Conheça os 15 melhores CRM gratuitos para empresas

Saiba qual a importância de contar com um CRM gratuito desde o início da operação, entenda as funções desse tipo de software e conheça opções para começar a usar agora mesmo.

Resultados Digitais
Resultados Digitais8 de abril de 2024
Semana da Transformação Digital

Quem está começando uma empresa precisa tomar decisões sobre onde investir o capital disponível. No entanto, muitas vezes, faltam recursos para contratar, por exemplo, softwares pagos para automatizar o trabalho.

Felizmente, no caso de algumas dessas ferramentas, há opções gratuitas que atendem bem às necessidades de negócios que estão dando os primeiros passos. Uma delas é o CRM. A plataforma, essencial para a gestão comercial, pode ser encontrada em versões gratuitas que não deixam a desejar em termos de qualidade.

Neste artigo, você saberá qual a importância de contar com uma ferramenta de CRM desde o início da operação. Também, entenderá quais são as possibilidades desse tipo de software e conhecerá uma opção de CRM gratuito para começar a usar na sua empresa agora mesmo. Confira!

O que é um CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. Ela também é comumente usada para designar os sistemas que organizam e registram todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Com ele, quando o profissional de vendas aborda um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta os mais variados dados. Eles vão desde o nome do prospect, até seu endereço, telefone, as visitas ao site e a descrição de cada uma das interações.

Dessa forma, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.

A seguir, entenda porque contar com uma ferramenta de automação de Vendas, assistindo a um trecho do curso gratuito PEACE: Metodologia para Gestão de Vendas, da RD University.

Se você assistiu, entendeu que um bom CRM vai muito além de uma lista de contatos, certo? Ele permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.

Além de organizar o dia a dia de trabalho do time comercial, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.

E o melhor é que esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível: antes difícil e caro de implementar, hoje, além de opções mais baratas e fáceis de usar, também existem opções de CRM gratuito disponíveis para todas as empresas

Se você quer usar um CRM no seu time comercial, mas não sabe por onde começar, aproveite para criar sua conta gratuita no RD Station CRM.

Por que usar um CRM? Conheça as funções e vantagens da ferramenta

Antes de falarmos especificamente sobre o CRM gratuito, vale a pena falar sobre algumas funções e vantagens da ferramenta:

Organização dos dados

Quanto mais informações sobre os clientes em potencial e os consumidores atuais a empresa tiver, melhor. É com base nesses dados que será possível fazer uma abordagem personalizada, oferecendo uma experiência de qualidade.

Assim, o CRM facilita essa organização, ao permitir armazenar as informações relevantes sobre os Leads e os clientes em um só lugar. A seguir, veja como os usuários do RD Station Marketing visualizam seus dados na ferramenta.

Relatório do RD Station CRM: opção de CRM gratuito

Controle do processo de Vendas

O CRM permite controlar o processo de Vendas da empresa. Assim, é possível saber como está cada uma das etapas da negociação, para decidir onde focar esforços.

Vendas mais frequentes, rápidas e inteligentes

Conforme a Innopple Technologies, as empresas que adotaram um CRM tiveram um aumento de 65% nas vendas. Isso acontece porque a ferramenta facilita o processo comercial, permitindo integrar email, agenda e outros softwares, além das informações dos Leads, em uma só plataforma.

Ainda que os resultados sejam positivos, segundo o Panorama de Vendas, mais da metade das empresas brasileiras (51%) ainda não utiliza uma ferramenta de CRM para fazer a gestão do time de vendas. Esse número teve uma pequena melhora com relação ao ano anterior (54% em 2022), porém ainda vemos uma grande maioria de empresas sem um CRM.

Portanto, apostar no uso dessa ferramenta pode trazer um ganho competitivo considerável para a sua empresa.

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Por meio do CRM é possível analisar o perfil do consumidor e oferecer outros produtos que estejam conforme os interesses dele, fazendo upsell e cross-sell.

Conhecimento dos motivos de perda

Você sabe por que alguns negócios não foram fechados pelos seus vendedores? Conhecer os motivos de perda de vendas permite corrigir o necessário para que negócios não sigam sendo perdidos pelas mesmas razões.

Algumas opções de CRM gratuito permitem registrar esses motivos e criar ações segmentadas com base em cada um deles. Um exemplo é o próprio RD Staton CRM e você pode criar uma conta gratuitamente agora!

Quando usar um CRM gratuito?

O CRM gratuito é uma boa opção para empresas que estão dando os primeiros passos na gestão comercial. Isto porque permite ter um processo estruturado e definido desde o início sem, no entanto, trazer um custo com o qual esses negócios ainda não podem arcar.

Também pode ser uma boa escolha para não deixar o controle de vendas de lado, mesmo em momentos de crise, em que é preciso cortar gastos.

Quando a empresa está começando, pode parecer uma boa escolha o uso de ferramentas improvisadas, como planilhas, para controlar os clientes. O problema é que, mesmo para negócios com poucas negociações em andamento, esse tipo de recurso é limitado. 

Isso porque as planilhas podem ser difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com a equipe, prejudicando a comunicação. Dessa forma, os dados da área de Vendas ficam espalhados em diversos lugares, dificultando o trabalho colaborativo. 

Sendo assim, pode-se dizer que, desde o primeiro dia, todas as empresas podem se beneficiar do uso de uma ferramenta de CRM gratuita, mesmo aquelas que têm poucos clientes ou que ainda não possuem um time de Vendas.

Inclusive, quanto antes for a adoção, melhor. Dessa forma, é possível já ter um processo definido e estruturado desde o princípio, facilitando o crescimento do time e das vendas. 

Por que vale a pena usar um CRM gratuito?

Ao saber que existem opções de CRM gratuitas no mercado, há quem pense: mas será que vale a pena?

Realmente, em algumas áreas, o melhor é optar por ferramentas pagas. Mas, no caso do CRM, existem boas plataformas gratuitas que atendem às necessidades dos negócios. Especialmente daqueles em estágio inicial.

Além disso, a maioria dos CRM gratuitos possui uma versão mais robusta, paga, que pode ser contratada posteriormente. Dessa forma, é possível usar a versão sem custos e, no futuro, caso seja necessário, optar pela versão completa.

Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o CRM ideal. Por isso, na hora de decidir, considere os seguintes pontos:

  • Quais são os processos internos e as características da empresa, como porte, número de funcionários e o que precisa ser melhorado no relacionamento com o consumidor.
  • Possibilidade de integração do CRM com outras ferramentas, como email, telefone, ferramenta de Automação de Marketing e aplicativo de mensagens (WhatsApp, por exemplo).
  • Possibilidade de contratar uma versão mais robusta da ferramenta, se necessário
  • Acessibilidade, o que inclui acessar o CRM de diferentes dispositivos, como computador e celular, e operação na nuvem, sem que seja necessário instalá-lo na máquina utilizada.
  • Suporte, atendimento ou disponibilidade de materiais de apoio para facilitar a adoção.

15 sistemas de CRM gratuitos

Já vimos até aqui um pouco sobre a importância de utilizar um sistema para gestão de relacionamento com o cliente. Agora, chegou o momento de listarmos algumas das opções de CRM gratuitos mais conhecidas do mercado: 

  1. RD Stations CRM
  2. Zoho CRM
  3. Insightly
  4. Hubspot CRM
  5. Bitrix24
  6. Pipedrive
  7. Agile CRM
  8. Streak CRM
  9. FreeCRM
  10. Vtiger CRM
  11. SugarCRM
  12. Salesforce Essentials
  13. Omie CRM
  14. Freshsales
  15. Bigin

A seguir, você encontra mais detalhes sobre as principais opções de CRM gratuito disponíveis no mercado.

RD Station CRM

Se a sua empresa procura uma opção de CRM gratuito de qualidade, sem limite de contatos e de usuários, uma boa escolha pode ser o RD Station CRM.

Funil de Vendas do RD Station CRM: opção de CRM gratuito

O plano gratuito do RD Station CRM oferece:

  • Funil de vendas
  • Lembretes de tarefas e follow-ups
  • Integrações com mais de 30 ferramentas, como o RD Station Marketing
  • CRM para Vendas por WhatsApp
  • Histórico de interações
  • Disparo de emails
  • Telefone virtual
  • Suporte por email e Central da Ajuda
  • Conteúdos exclusivos no Portal de Vendas
  • Aplicativo móvel
  • Importação de até 1.000 clientes
  • Relatório de painel e pipeline

A ferramenta de relacionamento com o cliente da RD já tem mais de 20 mil clientes dentre os planos gratuito e pago, sendo considerada a plataforma líder no mercado de vendas no Brasil pela B2B Awards. 

Quer ver como o RD Station CRM funciona na prática? Então crie agora a sua conta gratuita e aproveite os benefícios da ferramenta!

Zoho CRM

O Zoho CRM tem uma versão gratuita com plano limitado. Entre as funcionalidades disponíveis, você encontra cadastro de contatos, gerenciamento de oportunidades, automação de tarefas e relatórios.

A versão gratuita permite apenas três usuários e armazenamento limitado de 5 GB em nuvem. Alguns recursos indisponíveis no gratuito são funções como automação de fluxo de trabalho e análise aprofundada, que estão disponíveis apenas nas edições pagas.

Insightly CRM

O Insightly é um CRM, é uma ferramenta em inglês para gestão de relacionamento com o cliente. Em seu plano gratuito inclui os seguintes recursos: dois usuários, 2.500 contatos, 10.000 leads, gestão de até 2 pipeline, relatórios básicos e integrações básicas com alguns aplicativos de negócios.

HubSpot CRM

Plano Gratuito do Hubspot CRM é possível ter acesso a relatórios simplificados, até 2.000 tickets de suporte, ferramentas básicas de Automação de Marketing, integrações com Gmail e Outlook

Armazenamento maior, funcionalidades avançadas de automação de análise e outras integrações estão disponíveis apenas nas versões pagas. 

Bitrix24

Bitrix24 é um software online que integra algumas ferramentas, incluindo CRM. Na versão gratuita, estão disponíveis 5 GB de armazenamento em nuvem, algumas funções de CRM, tarefas e calendário, ferramentas de comunicação e integração com redes sociais.

Na versão gratuita não estão disponíveis funcionalidades avançadas de automação e análise, e também o número de integrações é limitado. 

Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de CRM que oferece a possibilidade de teste durante 14 dias. Segundo o site da empresa, todas as funções estão disponíveis para o usuário, porém apenas durante o período de teste. 

Assim como a maioria das ferramentas, ela disponibiliza funções para gestão de Leads, contatos, importação de dados e integrações.

Qual o CRM mais fácil de usar?

Lemos até aqui diversas informações e possibilidades relacionadas a um CRM. Dentre as características essenciais para um bom sistema, a facilidade de uso precisa ser um grande destaque. Afinal, o dia a dia de Vendas já demanda muitas atividades e as ferramentas precisam ser fáceis de usar — e não trazer ainda mais trabalho.  

E quando o assunto é CRM fácil de usar, não podemos deixar de destacar o RD Station CRM. Isso porque, além de ser uma plataforma brasileira, 100% em português, ela foi pensada para simplificar a rotina e ajudar os times a vender com qualidade. 

Com a plataforma de CRM da RD, você centraliza o processo, automatiza tarefas e otimiza a rotina comercial com funis de vendas personalizados de uma maneira bem intuitiva. 

A seguir, veja como é fácil marcar uma tarefa como concluída dentro do RD Station CRM. E se você quiser entender como as outras funcionalidades da ferramenta podem te ajudar, crie sua conta gratuita agora!

Tarefas no RD Station CRM: opção de CRM gratuito

Qual o CRM mais barato do Brasil?

A escolha por uma ferramenta ou outra depende da necessidade da empresa ou empreendedor. Como já vimos até aqui, existem versões gratuitas de CRM que atendem as principais necessidades dos negócios.

O RD Station CRM, por exemplo, tem uma versão gratuita que oferece diversos benefícios. Mas, se sua empresa começar a crescer e precisar contar com uma opção mais robusta, basta assinar um dos planos pagos que melhor atendem às suas necessidades.

Com o RD Station CRM, você acompanha todas as negociações, mantém os contatos organizados e faz a gestão completa do seu funil de Vendas. Além disso, tem disponibilidade para 4 usuários, lembrete de tarefas e follow-up, CRM para Vendas por WhatsApp, telefone virtual, disparo de emails e histórico de interações.

Depois de avaliar esses fatores, ficará mais fácil saber se o CRM gratuito é a melhor opção para a sua empresa e escolher dentre as opções disponíveis. E se você já quiser começar, crie agora sua conta na versão gratuita do RD Station CRM e comece a usar a plataforma!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Cultura de CRM: o que é e como introduzir na sua empresa
Vendas
Cliente ideal: entenda o que é Ideal Customer Profile (ICP) e a sua importância para o time de vendas
Vendas
Como prospectar clientes por email: tendências, passo a passo e principais métricas + [bônus] template