Como fazer anúncio no Instagram: veja o passo a passo para começar na sua empresa

Fazer anúncios no Instagram ajuda a alcançar seu público-alvo e promover sua marca; com a estratégia certa e ferramentas como o RD Station Marketing, você pode criar campanhas mais eficazes

Resultados Digitais
Resultados Digitais26 de julho de 2023

A presença nas redes sociais não é mais opcional: tornou-se obrigatória, e não é de hoje. Além disso, elas se tornaram um ambiente cada vez mais competitivo, com cada vez mais empresas brigando pela atenção de usuários. O objetivo é conquistar novos seguidores, na expectativa de transformá-los em Leads e clientes. 

É assim no Instagram, uma das redes sociais mais populares do mundo. Mas como se destacar em meio a tantos usuários e conteúdos? A resposta é: comece a fazer anúncios no Instagram.

Se nunca anunciou no Instagram ou anunciou, mas não fez disso uma rotina no seu Inbound Marketing, continue lendo o post. Vamos apresentar os detalhes para adotar a estratégia e também como o RD Station ajuda a potencializar resultados e investimentos.

Por que vale a pena fazer anúncios no Instagram?

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo. São mais de 1,45 bilhão de usuários, sendo que no Brasil, a rede soma mais de 122 milhões de pessoas em 2022. É a terceira com maior público, atrás apenas do WhatsApp (169 milhões) e do YouTube (142 milhões).

Por conta do número de usuários e da presença o mercado, o popular “Insta” se torna um ambiente atrativo para alcançar o público-alvo de marcas, independentemente do ramo de atuação.

Além disso, o Instagram oferece uma variedade de opções de anúncios, como você verá ao longo desse artigo, permitindo que a marca escolha o formato que melhor se adapta tanto à linha editorial quanto ao nível e perfil de engajamento dos seguidores.

Quem pode fazer anúncio no Instagram?

Qualquer usuário (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) com uma conta no Instagram pode criar anúncios na plataforma. Mas para acessar todas as opções de segmentação e acompanhamento, é preciso ter uma conta comercial no Instagram e vinculá-la ao Facebook para ter acesso ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Tutorial Como atriar visitantes e gerar clientes pelas redes sociais

Quais tipos de anúncios posso fazer no Instagram?

Escolher o formato de anúncio certo é crucial para garantir que sua mensagem seja entregue de maneira eficaz. Cada formato tem suas próprias vantagens, então considere cuidadosamente qual deles é o mais adequado para sua campanha.

Confira os diferentes tipos de anúncios que você pode criar no Instagram, conforme detalhado na Central de Ajuda do Instagram:

  • Anúncios de imagem única: Uma única imagem em formato quadrado, paisagem ou vertical, com uma chamada para ação.
  • Anúncios de vídeo: Vídeos de até 120 segundos em formato quadrado ou paisagem, exceto para Stories.
  • Anúncios de carrossel: Até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio, cada um com seu próprio link, que podem aparecer no formato quadrado ou vertical.
  • Anúncios de Stories: Ativos de tela cheia vertical são recomendados, mas o formato aceita a mesma mídia usada em outros posicionamentos.
  • Anúncios de Reels: Apenas ativos verticais em tela cheia são permitidos para aproveitar o formato de vídeo curto do Reels.
  • Anúncios de Loja do Instagram: Uma única imagem ou formato de carrossel ou de coleção, que aparecerão como imagens quadradas 1:1 e direcionarão para a página de detalhes do produto no seu site.
  • Anúncios de exploração: Aparecem no feed de exploração do usuário, proporcionando uma oportunidade de descobrir novos conteúdos.

Quanto custa fazer anúncios no Instagram?

O custo dos anúncios no Instagram pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o público-alvo, a localização, a época do ano, o formato do anúncio e a duração da campanha.

No entanto, o Instagram usa um sistema de leilão para determinar o preço dos anúncios, o que significa que você só paga o que é necessário para superar a próxima oferta mais alta.

Dessa forma, você pode definir um orçamento diário ou total para sua campanha e o Instagram gerenciará seus anúncios para gerar a melhor taxa retorno possível sobre seu investimento.

>> Leia também: ROI: o que é o Retorno sobre Investimento [+ calculadora]

Como fazer anúncios no Instagram?

Empolgado com a possibilidade de ampliar sua base de Leads e clientes com a ajuda dos anúncios no Instagram? Para colocar a estratégia em prática, siga os passos a seguir:

  Defina seu objetivo

O primeiro passo para criar anúncios no Instagram é definir o objetivo da sua campanha. O Instagram oferece sugestões como reconhecimento de marca, alcance, tráfego, instalações de aplicativos, engajamento, visualizações de vídeos e conversões.

Identifique seu público-alvo

O próximo passo é identificar quem você deseja alcançar com seu anúncio. Você pode segmentar seu público com base em critérios como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos.

Escolha o formato do anúncio

Como mencionado acima, o Instagram oferece um menu de formatos de anúncios. Escolha o que melhor se adapta à sua mensagem e ao seu público.

️  Defina seu orçamento e cronograma

Você pode definir um orçamento diário ou total para sua campanha e escolher a duração da sua campanha.

Crie seu anúncio

Finalmente, você precisa criar o conteúdo do seu anúncio. Escolha entre imagem ou vídeo, defina o texto do anúncio e qual será o CTA (Call-To-Action ou chamada para ação).

  Acompanhe e otimize

Depois da publicação, é importante acompanhar o desempenho do anúncio e fazer ajustes conforme necessário para otimizar seus resultados.

>> Leia também: Bio do Instagram: o que colocar no perfil para ter mais resultados e como usar o link na bio

Crie seus anúncios de Instagram e Facebook com o RD Station Marketing

Você sabia que pode usar o RD Station Marketing para agendar, publicar, analisar postagens e transformar seguidores em clientes? E mais: agora também pode criar seus anúncios de Instagram e Facebook diretamente na plataforma, inclusive direcionando o usuário para o WhatsApp ou o Messenger!

Dessa forma, você faz a gestão das suas redes sociais no mesmo lugar em que gerencia toda a sua estratégia de Marketing Digital. E consegue, assim nutrir os Leads gerados pelos seus anúncios e criar segmentações mais personalizadas para a estratégia evoluir.

A funcionalidade do RD Station Marketing permite escolher onde o anúncio vai aparecer, seja feed ou story, e acompanhar a evolução e resultados dos anúncios, otimizando sempre a estratégia. De quebra, ainda permite conectar a criação de anúncios a uma estratégia de atendimento no WhatsApp ou Messenger para melhorar a taxa de conversão das suas ofertas.

Quer saber mais? Clique abaixo e veja uma demonstração sem compromisso das funcionalidades de redes sociais do RD Station Marketing!

Demo redes sociais rd station marketing
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Agendamento de posts nas redes sociais: veja como fazer e qual é a ferramenta ideal para usar
Marketing
Glossário de Marketing Digital – com vídeos!
Marketing
Instagram Aesthetic: como criar um perfil atraente para a sua empresa na rede social