Infoprodutos: o que são, quais são os principais tipos e como atuar neste mercado

Entenda como produzir, divulgar, vender e ser afiliado de infoprodutos, um dos mercados digitais que mais cresce no Brasil

Felipe Rosa
Felipe Rosa4 de setembro de 2024
Dados

Os infoprodutos (ou produtos digitais) são uma forma de transmitir um conhecimento de forma organizada, de entreter e gerar engajamento direcionado ou resolver e apoiar alguma necessidade da pessoa que o comprou.

Com a revolução do meio digital e a aceleração da educação online, eles ganharam ainda mais força e espaço na internet. 

Neste artigo, você saberá o que são infoprodutos, quais são as possibilidades de atuar com eles, quais são os nichos de mercado que concentram os mais vendidos e como você pode ter acesso a esse universo, atuando como afiliado ou produtor.

🎓 RD University: Curso de Marketing Digital Gratuito

Inscreva-se grátis

O que é infoproduto?

Um infoproduto é um produto digital que consiste em informações e conhecimentos específicos, criados e distribuídos por meio da internet. 

Ele permite que especialistas em determinados temas compartilhem seu conhecimento de forma escalável e acessível — muitas vezes servindo como uma fonte de renda passiva. 

Esses produtos podem estar disponíveis em diversos formatos, como eBooks, cursos online, webinars, videoaulas, podcasts, tutoriais, templates, entre outros.

Quais as vantagens dos infoprodutos?

Os infoprodutos oferecem várias vantagens significativas para quem os cria, especialmente em termos de escalabilidade, flexibilidade e rentabilidade. 

Aqui estão algumas dos principais benefícios:

Baixo custo de produção e distribuição

A criação de um infoproduto exige investimento: tanto de tempo como de conhecimento do criador.

Diferentemente de produtos físicos, não há necessidade de fabricação, armazenamento ou logística de entrega. 

Uma vez criado, ele pode ser distribuído digitalmente. Naturalmente, isso minimiza os custos operacionais. 

Isso significa que, após a criação inicial, os custos adicionais são praticamente inexistentes — o que permite margens de lucro altas.

Escalabilidade

Um dos maiores benefícios, também, é a capacidade de atingir um público amplo sem precisar de um aumento proporcional nos recursos. 

Um curso online, por exemplo, pode ser vendido para milhares de pessoas ao mesmo tempo. Tudo isso sem que o criador precise recriar o produto ou prestar suporte adicional para cada venda. 

Assim, é possível aumentar seus ganhos significativamente sem a necessidade de investir mais tempo ou dinheiro na produção.

Flexibilidade e autonomia

Criar e vender produtos digitais oferece ao criador a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar e em qualquer horário. 

E, como o processo é digital e automatizado, o criador não está preso a um local físico ou a horários fixos de trabalho.

Por isso, pode ser uma boa solução para um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além da possibilidade de alcançar um público global, sem as barreiras tradicionais de tempo e espaço.

Principais tipos de infoprodutos

A seguir, listamos os principais tipos de infoprodutos do mercado: eBooks, podcasts, audiobooks, vídeos tutoriais (screencasts), vídeo-aulas e programas de mentorias online.

eBooks

Um eBook é um livro digital, que pode ser lido por meio de um computador, tablet ou celular. E esse talvez seja o formato mais simples de se transmitir um conhecimento via infoproduto

Apesar da popularização dos eBooks, utilizados amplamente como iscas digitais entregues gratuitamente após o preenchimento de alguns dados em uma Landing Page, ainda assim existe espaço para a comercialização desse tipo de material.

Muitos produtores vendem, diariamente, algumas dezenas e até mesmo centenas de eBooks. Basicamente, eles tiveram o trabalho de produzir um conteúdo de extrema qualidade uma única vez e lucram todos os dias com as vendas desse material.

Ainda, o eBook é ideal para quem quer “abrir a carteira” do seu futuro cliente. Por ser uma material mais simples, na maioria das vezes esse conteúdo é vendido a um preço bem acessível e serve como porta de entrada para a venda de outros produtos digitais com maior valor agregado.

Um exemplo é o eBook Estratégias nas Redes Sociais: 10 passos para ir além dos likes e tornar suas redes lucrativas, da RD Station.

Ebook: exemplo de infoprodutos

Podcasts

Outra forma de transmitir conhecimento é por meio de um podcast. Com esse formato, você poderá disseminar conteúdo em áudio para sua audiência. 

Uma das principais vantagens desse tipo de material é a facilidade dele ser consumido. Afinal de contas, um podcast pode ser escutado por pessoas que estejam desempenhando outras atividades. 

Nesse sentido, uma pessoa pode ouvir esse conteúdo fazendo caminhada, musculação, uma viagem de avião/ônibus e até mesmo enquanto dirige seu automóvel ou faz serviços domésticos.

Um podcast de qualidade é uma excelente forma de criar audiência e até mesmo uma comunidade, abrindo porta para a divulgação de outros produtos digitais que você pode criar para comercialização.

Audiobooks

Se você precisa entregar um conteúdo mais denso em um formato simples de ser absorvido, pode investir na criação de um audiobook. Com ele, poderá narrar um conteúdo para seu cliente, que poderá consumi-lo também enquanto realiza outras atividades.

Para os aficionados por livros, o audiobook é uma forma de acelerar o processo de aprendizado!

Ou seja, você pode entregar áudios que resumem conteúdos ou os conteúdos completos podem ser consumidos de forma acelerada (1.25x, 1.50x, 1.75x e 2x) com funcionalidades nativas dos apps que reproduzem áudios.

Vídeos tutoriais (Screencasts)

Outro famoso modelo que você pode criar são os screencasts, ou seja, vídeos tutoriais que mostram a gravação de uma tela. Esse formato é muito utilizado para ensinar pessoas a utilizarem ferramentas digitais ou plataformas existentes no mercado.

Um exemplo prático de screencast é um infoproduto que ensina as pessoas a anunciarem seus produtos ou serviços no Facebook ou Instagram, Google e YouTube, tudo de forma prática e didática, clique a clique, gravando a tela. 

Acredite ou não, esse tipo de curso existe e tem uma demanda muito alta! Veja um exemplo a seguir, em que a RD Station ensina a fazer Automação de Marketing com a ferramenta RD Station Marketing:

Vídeo-aulas

Um dos formatos mais famosos de infoproduto é o modelo de vídeo-aulas. Nesse estilo, uma pessoa compartilha o seu conhecimento por meio de vídeos, utilizando uma apresentação na tela do computador ou em um flipchart. 

As aulas geralmente são entregues em uma área de membros. Nela, o curso online é estruturado em módulos. Cada um possui aulas organizadas de forma sequencial, para o aluno acompanhar todo o raciocínio do conteúdo e avançar seu conhecimento de maneira correta. 

Ainda, é comum que os produtores disponibilizem algum tipo de complemento da aula em vídeo em outro formato, como um PDF ou planilha, por exemplo.

Na RD University, por exemplo, você encontra diversos cursos com vídeo-aulas e materiais complementares. Um deles é o Curso de Marketing Digital Gratuito, veja um trecho da primeira aula a seguir:

Programa de mentoria online

Um produto digital em plena expansão no mercado é o programa de mentoria online. Nesse formato, uma ou mais autoridades em um determinado tema se reúnem ao vivo com seus mentorados em uma sala online para um papo virtual.

Nele, um conhecimento é compartilhado e pessoas presentes trocam experiências sobre seus desafios e vitórias, trazendo ações que melhor funcionaram em seus negócios e também os próximos passos para o desenvolvimento.

Geralmente, esses encontros virtuais são realizados a cada 15 dias ou mensalmente e ficam gravados para que os integrantes da mentoria possam consultar o conteúdo sempre que precisarem.

Quais os infoprodutos mais vendidos?

Os infoprodutos mais vendidos tendem a estar em áreas que têm grande demanda por conhecimento prático, crescimento pessoal e profissional, ou hobbies populares. 

No geral, os formatos mais vendidos são:

  • Cursos online
  • eBooks
  • Webinars
  • Workshops
  • Templates
  • Assinaturas de conteúdos exclusivos

Atualmente, a maioria das pessoas que procuram por produtos digitais querem um material que resolva alguma dor ou necessidade que possuem acerca desses temas.

Porém, isso não significa que um produto digital que não esteja inserido em um desses formatos não vai gerar bons resultados financeiros para a pessoa ou a empresa que o criou, certo?

Um ponto relevante aqui é que o mercado EAD (Ensino à Distância) cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

Assim, existe espaço para que qualquer tipo de treinamento online seja comercializado na internet, desde um produto digital que ensina a fazer papinhas para bebês de 6 a 18 meses, até um que mostra como ajudar idosos.

📖 Leia mais: Vendas Online: 6 melhores dicas para atrair clientes e ter sucesso

Ideias de infoprodutos 

Como você já percebeu, criar um infoproduto pode ser uma excelente maneira de compartilhar seu conhecimento e gerar renda extra. 

Se você está buscando ideias, aqui estão três opções para se inspirar:

Workshops

Workshops online são perfeitos para quem deseja oferecer treinamentos intensivos sobre um tópico específico. 

Seja para ensinar habilidades técnicas, como design gráfico, ou para abordar temas como desenvolvimento pessoal, os workshops são uma ótima maneira de engajar seu público de forma prática e interativa.

Um fotógrafo experiente, por exemplo, pode criar um workshop online ensinando os fundamentos da fotografia, desde a configuração da câmera até técnicas de composição e edição. 

Ele pode incluir aulas ao vivo, demonstrações práticas e exercícios para os participantes, tudo disponível em uma plataforma online.

Planilhas

Planilhas personalizadas são produtos digitais altamente valorizados, especialmente para públicos que buscam organização e produtividade. 

Desde modelos financeiros para controle de orçamento até planilhas de planejamento estratégico, esse tipo de infoproduto atende a uma ampla gama de necessidades. Sua criação pode ser simples, mas a utilidade que oferece pode gerar grande valor para os usuários.

Um especialista em finanças pessoais, por exemplo, pode criar uma planilha no Excel ou Google Sheets que auxilie as pessoas a controlar seus gastos mensais, definir metas de economia e monitorar o progresso financeiro. 

Caso queira elaborar mais, a planilha pode ser feita em outra ferramenta personalizável — e sempre vir acompanhada de instruções sobre como utilizá-la da melhor forma.

Newsletter

Oferecer uma newsletter exclusiva por assinatura é uma excelente maneira de manter um fluxo constante de conteúdo de qualidade para o seu público. 

Seja com dicas semanais de Marketing, curadoria de notícias ou insights sobre tendências do mercado, quando bem estruturada, a newsletter pode fidelizar seus leitores e estabelecer você como uma autoridade em seu nicho.

Caso clássico: um profissional de Marketing pode oferecer uma newsletter paga que entrega semanalmente insights exclusivos sobre as últimas tendências do nicho, como novas estratégias de SEO, ferramentas emergentes e estudos de caso.

O mercado de infoprodutos está saturado?

É muito pouco provável que você pense em algo que possa ser ensinado e que ainda não tenha um curso online, um eBook, um canal do YouTube ou até mesmo um podcast a respeito. 

Então, se existe um infoproduto para cada tipo de dor ou necessidade que as pessoas têm,  esse mercado está saturado, certo?

Esse é um dos maiores erros dos produtores e dos afiliados que deixam de entrar em campo por medo da concorrência. 

O fato é que não importa o quão concorrido seja um nicho de mercado, sempre existirá espaço para um bom produto digital nele.

Além disso, as pessoas não compram produtos apenas por conta daquilo que está escrito na página de vendas (suas características, benefícios e transformações realizadas). Elas compram também por afinidade com a pessoa ou empresa que desenvolveu tal produto digital.

Se você gosta, por exemplo, do mercado de investimentos e finanças, sabe que existem diversos profissionais e empresas de qualidade e com muito know how sobre esses temas. 

A verdade é que cada um deles tem a própria audiência e, muitas das vezes, uma pessoa que compra um infoproduto da pessoa/empresa A, também pode comprar o da pessoa/empresa B. 

Em resumo, tem espaço para todo mundo!

Como criar um infoproduto?

Então, como criar um infoproduto, na prática? Vamos entender esse passo a passo a seguir

Identifique o nicho e o problema

Comece identificando um nicho de mercado no qual você tenha conhecimento ou experiência. Em outras palavras: pesquise as dores e desafios que seu público-alvo enfrenta e que você poderia ajudar a superar. 

Quanto mais específico for o problema que você quer resolver, maior será o valor percebido do seu produto digital.

Escolha o tipo de produto digital

Decida qual formato será mais eficaz para o seu público e tema. E como já mencionamos algumas vezes aqui, você conta com muitas opções. 

Pode ser um eBook, curso online, webinar, planilha ou qualquer outro formato que permita a melhor transmissão do seu conhecimento. 

Para fazer essa escolha, também considere a complexidade do conteúdo e as preferências de consumo do seu público.

Planeje o conteúdo

Estruture o conteúdo de forma lógica e organizada. Esse é o momento de criar um esqueleto ou um índice, definindo os tópicos principais e subtemas. 

Certifique-se de que o conteúdo flua de maneira clara, levando o usuário de um ponto inicial a um resultado desejado. Nesse estágio, também é importante decidir sobre a profundidade e a abrangência do material, certo?

Produza o conteúdo em si

Comece a criação do infoproduto, de fato. Se for um eBook, escreva os capítulos e crie gráficos ou imagens de apoio. 

Se for um curso online, grave as videoaulas e desenvolva materiais complementares, como PDFs ou quizzes. E assim por diante.

Ainda, mantenha o foco na qualidade do conteúdo, garantindo que ele seja informativo e valioso para o usuário — afinal, é o foco dele.

Escolha a plataforma de distribuição

Pense na plataforma onde você venderá e distribuirá o seu produto. Para cursos online, plataformas como Hotmart, Udemy ou Teachable são opções populares. 

Para eBooks, considere vender diretamente em seu site ou em marketplaces como Amazon Kindle. No entanto, sempre tenha certeza de que a plataforma oferece segurança e facilidade de acesso para os compradores.

Lance e promova o infoproduto

Prepare uma estratégia de lançamento que inclua Marketing Digital. Isso implica em campanhas de email, anúncios em redes sociais e parcerias com influenciadores, a depender do que você está oferecendo.

Não esqueça de criar uma página de vendas atraente, destacando os benefícios e a transformação que seu produto digital oferece. A promoção contínua é essencial para manter as vendas após o lançamento inicial!

Colete feedback e melhore

Não basta apenas lançar e divulgar. Ainda, após o lançamento, colete feedback dos usuários para identificar pontos de melhoria. 

Utilize essas informações para atualizar e aprimorar o que você criou, mantendo o material relevante e valioso ao longo do tempo.

📘 eBook: Estratégias para Redes Sociais

Acesse gratuitamente

Formas de vender infoprodutos

Agora que você já sabe que existe espaço para todos e entende o passo a passo de como criar um produto digital, é hora de saber como vender infoprodutos

Vamos conferir as principais estratégias de venda?

Venda em modo lançamento

Uma das estratégias mais utilizadas por produtores de infoprodutos é o de manter as vendas fechadas durante a maior parte do ano e abrir o carrinho em algumas semanas específicas. Essa estratégia é conhecida como “lançamento”. 

Uma das principais vantagens de vender apenas em lançamentos é o de criar expectativa e senso de urgência na audiência, trabalhando fortemente com o gatilho da escassez. 

A ideia é gerar o sentimento de que quem não aproveitar a oportunidade para comprar o infoproduto durante aquele período, terá que esperar uma nova data de abertura de carrinho.

Venda em modo perpétuo

Outro modo de vender um produto digital é no modelo perpétuo, ou seja, ele está sempre disponível para compra. 

Nesse estilo, é mais comum encontrar afiliados atuando junto ao produtor para fazer suas vendas e receber uma comissão automática cada vez que alguém compra o material. 

Assim como acontece nos lançamentos, também é possível utilizar gatilhos mentais para vender em modo perpétuo. A diferença aqui é que outras técnicas de persuasão são utilizadas. 

Ou seja, ao invés de focar na urgência e escassez, o discurso é mais pautado nas dores e necessidades da persona.

Principais plataformas para infoprodutos

Até aqui, você já conheceu as principais formas de transmitir seu conhecimento e quais são as possíveis estratégias que pode utilizar para vender seu produto digital. Agora, chegou o momento de conhecer quais são as principais plataformas de infoprodutos do mercado. 

Veja como elas podem facilitar o seu dia a dia na hora disponibilizar os conteúdos para seus alunos!

Hotmart

A Hotmart é uma das plataformas pioneiras desse mercado no Brasil. Ela oferece uma estrutura completa para que você possa hospedar e vender seus produtos digitais. 

A plataforma conta com ferramentas que atendem às necessidades de produtores e também de afiliados, além de relatórios que trazem importantes insights para o crescimento do seu negócio. 

Ela também possui uma área de membros exclusiva (Hotmart Club) para que produtores possam organizar suas aulas e conteúdos em módulos, além de oferecer materiais complementares e certificados de conclusão. 

Além disso, oferece integração com o RD Station Marketing, para que você possa criar Landing Pages, fluxos de email e acompanhar o resultado da divulgação, tudo de forma automatizada.

Quer saber mais sobre a Hotmart e como ela funciona? Assista ao vídeo abaixo:

Eduzz

A Eduzz é uma multiplataforma que conecta produtores e afiliados. Ela também oferece a possibilidade de você criar sua própria área de membros através da Nutror, uma ferramenta gratuita que permite a criação de toda estrutura do curso online. 

Isso facilita a vida dos produtores e também dos alunos, que poderão consumir o conteúdo do curso de forma organizada e sequencial.

Assim como na Hotmart, toda venda de um produto digital feita pela Eduzz, é trackeada e a comissão é entregue automaticamente para o produtor e também para o afiliado que indicou o produto na WEB.

Quer saber se a Eduzz é para você? Assista ao vídeo abaixo:

Monetizze

A Monetizze é uma plataforma que faz a intermediação entre o consumidor, produtor e afiliado. Dessa forma, ela é responsável por gerir as vendas dos produtos digitais e liberar os conteúdos que foram adquiridos pelo aluno.

De forma similar à Hotmart e Eduzz, a Monetizze também oferece uma área própria para gestão de membros. Com a Membertizze, o produtor poderá estruturar todo o curso de forma simples, prática e rápida. 

Além disso, assim como as plataformas citadas anteriormente, a Monetizze oferece integração com ferramentas do mercado digital e relatórios customizados para análise das vendas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a Monetizze:

Como ter sucesso no mercado de infoprodutos?

Embora pareça simples a ideia de encapsular um conhecimento, transformando-o em um curso online, é preciso entender que existem diversos passos necessários para se alcançar o sucesso no mercado de infoprodutos, seja atuando como produtor ou afiliado.

O fato é que esse setor envolve uma série de estratégias de Marketing por trás dele. 

Ou seja, o produtor terá, provavelmente, que adquirir boas noções de tráfego pago, copywriting, geração de conteúdo, gatilhos mentais, criação de páginas de captura (Landing Pages), página de vendas, edição de vídeos e por aí vai.

Além disso, precisará operar uma ferramenta de Automação de Marketing, para colocar essas táticas em prática e atingir as pessoas certas. Assim, é possível construir uma estratégia sustentável e vender mais.

Portanto, quanto mais você estudar e aplicar as estratégias certas de Marketing Digital, maior a probabilidade de obter sucesso nesse mercado tão promissor. 

E se você não tem tempo para aprender todas essas habilidades ou ainda não possui uma equipe que possa ajudar a operacionalizar tudo que é necessário para um produto digital vender bem, você pode encurtar o caminho ao contar com uma agência de infoprodutos.

Ela ficará responsável por desenvolver todas as estratégias e gerir toda a parte técnica por você. Dessa forma, seu foco permanecerá somente no seu negócio, ou seja, no conteúdo que será entregue a seus futuros alunos.

E aí? Está pronto para criar um infoproduto e transmitir seu conhecimento para o mundo? 

Ou prefere se beneficiar dos produtos digitais já existentes, afiliando-se a alguns deles para recomendá-los na internet, ganhando uma comissão a cada venda realizada?

Divulgue seus infoprodutos com a ferramenta da RD

Envie emails e mensagens de WhatsApp, publique páginas de captura, crie fluxos de automação e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.

Comece seu teste gratuito agora
Felipe Rosa

Felipe Rosa

Veja também

Ecommerce
Vendas Online: 6 melhores dicas para atrair clientes e ter sucesso
Marketing
Marketing Digital: saiba o que é, como fazer e vantagens
Marketing
Saiba o que é Automação de Marketing e como fazer na prática