Saiba o que é Pinterest e como usar o canal na sua estratégia de Marketing

Se você não usa o Pinterest, pode estar perdendo uma grande oportunidade de atrair usuários para o seu site e de vender mais.

Bruna Dourado
Bruna Dourado17 de setembro de 2024
Calendário de Conteúdo para as Redes Sociais 2025: acesse grátis!

Você inclui uma estratégia voltada para o Pinterest no planejamento de Marketing da sua empresa? Apesar do alcance dessa rede, que conta atualmente com mais de 459 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, muitos negócios ainda desperdiçam o seu potencial. 

Há quem pense que essa plataforma é apenas um site para procurar referências de decoração, moda e beleza, mas ela vai bem além disso. Dessa forma, pode ser uma valiosa fonte de tráfego e vendas para muitos negócios.

Se você quer desenvolver uma presença nessa rede, mas não sabe por onde começar, continue a leitura. Você vai descobrir o que é Pinterest, como funciona e como aproveitá-lo nas suas estratégias de Marketing e Vendas.

🎓 RD University: Curso de Marketing Digital Gratuito

Estude grátis

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que funciona como um quadro de inspirações. Nela, os usuários podem publicar imagens e vídeos — os chamados Pins. Além disso, podem salvar (ou “Pinar”) e organizar posts em pastas públicas ou privadas (os quadros ou boards).

Pelo foco em imagens, o Pinterest é usado com frequência para buscar e publicar referências de moda, beleza, decoração, design e outros temas de apelo visual.

Criada em 2010, nos Estados Unidos, a plataforma já conta com quase 46 milhões de usuários brasileiros, segundo dados da Statista. Mas, deve crescer ainda mais nos próximos anos, chegando a mais de 53 milhões de usuários só no Brasil.

usuários do Pinterest no Brasil

Como usar o Pinterest?  

Por ser uma rede social visual, o Pinterest é muito usado para compartilhar ou reunir referências em pastas. Assim, você pode usá-lo para publicar conteúdo inspirador, como fotos de produtos, infográficos, tutoriais e ideias criativas relacionadas a seu setor.

Dessa forma, é possível atrair usuários que buscam soluções ou inspiração. Esse tipo de conteúdo é eficaz para gerar engajamento e despertar o interesse de potenciais clientes. E melhor: você ainda pode direcioná-los para seu site.

exemplo de perfil no pinterest

Como criar um perfil no Pinterest

Para criar um perfil no Pinterest, você vai precisar seguir alguns passos simples:

1. Acesse o site ou app da plataforma: vá até o pinterest.com ou baixe o aplicativo no seu smartphone, que está disponível para iOS e Android.

2. Clique em "Criar conta": após clicar no botão, opte por usar seu email ou conectar uma conta existente do Google ou Facebook.

3. Preencha os dados: se optar por se inscrever com um email, insira seu nome, email, senha e data de nascimento. Após isso, clique em "Continuar" para seguir adiante.

4. Selecione seus interesses: escolha algumas categorias ou temas que você gosta, como moda, decoração, comida e viagens. Dessa forma, o Pinterest pode sugerir conteúdo personalizado no seu feed.

5. Configure seu perfil: após criar a conta, vá até a sua foto de perfil no canto superior e clique em "Configurações". Lá, você pode adicionar uma foto, descrição e links.

6. Converter em uma conta business: se você estiver criando um perfil para sua empresa, pode mudar para uma conta comercial nas configurações. Assim, a plataforma libera ferramentas de análise e anúncios.

conta business no pinterest

Por fim, depois de seguir esses passos, seu perfil estará pronto. Comece a usar o Pinterest, explore conteúdos e crie seus próprios Pins!

📘 eBook: Estratégias para Redes Sociais - 8 passos para ir além dos likes e tornar suas redes lucrativas

Acessar grátis

Como criar seu primeiro Pin

Para criar seu primeiro Pin no Pinterest, comece acessando sua conta pelo site ou aplicativo. Depois, clique no botão "Criar" no canto superior direito da tela (ou no ícone de "+" no aplicativo) e selecione a opção "Criar Pin".

Em seguida, faça o upload da imagem ou vídeo que você quer compartilhar. Escolha o arquivo e adicione um título chamativo, que represente bem o conteúdo do Pin.

Na descrição, você pode escrever uma legenda curta e incluir palavras-chave relevantes para facilitar que as pessoas encontrem seu Pin.

Se desejar, também pode adicionar um link para direcionar os usuários a um site, Landing Page ou loja online. Portanto, essa é uma ótima maneira de gerar tráfego e, depois, vendas.

Por fim, crie ou escolha um painel para salvar seu Pin. Quando tudo estiver pronto, clique em "Publicar" e seu conteúdo estará visível para outros usuários.

Por que empresas devem estar presentes no Pinterest?

O Pinterest pode ser usado pelas empresas para aumentar sua visibilidade, fortalecer o branding e direcionar tráfego para seu site.

Para isso, é possível começar criando painéis temáticos que refletem a identidade da marca e mostram seu estilo, valores e expertise. Isso ajuda a construir uma conexão emocional com os usuários e aumentar a lealdade à marca.

Além disso, o Pinterest oferece ferramentas de Marketing, como Pins patrocinados, que ajudam a aumentar o alcance entre públicos segmentados.

A partir dessas publicações, é possível atrair tráfego para o site da empresa, divulgar produtos e serviços e fechar vendas. Seja de forma orgânica ou paga.

E se engana quem pensa que somente negócios de mercados populares nessa rede social conseguem destaque, como Ecommerces de moda.

A seguir, veja como os usuários usam essa plataforma.

Usos mais comuns do Pinterest

O Pinterest é uma plataforma versátil, atendendo tanto às necessidades pessoais quanto profissionais dos usuários.

Nesse sentido, os usos mais comuns pelo público incluem:

Buscar inspiração

A maioria das pessoas usa o Pinterest para encontrar ideias criativas em diversas áreas, como decoração, moda, beleza e receitas. Para isso, elas criam painéis para salvar essas ideias e usá-las em projetos futuros.

Planejamento de projetos

A rede social também é usada para planejar eventos ou atividades, como casamentos, reformas de casa ou festas. Dessa forma, usuários organizam seus painéis com referências visuais, que os ajudam a planejar tudo em detalhes.

Descobrir tendências

Muitos usuários acessam a plataforma para ficar por dentro das últimas tendências de design, moda, tecnologia e estilo de vida. Assim, eles seguem perfis de influenciadores e marcas para se manter atualizados.

Aprender novas habilidades

Por meio de tutoriais visuais e "how-tos", os usuários podem aprender novas habilidades. Desde receitas culinárias até projetos de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), decoração e artesanato.

Explorar produtos e serviços

Muitos usuários frequentemente usam o Pinterest para descobrir novos produtos e comparar opções de compra. Para isso, seguem marcas e salvam itens que gostariam de comprar, tornando a plataforma especialmente útil para Ecommerces.

Como usar o Pinterest na sua estratégia de Marketing?

Agora que você já sabe o que é e como os usuários aproveitam o Pinterest, vamos falar sobre como os negócios podem usá-lo na prática. Confira as dicas! 

1. Comece pelo planejamento

Como em qualquer estratégia em uma nova rede social, é preciso ter intenções bem definidas antes de começar. Assim, você vai garantir que seu perfil seja mais bem-sucedido e realmente traga retorno. 

Comece definindo seus objetivos com o Pinterest. É gerar tráfego para o site? Aumentar as vendas de produtos? Além disso, defina com que público-alvo vai se comunicar, as publicações que serão feitas, os assuntos que serão abordados.

Para isso, crie um cronograma de implementação e um calendário de publicações para não deixar o perfil abandonado.

Cuide também de questões operacionais. Quem será a pessoa responsável por esse trabalho de criação, publicação e mensuração? Será preciso contratar alguma ferramenta?

Durante todo esse processo de definições, tenha em mente as personas da sua empresa. Com isso, você consegue ajustar sua estratégia de Marketing conforme os interesses e a linguagem dos seus clientes em potencial.

🗓️ Template: Calendário de Conteúdo para Redes Sociais

Acesse grátis

2. Publique conteúdo otimizado

O Pinterest é uma plataforma muito visual, por isso é importante escolher imagens em alta qualidade e na vertical para se destacar no feed dos usuários. A rede social recomenda a proporção 2:3, por exemplo, 1000 por 1500 pixels.

A descrição também é uma etapa estratégica. Descreva de maneira objetiva o seu Pin, com informações relevantes e que chamem a atenção dos usuários. Não se esqueça do link, principalmente se seu objetivo é levar o usuário para seu site ou loja virtual.

Na hora de publicar uma imagem, você também consegue criar uma pasta. Isso ajuda a organizar seu conteúdo e facilita a busca dos usuários por conteúdos semelhantes no seu perfil. Veja o exemplo a seguir:

Lembre-se de incluir palavras-chave no título das suas pastas. Também é possível inserir descrições, inclusive hashtags clicáveis.

3. Explore formatos

É possível adicionar fotos, artes e vídeos como Pin e você ainda consegue editar a imagem para adicionar texto ou mudar sua proporção.

Já para combinar vídeos e imagens em um único Pin de vídeo, é necessário usar o aplicativo do Pinterest. 

E se você pretende anunciar na plataforma, também pode criar um formato de carrossel, com várias imagens. Veja o exemplo de um Pin do Magalu nesse formato:

Há ainda outras possibilidades, como o Pinterest Shopping, que sincroniza informações automaticamente e transforma seus produtos em Pins.

Esse recurso é especialmente útil para quem tem loja virtual. Com ele, o usuário pode ver uma foto e comprar os produtos apresentados sem precisar sair da rede social.

4. Siga outros perfis e divulgue o seu

Nem só de posts vive uma estratégia na rede social. Use o Pinterest também para seguir outras empresas e usuários que podem trazer referências interessantes para o seu negócio. Para isso, insira alguns termos de interesse nas buscas e salve o que achar mais interessante.

Lembre-se também de divulgar o seu perfil, incluindo o link junto a outras redes sociais no seu site, assinatura de email e até em materiais impressos. Assim, todos saberão que você está presente nessa rede.

5. Mantenha-se ativo na plataforma

Assim como outras redes sociais, o Pinterest requer atualizações constantes. Portanto, não publique conteúdo e depois abandone a sua conta.

Ainda, fique de olho nos insights disponibilizados pela plataforma, atualize o perfil diariamente, se possível, e implemente melhorias. 

6. Crie anúncios

Se quiser turbinar o seu alcance no Pinterest, você também pode patrocinar Pins em formatos de imagem, vídeo ou carrossel. Tudo de maneira bem segmentada e mensurável, usando o Pinterest Ads.

7. Analise seus resultados

O Pinterest Analytics é a seção da plataforma que traz os resultados das suas publicações. Dessa forma, é possível visualizar métricas diversas, como:

  • impressões;
  • cliques nos links;
  • engajamento.

Também é possível filtrar informações por período de atuação, dispositivo usado pelo usuário e formato de conteúdo.

Além disso, o Pinterest Analytics pode ser usado para conhecer melhor o seu público na plataforma. Isto porque, é possível ver qual é a idade, gênero, localização e dispositivos usados por quem acessa seu conteúdo.

Há ainda uma nova seção, Conversion Insights, que mede o impacto total do seu desempenho orgânico e pago em um único painel. Ele está disponível para anunciantes e é muito útil para as suas análises.

Quer saber como avançar na sua estratégia para vender mais?

Veja na prática como capturar mais Leads nas Redes Sociais.

Como continuar a sua estratégia

O Pinterest é uma plataforma completa que pode trazer ótimos resultados para empresas, mas que ainda não é tão explorada pelos negócios. Isso é uma boa notícia para quem quer investir, afinal, fica mais fácil se destacar sem tanta competição.

No entanto, também é importante pensar nos próximos passos dessa estratégia. Afinal de contas, é bem provável que você queira vender mais — e não apenas gerar engajamento.

Para isso, pode ser interessante usar ferramentas de Automação de Marketing, que permitam criar Landing Pages, enviar mensagens e automatizar parte desse processo.

Dessa forma, você consegue levar seus seguidores para uma oferta, seja de material rico, produto ou promoção. Assim, você consegue os dados dessas pessoas, como nome e email, e pode continuar o relacionamento por email ou WhatsApp.

Essa estratégia fortalece a relação entre cliente e marca, criando oportunidades e facilitando as vendas.

Um exemplo de ferramenta é o RD Station Marketing. Além de permitir fazer todas as ações que mencionamos, com ela, você também consegue acompanhar os resultados, de visitas a vendas. 

Transforme seguidores em vendas

Publique Landing Pages, envie emails e mensagens de WhatsApp, crie fluxos de automação e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.

Começar teste gratuito 
Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo Sênior na RD Station. É formada em Publicidade e Propaganda pela ESAMC e em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, com Pós-Graduação em Marketing e Growth pela Descomplica. Tem mais de 9 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing, além de certificados em SEO, CRM e Email Marketing, Copywriting, Inbound Marketing, Redes Sociais e outros.

Veja também

Marketing
Estratégia de Marketing: principais informações e como escolher
Marketing
O que são redes sociais e para que servem
Marketing
Saiba o que é Automação de Marketing e como fazer na prática