Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos [+ exemplos]

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado na internet para download ou streaming. Pode ser ouvido a qualquer momento, em diversos dispositivos, e costuma abordar um assunto específico, com o objetivo de construir uma audiência fiel.

Tiago Silva
Tiago Silva13 de setembro de 2024
Garanta agora!

Saber como criar um podcast pode ser um bom diferencial para profissionais e times de Marketing. Isto porque esse formato tem ganhado cada vez mais adeptos e pode ser acrescentado na estratégia de conteúdo de empresas que querem atrair mais Leads.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo — seja no carro, no ônibus, na academia, durante atividades domésticas e assim por diante.

Então, se você tem curiosidade sobre o assunto ou quer começar a fazer parte desse mercado, este post vai ser muito útil! Criar conteúdo em formato de podcast é mais fácil do que se imagina, mas existem algumas técnicas e segredos para auxiliar no processo.

A seguir, vamos falar sobre como criar um podcast, além de como planejar, gravar, editar, publicar e — o melhor — vender usando esse formato de conteúdo.

🎓 RD University: Curso de Marketing Digital Gratuito

Estude grátis

O que é podcast?

Podcast é como rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato tem um alto potencial de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e mais. Ou seja: não existe limite para a criatividade.

Antigamente, só era possível ouvir um conteúdo acessando o site dos fornecedores para dar o play ou baixar para ouvir no computador, de forma totalmente manual. Mas, esse não era o jeito ideal de se escutar um podcast, pois era necessário que o internauta fosse até o site.

Isso aconteceu até 2004, quando Adam Curry criou uma forma automática para esse conteúdo chegar até agregadores de podcast, e depois até aplicativos de áudio, como o Spotify. E assim funciona até os dias de hoje.

📖 Veja também: Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber

Qual o objetivo dos podcasts?

Podcasts não possuem só um objetivo, mas vários, e pode ser usado de acordo com as metas daqueles que criam esse formato de conteúdo. Veja abaixo:

Podcasts informam e geram entretenimento

Muitos desses conteúdos compartilham notícias e informações sobre temas como política, ciência, tecnologia, cultura, moda, filmes, economia e muitos outros. Dessa forma, os podcasts ajudam a atualizar e educar o público sobre determinados interesses.

Já outros podcasts são feitos para entreter as pessoas com histórias da vida real, comédia e entrevistas, por exemplo.

Podcasts educam e documentam

Existem também podcasts que possuem um foco educacional, tornando-se um caminho acessível para aprender algo novo.

Eles podem abordar tópicos acadêmicos, habilidades práticas ou desenvolvimento pessoal. Outros, servem para documentar e preservar histórias, tradições e experiências.

Podcasts conectam 

Os conteúdos em podcast ajudam a conectar pessoas que têm os mesmos interesses, criando grupos maiores relacionados a um determinado tema. Assim, os ouvintes sentem que fazem parte de uma conversa ampla, uma comunidade.

Quais as vantagens de fazer um podcast?

Criar um podcast para a sua marca ou empresa traz diversas vantagens. Veja as principais a seguir:

Amplia o alcance da sua marca: podcasts são uma ótima estratégia para impulsionar o reconhecimento da sua marca e aumentar sua visibilidade no mercado. Isto porque, esse formato de conteúdo promove conversas que ajudam a divulgar a imagem da sua empresa ou soluções.

Incentiva a proximidade: os podcasts ajudam a construir uma conexão sólida entre empresas e clientes, criando mais engajamento com a comunidade, pois promove uma relação próxima entre a audiência e os mediadores, ou hosts.

Posiciona a empresa no mercado: fazer um podcast também colabora para as empresas terem mais destaque no mercado em que estão inseridas. Assim, o posicionamento é mais notável e, até mesmo, ganha-se mais respeito da sociedade.

Gera mais tráfego nos canais digitais: por último, o podcast pode aumentar o tráfego nos canais digitais da sua empresa de forma significativa. Seja ele mensal ou semanal, com esse conteúdo, é possível criar uma rotina que atrai novos visitantes com recorrência.

Quais as desvantagens de fazer um podcast?

Como nem tudo são flores, criar um podcast também pode ter suas desvantagens. Portanto, leve essa lista em consideração para encarar os desafios!

Investimento de esforço e custo

Começar um podcast necessita de compromisso de diversos times na empresa, além de tempo e esforço dedicados a várias etapas, do planejamento até a edição.

Além disso, a produção pode ser custosa, pois é necessário investir em equipamentos e software para subir um conteúdo de qualidade no ar e se destacar da concorrência. 

Conte também com o tempo de aprendizado, afinal, aprender como criar um podcast não é tão simples. Por isso, pense até mesmo na contratação de colaboradores que já possuem experiência prévia nesse tipo de conteúdo.

Confiabilidade do conteúdo compartilhado

É fundamental ter responsabilidade em relação ao conteúdo que será divulgado no seu podcast. 

Portanto, cheque as informações, escolha bem os convidados e crie um roteiro prévio para evitar a dispersão do assunto central. Além disso, fique atento às questões legais e direitos autorais de nomes, imagens e músicas.

Demora no crescimento da audiência

Tenha paciência, pois a construção de uma audiência com ouvintes de qualidade e engajados pode levar tempo. Porém, persista e planeje boas estratégias de Marketing para divulgar o podcast, além de manter-se fiel ao cronograma de postagens. 

Quer saber como planejar uma estratégia de Marketing Digital?

Assista a esse vídeo e veja como o RD Station Marketing pode te ajudar.

Como ouvir seus podcasts favoritos?

As pessoas interessadas podem acompanhar direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio. Assim, podem ouvir direto do aplicativo do celular em aplicativos de música ou baixar para ouvir offline.

Além disso, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Outra vantagem do podcast é o fato de ter baixa transferência de largura de banda e não consumir tanto como os vídeos. E isso resulta em economia no uso dos dados da operadora de telefonia móvel dos ouvintes.

Exemplos de agregadores de podcast:

Android

  • Spotify
  • Google Podcasts
  • Podcast & Radio Addict
  • Podcast Republic
  • Pocket Casts
  • Stitcher Radio

iPhone

  • Spotify
  • Podcast (nativo)
  • WeCast
  • Overcast
  • Stitcher Radio

O Spotify vem se tornando, gradualmente, o tocador de podcasts mais popular do mundo. A familiaridade de seus usuários com a interface, por causa das músicas, está acelerando esse processo rumo à liderança.

Abaixo, como exemplo, você pode ouvir no player incorporado um episódio do Mídia Market, em que o CMO da RD Station, Bernardo Brandão, é entrevistado:

Como criar um podcast para sua empresa

Muita gente quer saber como criar um podcast. Os motivos vão desde gerar awareness para a marca até a geração de Leads, passando pela boa e velha educação de mercado.

A seguir, vamos falar sobre como você pode planejar, gravar, editar e publicar seu próprio podcast. No final, mostramos também como vender mais por meio desse formato de conteúdo.

1. Planejar

Elaborar um bom planejamento é uma etapa fundamental, que não deve ser menosprezada. É aqui que será definido o objetivo que queremos alcançar para encantar e fidelizar os ouvintes, e por esta razão é uma tarefa que exige bastante atenção e cuidado.

Por isso, antes de pensar em como criar um podcast, alguns pontos que devem ser planejados são:

Público

Identificar o público é importante para saber qual vocabulário você utilizará. Você deve falar de acordo com a linguagem de quem ouvirá o seu podcast - seja ela simples ou complexa, informal ou formal.

Concorrência

Procure ser diferente da concorrência. Ouvir o modelo da concorrência é bom, mas também é bom ouvir outros modelos que fazem sucesso. Porém, o modelo ideal é aquele que agrada ao seu público.

Tentar não é o problema, o problema é não tentar, então, faça experimentos e veja com o tempo em quais modelos o seu público fica mais interessado.

Tema

Definir um tema e o formato é importante, por exemplo: bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo e até mesacast - quando o podcast é gravado e disponibilizado também em vídeo. Mas, além disso, é fundamental falar sobre algo que você ou sua empresa dominam.

Conteúdo

Depois de definir um tema, é importante planejar o conteúdo. Logo, crie um checklist para todo o episódio, pois ele vai ajudar muito a não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema.

Convidados

Entrevistar convidados é muito interessante, afinal, eles podem acabar compartilhando o conteúdo do podcast nas redes sociais e, assim, aumentar ainda mais sua audiência.

Personalidade

O podcast tem um alto poder de fidelização, já que ouvir a voz de alguém é diferente de ler um texto. Assim, definir sua própria personalidade é fundamental. O tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ficam muito caracterizados.

Frequência

Manter uma frequência ajuda a engajar e a manter a audiência conectada ao seu conteúdo. Por isso, se possível, escolha dias fixos da semana e mantenha um calendário consistente para publicar.

E quando começar os trabalhos, não pare: tenha sempre uma regularidade nas publicações e evite ao máximo ficar meses sem publicar.

CTA

Essa é a etapa em que você vai definir o momento para convidar o ouvinte a fazer alguma ação, se será no início, no meio ou no fim do podcast. Deve ser simples, para direcionar apenas para um destino. Por exemplo: “acesse o nosso site, lá você encontrará mais detalhes e informações”. É o chamado call-to-action (CTA).

Página

Tenha uma página pronta para receber seus ouvintes, seja um site ou até mesmo uma Landing Page. Crie sua marca, sua identidade, sua logo, pense nas cores e também sobre como manter um relacionamento com seu público.

Roteiro

Depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o roteiro! Ele é útil para você não se perder no assunto.

Porém, não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente e, caso seja necessário, volte ao roteiro para dar continuidade ao tema planejado.

Veja um exemplo do que deve conter no seu roteiro:

  1. Vinheta de início;
  2. Apresentação dos locutores;
  3. Falar data de publicação e o tema do podcast do dia;
  4. Rápida introdução para prender o público ao assunto;
  5. Vinheta transitória para avisar que vai começar;
  6. Primeiros avisos e convite para CTA;
  7. Falar sobre todo o tema do checklist;
  8. Preparar para o encerramento;
  9. Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
  10. Últimos avisos e convite para CTA;
  11. Encerramento.

Voz

Tenha cuidado com a voz, principalmente se for um longo período de gravação. Por isso, procure sempre manter a garganta hidratada, bebendo bastante água.

Treinar

Vamos lá! Ligue o gravador e comece a falar, treine gravações usando o próprio gravador do celular, faça uma autoavaliação e peça para alguém avaliar você também.

2. Gravar

Esse é o momento de iniciar a gravação, os participantes precisam estar em um ambiente confortável e silencioso. Portanto, criar uma sala com uma boa acústica é muito importante, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos.

Microfone

Tenha cuidado ao achar que com um bom microfone não será preciso ter uma boa acústica.

Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação. Mas, caso queira qualidade, vale a pena pesquisar por microfones profissionais.

No mercado, existem muitas opções e a escolha vai depender do local e de como será a gravação do podcast: se será individual, em grupo, em sala grande ou pequena. Recomenda-se pesquisar e conversar com um profissional que entenda do assunto.

Ambiente

Falando um pouco sobre o ambiente, atente-se ao isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação — em estúdios profissionais, são usadas espumas onduladas para minimizar o reflexo do som.

Softwares

Estando tudo pronto para a gravação, chegou o momento de definir como será gravado o podcast. Existem diversos softwares no mercado, mas, como criar um podcast não exige muita complexidade para gravação e edição, aconselhamos usar o famoso Audacity. Ele  é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.

Se você optar por também realizar seus episódios em vídeo, pode gravar usando o Google Meet ou o Zoom, para depois editar e disponibilizar o áudio nas plataformas de podcast e o vídeo no seu canal no Youtube, por exemplo.

Lembrando que para distribuir seu podcast nas plataformas de áudio é necessário usar uma ferramenta de hospedagem e geração de feed RSS, que vamos nos aprofundar no item 4.

Uma dessas plataformas é o Anchor, que é do próprio Spotify e que, além de permitir a hospedagem e distribuição do podcast para as principais plataformas, também permite gravar diretamente pelo seu aplicativo, inclusive com convidados.

📖 Leia mais: Como usar o Adobe Audition na edição e gravação do seu podcast

3. Editar

Se você nunca editou um arquivo de áudio, essa pode ser uma etapa um pouco difícil, mas é fundamental. Aqui, apresentamos algumas técnicas que vão facilitar a edição e também deixar o áudio com uma excelente qualidade.

Além disso, antes de começar, certifique-se de que você tem guardado um backup do arquivo de áudio da gravação original, para evitar possíveis problemas de alguma edição errada.

Audacity

O Audacity tem vários efeitos de edição, mas iremos falar dos que são essenciais para a edição de voz.

Assim, com a cópia do arquivo de áudio original aberta no Audacity, a primeira etapa é começar a ajustar a qualidade do áudio.

Para isso, selecione todo o áudio, vá no menu “efeitos” e aplique os seguintes ajustes:

  • Amplificar: aumentar o volume do som.
  • Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone.
  • Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos e baixos.
  • Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio sem perder qualidade.
  • Equalização: ajustar os graves e os agudos.

Nesta parte do tutorial não existe uma fórmula exata das configurações de edição no software, pois depende muito da qualidade final do podcast gravado. Logo, é importante, em cada etapa, ouvir várias vezes o áudio e ir ajustando conforme a necessidade.

Caso não fique bom, você pode voltar para as configurações anteriores, usando a combinação do teclado CTRL+Z e repetindo o procedimento até que se chegue em um resultado satisfatório.

Caso você queira usar múltiplas pistas para edição com efeitos, vinhetas e vozes, basta ir no menu Arquivo/Importar/Áudio. Você também pode usar a combinação do teclado CTRL + SHIFT + I e selecionar o respectivo áudio para adicionar uma nova pista de edição.

Outros sites úteis para criar podcasts

Segue uma lista de sites que disponibilizam músicas e efeitos para serem adicionados ao seu projeto:

Uma dica bem legal, caso queira utilizar algum som de fundo, é usar o efeito Auto Duck. Ele aumenta e diminui automaticamente o volume da música, de acordo com o áudio da voz dos participantes. Para usar esse efeito, basta inserir a música na primeira pista do Audacity, selecioná-la e ajustar o efeito conforme a necessidade.

Assim que concluir a edição, você precisa exportar o projeto final para um arquivo de áudio em mp3. Selecione a qualidade de 96KBps, pois esta é uma qualidade excelente para conteúdo no formato de podcast.

4. Publicar

Para publicar um podcast, você precisa basicamente de dois requisitos: um lugar para hospedar e um Feed RSS para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts.

Como criar e publicar um podcast no Spotify (via Anchor)

Como já mencionado na etapa de gravação, o Anchor, que foi comprado pelo Spotify, é uma ferramenta que permite gravar, editar, hospedar e distribuir os episódios do seu podcast automaticamente nas principais plataformas de áudio, incluindo Spotify, Pocket Casts, RadioPublic e Breaker.

Além disso, com o feed RSS gerado, também é possível integrar ao Google Podcasts, Apple Podcasts e todas as outras plataformas disponíveis.

Quer saber como seus episódios estão performando? Quem está ouvindo? De onde são? Como vivem? Na ferramenta, você conta com um relatório de episódios e audiência, onde é possível entender tudo isso e muito mais.

Lembrando que a ferramenta é totalmente gratuita, com hospedagem ilimitada e todas as funcionalidades necessárias para seu projeto sair do papel.

Mas afinal, por que você precisa garantir seus episódios no Spotify? Além de streaming de músicas, ele está chamando a atenção também como biblioteca de podcasts e é um dos apps mais usados pelos usuários para ouvir música ou conteúdo.

Ao publicar usando o Anchor, geralmente, alguns minutos são o suficiente para que o episódio esteja disponível no Spotify, desde que siga as regras do site. No entanto, nas outras plataformas pode levar mais tempo. Depois é só divulgar!

5. Vender

Você está preparado para receber seus primeiros Leads vindos do podcast e torná-los possíveis oportunidades e clientes? Para isso, você precisa divulgar um site ou, melhor ainda, de uma Landing Page.

Para isso, ofereça materiais ou conteúdos exclusivos para quem acessar a página e converter. Assim, você pode pedir em troca informações como nome, email e cargo.

Assim que você tiver os primeiros Leads, procure se relacionar com eles e entender pelo que se interessam. Planeje uma estratégia de relacionamento até chegar a uma oferta. Dessa forma, você pode oferecer algo em que eles realmente estão interessados.

📖 Leia também: O que é geração de Leads e quais são as melhores dicas para converter mais

Qual a diferença entre podcast de áudio e vídeo?

Entre podcasts de áudio e vídeo — também conhecidos como mesacast — a principal diferença é vista na experiência de consumo e no formato de reprodução.

Confira os detalhes:

FormatoExperiência
de Consumo
Produção
e Recursos




Podcast de Áudio
Conteúdo apenas em áudio para ouvintes escutarem em plataformas de streaming. Boa opção para situações em que não é possível ter a atenção visual.Flexível e acessível em situações em que você realiza várias tarefas ao mesmo tempo, já que pode ser ouvido em qualquer lugar, sem precisar olhar para uma tela.Mais simples e menos caro de produzir, já que necessita apenas da gravação e edição de som.



Podcast de Vídeo
Conta com áudio e imagem, assim, é possível assistir em plataformas de vídeo com elementos visuais que complementam a experiência.Uma experiência mais imersiva, com os elementos visuais. Exige mais atenção e foco, precisando de mais tempo para assistir.Mais trabalhoso, pois inclui gravação de imagem, iluminação e edição de vídeo.

Bônus: exemplos de podcasts de Marketing, Vendas e Negócios para você se inspirar!

Separamos uma listinha com ótimos podcasts de Marketing, Vendas e Negócios para você se inspirar. Essa inspiração pode ser tanto para criar o seu quanto para ter boas ideias para aplicar na sua empresa.

Temos algumas opções em português e outras em inglês. Bora lá!

Em português

Em inglês

Transforme o público do seu podcast em vendas

Se você chegou até aqui, já entendeu como criar um podcast para atrair a atenção do seu público-alvo. Mas e depois, como transformar essas pessoas em clientes do seu negócio?

O primeiro passo é entender que o podcast pode fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Depois de atrair o público com esse formato, usando Pop-Ups, redes sociais e até mídia paga, é possível transformá-lo em um contato.

Para isso, você pode oferecer outros materiais como isca: eBooks, planilhas, pesquisas, checklists etc. Com um formulário em uma Landing Page, você consegue essas informações em troca do material ofertado. Depois, é só nutrir e educar esses Leads, transformando-os em oportunidades para o time de Vendas.

No entanto, para colocar essa estratégia em prática, você vai precisar contar com uma ferramenta de Marketing.

Um exemplo é o RD Station Marketing, que permite construir Landing Pages, publicar Pop-Ups, enviar mensagens de Email e WhatsApp e criar fluxos de nutrição automatizados. Aproveite para fazer um teste gratuito e entender como a ferramenta funciona!

Perguntas frequentes:

O que é um podcast?

Podcast é como um programa de rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e mais, ou seja: não existe limite para a criatividade.

Como fazer um podcast?

Para criar um podcast é preciso de um mais que uma simples gravação. O ideal é o programa ter um planejamento e um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para gravação e edição (como Anchor) e uma boa distribuição nos agregadores de podcast e plataformas de streaming.

O que significa podcast?

A palavra pod·cast é a junção de  POD (Personal On Demand), com CAST, de broadcast (radiodifusão), como é conhecido o arquivo de áudio digital disponibilizado na Internet, normalmente em série, em que os novos episódios podem ser recebidas pelos assinantes automaticamente.

Como ouvir um podcast?

As pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de podcast automaticamente. Hoje além de agregadores de podcasts, como o Google Podcasts, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Marketing Digital mais fácil e profissionais mais felizes

Conheça o RD Station Marketing, a ferramenta de Automação de Marketing que simplifica tarefas e aumenta sua performance.

Comece seu teste gratuito
Tiago Silva

Tiago Silva

Veja também

Marketing
Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber
Marketing
O que é Inbound Marketing e como criar as melhores estratégias na prática
Marketing
Saiba o que é Automação de Marketing e como fazer na prática