Social selling: quais os benefícios de usar as redes sociais na estratégia de vendas

Social Selling é uma forma de atrair possíveis clientes e dialogar com eles nas redes, com o objetivo claro de fazer vendas. Saiba tudo sobre o tema!

Resultados Digitais
Resultados Digitais23 de junho de 2023
Semana da Transformação Digital

O mundo das vendas está em constante evolução. Prova disso é que com o uso cada vez maior das redes sociais, uma nova estratégia começou a ganhar destaque e tem chamado cada vez mais atenção.

Trata-se do Social Selling, que faz das redes sociais não apenas meios de interação, mas também plataformas de vendas. Mas como essa abordagem pode ajudar sua empresa a vender mais?

É o que você confere neste artigo, em que apresentamos o conceito, benefícios e como associar o Social Selling a sua estratégia de vendas. Curtiu? Vamos lá!

O que é Social Selling?

Antes de mais nada, é importante entender em detalhes o conceito de Social Selling. Então, anote aí!

Social Selling é uma forma de atrair possíveis clientes e dialogar com eles nas redes, com o objetivo claro de vender um produto ou serviço, a partir da construção de relacionamentos duradouros para que a venda seja uma consequência. 

A proposta do Social Selling é, portanto, criar elo de conexão entre marcas e consumidores ou mesmo entre clientes e vendedores, já que é muito mais fácil vender e fazer negócios com quem já se conhece do que vender para desconhecidos.

Uma estratégia de Social Selling pode ser implementada em todas as redes sociais utilizadas pela empresa. Ou seja, todas as redes e mídias sociais e não somente as mais utilizadas, tendo como foco a criação de conteúdo de qualidade, rico e agregador, distribuído de forma estratégica em diversas plataformas: do Instagram ao Facebook, do status do WhatsApp Business ao SlideShare, amplificando a visibilidade da marca ou do negócio. 

>> Veja abaixo o WhatStation, extensão gratuita do RD Station CRM. Saiba mais e crie sua conta aqui!

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/7-whatstation.mp4

À medida que seu potencial cliente identifica autoridade e credibilidade na sua comunicação, mais próximo do fechamento da venda você está. Também podemos chamar este processo de evolução no funil de vendas ou aquecimento do Lead.

Social Selling no B2B e BSC

Em um primeiro momento, o gestor de uma empresa pode imaginar que o Social Selling só se aplica nas relações para venda ao consumidor final. Mas na verdade não: a estratégia pode ser adotada tanto em vendas B2B (Business to Business) quanto B2C (Business to Consumer).

O que ocorre é que o Social Selling pode variar significativamente entre os dois tipos de mercados. Na comparação:

  • No B2B, a venda social é frequentemente usada para estabelecer relacionamentos de longo prazo e construir confiança com os clientes.
  • Já no B2C, o foco está em alcançar um grande número de consumidores e gerar vendas rápidas.

Isso significa que, independentemente do tipo de mercado, você deve continuar na leitura para conferir os benefícios e também como implementar o Social Selling na sua empresa.

Quais os benefícios do Social Selling?

Há quem aponte o Social Selling como um dos meios para garantir até mesmo a sobrevivência de um negócio. Pode ser.

Mas a verdade é que o Social Selling oferece uma série de benefícios que podem ajudar a sua empresa a vender mais e, por consequência, não somente garantir sua sobrevivência, mas também contribuir para seu crescimento e expansão.

Confira os principais benefícios do Social Selling:

O social selling reduz os ciclos de vendas

Ao estabelecer um relacionamento com os clientes por intermédio das redes sociais, sua empresa pode acelerar o processo de vendas. Isso ocorre porque já terá construído confiança e entendido as necessidades do cliente antes mesmo de iniciar a venda.

O social selling aprofunda o relacionamento com o cliente

O Social Selling permite que a empresa interaja com seus clientes de uma maneira mais pessoal e significativa. Isso tende a levar a um relacionamento mais profundo e duradouro, o que pode resultar em mais vendas a longo prazo.

O social selling melhora a retenção de clientes

Clientes que se sentem valorizados e entendidos são mais propensos a permanecer com sua empresa. O Social Selling permite que você mantenha um diálogo aberto com seus clientes, o que pode incentivar a fidelização e melhorar a retenção.

O social selling ajuda a encontrar novas oportunidades

As redes sociais são uma mina de ouro de informações sobre os clientes. Ao monitorar as conversas e interações, a empresa pode descobrir novas oportunidades de vendas que talvez não tivesse notado de outra forma. No entanto, é importante entender como funciona a dinâmica nesses canais.

???? Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

Passo a passo: como aplicar o Social Selling nas suas estratégias de vendas

Agora que você já sabe mais sobre Social Selling, especialmente sobre seus benefícios, chegou o momento de entender como implementá-lo em suas estratégias de vendas. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Defina e conheça bem seu público-alvo

Antes de começar a vender nas redes sociais, você precisa entender quem é o seu público-alvo. Quais são seus interesses? Quais problemas eles estão tentando resolver? Quais redes sociais eles usam? Essas informações podem ajudá-lo a criar uma estratégia de venda social mais eficaz.

Estabeleça objetivos claros

O que você espera alcançar com o Social Selling? Você quer aumentar a conscientização da marca? Gerar leads? Aumentar as vendas? Estabelecer objetivos claros pode ajudá-lo a medir o sucesso de sua estratégia de venda social.

Construa uma rede de contatos

Antes de começar a vender, você precisa construir uma rede de contatos nas redes sociais. Isso não significa apenas adicionar um monte de pessoas aleatórias. Em vez disso, concentre-se em construir conexões significativas com pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo.

Publique conteúdo com frequência

Uma das chaves para o sucesso do Social Selling é a publicação regular de conteúdo de qualidade, relevante e valioso. Isso não apenas mantém sua marca na mente dos clientes, mas também estabelece você como uma autoridade em seu campo.

Analise as métricas de Social Selling

Como qualquer estratégia de marketing, é importante medir o sucesso do seu Social Selling. Algumas métricas importantes a serem consideradas incluem o número de leads gerados, o número de vendas realizadas, o tempo médio do ciclo de vendas e a taxa de retenção de clientes.

Nunca pare de aprender sobre vendas

Pronto para colocar em prática o Social Selling em sua estratégia de vendas? Leve em consideração as informações deste artigo, mas também lembre-se: o Social Selling não é apenas sobre vender, mas sobre construir relacionamentos e fornecer valor.

E para finalizar, convidamos você a conhecer nossa Trilha de Conhecimento de Vendas, onde você poderá aprofundar ainda mais seus conhecimentos e estratégias para vender mais e melhor. Clique no banner abaixo para acessar materiais educativos sobre vendas!

Trilha de Conhecimento em Vendas
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Respostas para as principais dúvidas sobre vendas na crise
Vendas
Gestão de metas de vendas: como definir e acompanhar para o seu time
Vendas
Sell in e sell out: aprenda as diferenças e veja dicas para vender mais nos dois modelos