Funil de Marketing: saiba o que é e como criar um

Entenda como o Funil de Marketing pode aprimorar a orientação das suas ações de Marketing e a precisão na segmentação do seu público.

Denise Costa
Denise Costa7 de fevereiro de 2024
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Tendências entram e saem, ano após ano, porém, uma permanece intacta quando falamos em digital: o famoso Funil de Marketing. Tradicional no mundo comercial, essa estratégia promete ser a solucionadora para aprimorar a orientação das ações de marketing de um negócio e, ainda, garantir precisão na segmentação do público-alvo.

Dessa forma, quando executada corretamente, ajuda muito a controlar as interações e negociações, possibilitando aumento nas vendas, controle da jornada de compra, conquista de resultados expressivos e muito mais.

Neste artigo, vamos destacar o que é um Funil de Marketing, explorando as suas etapas de construção para educar e nutrir Leads. Além disso, por aqui, você pode tirar uma dúvida muito comum: qual é a diferença entre Funil de Marketing e Funil de Vendas?

O que é Funil de Marketing?

91% das empresas brasileiras atuam com Inbound Marketing, segundo o Panorama de Marketing da RD Station, com objetivo de atrair o consumidor de forma espontânea. Mas, como é possível fazer isso com eficiência? A resposta está no Funil de Marketing

Considerado versátil por sua aplicabilidade em todos os tipos de negócios, o Funil de Marketing proporciona bons resultados comerciais em campanhas online. Ainda, permite que as marcas compreendam seus Leads e criem um método efetivo, que gera vendas.

A estratégia é composta por diferentes etapas: topo, meio e fundo de funil — que vamos falar detalhadamente no tópico abaixo —, representando a jornada de compra de um potencial comprador. A partir disso, é possível segmentar o público, entender seus objetivos e planejar ações de acordo com o seu nível de maturidade, avançando nas fases de venda.

Entenda melhor o conceito no vídeo a seguir, retirado do Curso de Marketing Digital Gratuito da RD University:

Nesse sentido, confira um exemplo prático: uma livraria quer atrair Leads e convertê-los em consumidores de uma obra específica com foco em romance. Para isso, precisa planejar ações voltadas para cada estágio do funil, retendo os usuários até o momento final, quando eles se tornam clientes. 

Portanto, usando o Funil de Marketing, a marca vai estruturar os processos e seguir de perto a trajetória do usuário, oferecendo uma abordagem estratégica e eficiente, direcionada ao livro específico, que, ao fim, se transformará em venda. 

Etapas do Funil de Marketing e como definir a estratégia ideal para cada uma delas

O Funil de Marketing possui três estágios que exigem conteúdos específicos para envolver o público e convertê-lo em cliente. A seguir, confira detalhes dessas etapas e como conduzir os Leads em cada uma delas:

Topo de Funil

Denominada como etapa de descoberta, nesta fase do funil encontram-se pessoas que buscam informações sobre os seus desafios cotidianos em geral, ainda sem clareza de seus problemas

Dessa forma, é importante que a estratégia elaborada responda às suas perguntas e corresponda às suas necessidades. O material fornecido deve evitar uma abordagem muito comercial, sendo mais informativo e esclarecedor.

Assim, leve em consideração a criação de conteúdos com ampla abrangência, como:

  • artigos para blog (com foco em SEO);
  • distribuição em mídias sociais e pagas;
  • vídeos e apresentações.

Usando o exemplo da livraria (tópico acima), poderíamos criar um blog post com o tema “Romance: o que é, características, tipos e exemplos”.

Meio de Funil

No estágio do Meio de Funil, encontramos indivíduos que identificaram seus problemas e agora estão em busca de soluções. Portanto, este é o momento para convertê-los em Leads, reconhecendo aqueles que demonstram potencial para avançar para as próximas etapas.

Neste estágio, o público já está interessado nos serviços/produtos da empresa, após passar pelo processo de educação. Por isso, oferecer conteúdo que atenda às suas necessidades é fundamental. 

Para que os Leads reconheçam a sua empresa como uma opção, é necessário fornecer um incentivo, convidando-os a preencher um formulário de forma espontânea, através de:

  • materiais ricos (eBooks, checklists, guias, planilhas e templates);
  • serviços, como uma consultoria gratuita.

Ainda considerando o exemplo da livraria, nesta fase, poderia ser criado um eBook intitulado "5 hobbies para desenvolver nas férias", incluindo a leitura de obras de romance como uma das opções. Como sugestão, seria possível destacar no material o livro específico que deseja vender.

Dessa forma, a criação de Landing Pages é fundamental nesta etapa, para captar Leads, permitindo que as pessoas recebam o eBook em seu email para download.

💡 Dica da RD: ter acesso a modelos prontos e editáveis de Landing Pages, como os da imagem abaixo, pode te ajudar a ganhar agilidade nesse passo. Aproveite para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing e criar Landing Pages em minutos!

Modelos de Landing Page do RD Station Marketing, para usar no funil de Marketing.

Fundo de Funil 

O propósito do Fundo de Funil é impulsionar a operação da sua estratégia de Automação de Marketing, por meio da criação de fluxos que irão conduzir os Leads até a venda. 

Neste contexto, a estratégia deve convencer o cliente de que não apenas a solução proposta é a mais adequada, mas também de que sua empresa é a escolha ideal.

Portanto, você deve compartilhar conteúdos que abordam diretamente o seu serviço/produto. Abaixo estão alguns exemplos:

  • teste grátis;
  • cupom promocional;
  • consulta com um representante de vendas;
  • materiais com cases de sucesso de clientes anteriores;
  • conteúdos que abordem perguntas frequentes recebidas por sua equipe;
  • participação em webinars para compreender o funcionamento do seu negócio.

Finalizando o exemplo da livraria, nesta etapa, pode-se oferecer um cupom com 5% de desconto na compra do livro em questão, enviando-o para os emails cadastrados na Landing Page do conteúdo do Meio de Funil.

💡 Dica da RD: para mapear a jornada dos Leads no seu Funil de Marketing, você vai precisar de uma ferramenta de Automação de Marketing. Aproveite para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing e começar agora!

O que é Funil de Vendas?

Também conhecido como pipeline de vendas, é um modelo estratégico que guia a jornada de compra desde o primeiro contato até o fechamento da transação.

Portanto, o Funil de Vendas caminha em paralelo com o Funil de Marketing. Até porque a integração entre Marketing e Vendas é essencial para criar uma estrutura realista, tornando a transição de oportunidades mais suave e apropriada à abordagem de Vendas.

Esse funil é composto por cinco etapas:

  1. Qualificação: confirmar se o Lead possui o perfil do cliente ideal.
  2. Briefing: entender as necessidades do futuro cliente.
  3. Apresentação de proposta: gerar uma proposta personalizada com base nos dados coletados.
  4. Negociação: convencer o Lead de que a marca oferece a melhor solução do mercado.
  5. Fechamento: quando o Lead se torna efetivamente um cliente.

Cada uma dessas fases busca orientar os potenciais clientes em direção à decisão de compra. Em outras palavras, o Funil de Vendas permite que as empresas otimizem o processo de Vendas, identificando áreas passíveis de melhoria para ajustar as estratégias.

📖 Leia mais: Funil de vendas: o que é, para que serve, como montar um e quais insights ele oferece

Diferenças entre Funil de Marketing e Funil de Vendas

Por terem nomes similares, o Funil de Marketing e o Funil de Vendas podem gerar certa confusão sobre seus papéis. No entanto, ambos os conceitos se relacionam, mas possuem objetivos distintos: enquanto o primeiro se concentra em atrair e educar o público, o segundo se direciona à venda e à formação de receita.

O que podemos destacar sobre cada um:

  • Funil de Marketing: foca nas etapas iniciais de engajamento do cliente, desde quando ele toma conhecimento do produto/serviço até o momento em que considera realizar a compra. O intuito é qualificar o Lead por meio de conteúdos alinhados com a situação em que ele se encontra. 
  • Funil de Vendas: inicia quando o Funil de Marketing acaba, ou seja, período em que o Lead foi qualificado pelas iniciativas do Marketing. Nessa fase, a equipe comercial trabalha para fechar negócio, com a meta de converter o Lead em cliente.

Qual é a importância de trabalhar com o Funil de Marketing?

O Panorama de Marketing da RD Station indicou que, dentre as Estratégias de Marketing mais exploradas pelos times de Inbound Marketing para aplicar nos negócios, está Marketing de Conteúdo, com 71%. Esta informação evidencia a importância de operar com o Funil de Marketing e usar o conteúdo como apoio.

Portanto, encontrar a persona, entender o funil e criar um caminho repleto de detalhes é a chave para transformar Leads em clientes. Num universo onde as oportunidades online estão em crescimento constante, a concorrência é acirrada. Então, se você não der atenção ao cliente, saiba que alguém fará isso.

Com base nisso, construa um percurso envolvente, forneça informações relevantes e realize a jornada de forma acertada. 

📖 Leia também: Como escrever bons textos por meio do Marketing de Conteúdo

Como construir o Funil de Marketing para a sua empresa?

Mesmo que os objetivos das etapas do Funil de Marketing sejam bem definidos, a construção do processo é singular para cada tipo de negócio. Por isso, vale a pena adaptar as estratégias de acordo com o segmento de atuação e o perfil do público-alvo.

A seguir, separamos algumas dicas para construir um funil ideal para a sua marca:

Conheça seu público-alvo

Quem precisa atrair público no Funil de Marketing, deve, antes de mais nada, conhecer os usuários por meio de algumas informações, como:

  • idade;
  • capacidade financeira;
  • comportamentos de consumo;
  • desafios e necessidades;
  • preferências e expectativas.

Com esses dados, é possível traçar o perfil da persona e criar conteúdos com uma linguagem adequada. Dessa forma, você consegue transmitir a mensagem pretendida, com foco no seu produto/serviço como solução.

Crie conteúdos de valor e construa sua reputação

Produzir materiais relevantes, que vão cooperar para o conhecimento do seu público, é fundamental. Isto porque, o propósito é educar e nutrir os Leads, garantindo que eles entendam quais são os seus desafios, como resolvê-los e como a sua empresa vai ser a solução ideal para ajudá-los a enfrentar esses problemas com excelência. 

Além disso, para se diferenciar da concorrência e conquistar a atenção do público, é essencial estabelecer autoridade por meio de conteúdos ricos, que proporcionem informações relevantes.

Lembre-se de demonstrar como a sua marca se destaca em sua área de atuação, divulgando cases de sucesso, parcerias novas e outros pontos que evidenciam a competência do seu negócio.

Implemente a Automação de Marketing

Hoje em dia, o mundo digital tem à disposição uma série de recursos capazes de auxiliar na criação de um Funil de Marketing de sucesso, como a Automação de Marketing.

Vamos a um exemplo: você precisa integrar a ferramenta de Funil de Marketing no seu site. No entanto, essa prática só será possível com a Automação de Marketing, que vai auxiliar na captura de Leads, no armazenamento de dados e na geração de ações personalizadas para orientar cada visitante nessa jornada.

A seguir, confira como a visão geral do seu Funil de Marketing é apresentada no dashboard do RD Station Marketing:

Visão do funil de Marketing no RD Station Marketing.

Desenvolva seu Funil de Marketing e atraia novos clientes 

Na imagem abaixo, destacamos a performance dos últimos 6 meses de um Fluxo de Automação de abandono de carrinho para um e-commerce, atendido pela Duo Studio Interativo, agência parceira da RD.

Esse resultado foi conquistado aplicando a estratégia de Automação de Marketing dentro do Funil de Marketing, por meio do RD Station Marketing.

Resultado de campanha carrinho abandonado usando a metodologia do funil de Marketing no RD Station Marketing.

Gostou dessa progressão? Saiba que você também pode desenvolver o seu negócio com base em um Funil de Marketing. Para isso, experimente o RD Station Marketing e gerencie a sua operação de Marketing de um único lugar. Com essa solução, você:

  • atrai usuários para o seu site;
  • transforma visitantes em potenciais clientes;
  • se relaciona para fechar negócios;
  • multiplica o seu faturamento.

Experimente gratuitamente a ferramenta de Automação de Marketing mais utilizada no Brasil e comece a ver os resultados do seu negócio se transformarem.

Denise Costa

Denise Costa

Quem escreveu este post

Denise Costa é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, é Coordenadora de Redação na Duo Studio, agência digital 360º e software house com 10 anos de história e mais de 150 colaboradores em áreas multidisciplinares.

Veja também

Marketing
Marketing multinível: conheça o que é, as vantagens, desvantagens e polêmicas desse modelo de venda
Marketing
Churn Rate: o que é e como reduzir para sua empresa crescer
Marketing
RD e Sebrae lançam webinars sobre análise de resultados