Vendas digitais: o que são, quais são as boas práticas e como aumentar seus ganhos

A venda digital é uma negociação que ocorre pela internet, mas é realizada com o intermédio de uma pessoa, podendo ser feita por WhatsApp, redes sociais, marketplaces ou outros aplicativos

Appmax
Appmax22 de agosto de 2022
Semana da Transformação Digital

As vendas online aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Para a prosperidade de qualquer negócio, vender em ambientes digitais não é mais uma alternativa, mas sim uma necessidade indispensável. 

Acelerado pela pandemia, o consumo online cresceu cerca de 71%. Assim, o Brasil atualmente ocupa o 1º lugar no ranking mundial de ascensão em compras digitais, segundo levantamento divulgado pelo portal E-commerce Brasil. 

Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, a expectativa é de que as vendas online cresçam mais 56% no país até 2024. 

É natural que existam muitas dúvidas relacionadas a vendas em ambiente virtual. Por isso, vamos explicar seus principais aspectos para que você possa dar esse passo essencial para o sucesso de seu negócio. 

Guia para Aquisição de Clientes

Neste eBook gratuito, aprenda como aplicar técnicas e ferramentas de vendas para melhorar sua eficiência e vender mais!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que são as vendas digitais?

Cada vez mais o consumidor tem confiado e apostado em compras online. Isso se deve à praticidade, à variedade de ofertas e às condições competitivas com o comércio tradicional. Por esses fatores, aumenta a quantidade de empresas que apostam nesse formato de comércio. 

Mas você sabe o que configura uma venda digital? Parece óbvio, mas não é. A venda digital é uma negociação que ocorre pela internet, mas é realizada com o intermédio de uma pessoa. Essa intermediação pode ser feita por WhatsApp, redes sociais, marketplaces ou outros aplicativos.

Este tipo de venda se diferencia da venda virtual, que ocorre sem a interação entre pessoas, apenas com a ação do consumidor a partir de uma compra em ambiente digital. O melhor exemplo é o de um ecommerce no qual ele encontra e escolhe seu produto e fecha o negócio. 

Como funcionam as vendas digitais?

As vendas digitais são boas estratégias para entrar no mercado digital sem a necessidade de investir em uma loja virtual completa. Para vendedores iniciantes, é até mais indicada, uma vez que a partir dela é possível entender melhor a aceitação de seu produto pelos consumidores. 

Para isso, é essencial que se desenvolva uma estratégia sólida de Marketing Digital, considerando boas práticas para a divulgação de seu negócio. O investimento – além do financeiro – deve ser de tempo, dedicação e persistência para construir uma boa imagem digital, conhecer bem seu público-alvo e desenvolver conexões. 

As vendas digitais acontecem não apenas passivamente, a partir da procura do consumidor pelo seu produto, mas também ativamente, com o vendedor mantendo uma presença online constante e assertiva. Dessa forma, ele demonstra o valor de seu produto e negócio nos espaços mais adequados ao seu público.

>> Leia também: Guia completo sobre as soluções que maximizam vendas online

Quais são as boas práticas de um vendedor digital?

O bom vendedor digital é aquele que não está em todas as redes sociais, mas sim naquelas ideais para interagir com seu público-alvo. Igualmente, não utiliza apenas as redes sociais para vender, mas faz bom uso de diversas ferramentas virtuais para ampliar sua presença online.

Idealmente, o vendedor digital sabe que precisa interagir com diferentes pessoas para criar clientes em potencial, mas não de forma invasiva. Isso porque sabe que atitudes assim podem atrelar uma imagem negativa ao seu negócio. 

Para que suas estratégias sejam eficientes, é necessário que leve em consideração alguns passos simples, como os seguintes:

Conhecer sua audiência

Desenvolver uma pesquisa de público para conhecer seus clientes em potencial, seus hábitos de consumo e onde eles estão mais localizados é essencial. Igualmente, saber comunicar para essa audiência, a partir de um plano de marketing direcionado e completo.

Interagir, mas não ser invasivo

Ainda que seu objetivo principal seja vender, seu negócio não irá conquistar a simpatia de seus clientes apenas pelos seus produtos. Por isso, é essencial desenvolver um diálogo com clientes em potencial e não interagir com estes apenas para sugerir vendas.

Oferecer conteúdo relevante

Uma forma interessante de criar conexões com seu público está na publicação de conteúdo especializado relevante, que desperte interesse em seu público-alvo e faça com que ele simpatize mais com sua marca e, consequentemente, seus produtos. Aposte no Marketing de Conteúdo!

Apostar em estratégias de Marketing Digital

Uma maneira certeira de conquistar bons resultados em vendas digitais está no desenvolvimento de estratégias assertivas de Marketing Digital. Elas vão permitir que seus resultados sejam multiplicados rapidamente, como demonstram muitos cases de sucesso.

Possuir um atendimento funcional e centralizado

Uma das causas mais comuns de desistência por parte do consumidor na hora de fechar uma compra é um atendimento decepcionante. Sendo assim, para ter êxito em suas vendas virtuais aposte em um atendimento rápido, completo e direcionado. 

Investir em pós-venda e no relacionamento com o cliente

Seu relacionamento com o cliente não deve terminar após a venda. Ao contrário, é um momento ideal para criar laços e garantir uma relação próxima com sua marca. Oferecer descontos, programas de fidelidade ou recompensas são ótimas estratégias, como vamos ver a seguir.

vendas digitais

Quais as etapas essenciais para conquistar boas vendas digitais?

Já vimos algumas dicas essenciais sobre as características de vendas digitais e estratégias eficientes para um bom vendedor no ambiente online. Porém, essas são apenas partes de um processo ainda maior. 

Para conquistar resultados mais seguros, algumas etapas básicas são válidas, uma vez que não basta apenas vender, mas também conquistar clientes e trabalhar para que estes sejam fidelizados. Além de, idealmente, para que se tornem multiplicadores de seu negócio. 

Considere as estratégias seguintes:

Atrair novos clientes

É comum os consumidores demonstrarem interesse em produtos e serviços em pesquisas e redes sociais. Cabe ao seu negócio não apenas apresentar anúncios a esse público interessado, mas também conhecer a reação de sua audiência ao seu anúncio e, igualmente, aos anúncios da concorrência

Assim, você poderá refinar estratégias, corrigir suas campanhas e evoluir continuamente. 

Despertar o interesse a partir de informações específicas

Nas vendas digitais, é melhor pecar pelo excesso. Muitas compras são abandonadas por falta de informação ou por insegurança do comprador. Portanto, explore todo o potencial do seu produto ou serviço com descrições bem completas, informações detalhadas e até dados técnicos para não deixar espaço para dúvidas. 

E se você já possui um ecommerce, lembre-se de fazer tudo o que é possível para reverter o abandono de carrinho!

Acompanhar o processo de compra por inteiro

Mais uma vez, não abandone seu cliente! Um consumidor que consulta informações sobre seu produto ou negócio é um cliente em potencial. Você deve facilitar todos os processos para que ele finalize a compra. 

Além disso, mantenha-se próximo antes, durante e após a compra, para garantir a satisfação de seu cliente.

Recomendar produtos

As recomendações de produtos, quando assertivas, podem aumentar em mais de 10% as suas vendas online! Para isso, é essencial conhecer seu cliente e direcionar produtos mais próximos às suas necessidades e interesses, criando gatilhos para as compras com a recomendação de produtos. 

E não tenha dúvidas: é plenamente possível maximizar suas vendas com as melhores práticas! 

Fidelizar

Há uma regra que precisa ser mais conhecida: você gasta mais tentando atrair um novo cliente do que mantendo os antigos. Assim, é essencial manter um relacionamento saudável, próximo e instigante com quem já comprou de você.

É aí que entram os programas de fidelização. Você pode fazer isso oferecendo acúmulo de pontos, descontos, cupons para próximas compras e até mesmo com cashback.

Como aumentar os ganhos com as vendas digitais?

Atualmente, uma das maneiras mais eficientes de garantir o interesse de seu produto e ampliar seu alcance com vendas digitais está no Marketing Digital. 

As estratégias acima são possíveis a partir de ferramentas de comunicação comuns ao meio online, como apresentar sua empresa aos seus consumidores em potencial, posicionar sua marca, divulgar seus produtos, superar sua concorrência e, assim, ampliar suas vendas. 

Como você viu, a partir das estratégias e dicas apresentadas neste conteúdo, são várias as técnicas para ampliar suas vendas digitais. Você pode explorá-las para conquistar cada vez mais clientes e, dessa forma, garantir o êxito em seus negócios.

O meio digital está cada vez mais competitivo, mas também com mais clientes em potencial, e cabe a você estar cada vez mais próximo deles. Se ficou com alguma dúvida e interessado em ampliar seus resultados, conheça as soluções da AppMax que maximizam as vendas online.

curso como vender online
Appmax

Appmax

Veja também

Vendas
Relacionamento com o cliente: estratégias, ferramentas e dicas!
Vendas
Terceirização de vendas: vale a pena para a minha empresa?
Vendas
O que é eficiência em vendas e como sua equipe pode conquistá-la