Quais são os melhores horários para postar no Instagram em 2023? Veja como descobrir os seus, o que o mercado diz e ferramentas

Reunimos em um único post as melhores técnicas para saber os melhores horários para publicar no Instagram e aumentar o engajamento de suas publicações na rede social

Resultados Digitais
Resultados Digitais24 de abril de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Os melhores horários para postar no Instagram mudam de acordo com o seu público-alvo e objetivos do post, por isso é importante fazer uma análise. Em geral, os melhores dias são terça e quarta-feira, enquanto os melhores horários para postar são:

  • Segunda-feira às 11h
  • Terças e quartas-feiras das 10h às 14h
  • Quintas e sextas-feiras das 10h ao meio-dia

Ter uma boa taxa de engajamento no Instagram é o maior desejo de qualquer profissional de social media. Sabe-se que são inúmeros os fatores que influenciam na performance de uma publicação. O horário em que ela é feita é um deles.

Mas, então, como saber os melhores horários para programar posts no Instagram em 2023? Responder essa pergunta não é uma tarefa fácil, uma vez que o Instagram nunca se pronunciou oficialmente a respeito.

Contudo, existem técnicas e formas de se entender como os horários certos podem fazer com que suas publicações tenham mais interações, tornando o seu perfil mais relevante. A principal delas é analisar seus próprios resultados e programar seus posts de acordo com eles.

Além disso, há muito mais a se aprender a respeito do Instagram do que os melhores horários e dias para postar. A RD University tem um curso gratuito com tudo sobre o Instagram e o TikTok para você se atualizar e começar a ter melhores resultados nas redes sociais do momento!

Então, deixe seu email abaixo para saber mais sobre esse super curso e, também, sobre todas as outras certificações da RD University. Depois, continue lendo o post sobre os melhores horários para postar no Instagram!

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

>> Leia também: Threads do Instagram: o que é, como instalar e (ainda não sabemos) como usar para Marketing Digital e Vendas

Como definir os melhores horários para postar no Instagram?

Enquanto o próprio Instagram não se posiciona oficialmente sobre, vários especialistas divulgam listas mostrando quais são os melhores horários. Ao gerenciar um perfil no Instagram, é preciso ter consciência de que o melhor horário irá depender única e exclusivamente da base de fãs que o segue.

É necessário entender seus comportamentos, padrões de atividades e como interagem. Assim, você saberá o momento ideal para ter maior engajamento no Instagram e aproveitar o timing do marketing.

Tudo começa por entender quem é seu público no Instagram

Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social. Um fator interessante de saber, por exemplo, são os horários que a persona dedica para acessar o Instagram.

Se a persona for um estudante de 17 anos, muito provavelmente ele estará hiperconectado, mas os horários do intervalo serão aqueles em que ele gastará mais tempo online. Já se for uma pessoa que trabalha em uma confecção de roupas 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.

Por isso, é importante se colocar no lugar da persona e entender como ela se comporta no uso das principais redes sociais. No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais.

Essa informação é importantíssima para identificar o horário ideal para publicações nas redes sociais onde sua marca está presente.

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

É preciso entender onde seu público está

Conhecer a localização do seu público é essencial para saber o comportamento dele nas redes sociais. Esse é um fator de alta relevância, pois influencia diretamente na forma como sua persona consome conteúdo na internet.

O Instagram Insights permite visualizar dados demográficos como principais cidades e países onde seus seguidores estão. Essa informação é valiosíssima, pois é possível criar conteúdos direcionados para determinada cidade, por exemplo. Para ter acesso aos Insights do Instagram, é preciso ter uma conta business.

O fuso horário brasileiro é composto por 4 diferentes zonas. Isso pode influenciar bastante sua estratégia. Imagine, por exemplo, que seu público está concentrado em sua maioria nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao publicar um conteúdo, deve-se levar em consideração que estes dois últimos estados encontram-se uma hora atrasados em relação ao horário de Brasília.

Editor de Link na Bio do RD Station Marketing

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Além de saber bem quem é seu público e onde ele está, chegou a hora de decidir de fato, qual é o melhor horário para publicar seu conteúdo. Para isso, deve-se levar em consideração alguns aspectos que podem ser decisivos para a entrega do seu conteúdo e engajamento do público com ele.

Tenha atenção ao horário comercial

O horário comercial é geralmente o período onde estabelecimentos do comércio e serviços realizam o atendimento ao consumidor.

Normalmente, é compreendido entre 9h e 18h de segunda a sábado para capitais e regiões metropolitanas. Em algumas cidades do interior, o horário comercial é considerado como sendo o período entre 8h e 17h.

Por que publicar no horário comercial pode não ser uma boa ideia?

É comum que, durante esse horário, as pessoas interajam menos com os conteúdos no feed do Instagram e Stories por estarem trabalhando. Por isso, em geral o ideal é publicar entre os horários que compreendem o intervalo para almoço que vai das 11h às 14h.

>> Leia também: Saiba como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa

Como descobrir os melhores horários para postar no Instagram?

Existem algumas formas de prever o melhor horário para publicar na Instagram. Nenhuma delas é definitiva, porém podem ajudar bastante a ter um melhor envolvimento do público com suas publicações na rede social. Vamos a algumas das opções disponíveis:

Use as informações do Instagram for Business

A melhor maneira de descobrir os horários em que suas publicações no Instagram podem ter mais interações é usar as informações disponíveis para perfis empresariais do Instagram.

No Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), você tem acesso às principais métricas: alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores. Pode, também, acessar também dados demográficos como: faixa de idade, localização, os dias em que seus seguidores ficam mais ativos, e o mais importante, os horários com maior interação com sua conta.

Como ver as informações do Instagram Insights?

Para acessar o Instagram Insights em seu smartphone, siga os seguintes passos:

  1. logar no perfil comercial e clicar no ícone com três linhas na horizontal disponível no canto superior direito;
  2. logo em seguida, clique em Informações (ícone de gráfico com três barras na vertical);
  3. após clique na opção Público;
  4. em Seguidores, clique em Horas para visualizar os horários em que seu público mais interage com suas publicações.
instagram insights

Faça seus próprios testes

Outra maneira de descobrir os melhores horários para publicar no Instagram é realizando seus próprios testes. É importante lembrar que esse processo é mais demorado, podendo levar de semanas até meses para ser concluído.

Porém, é a maneira mais genuína de encontrar informações que podem ser cruzadas para gerar insights preciosos, além de documentar sua estratégia de crescimento no Instagram.

Por meio de uma planilha, registre a semana, o dia da semana e horários em que suas publicações são feitas. Na mesma linha, reserve um espaço para documentar o formato de conteúdo (foto, vídeo, carrossel, GIF e outros) e as quantidades de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Lembre-se de reservar um espaço para observações gerais que podem ter interferido no engajamento do conteúdo. Exemplos: o post foi feito em uma data comemorativa, foi usado um recurso diferente para criação da imagem ou legenda, etc. Estas informações são essenciais para fazer uma análise real dos dados que serão obtidos. Isso é bem importante, também, para perceber rapidamente que o perfil está sendo punido com um shadowban.

planilha para postar no Instagram

Para facilitar a criação de testes, use um template para que você possa fazer seus próprios testes e avaliar a performance das suas publicações no Instagram.

>> Leia também: Como usar templates e recursos visuais para gerar Leads e ampliar conversões no Instagram

Dedique tempo e planeje-se

Como você pode perceber, os melhores horários para postar no Instagram não são definitivos, e nem existe receita de bolo. O ideal é fazer uso dos dados do próprio Instagram, fazer testes e utilizar recurso de outras ferramentas.

Dessa forma você será capaz de cruzar todas estas informações e identificar um padrão ideal para ter uma boa performance no Instagram.

Depois de identificados esses padrões, é importante dedicar tempo ao planejamento dos conteúdos. Faça experimentos de imagens, tipos de conteúdos e até mesmo de legendas que tiveram um desempenho superior às demais.

>> Leia mais: SMO (Social Media Optimization): o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais

Use ferramentas e aplicativos

Existe uma gama de ferramentas e softwares gratuitos e pagos que podem auxiliar na análise do melhor horário para publicações no Instagram. Uma delas é o UNUM.

O aplicativo gratuito disponível para Android e iOS possui o recurso Best time to post. Com ele, é possível verificar em quais horários durante a semana os posts tiveram picos de interações. Com essa informação, é possível prever os melhores horários para posts futuros.

Use uma ferramenta de agendamento para postar nos melhores horários e dias no Instagram para o seu negócio

E, para ganhar tempo, usar uma ferramenta para agendar posts no Instagram é fundamental. Veja algumas das vantagens que ela proporciona:

  • Aumento da produtividade;
  • Organização do calendário de publicações;
  • Controle e segurança do processo;
  • Garantia da frequência de postagens;
  • Aumento da taxa de engajamento;
  • Consistência nos dados e melhores análises.

Você pode criar e programar posts para Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter em segundos usando o RD Station Marketing! É bem fácil, e você pode agendar ou publicar na hora nas principais redes sociais, tudo de forma simultânea e segura.

Como fazer o agendamento de posts no RD Station

Com as integrações do RD Station, é possível gerenciar sua estratégia de conteúdo e acompanhar as métricas de cada postagem realizada via RD Station Marketing. Basta criar o conteúdo de uma publicação uma única vez e agendar a publicação com a funcionalidade de Postagem em Mídias Sociais.

Quanto mais estratégico você se torna com o conteúdo que compartilha nas mídias sociais, maior a probabilidade de suas contas crescerem. E mais provável, também, é que você direcione o tráfego de volta ao seu site.

É importante saber os melhores horários para postar no Instagram e nas outras mídias, mas melhor ainda é transformar esse engajamento em vendas! No vídeo abaixo, você pode ver como é fácil criar, editar e programar seus posts nas redes sociais, incluindo o Instagram:

Então, reúna as estratégias de redes sociais em um único lugar! Liberamos 10 dias gratuitos para você impulsionar suas estratégias com o RD Station Marketing.

É só ativar sua conta teste colocando seu email abaixo e começar a agendar posts no Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter:

RD Station

Agende seus posts com o RD Station Marketing!

Com a funcionalidade de Postagens em Mídias Sociais do RD Station Marketing, é possível criar o conteúdo de uma publicação uma única vez e agendar a publicação em todas as redes sociais integradas simultaneamente. Teste a ferramenta de graça por 10 dias!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que o mercado indica?

Como vimos até aqui, a melhor maneira de encontrar os melhores horários para postar no Instagram é mesmo identificando os seus resultados e analisando a sua performance através dos testes.

Mas além disso, também é importante analisar quais os dias e horários o seu mercado ou segmento de atuação está conseguindo ter bons resultados.

Para ajudar a identificar esses os melhores dias e intervalos de tempo para publicação, a equipe da Sprout publicou um estudo dos melhores horários para postar no Instagram em 2022, mas que ainda vale para este começo de 2023.

Eles estão segmentados por setor de atuação, com base na análise de postagens dos mais de 30 mil clientes da plataforma, que estão em diversos mercados.

Vamos conhecer alguns desses resultados para que possa entender se a sua audiência está seguindo esse mesmo padrão de comportamento.

>> Leia mais: Enquetes do Instagram: o que são, como fazer e exemplos para gerar mais engajamento

Análise geral dos melhores dias e horários para postar no Instagram em 2023

De acordo com o estudo divulgado pela Sprout, os melhores dias para postar no Instagram são as terças e quartas-feiras. Embora haja oportunidades em diferentes horários durante a semana, é nesses dias que se concentra a maior parte do engajamento na rede social.

Em se tratando de horários, a Sprout tem sugestões mais específicas. São elas:

  • Segunda-feira às 11h
  • Terças e quartas-feiras das 10h às 14h
  • Quintas e sextas-feiras das 10h ao meio-dia

Note, ainda, que há alguns horários durante o fim-de-semana que apresentam um engajamento ok. A pesquisa, porém, aponta o domingo como o dia com piores resultados na coleta de dados. Isso significa que você deve descansar? De novo, confira o que os dados do seu perfil dizem!

melhores horáriosve dias para postar no instagram

Melhores dias e horários para o segmento de Tecnologia

Separando a análise por segmentos, vamos começar apresentando o que funciona melhor para o segmento de tecnologia.

Para esse mercado, os posts no Instagram que mais se destacam em engajamento são publicados nas quartas-feiras às 8h e nas sextas-feiras às 10h. Além desses dias, o sábado também é apontado como uma boa opção para postagens.

melhores horários para postar no instagram tecnologia

Melhores dias e horários para o segmento de Educação

Para educação e cursos, a pesquisa mostrou que o melhor momento para conquistar comentários e cliques é às 10h da manhã de terça-feira. A Sprout diz, ainda, que quartas e sextas-feiras são bons dias para postar no Instagram se você tem uma empresa na área.

Perceba também no gráfico que o maior engajamento na terça-feira se estende durante a tarde. Assim, há mais opções para aproveitar o dia e interagir com seus seguidores.

melhores horários para postar no instagram educação

Melhores dias e horários para o segmento de Restaurantes

Saber os melhores horários para postar no Instagram se tornou vital para o segmento de restaurantes. As belas imagens e vídeos de pratos ajudam na batalha pelo paladar - através da visão - dos seguidores. Isso ficou ainda mais forte com o crescimento dos deliveries.

No estudo, o engajamento dispara a partir das 10h da manhã de quarta-feira. Pelo jeito, é quando as pessoas começam a pesquisar o almoço. Em geral, nos outros dias as interações com os posts também aumentam nas horas que antecedem o meio-dia.

melhores horários para postar no instagram restaurantes

Melhores dias e horários para o segmento de Saúde

Com a pandemia da Covid-19, a presença de perfis no Instagram voltados para a saúde cresceu muito. Eles vão desde aplicativos voltados à saúde mental até profissionais autônomos que buscam pacientes nas mais diversas especialidades.

A Sprout avaliou os melhores horários para esse segmento postar no Instagram e chegou às 7h da manhã de quinta-feira. Além disso, ela aponta terças e sextas-feiras como bons dias para conseguir engajamento com os seguidores.

melhores horários para postar no instagram saúde

Para conferir os detalhes no Instagram para algum outro segmento que não listamos aqui, é só acessar o post da Sprout (em inglês).

E, por fim, aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University! Você vai aprender a usar todo o potencial das redes sociais mais relevantes do momento, com aulas em vídeo ministradas pelas especialistas da RD Station.

Assim, você vai saber muito mais que os melhores horários e dias para postar no Instagram, trazendo resultados concretos para o seu perfil e o seu negócio. Clique abaixo para se inscrever, é de graça!

Curso de TikTok e Instagram gratuito da RD University

Post originalmente publicado em maio de 2019 e atualizado mais recentemente em abril de 2023

Perguntas frequentes

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Os melhores horários para postar no Instagram são: segunda-feira às 11h; terças e quartas-feiras das 10h às 14h; e quintas e sextas-feiras das 10h ao meio-dia.

Qual o melhor dia para postar no Instagram?

Os melhores dias para postar no Instagram são terça e quarta-feira.

Qual o pior dia para postar no Instagram?

O dia em que perfis de empresas menos têm engajamento por parte dos usuários do Instagram é no domingo.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Quem escreveu este post

Resultados Digitais é o portal de conteúdo, mídia e educação da RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de Marketing e Vendas é líder no Brasil e soma mais de 50.000 clientes, em mais de 40 países.

Veja também

Marketing
Glossário de Customer Success: 34 termos e siglas que você precisa conhecer
Marketing
4 Ps do Marketing: há quase 60 anos mantendo a relevância
Marketing
4 dicas rápidas de Email Marketing para sua loja virtual