O que é Instagram Ads e como usá-lo?

Anunciar via Instagram Ads traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Aprenda a criar anúncios e veja dicas para uma campanha que trará resultados!

Bruna Dourado
Bruna Dourado8 de outubro de 2024
Entenda como se planejar para alcançar resultados!

Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios no Instagram, seja no feed, Stories ou aba Explorar. Esses anúncios são veiculados nos formatos de imagem, vídeo ou carrossel, para gerar cliques, conversões, vendas, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos.


O sucesso do Instagram Ads entre as empresas não acontece à toa. O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais de 1,47 bilhão de usuários mensais ativos, segundo a Sensor Tower. Além disso, em 2023, o Instagram se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, chegando a 768 milhões de downloads, um crescimento de 20%. 

No Brasil, em 2024, de acordo com pesquisa da We Are Social e da Meltwater, o Instagram tem 134.6 milhões de usuários ativos. Outro dado interessante é que, segundo o Panorama de Marketing e Vendas da RD Station, 88% das empresas que afirmam usar redes sociais na estratégia usam o Instagram com frequência. 

Esses números mostram que a rede é uma excelente oportunidade de investimento para empresas de todos os portes e segmentos. Por isso, neste conteúdo, vamos te mostrar como anunciar na rede social utilizando Instagram Ads.

🎓 RD University: Curso de Instagram e TikTok Gratuito

Inscreva-se grátis

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é um recurso da rede social que permite veicular anúncios tanto no feed, quanto nos Stories e na aba Explorar, em diferentes formatos, como imagem estática, vídeo e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.

A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos e conversas em direct. Ainda, outra possibilidade é anunciar diretamente produtos à venda na Loja do Instagram da marca.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. E os formatos de vídeo curto, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação do setor e na divulgação de produtos e serviços.

Por que anunciar no Instagram Ads?

Anunciar no Instagram Ads oferece uma série de vantagens para empresas que desejam se destacar em um ambiente digital tão competitivo. Como vimos no começo deste conteúdo, o Instagram tem uma das maiores audiências globais e essa vasta base de usuários permite alcançar diferentes perfis de consumidores, desde nichos específicos até grandes públicos.

Além da visibilidade, o Instagram Ads se destaca pela segmentação precisa, permitindo que você direcione seus anúncios por idade, localização, interesses e comportamentos de consumo. Dessa forma, garante que sua mensagem chegue às pessoas certas, otimizando o investimento publicitário e aumentando a chance de conversões.

Outro fator importante é a diversidade de formatos de anúncios, como mencionamos, que ajudam a captar a atenção dos usuários em diferentes pontos da jornada de compra.

Por fim, com as ferramentas do Instagram Ads, você pode atingir diferentes objetivos dentro da rede social, tornando-se uma plataforma versátil para diferentes estratégias de Marketing.

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

Praticamente qualquer empresa, seja grande ou pequena, pode anunciar no Instagram Ads. A plataforma é acessível para diferentes tipos de negócios, de empreendedores individuais a grandes corporações.

Empresas de Ecommerce, por exemplo, podem aproveitar o Instagram Ads para divulgar produtos, criar engajamento e gerar vendas online. Já prestadores de serviços podem usar a ferramenta para promover soluções e atrair potenciais clientes.

Além disso, marcas que desejam aumentar o reconhecimento e fortalecer a presença digital podem criar campanhas focadas em visibilidade e engajamento.

Portanto, não é necessário ser uma grande marca com um orçamento milionário para aproveitar as vantagens da publicidade no Instagram. Pequenos negócios e até profissionais autônomos podem investir na plataforma de forma estratégica, utilizando os recursos de segmentação para atingir públicos locais e específicos.

📖 Veja também: Como fazer anúncio no Instagram: veja o passo a passo para começar na sua empresa

Quanto custa anunciar no Instagram Ads?

O custo para anunciar no Instagram Ads pode variar bastante, pois a plataforma funciona no modelo de leilão, onde o valor investido depende de vários fatores. Entre esses fatores, destacam-se:

  1. Orçamento definido: você pode escolher entre dois tipos de orçamento – diário ou total. Isso permite que os anunciantes controlem o valor gasto por dia ou durante todo o período da campanha, adaptando-se a diferentes disponibilidades financeiras.
  2. Concorrência no leilão: o preço para atingir um público-alvo específico pode aumentar dependendo do nível de competição entre os anunciantes que disputam a atenção desse mesmo público.
  3. Público-alvo: quanto mais segmentado o público (como características demográficas, interesses e localização), maior pode ser o custo por impressão ou clique, já que públicos altamente específicos tendem a ser mais disputados.
  4. Objetivo da campanha: o objetivo escolhido para sua campanha (como alcance, cliques no site, conversão, etc.) também pode influenciar o custo. Geralmente, campanhas de conversão ou venda tendem a ser mais caras do que aquelas focadas apenas em engajamento ou visibilidade.

Apesar dessas variáveis, é possível iniciar campanhas no Instagram Ads com valores relativamente baixos, o que torna a plataforma acessível até para pequenos negócios. 

Sendo assim, para ter o melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI), é fundamental otimizar os anúncios e segmentar o público de forma estratégica. Assim, o anunciante pode ter controle total sobre o quanto deseja investir e monitorar o desempenho em tempo real, ajustando a campanha conforme necessário.

📘 eBook: Estratégias para Redes Sociais - 8 passos para ir além dos likes

Acesse grátis

O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Agora que você já sabe que praticamente qualquer empresa ou profissional autônomo pode usar o Instagram Ads, confira o que você precisa ter para utilizar a ferramenta.

Isso porque, para começar a usar o recurso, você precisa atender a alguns requisitos básicos e realizar algumas configurações. Aqui estão os passos iniciais:

  • Ter uma conta comercial no Instagram: para anunciar no Instagram Ads, é necessário ter uma conta comercial, que oferece acesso a métricas e opções de personalização que não estão disponíveis em contas pessoais.
  • Conexão com uma página no Facebook: como o Instagram Ads é gerenciado por meio do Gerenciador de Anúncios da Meta, é necessário conectar sua conta do Instagram a uma página de negócios no Facebook. Isso permitirá a criação de anúncios melhor segmentados.
  • Acesso Gerenciador de Anúncios: toda a estrutura de criação de anúncios é feita pelo Gerenciador de Anúncios. Nele, você pode definir seus objetivos, públicos, orçamento e formatos de anúncios, além de acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real.

Além desses três pontos importantes, outro fator essencial é cumprir as Políticas de Publicidade da Meta. Leia com atenção para garantir que tudo funcionará bem!

Exemplos de anúncios no Instagram

1. Direcionado para uma Landing Page

Anúncio no Instagram feito com objetivo de gerar Leads para uma demonstração de estratégias de Marketing para a Black Friday. Assim, esse anúncio levava para uma Landing Page, na qual colhemos as informações do usuário em troca do acesso ao vídeo.

exemplo de instagram ads

2. Instagram Ads para um evento

Já esse exemplo teve o intuito de gerar inscrições para o RD Summit, utilizando um carrossel de imagens de como havia sido a edição anterior.

Percebemos, também neste anúncio, muitas pessoas marcando amigos para ir ao evento, multiplicando seus resultados.

exemplo de instagram ads

3. Anúncio com a foto de uma pessoa real

Anúncio feito no Instagram com objetivo de divulgar o RD Summit Live Show, cobertura oficial do RD Summit. Utilizar um conteúdo mais humanizado com fotos reais é uma ótima forma de chamar atenção na rede social.

como anunciar no instagram ads

4. Anúncio combinando feed e Instagram Stories

Esse anúncio teve o objetivo de gerar inscrições para os últimos lotes do RD Summit 2024. Assim, aproveitamos alguns dos principais nomes do evento para chamar a atenção do público.

O ad foi divulgado tanto para pessoas com interesse no evento quanto para pessoas semelhantes a essas via audiência Lookalike.

exemplo de instagram ads

5. Instagram Ads para Stories no formato em vídeo

Abaixo, temos um exemplo também de um anúncio em vídeo criado exclusivamente para o Stories. Apostar nesse formato pode te ajudar a ampliar a cobertura da sua campanha e alavancar conversões.

exemplo de instagram ads

Para anunciar no Instagram você deve criar uma conta no gerenciador de negócios do Meta e logo após usar o Gerenciador de Anúncios.

Aproveite os recursos do Instagram

Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Portanto, ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Meta. Veja alguns exemplos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Quais os formatos do Instagram Ads?

Ao produzir um anúncio para o Instagram, alguns detalhes precisam ser considerados. Para te ajudar, a seguir listamos o tamanho para postagens e anúncios no Instagram. Além disso, também separamos algumas outras especificações.

Confira!

1. Feed do Instagram

  • Dimensões de imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Proporção: 1:1 (quadrado), 4:5 (vertical) ou 1.91:1 (horizontal)
  • Formato de vídeo: MP4, MOV ou GIF
  • Duração de vídeo: 3 a 60 segundos
  • Tamanho máximo de arquivo: 30 MB (imagem), 250 MB (vídeo)
  • Texto: máximo de 2200 caracteres
  • Legendas automáticas: recomendado adicionar
  • Formato de anúncio: imagem única, vídeo único, carrossel (até 20 imagens/vídeos, antes o limite era 10)

2. Stories do Instagram

  • Dimensões: 1080 x 1920 px (vertical)
  • Proporção: 9:16
  • Formato de vídeo: MP4, MOV ou GIF
  • Duração de vídeo: 1 a 60 segundos (segmentado em 15 segundos)
  • Tamanho máximo de arquivo: 30 MB (imagem), 250 MB (vídeo)
  • Texto e overlays: recomendado não ultrapassar 20% da área visual
  • CTA (Chamada para ação): Links arrastáveis ("Swipe Up") ou botões interativos

3. Anúncios de Carrossel

  • Imagens ou vídeos: até 20 imagens ou vídeos
  • Dimensões (imagens): 1080 x 1080 px (1:1) ou 1080 x 1350 px (4:5)
  • Duração de vídeo: 3 a 60 segundos por cartão
  • Tamanho máximo de arquivo: 30 MB (imagem), 250 MB (vídeo)
  • Texto: 2200 caracteres no máximo por cartão

4. Anúncios no Reels

  • Dimensões: 1080 x 1920 px
  • Proporção: 9:16 (vertical)
  • Formato de vídeo: MP4 ou MOV
  • Duração de vídeo: até 60 segundos
  • Tamanho máximo de arquivo: 500 MB
  • Legendas automáticas: recomendado adicionar

5. Anúncios no Explorar

  • Dimensões (imagens): 1080 x 1080 px (quadrado) ou 1080 x 1350 px (vertical)
  • Proporção (imagens): 1:1 (quadrado) ou 4:5 (vertical)
  • Formato de vídeo: MP4, MOV ou GIF
  • Duração de vídeo: 3 a 60 segundos
  • Tamanho máximo de arquivo: 30 MB (imagem), 250 MB (vídeo)

6. Anúncios de Coleção

  • Formato: imagem de capa (foto ou vídeo) + produtos destacados
  • Dimensões da imagem de capa: 1080 x 1080 px (1:1) ou 1080 x 1920 px (vertical)
  • Proporção da imagem de capa: 1:1 ou 9:16
  • Formato de vídeo da capa: MP4 ou MOV (mesmas especificações dos vídeos)
  • Tamanho máximo de arquivo: 30 MB (imagem), 250 MB (vídeo)

7. Anúncios de Compras (Instagram Shopping)

  • Imagens do produto: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Proporção: 1:1
  • Número de produtos: até 5 por carrossel
  • Descrição do produto: até 100 caracteres

Como anunciar no Instagram Ads?

Agora que você já possui conhecimento das especificações dos anúncios, vamos mostrar como fazer na prática. Nesse tutorial de como fazer anúncio no Instagram, utilizaremos o Gerenciador de Anúncios. Mas lembre-se de que antes é necessário criar sua conta no Gerenciador de Negócios.

Para quem já possui familiaridade com anúncios no Facebook, fica mais fácil de fazer no Instagram, pois é o mesmo processo. Para começar, é só clicar no botão verde "+ Criar"

Definições de formato e verba

Depois, escolha o objetivo que você pretende atingir com a campanha. Vale ressaltar que os tipos de campanha podem ter suas particularidades de formato e direcionamento. Para demonstração, usaremos o objetivo de tráfego.

Em seguida, você terá a opção de escolher se deseja seguir as configurações recomendadas ou criar uma campanha de tráfego manual. Se você está começando agora, nossa sugestão é seguir as configurações recomendadas.

Ainda, é importante dar um nome para a campanha, conjunto de anúncios e anúncios para encontrá-los facilmente mais tarde.

Assim, será necessário definir se o seu anúncio faz parte de alguma das categorias de anúncio especial, são elas: crédito, emprego, moradia, temas sociais, eleições ou política.

Em um anúncio de tráfego, é preciso escolher para onde o usuário deve ser direcionado. Como estamos falando a respeito de Instagram Ads, vamos selecionar o “Perfil do Instagram”.

Chegou o momento de falar sobre valores: é nessa parte que você pode definir quanto está disposto a investir na campanha e também a sua duração.

É recomendado sempre ter uma data de fim já configurada (a não ser que não seja a estratégia) para não gerar cobranças adicionais por esquecer de pausar a veiculação.

Aqui também é possível definir um limite de custo médio por clique ou deixar que a ferramenta controle isso. Mas, é importante dizer que a plataforma é otimizada para sempre alcançar o menor custo possível por resultado.

Escolha de público e locais de exibição

Após esse passo, temos a parte de segmentação de público. Assim, é esse o momento em que você colocará todas as informações de quem deve receber a sua campanha, como localização, gênero, idade, interesses, etc.

Dica: configure bem essa parte para alcançar pessoas que sejam relevantes para seu negócio.

Perceba que, na coluna da direita, ele mostra a definição do público com uma estimativa de alcance potencial. Claro que essa estimativa vai depender de quanto você irá investir e de quem é o seu público.

Veja que também aparece o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.

Advantage+

Além da opção de definir seu público de forma manual, também é possível usar o Meta Advantage+, que permite que você use a Inteligência Artificial avançada da Meta para encontrar o público da sua campanha. 

Nos testes realizados pela Meta com outras opções de público, o público Advantage+ melhorou o desempenho de campanhas usando todos os objetivos. Segundo a Meta, os resultados foram:

  • Redução de 13% no custo médio por venda do catálogo de produtos.
  • Redução de 7% no custo médio por conversões no site.
  • Redução de 28% no custo médio por clique, cadastro ou visualização da página de destino.

Portanto, com essas opções, tanto manual como o Advantage+, recomendamos que você entenda o que faz mais sentido para sua realidade e teste o que mais se aplica. 

Público definido? Agora é o momento de dizer à plataforma os locais de exibição.

Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance. Como lá no início selecionamos o objetivo de gerar visitas no perfil do Instagram, automaticamente a plataforma já seleciona apenas os formatos disponíveis no Instagram.  

Mas você pode clicar em “Posicionamentos” e selecionar “Posicionamentos manuais”, para assim escolher exatamente os lugares onde deseja que seu anúncio apareça. 

Se este for o caso, ao selecionar “Posicionamentos manuais”, aparecerão algumas opções para você escolher. Algumas delas são: feed, Stories e Reels, resultados de pesquisas.

Momento da criação do anúncio

Partindo para os criativos, é hora de você configurar a aparência do anúncio conforme as especificações que citamos no início desse post. Para isso, escolha qual formato é o mais adequado para sua campanha (carrossel, Reels, imagem ou vídeo único e coleção).

Em seguida, escolha a imagem ou vídeo que você quer veicular. Se você tem mais de uma imagem, a plataforma te dá a opção de transformar esse conteúdo estático em um vídeo mais chamativo.

Por fim, não se esqueça de inserir o texto que acompanhará a imagem e da url de destino. No lado direito da tela, a plataforma exibe uma cópia de como o seu anúncio será veiculado. Fique atento se todas as informações estão legíveis.

Finalizando e deixando pronto para a análise

Também não esqueça de mensurar os resultados que o Instagram Ads vai levar de acessos para seu site. Você pode criar um parâmetro de URL para acompanhar esses números.

Tudo configurado? É só clicar em "confirmar" para publicar o anúncio! Você também pode dar um checklist final clicando em "avaliar".

Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

Quer saber como transformar seus seguidores em vendas?

Assista a essa demonstração prática e aprenda a gerar Leads nas Redes Sociais.

9 dicas para fazer uma boa campanha de Instagram Ads

1. Tenha seu objetivo claro com Instagram Ads

O objetivo da campanha deve ser seu primeiro foco: a rede social otimiza (e cobra) por resultados referentes ao seu objetivo (cliques, visualizações, conversões etc). Você quer impulsionar um novo produto? Quer aumentar o tráfego no seu Ecommerce?

A pergunta a ser feita deve ser: "Como fazer?", ou seja, que direcionamento remete ao meu objetivo? As duas perguntas no parágrafo anterior são simples de se resolver, tanto visitas no site como impulsionamento são objetivos diretos no Instagram. Mas e se o seu objetivo não for tão intuitivo assim?

Por exemplo, uma empresa de gestão de TI quer divulgar sua solução. No entanto, é um nicho muito específico, boa parte do público-alvo nem ao menos sabe que precisa de tal solução. A resposta do "como fazer" nesse caso pode ser educar o público, demonstrar como a gestão de TI pode facilitar o dia a dia dos técnicos, como pode prever problemas na infra e evitar custos elevados.

Uma forma de fazer isso é utilizar um vídeo, como uma demonstração em poucos minutos do software em ação, ou uma animação ensinando as soluções que a gestão de TI tem para as empresas. Talvez não para as empresas em geral, mas pode ser uma solução direcionada para uma área em específico, como o varejo.

Nesse caso, o anúncio pode ter como objetivo Reconhecimento. Assim, a empresa ganha alcance e fortalece seu branding.

Outro objetivo pode ser gerar Leads, ou seja, divulgar um material em uma Landing Page, para receber os dados do visitante em troca de uma oferta.

A linha de raciocínio, portanto, deve ser essa:

  • Objetivo?
  • Como fazer?
  • Qual estratégia de mídia entrega este resultado?

2. Pense no tópico do anúncio

Esta dica está atrelada à anterior, mas é importante dar um destaque. Após definir o objetivo, ou enquanto se está definindo, procure pensar em qual será o tópico do anúncio.

Dando continuidade ao exemplo da gestão de TI, foi definido que se quer educar um tomador de decisão, em uma empresa de varejo de grande porte, e transformar este tomador de decisão em um Lead.

Bom, provavelmente essa pessoa é um analista de TI, talvez um gerente, então que tipo de tópico interessa a ela? Devo falar em LAN’s, WAN’s e HelpDesk ou em gestão do tempo? Talvez gestão de equipe, gerenciamento e otimização do tempo? Qual é a dor dessa pessoa? Qual problema ela tem? Como atrair sua curiosidade?

3. Use páginas responsivas

Caso o objetivo seja levar o usuário a uma página, como uma Landing Page, por exemplo, verifique se esta página é responsiva, ou seja, se tem boa visualização também em dispositivos móveis.

Você pode fazer isso reduzindo o tamanho da página no seu próprio desktop e verificando se as informações se mantém todas visíveis na tela. No entanto, em ferramentas como o RD Station Marketing, é possível visualizar os dois formados ainda durante a edição. Aproveite para fazer um teste gratuito!

O Instagram é uma ferramenta mobile, então uma página desconfigurada por uma tela pequena pode acabar com o resultado da campanha. Além disso, responsividade não é mais uma tendência, ter um site responsivo é essencial.

Leve essa dica em conta não só nos anúncios, mas no seu site.

4. Trabalhe com URL Builder

Ainda em relação a levar o usuário a outra página, procure usar parâmetros UTM nas URLs, assim as informações de visitas para controle ficam mais precisas. Isso facilita também as análises de Fontes de Tráfego em ferramentas de análise, como o RD Station Marketing.

📖 Veja também: O que é UTM e como criar parâmetros para suas URLs com um Gerador de UTM (URL Builder).

5. Crie sua audiência

As possibilidades de segmentação para Instagram Ads são inúmeras, praticamente qualquer informação que o usuário coloque na configuração do perfil é passível de segmentar. Assim, gênero, idade, perfis seguidos, interesses por categorias, idade dos filhos, cidades que frequenta, celulares que usa, línguas que fala e empresa onde trabalha são alguns exemplos.

Dica extra: Pense fora da caixa, conheça o tomador de decisão e o influenciador. Quem contrata um software de gestão de TI, por exemplo, o gerente? Ou talvez seja o coordenador do time? O ideal é fazer testes A/B para comparar diferentes anúncios e diferentes audiências.

6. Planeje o anúncio

O anúncio em si é o divisor de águas entre o bom e o mau resultado, principalmente no Instagram Ads, onde o feed voa rapidamente nos dedos sem paciência do usuário.

Para prender a atenção, o anúncio deve ser impactante, a imagem precisa gerar curiosidade para levar à leitura do post. Este, por sua vez, deve levar o usuário ao objetivo da campanha, o clique, por exemplo. O Instagram Ads ainda possibilita a utilização de Calls-to-Action, botões para ação, com diversas possibilidades.

Algumas delas são:

  • Nenhum botão
  • Pedir agora
  • Como chegar
  • Salvar
  • Reservar agora
  • Fale conosco
  • Baixar
  • Saiba mais
  • Comprar agora

Na escolha da comunicação, o foco novamente deve ser a audiência. O que interessa ao meu público? Qual gatilho mental gera interesse — o conforto, o poder, a sedução, a liberdade?

Dica extra: Cuide com o número de caracteres, pois o Facebook e o Instagram trabalham com números diferentes. Além disso, o Instagram não mostra o título do anúncio, somente o corpo do texto. Como o texto é geralmente atrelado ao título, isso pode deixar seu anúncio confuso para o usuário.

7. Faça campanhas separadas por rede social

É possível fazer uma mesma campanha rodar no Facebook e no Instagram, mas as duas plataformas usam tamanhos bem diferentes de imagens, o que pode desconfigurar o anúncio.

Durante o processo de criação do anúncio, você pode visualizar como ele ficará no Instagram e no Facebook. Se for viável, um anúncio para as duas plataformas deixa tudo muito mais fácil. 

No entanto, o ideal é fazer campanhas separadas, pois isso facilitará as análises e métricas futuras. Mas, caso você tenha uma gestão ativa das redes sociais e tenha imagem e texto adaptáveis às duas plataformas, um mesmo anúncio é suficiente.

8. Conheça seu público

Mais do que resultados imediatos, as mídias pagas são excelentes para conhecer o seu público. Às vezes, você nem imaginava que determinada palavra-chave era a que tinha maior tráfego mensal e menor concorrência. Ou que o público de João Pessoa compra mais na sua plataforma online do que o de São Paulo. Ou que, para o seu negócio, mulheres acima de 40 anos tendem a converter mais do que homens acima de 55.

Resultado para ontem todo mundo precisa, mas o amanhã vem para quem se prepara. Ou seja, quem constrói sua estratégia de Marketing Digital a longo prazo, quem visa sanar as necessidades do seu público e não somente encher a conta bancária — dinheiro é consequência de um trabalho bem feito. As mídias sociais estão aí para separar o ontem do amanhã, aproveite a oportunidade e saia na frente!

Se quiser aprender mais, acesse nosso material sobre Estratégias de Marketing Digital no Instagram, ele ensina como criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar, tudo o que você precisa para alavancar sua marca.

9. Instale o pixel da Meta

Antes conhecido como pixel do Facebook, trata-se de um trecho de código que é colocado no seu site. Dessa forma, ele permite que você meça a eficácia dos seus anúncios no Instagram Ads, analisando as ações que as pessoas fazem na sua página.

A Meta indica que essa é a melhor forma de gerar mais Vendas atingindo as pessoas certas com seus anúncios, e que você poderá analisar esses números para confirmar. 

Você pode ver como instalar no guia do Pixel, mas é preferível contar com alguém que entenda e possa fazer para você. 

Tendências e atualizações no Instagram Ads 2025

O Instagram Ads continua evoluindo, oferecendo novas funcionalidades e se adaptando às tendências do mercado digital.

Por isso, a seguir, fizemos uma lista de quais são e separamos a seguir para você:

Expansão do uso de IA e automação 

O uso de Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum no Instagram Ads, com a automação de campanhas e sugestões baseadas em comportamento de usuários. 

Ferramentas como o "Meta Advantage+" ajudam os anunciantes a otimizar campanhas automaticamente, ajustando segmentações e formatos para maximizar os resultados.

Anúncios interativos e imersivos

Com o aumento do uso de Realidade Aumentada (AR) e interatividade, o Instagram está integrando novos formatos de anúncios que permitem uma experiência mais imersiva para os usuários.

Marcas podem agora criar anúncios com filtros e efeitos de AR, proporcionando experiências envolventes.

Foco no conteúdo gerado por usuários

O conteúdo gerado por usuários (UGC) não é uma grande novidade, mas está ganhando cada vez mais força como estratégia de anúncios, ajudando a construir confiança e autenticidade. 

Assim, marcas que utilizam conteúdo criado por seus próprios consumidores como parte de suas campanhas têm visto melhores taxas de engajamento e conversão.

Stories e Reels como formatos principais

Os vídeos nos Stories e Reels continuam dominando as preferências dos anunciantes. Inclusive, como lemos no início do texto, com o foco no Reels, o Instagram conseguiu recuperar o espaço que havia perdido para o TikTok.

Com isso, espera-se que a plataforma incentive ainda mais o uso desses conteúdos dinâmicos e de curta duração, visto que são altamente eficazes para capturar a atenção do público e gerar resultados rápidos.

Shopping na plataforma

O Instagram continua a investir no Ecommerce, com funcionalidades como o Instagram Shop e a integração de anúncios com opções de compra direta. Sendo assim, as marcas podem aproveitar essas ferramentas para facilitar a jornada de compra sem que o usuário precise sair do aplicativo.

Maior foco em sustentabilidade e responsabilidade social

Campanhas que promovem ações sociais e iniciativas sustentáveis estão em alta no Instagram. O público está cada vez mais engajado com marcas que demonstram responsabilidade social, e o Instagram está ampliando as opções para as empresas promoverem essas causas de forma autêntica.

Comece a testar os Instagram Ads no seu negócio

Anunciar no Instagram Ads pode ser um diferencial para sua empresa e uma forma de explorar melhor um canal para gerar resultados, diferente do que você já tem feito.

Se por algum motivo você não tiver bons resultados, basta pausar o anúncio. Por isso, é sempre bom testar novos canais e novos pontos de contato com nossos consumidores, para manter um bom relacionamento.

Perguntas frequentes:

O que é o Instagram Ads?

Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios em feed, Stories, Reels, Explore, vídeos e demais plataformas da rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, vendas, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos.

Como anunciar no Instagram Ads?

Crie uma conta no Gerenciador de Negócios da Meta (Meta Business). Os Instagram Ads podem ser criados no Gerenciador de Anúncios. Primeiro, escolha o formato que será anunciado e a verba utilizada. Depois, escolha o público que verá o anúncio e os locais em que ele será publicado, como o feed e os Stories. Por fim, configure o rastreamento para poder analisar os resultados e publique.

Onde posso publicar anúncios no Instagram?

É possível publicar em diversos locais na ferramenta do Instagram. São eles: no feed, nos Stories, nos Reels, na aba Explorar, nos anúncios de coleção e na aba Loja. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.

Transforme seguidores em vendas

Agende seus posts, crie páginas de link na bio, publique Landing Pages e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.

Começar teste gratuito
Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing.

Veja também

Marketing
Quais são os melhores horários para postar no Instagram em 2024? Saiba como descobrir os seus, o que o mercado diz e ferramentas
Marketing
O que é engajamento e como fortalecer a sua marca
Marketing
Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?