente todos esses bilhões de usuários de uma só vez. E mais: alcançar multidões sem qualquer critério é a última coisa que queremos, certo?

No próximo tópico, você verá que alcançar apenas um público selecionado e qualificado é a melhor forma de extrair os melhores resultados dos seus anúncios no Facebook. Continue lendo!

Qual é a melhor forma de explorar a audiência do Facebook?

Antes de criar a sua campanha, você precisa mapear muito bem o público-alvo do anúncio. Isto porque a competitividade na internet está crescendo exponencialmente a cada ano. Nesse sentido, você não vai querer gastar seus recursos alcançando um grupo de pessoas que não tem interesse nos seus produtos ou serviços. 

Portanto, para definir sua audiência, considere sempre a sua persona. E essa definição inclui informações e características demográficas, como idade, gênero e localização, além de particularidades como interesses, comportamento online e offline, entre outros.

O Facebook oferece opções avançadas de segmentação de público, e você sempre pode realizar testes com diferentes opções para avaliar resultados. No entanto, é altamente recomendada a criação de diferentes públicos com antecedência.

É claro que a expertise é o que mais conta no jogo dos anúncios no Facebook, mas a verdade é que o método de tentativa e erro ainda é necessário em alguns casos. Para isso, sempre monitore seus resultados, realizando comparações entre anúncios veiculados para públicos distintos. Essa é a melhor forma de otimizar e ajustar as suas segmentações. 

Uma dica de ouro: fique de olho no Pixel do Facebook, o código que coleta informações úteis sobre o comportamento de usuários que acessam o seu site, por exemplo. Você vai colher insights valiosos não apenas para a otimização dos seus anúncios, mas para desenvolver novas estratégias de venda.

Anúncios no Facebook: principais componentes de sucesso

Então quer dizer que apenas definir bem o meu público é o suficiente para que os anúncios no Facebook tenham uma ótima performance? Calma, ainda há muito mais a se considerar, como por exemplo:

Imagem ou vídeo de qualidade

Imagine o seguinte cenário: você e os seus concorrentes foram chamados para um jantar. Nesse jantar, você e os demais precisam concorrer pela atenção de um possível e notável cliente. Todos estão bem trajados e elegantes, e de repente você chega de pijamas e chinelos de dedo.

Com certeza, vai chamar bastante atenção, mas pelo motivo errado. Deu para entender a importância de um impacto visual positivo? O mesmo se aplica para os criativos do seu anúncio, que precisam ter qualidade. 

Texto na imagem ou vídeo

Selecione muito bem o que será escrito na imagem ou no vídeo. Também, procure expressar as principais informações em poucas palavras, de forma chamativa e atrativa. Por fim, não seja repetitivo ou prolixo, vá direto ao ponto.

SEO

Sem estratégias de SEO, os seus anúncios perdem muito alcance quantitativa e qualitativamente. E sim, mesmo sendo um anúncio no Facebook, é importante também considerar esse aspecto. Especialmente, se você pretende publicar o conteúdo no feed para então utilizá-lo como anúncio.

Copy

Novamente, tente ser o mais breve possível. Recomendamos 175 caracteres como limite máximo para o texto de legenda do seu anúncio. Também, procure trabalhar os gatilhos de venda mais importantes para a sua persona.

Call to Action

Você precisa de um botão que incite a ação, caso contrário, o usuário pode apenas ler o seu anúncio e seguir em frente, sem realmente interagir. Para isso, escolha um call to action específico e, se possível, no imperativo.

Link de destino

Dentro da sua estratégia, é preciso pensar em um destino para os cliques que seu anúncio no Facebook receber. Para isso, você pode criar uma Landing Page, direcioná-los diretamente para o seu site ou até mesmo para um formulário ou conversa no WhatsApp.

💡 Dica da RD: Você pode publicar Landing Pages e analisar os dados em uma mesma plataforma. Faça um teste gratuito do RD Station Marketing e tenha acesso a essas e outras funcionalidades!

Quais os objetivos dos anúncios no Facebook?

Se você quer anunciar, é porque tem um resultado esperado, não é mesmo? Portanto, escolher um objetivo de anúncio no Facebook alinhado à sua expectativa de resultados é fundamental.

Sabendo disso, o Facebook criou diferentes objetivos e um deles será o ideal para a sua estratégia. Além disso, seu anúncio no Facebook será mostrado para públicos que tenham mais afinidade com seu objetivo. Conheça mais sobre cada um deles a segui.

Venda

O anúncio de venda te ajuda a encontrar pessoas mais propensas a comprar seu produto ou serviço. Amplamente utilizado por Ecommerces, permite anunciar desde um link para a página de vendas até criar anúncios de catálogo — que mostram fotos do produto e valores. E você ainda pode integrar diretamente com sua plataforma de Ecommerce.

Cadastros

Se você precisa gerar Leads, este é o objetivo a ser escolhido. Seja para gerar Leads de topo funil ou gerar pedidos de orçamento. Utilizando este objetivo, você poderá direcionar o público para uma Landing Page, utilizar formulários instantâneos do Facebook ou até mesmo incentivar ligações para a sua empresa. 

Engajamento

Para obter mais interações com seus conteúdos e mais visualização de vídeo, o objetivo de engajamento é a melhor opção. Assim, você vai garantir um bom volume de visualizações, engajamento e até mesmo mensagens. 

Tráfego

Este objetivo deve ser utilizado quando o resultado esperado for gerar um alto volume de acessos ao seu site, Landing Page, app ou até mesmo no WhatsApp. A Meta irá exibir o anúncio para a parcela do seu público com maior probabilidade de clicar no link de destino. 

Reconhecimento

Este objetivo é excelente se a sua expectativa é ser visto pelo maior número de pessoas, alcançar novos públicos ou fazer com que seus clientes se lembrem mais da sua empresa. O objetivo de reconhecimento também pode ser ótimo para gerar mais visualizações de vídeo, ampliando sua audiência. 

Promoção do App

A sua empresa tem um aplicativo? Então, com este objetivo você conseguirá aumentar o volume de instalações ou gerar mais engajamento no seu app, promovendo sua utilização. 

Agora que você já entendeu o quão amplas são as possibilidades, vamos detalhar um pouco mais sobre os diferentes formatos para criar um anúncios no Facebook

Quais os formatos de Anúncios no Facebook?

Antes de mais nada, é importante conhecer as possibilidades de anúncios disponibilizados pelo Facebook. Há diversos formatos e eles estarão disponíveis dependendo do objetivo que você tenha escolhido dentre os que citamos anteriormente.

Imagem

Uma boa imagem pode se conectar de forma efetiva com o público e trazer o resultado que você precisa. E para extrair o melhor resultado tome alguns cuidados, como utilizar imagens em alta resolução para garantir maior qualidade. Também teste imagens de pessoas usando seu produto ou serviço — elas podem gerar mais conexão.  

Vídeo

Conteúdos com movimento ampliam suas possibilidades e permitem uma comunicação mais ampla e efetiva. No entanto, evite vídeos muito longos, lembrando que o limite é de 240 segundos e alguns posicionamentos aceitam apenas 120 segundos. Na prática, muitos posicionamentos poderão performar com vídeos bem menores que isso.

Lembre-se também de chamar a atenção logo nos segundos iniciais. E esta é uma boa oportunidade de mostrar seu produto ou serviço na prática. 

Carrossel

Anúncios no Facebook com este formato permitem mostrar até dez imagens ou vídeos — e cada um pode ter um link próprio. Com isso, é possível destacar atributos, construir histórias, explicar melhor processos complexos ou gerar mais valor para cada diferencial. 

Além de imagens e vídeos, é possível mostrar produtos diretamente do seu catálogo integrado ao seu Ecommerce. 

Experiência instantânea

Este formato cria uma experiência em tela cheia quando alguém toca no seu anúncio em um dispositivo móvel — gerando um destaque visual para a sua empresa, produto ou serviço. Dessa forma, a experiência instantânea capta a atenção do público, adiciona mais conteúdo e permite contar boas histórias.

Coleção

Assim como no tipo anterior, este anúncio do Facebook também abrirá uma experiência em tela cheia. Mas, nesse caso, irá apresentar vários produtos, ajudando o usuário a conhecer mais itens e navegar com facilidade, enquanto você vende mais. 

Com tantas informações e possibilidades, pode ser que você esteja em dúvida sobre como organizar tudo para começar a criar seu anúncio ideal. Para ajudar nisso, ter boas referências do seu mercado ou mesmo de concorrentes poderia ajudar, não é mesmo? 

Então, continue lendo, pois é sobre isso que vamos falar a seguir.

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Dentro do Facebook, uma das diversas funcionalidades disponibilizadas pela Meta é a Biblioteca de Anúncios. Essa iniciativa faz parte de uma busca por uma maior transparência na veiculação de anúncios na plataforma. Assim, ao acessá-la, é possível conferir informações sobre as campanhas publicadas na rede social, como:

  • quem é o anunciante;
  • conteúdo completo do anúncio;
  • quando o anúncio começou a ser veiculado.

Após o disparo de uma campanha, o anúncio no Facebook poderá aparecer na biblioteca em até 24 horas. 

Se você já deu uma breve olhada na Biblioteca de Anúncios do Facebook, sabe que há uma imensidão de conteúdos disponíveis. No entanto, boa parte dos anúncios pode não ser relevante para o planejamento de ações da sua empresa. É preciso filtrar muito bem o que é realmente útil para otimizar o seu tempo.

Em um passado não tão distante, antes do boom da internet, a biblioteca era o lugar em que procurávamos respostas e inspirações. Portanto, vamos aprender a utilizar a Biblioteca de Anúncios da mesma forma!

Mas, se você já quer partir para a prática, pode começar criando suas Landing Pages para converter o público dos seus anúncios de Facebook em Leads. Aproveite para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing.

Como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

O primeiro passo é analisar o mercado para identificar quem são seus principais concorrentes — temos dicas especiais sobre como fazer isso aqui neste artigo.

Relação de concorrentes pronta, identifique as páginas de cada um deles e visite cada uma. No menu de opções do perfil, procure pela categoria “sobre”. Dentro dela, você vai encontrar um botão chamado “Transparência da Página”. Se for o caso, a seguinte descrição aparecerá: “Esta Página está veiculando anúncios no momento”.

Em seguida, clique em “ver tudo”. Você será direcionado para uma pequena página, na qual será possível clicar em “Ir para a Biblioteca de Anúncios”. Pronto!

Observe os diferentes tipos de anúncios que seus concorrentes estão veiculando, como anúncios de imagem, vídeos, carrossel, anúncios de histórias etc. Preste atenção também no conteúdo e na mensagem transmitida em cada anúncio. Identifique ainda as chamadas para ação, isso pode ajudar a entender quais ações o seu público-alvo está sendo incentivado a tomar.

Ainda, registre também a frequência com que os seus concorrentes estão lançando novos anúncios. Se estão mantendo uma presença consistente ou se estão fazendo lançamentos sazonais.

Embora a Biblioteca de Anúncios não forneça métricas de desempenho, você pode ter uma ideia do sucesso relativo dos anúncios dos seus concorrentes. Para isso, observe quantas interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) cada anúncio recebe.

Dessa forma, você é capaz de identificar otimizações em suas próprias estratégias, além de poder encontrar lacunas nas estratégias de Marketing dos seus concorrentes, que mais tarde serão preenchidas pelas campanhas da sua empresa.

Não tenha vergonha de adaptar os seus anúncios no Facebook a partir do que está funcionando para os seus concorrentes. Essa é uma estratégia válida e muito inteligente!

11 exemplos de anúncios no Facebook

A seguir, confira 11 exemplos de anúncios no Facebook que podem te inspirar na hora de criar o seu!

1. Anúncio de foto

O nome é bastante intuitivo, certo? Esse tipo de anúncio consiste na utilização de uma foto chamativa de seus produtos ou soluções. O Facebook passou a priorizar conteúdos visuais, tornando o formato ainda mais relevante. 

No entanto, atente-se ao tamanho da foto, já que a plataforma costuma exibi-las no formato 1200x628 pixels. Caso a sua foto tenha mais do que o recomendado, informações importantes podem ficar de fora. Confira um exemplo:

Exemplo de anúncio no Facebook

2. Anúncio de vídeo

Principalmente em um contexto de extrema popularidade de plataformas como Tik Tok e Instagram Reels, anúncios em formato de vídeo são super trunfos para marcas que desejam alcançar público qualificado.

Para isso, priorize vídeos mais curtos, principalmente focados em atrair a atenção do público logo nos 5 primeiros segundos. Também, insira legendas para que o público receba a mensagem mesmo sem fones de ouvido. E não se esqueça de priorizar o mobile na hora de pensar no formato. Confira um exemplo desse formato de anúncio:

Exemplo de anúncio no Facebook

3. Anúncio de carrossel 

Os carrosséis são séries de fotos que podem, ou não, se complementar visualmente, desde que a mensagem não fique desconexa ao longo de cada imagem. Esse tipo de anúncio é muito útil para exibir uma alta quantidade de informações de uma só vez, a depender da rolagem de tela do usuário. 

Exemplo de anúncio no Facebook

4. Anúncio de oferta 

As promoções continuam sendo um dos maiores atrativos no momento da prospecção. Isto porque podem direcionar o seu Lead de forma direta para a oferta exibida. Para isso, utilize cores e chamadas de destaque, além de gatilhos pensados de acordo com as suas personas ideais. 

Exemplo de anúncio no Facebook

5. Anúncio de evento 

Vai promover um evento relacionado à sua marca? Esse tipo de anúncio é muito importante para atrair a atenção do seu público, já que pode conter todas as informações necessárias para que os interessados participem do seu evento. Assim, evita o trabalho de atendimento com o surgimento de possíveis dúvidas.

Exemplo de anúncio no Facebook

6. Anúncio de coleção/catálogo

Esse tipo de anúncio visa promover uma experiência parecida com uma demonstração de produtos presencial. É muito útil para marcas de roupas, acessórios e até mesmo de alimentos. E a principal vantagem é a visibilidade de diversos produtos em um só anúncio.

Exemplo de anúncio no Facebook

7. Anúncio local 

Se a sua marca possui uma unidade física, essa é uma ótima forma de atrair visitantes. Esse tipo de anúncio é baseado na localização, visando atingir apenas o público presente em um raio de alcance previamente definido.

Assim, é uma verdadeira mão na roda quando a sua marca tem uma loja física e promove eventos ou até mesmo ofertas especiais, vale a pena implementar!

Exemplo de anúncio no Facebook

8. Publicação impulsionada 

Além de desfrutar das já tradicionais maravilhas dos anúncios, esse tipo de ação ainda ajuda a desenvolver o público da sua página. Também, promove seu engajamento e autoridade, já que muitas pessoas procuram por referências de confiança nas redes sociais. 

Exemplo de anúncio no Facebook

📖 Veja também: Faça das Redes Sociais sua melhor porta de entrada para converter visitantes em clientes

9. Anúncio de remarketing

Você já se sentiu perseguido por uma marca em todos os lugares da internet logo após visitar seu site? Esse tipo de anúncio é chamado de remarketing, e serve principalmente para manter a sua marca fresca no imaginário do consumidor. 

Essa estratégia é muito útil para captar novamente a atenção de visitantes que já se mostraram interessados nos seus produtos e soluções. E você consegue impactar pessoas que já estão na sua base de Leads criando a sua campanha dentro do RD Station Marketing. Faça um teste gratuito agora!

Exemplo de anúncio no Facebook

10. Anúncio de apresentação multimídia

A variedade de formatos é uma excelente forma de incrementar a experiência do usuário. Textos, sons, imagens e vídeos tornam a sua campanha muito mais atrativa, além de aumentarem a percepção de valor do seu anúncio. 

Exemplo de anúncio no Facebook

11. Anúncio interativo 

A criatividade é e sempre será uma grande aliada da publicidade. Para se destacar dos demais, é preciso de inovação! Anúncios interativos prendem a atenção do seu potencial cliente, além de induzi-los a interagir com a sua campanha. 

E se ainda precisar de ajuda com anúncios no Facebook …

A Goo Resultados é uma agência parceira nível Diamond na RD Station. A partir dos resultados alcançados com nossa expertise e apoio das ferramentas do ecossistema da RD Station, fomos premiados com o troféu de Especialistas em Sucesso do Cliente na categoria Diamond em 2023. 

E se você sente que precisa de uma ajuda para transformar os seus anúncios no Facebook em uma máquina de conversões e oportunidades de venda, fale agora com um de nossos especialistas e descubra como nós podemos te ajudar a vender mais e melhor. 

 

Leandro Goulart

Leandro Goulart

Quem escreveu este post

Leandro Goulart soma mais de 10 anos de experiência em Marketing e Vendas. É CEO da Goo Resultados, empresa especializada em estratégias digitais com foco em captação de leads e aumento de vendas. É Diamond Partner RD Station, vencedora do Prêmio Agência de Resultados como Melhor em RD Station Marketing, categoria Platinum e Diamond em 2021. Em 2023, foi vencedora no Prêmio Limitless como Melhor Em Sucesso do Cliente, categoria Diamond.

Veja também

Marketing
Facebook Audience Insights: o que é e como definir seu público-alvo
Marketing
Influencer: o que é, como escolher um e tendências de uso para sua estratégia de Marketing Digital
Marketing
Lead Tracking: o que é, como ativar no seu site e por que usar essa funcionalidade