Social Media é o profissional responsável pela gestão de perfis de redes sociais. Ele lida com o planejamento, criação e publicação de conteúdos, para atrair seguidores e gerar engajamento em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Monitoramento de tendências e agendamentos de posts são algumas de suas atribuições.
Não é de hoje que as pessoas usam as redes sociais para manter contato e interagir com amigos, familiares e várias comunidades. Já as empresas usam os perfis nas diferentes redes para comercializar e promover seus produtos, além de falar diretamente com seus clientes. Sabendo disso, você sabe o que um profissional chamado de Social Media faz?
Alguns números ajudam a chegar nessa resposta, entre eles, o total de usuários ativos em alguma rede social: já são 5,04 bilhões segundo dados do relatório Digital 2024: Global Overview, publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuite. E esse número representa 62,3% de toda população mundial!
À medida que esse número cresce, mais empresas aproveitam o cenário para encontrar novos clientes em potencial por meio destes canais. Muitas organizações estão adicionando o trabalho com redes sociais à sua estratégia de Marketing e, com isso, empregando profissionais para trabalhar com conteúdo nessas redes.
Segundo o Panorama de Marketing e Vendas da RD Station, 81% das empresas brasileiras definiram a atuação nas redes sociais como a principal estratégia de Marketing para conquistar os resultados necessários. A boa notícia é que, para isso, é necessário contar com profissionais de Social Media.
Então, se você está pensando em ingressar nesse setor e se perguntando como se tornar um profissional da área, o chamado Social Media, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber.
🎓 Estude na RD University: Curso de Instagram e TikTok Gratuito
O que é Social Media?
Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de Marketing que fica a cargo de criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais. Também podem ser chamados de analistas de redes sociais.
Na prática, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais, aos mais estratégicos. As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo essa multiplicidade, já que muitas vezes demandam uma adaptação rápida para que os perfis — sejam pessoais ou de marcas — continuem relevantes.
O grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir um fluxo constante de clientes. Para isso, todas precisam criar e executar uma estratégia de Marketing que envolve o foco no seu público-alvo.
Nessa rotina de gestão das redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador — mas não impossível! A eficiência pode ser desenvolvida por todo profissional da área.
Buscar por ferramentas, recursos e trocar ideias sobre as melhores práticas nas redes sociais com outros profissionais faz parte da rotina desse profissional, assim como várias outras atividades. É isso que vamos conhecer a partir de agora em detalhes!
O que faz um Social Media?
Já parou para pensar que, poucos anos atrás, essa profissão tão importante para diversas empresas sequer existia? Isso já é um indício de que as atividades atribuídas a um Social Media estão em constante mudança e devem permanecer assim. Afinal, todos os dias surgem atualizações, novas redes e com isso oportunidades inesperadas que dependem muitas vezes do timing.
Quer um exemplo? Antes um profissional dessa área não precisava fazer conteúdos em vídeo para chamar a atenção do público, principalmente aqueles curtos, relacionados a trends do momento. Hoje em dia, a história é bem diferente: já sabemos que é praticamente impossível atingir um alto número de pessoas nas redes sem explorar esse formato.
Sendo assim, um Social Media é o profissional responsável por gerenciar a presença de uma marca ou pessoa nas redes sociais. Ele é o responsável por criar e implementar estratégias que visam aumentar a visibilidade, o engajamento e a interação com o público nas diversas plataformas digitais.
As principais atividades de um Social Media incluem:
- Planejamento de conteúdo: define a linha editorial, o calendário de publicações e os formatos de conteúdo mais adequados para cada plataforma e público-alvo.
- Produção de conteúdo: cria textos, imagens, vídeos e outros materiais para as redes sociais, seguindo a identidade visual e a linguagem da marca.
- Gerenciamento de redes sociais: publica conteúdo, responde a comentários e mensagens e monitora a reputação online da marca.
- Análise de resultados: acompanha as métricas das redes sociais, como alcance, engajamento e conversões, para avaliar a performance das estratégias e realizar ajustes quando necessário.
- Criação de relatórios: elabora relatórios periódicos para apresentar os resultados do trabalho e identificar novas oportunidades de crescimento.
Qual a diferença entre blogueira, influencer e Social Media?
Muitas vezes, esses termos são utilizados como sinônimos, mas cada um deles possui um significado e um papel específico no Marketing Digital. Vamos entender melhor cada um:
Blogueira(o)
- O que é: embora o termo blogueiro tenha origem na criação e manutenção de blogs, hoje os profissionais desse segmento não se limitam a escrever conteúdos.
- Foco: as blogueiras — termo que ganhou mais popularidade — costumam se concentrar na produção de conteúdos relacionados a moda, beleza, estilo de vida e outros temas de interesse pessoal, voltados para o engajamento com seus seguidores.
- Plataforma: elas atuam em diversas plataformas digitais, em especial no Instagram, YouTube e TikTok, onde criam conteúdos visuais e interativos, como vídeos e fotos.
- Objetivo: o principal objetivo das blogueiras é atrair e engajar seus seguidores, muitas vezes por meio de parcerias com marcas e promoções de produtos, criando um vínculo de confiança e autenticidade com seu público.
Influencer
- O que é: um influencer é uma pessoa que possui a capacidade de influenciar as decisões de compra e opiniões de seus seguidores nas redes sociais.
- Foco: o foco está em construir uma relação com a audiência e gerar engajamento por meio de conteúdos relevantes e autênticos.
- Plataformas: as redes sociais são as principais plataformas utilizadas pelos influencers, como Instagram, TikTok, YouTube e Facebook.
- Objetivo: geralmente, o objetivo é construir uma marca pessoal e gerar renda por meio de parcerias com marcas.
Em outras palavras, quase toda blogueira é influencer, mas nem todo influencer é uma “blogueira”. Por exemplo, existem pessoas que são influencers de assuntos relacionados a produtos para animais de estimação, mas não necessariamente essas pessoas são blogueiras. Em muitos casos, esses influencers nem precisam mostrar tanto o dia a dia, como a maioria das blogueiras faz.
Social Media
- Foco: gestão de presença digital de empresas, marcas ou pessoas nas redes sociais.
- Atividades: planejamento, criação, publicação e análise de conteúdo em redes sociais. Um Social Media é responsável por manter a consistência da marca, aumentar o engajamento e alcançar objetivos estratégicos por meio do gerenciamento das contas de redes sociais.
- Plataforma: principalmente redes sociais como TikTok, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn, Pinterest e outras, dependendo do público-alvo.
- Objetivo: desenvolver e implementar estratégias para construir a presença online de uma marca ou pessoa, aumentar o engajamento e atingir metas específicas, como crescimento de seguidores ou aumento de vendas.
Dessa forma, percebemos que, embora os termos blogueira e influencer sejam frequentemente utilizados de forma intercambiável, eles possuem diferenças importantes.
A blogueira se concentra na produção de conteúdo, geralmente com foco em beleza e estilo de vida, enquanto o influencer se concentra em construir uma relação com sua audiência e influenciar suas decisões em diversos segmentos. Já o Social Media pode ser o responsável pela estratégia tanto da blogueira quanto do influencer.
Antes de aprender como se tornar um Social Media, é importante ter uma compreensão clara do que esse trabalho demanda no dia a dia. Por isso, a seguir, separamos as 7 atividades principais que um profissional da área executa na sua rotina para você conhecer agora.
📘 eBook: Guia do Instagram para Negócios
Como é a rotina de trabalho de um social media?
A rotina de um Social Media pode variar muito conforme o tamanho da empresa ou agência onde trabalha. Isso porque, times mais robustos demandam rotinas diferentes se compararmos à rotina e necessidades de equipes menores.
Mas, as atividades que listamos a seguir são necessárias na rotina, independentemente do porte da empresa na qual o profissional trabalha. Sendo assim, podemos resumir a rotina de um Social Media nas seguintes etapas:
- Planejamento de conteúdo
- Criação de conteúdo
- Agendamento de posts
- Criação de artes
- Monitoramento
- Relacionamento com a comunidade
- Análise de resultados
A seguir, vamos nos aprofundar sobre cada uma dessas atividades. Confira!
1. Planejamento de conteúdo
O planejamento de conteúdo é uma das etapas mais importantes na rotina de um Social Media. Nessa fase, é necessário definir os objetivos da comunicação, identificar o público-alvo e estabelecer quais serão os temas abordados nas postagens.
O planejamento envolve a criação de um calendário editorial, no qual são definidos os tipos de conteúdo (como posts, vídeos, stories etc.), as datas e horários de publicação e os canais que serão utilizados. Além disso, é importante considerar tendências de mercado, datas comemorativas e campanhas sazonais, garantindo que o conteúdo seja relevante e engajador para a audiência.
Um bom planejamento de conteúdo é o segredo para ter uma rotina organizada, além de permitir uma execução mais eficiente e alinhada com a estratégia de Marketing da empresa.
Nos próximos tópicos, aprofundamos um pouco em aspectos importantes no planejamento de conteúdo para Social Media.
Definição da estratégia e posicionamento da marca
Anualmente, é fundamental reunir o time de Marketing para discutir e planejar estratégia e posicionamento digital nas redes sociais, considerando o planejamento estratégico do negócio, é claro.
Também, devem ser considerados os aprendizados do ano anterior: erros, acertos e ideias que a comunidade trouxe. É nesse momento que se deve revisitar alguns itens que fazem parte do planejamento para redes sociais.
Canais
A discussão precisa girar em torno dos canais usados atualmente e da resposta do público a cada um deles. Nesse sentido, o Social Media tem que apresentar, com base em dados, o resultado de suas análises ao longo de um determinado período. Dessa forma, é possível mostrar para onde direcionar os esforços, já que nem sempre conseguimos abranger com eficiência todos os canais.
Se uma nova rede social surge e desponta aos olhos do seu público, no entanto, você não precisa aguardar o encontro periódico de planejamento para começar a trabalhá-la. Quando isso acontece, avalie o cenário e, se decidir que é um canal importante, inclua-o no seu planejamento.
Categorias/Editorias
Com base na análise de dados, é também no planejamento quando são avaliadas se as categorias/editorias trabalhadas em cada canal estão entregando os resultados esperados, ou não.
Aquelas que apresentam boa resposta pela nossa audiência, permanecem. Já as que não atenderam nossas expectativas, são repensadas. Existem algumas opções para essa situação:
- elas podem ganhar testes em novo dia/horário;
- ganhar um novo peso, sendo trabalhadas com uma menor frequência;
- ganhar uma nova abordagem;
- serem desativadas.
Frequência
Analistas de redes sociais também apresentam dados que apontam se a frequência que estamos trabalhando diariamente em cada uma das editorias é satisfatória ou precisa ser repensada.
Vale ressaltar que a frequência de publicações em uma rede social pode ser decisiva para os resultados nela. Não negligencie isso!
Temas
Também são definidos temas que serão trabalhados no decorrer do ano, conforme as projeções de tendências e apostas para o período.
Uma prática do mercado é definir um tema mensal para trabalho e um segundo tema, em paralelo, por trimestre, que condiz com os experimentos que faremos.
Calendário de datas comemorativas
Na reunião de planejamento, também são avaliadas as datas comemorativas trabalhadas no período anterior e o resultado das ações de cada uma delas. Com isso, são apontadas quais ficam, entram ou saem. E, logo de imediato, o time de Social Media importa todas essas datas para o calendário de conteúdo.
Com o volume de trabalho diário, não dá para contar apenas com a memória. Por isso, inclua no calendário não apenas a data comemorativa, mas também quando a temática deve ser abordada nas reuniões do time de Marketing ao longo dos meses.
Assim, você pode levar para os encontros não apenas a necessidade de pensar na ação, mas algumas das ideias que já teve! Mas não só de atividades planejadas consegue viver um Social Media. Monitorar o que está acontecendo e se relacionar com sua comunidade são tarefas que não podem esperar!
🗓️ Template: Calendário de Conteúdo para Redes Sociais Grátis [+ ferramentas]
2. Criação de Conteúdo
Nossa sugestão é que o processo de criação de conteúdo seja realizado quinzenalmente, por dois motivos em destaque:
- O Social Media consegue dividir as atividades de ideação e produção em semanas distintas, deixando a rotina menos pesada.
- Dá para trabalhar com conteúdo rotineiro antecipadamente, garantindo ter sempre 15 dias de posts agendados, evitando a falta de publicações diante de imprevistos.
Mas lembre-se! Essa frequência quinzenal é apenas uma sugestão. O importante mesmo é você entender qual período faz mais sentido para a realidade da empresa ou cliente que você atende.
Vale lembrar que, no mundo digital, principalmente em alguns segmentos, sempre surgem novidades! Por isso, entenda que é importante que o Social Media tenha uma rotina que permita a flexibilidade para criação de novos posts e remanejamento daqueles já agendados.
3. Agendamento de posts
Esta é a primeira dica para que você consiga ter uma rotina de gestão das suas atividades mais tranquila e eficiente: manter suas publicações pré-agendadas. Use um recurso de agendamento de posts, que acompanha o processo de criação quinzenal que explicamos anteriormente.
Isso garante atender a frequência de publicações definida e, também, que o planejamento será colocado em prática independentemente do que aconteça. Também gera um ganho de tempo para a Social Media, que consegue organizar e gerir a publicação de todos os canais em um só lugar!
A seguir, veja o exemplo do RD Station Marketing. A ferramenta permite agendar as postagens das suas principais redes sociais e você consegue visualizar o calendário completo em um só lugar, além de acompanhar os resultados. Com isso, consegue dedicar seu tempo de forma cada vez mais estratégica. Conheça todas as funcionalidades que a ferramenta oferece para gerar Leads nas redes sociais!
Organização do fluxo de trabalho
A segunda dica para ser mais eficiente na rotina de criação dos posts é em relação à organização do fluxo de trabalho. Na maioria das empresas e agências, em especial as PMEs, as artes dos posts são criadas por analistas de redes sociais.
Mas, algumas, essa produção é realizada por diferentes profissionais, como designers dedicados apenas a criação. Nessas situações, a dica é utilizar uma ferramenta de gestão de atividades, como o Trello ou Asana, para distribuir as atividades de cada profissional envolvido.
Nesses casos, abra a demanda incluindo os textos da descrição e da arte do post, bem como o briefing para o designer. Ao concluir sua parte, o designer disponibiliza a arte para validação da analista de redes sociais que, em alguns casos, também envolve a aprovação da gestora da área.
Se terceiriza algumas etapas de produção, pode incluir seus fornecedores, freelas e quem mais for necessário nessa comunicação.
4. Criação de artes
Em muitas empresas, a criação das artes e edição de vídeos é realizada por um profissional específico: o Designer.
Agora, se a sua realidade não é essa, pode ser que você, Social Media, também seja o responsável por criar as artes que acompanham as publicações. Mas, vale entender melhor o processo interno de cada negócio.
De qualquer forma, existem algumas maneiras de otimizar essa criação utilizando ferramentas e a Inteligência Artificial de maneira adequada. Confira algumas delas:
Canva
Talvez uma das ferramentas de criação mais famosas entre os analistas de redes sociais. O Canva é uma ferramenta que permite a criação de postagens para as redes sociais a partir do zero ou de modelos prontos.
Também oferece recursos que facilitam a edição, como remover o fundo da imagem em um clique e inserir elementos e ilustrações prontos. Ah! Vale dizer que a maioria desses recursos mais avançados está disponível apenas na versão paga.
VistaCreate
O VistaCreate é uma ferramenta gratuita de design gráfico, que oferece modelos prontos para usar e uma biblioteca de elementos de design. Você pode escolher um modelo e personalizá-lo de acordo com a identidade visual do negócio.
5. Monitoramento
Estar por dentro do que está rolando na área, nos concorrentes e quais as notícias do momento. Esse é o trabalho de monitoramento, tão importante para criar conteúdos relevantes para sua audiência.
No entanto, analisar o que o público tem falado sobre você vai além das mensagens que você recebe ou do que é dito em sua comunidade. E isso tem muito valor para a marca.
É nessa análise que você aprende onde está acertando e, claro, também errando. É com essa atividade, também, que você consegue identificar oportunidades e ter insights para suas publicações.
Por isso, além de acompanhar as mensagens que você recebe, é importante também acompanhar o que está sendo dito sobre você em todos os canais digitais. Por exemplo:
- nos grupos do Facebook e LinkedIn sobre a sua área de atuação;
- nos grupos não oficiais da sua marca no Facebook e LinkedIn — você já conferiu se eles existem?
- Feed e Stories de clientes e não clientes que podem não ter marcado o seu @ ou incluído alguma hashtag com menção à sua marca;
- nos sites de reclamações como o Reclame Aqui.
Como você pode ver, apesar desse monitoramento iniciar nas redes sociais, ele deve ir além, abrangendo toda a web. Esse é um trabalho diário e minucioso, mas, em algumas empresas, é de responsabilidade do Community Manager. E, em geral, esse profissional conta com uma ferramenta terceirizada, para ajudá-lo na automatização desse processo.
📖 Leia mais: Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?
6. Relacionamento com a comunidade
As redes sociais são redes de socialização. Logo, são canais de troca. Por isso, é esperado que você não deixe sua audiência ou as boas citações que recebe fora do seu campo de visão, ou seja, sem resposta por muito tempo.
Em geral, esse trabalho também é realizado pelo gerente de comunidades, mas também pode ficar sob responsabilidade do Social Media. A tarefa é realizada em duas etapas: durante o monitoramento e por alguns recursos de interação, durante as outras etapas do trabalho — como a de criação de conteúdo, por exemplo.
Interações nas redes sociais proprietárias
Diariamente, é função da Social Media responsável por Community Manager acompanhar tudo o que é comentado nas redes sociais da empresa, inclusive no Google Meu Negócio.
Mas, sabemos que só é possível fazer este acompanhamento completo pelas facilidades que conquistamos com as etapas do processo que podem ser automatizadas ou centralizadas.
E isso acontece com a ajuda de ferramentas como o RD Station Conversas, que centraliza as conversas com clientes e Leads, mesmo que essas pessoas chamem a sua marca em diferentes canais digitais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram.
7. Análise de resultados
Quer saber como destacar o seu trabalho como Social Media? Você apenas conseguirá bons resultados se for um profissional estratégico. E, como a gente sabe, estratégia sem análise de dados é, na verdade, achismo!
Pode ser que você já tenha feito e tenha dado certo? Claro! A sorte está aí para isso. Mas não dá para contar só com ela, não é mesmo? Por isso, se você almeja crescer na carreira de Social Media, precisa dar mais atenção aos dados.
Para isso, precisa contemplá-los como parte da sua rotina de gestão de redes sociais. O ideal é que você determine os tipos de análises que serão feitas e qual a periodicidade de cada um deles.
Alguns exemplos de análises que você pode fazer:
- formatos que mais engajam;
- dias e horários que mais engajam;
- categorias que mais engajam;
- tipos de CTA que mais geram ações;
- comparativos mensais;
- comparativos anuais;
- performance quinzenal — você pode adequar a periodicidade conforme o seu planejamento.
Contudo, a única forma de você realizar essas análises continuamente de forma eficiente é por meio dos relatórios. Nesse sentido, alguns pontos são importantes:
- Ter relatórios já preestabelecidos pode te ajudar com as análises e respostas em um espaço de tempo reduzido.
- Definir quais são as métricas e quais os indicadores te ajudará a focar no que é importante: saber responder o que for questionado.
E você pode criar esses relatórios de várias formas, inclusive usando planilhas, como a que compartilhamos a seguir.
🛠️ Template: Relatório Mensal de Marketing Digital
Quanto ganha um Social Media?
Uma dúvida comum ao pensar em trabalhar nessa função, executando todas ou pelo menos algumas das atividades que vimos aqui, é: quanto ganha um Social Media?
Segundo dados da Glassdoor, no Brasil (dados atualizados do mês de agosto de 2024) o salário médio de um Social Media é de R$ 2.256.
Vale lembrar que um movimento natural para quem atua nessa área é assumir posições mais importantes nas empresas e Agências de Marketing Digital com o passar do tempo.
Além disso, de acordo com a pesquisa Panorama de Marketing 2024, as redes sociais são o canal mais usado pelas empresas em suas estratégias. Ou seja, a área continua muito valorizada, criando cada vez mais possibilidades para os profissionais.
Como se tornar um Social Media?
Já deve ter ficado claro para você que, para seguir uma carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades. Seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.
Muitos profissionais da área de Marketing também começam em posições generalistas e, depois, decidem mudar para as redes sociais como uma maneira de explorar suas capacidades. Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que pode ser uma estratégia eficaz, principalmente para seguir uma carreira como freelancer.
Se você não tem experiência e está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função mais básica. Mas, se está pensando em se especializar, listamos agora informações e passos essenciais para conseguir se tornar um Social Media.
O que precisa estudar para ser um Social Media?
A formação de um Social Media pode ser bastante diversificada, muitas vezes, você nem precisa se perguntar qual faculdade fazer. Isso porque, não é obrigatória uma formação acadêmica formal, mas sim, aprofundamento em habilidades específicas (veremos quais são mais adiante).
Mas, embora não exista um caminho único, ou necessariamente acadêmico, algumas áreas de estudo e cursos específicos podem ser especialmente úteis:
- Comunicação Social ou Jornalismo: esses cursos oferecem uma base sólida em comunicação, escrita, e produção de conteúdo, habilidades essenciais para criar e gerenciar conteúdo para redes sociais.
- Marketing ou Publicidade e Propaganda: uma formação em Marketing ou Publicidade fornece conhecimento sobre estratégias de mercado, comportamento do consumidor, branding e campanhas publicitárias, todos conhecimentos importantes para um Social Media.
- Relações Públicas: esse curso é ideal para quem deseja focar no gerenciamento da imagem de marcas e relacionamento com o público, algo crucial para a atuação em redes sociais.
- Design gráfico: ter habilidades em design pode ser um grande diferencial, já que, muitas vezes, o Social Media precisa criar ou ajustar peças visuais para acompanhar o conteúdo.
- Cursos de especialização em Social Media: existem muitos cursos de curta duração e especializações focadas em redes sociais, nos quais se aprende sobre algoritmos, ferramentas de análise, criação de conteúdo específico para plataformas e estratégias de engajamento.
- Autoaprendizado e certificações: como o campo de atuação em redes sociais está em constante evolução, muitos profissionais buscam cursos online, webinars, e certificações de plataformas como Facebook, Google, e LinkedIn. Um exemplo é o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University.
Além do conhecimento teórico, a experiência prática e o conhecimento das plataformas digitais são fundamentais para o sucesso de um Social Media. Habilidades em copywriting, SEO, análise de dados e gestão de crises também são frequentemente valorizadas no mercado.
Entenda como transformar seguidores do Instagram e TikTok em clientes.
Inscreva-se no curso gratuito da RD University!Quais as habilidades necessárias para ser um Social Media de sucesso?
Você deseja conquistar um emprego na área? Então deve aprimorar certas habilidades ao iniciar sua busca. Elas incluem elementos básicos sobre as diferentes redes sociais mais usadas e também aspectos mais avançados que podem ser explorados em qualquer equipe de Marketing.
A seguir listamos as habilidades para se tornar um Social Media separadas por comportamentais e técnicas. Confira:
Habilidades comportamentais necessárias para um Social Media
- Comunicação eficaz: transmitir mensagens claras e persuasivas, adaptando o tom ao público.
- Adaptabilidade: ser flexível e disposto a aprender novas ferramentas e técnicas.
- Empatia e inteligência emocional: entender o público e responder adequadamente e de forma empática, especialmente em crises.
- Colaboração e trabalho em equipe: trabalhar bem com outros profissionais, como designers e estrategistas de Marketing.
- Gestão de crises: responder eficazmente a situações negativas nas redes sociais.
Habilidades técnicas necessárias para ser um Social Media
- Conhecimento das plataformas: entender as especificidades e melhores práticas de cada rede social.
- Gestão de tempo e organização: priorizar tarefas e gerenciar várias atividades.
- Habilidades em design: ter noções de design gráfico e usar ferramentas de edição de imagem e vídeo.
- Copywriting: escrever textos persuasivos que incentivem ações.
- Conhecimento de SEO: otimizar conteúdo para motores de busca, mesmo em plataformas sociais.
- Capacidade analítica: interpretar métricas e dados para ajustar estratégias.
Aprender a usar ferramentas de automação e análise de Marketing, como o RD Station Marketing, também é uma vantagem. Dessa forma, é possível ter acesso a recursos como agendamento de postagens, criação de páginas de link na bio e relatórios de engajamento, para ganhar produtividade e acompanhar resultados.
Aproveite para fazer um teste gratuito e conheça na prática todas as possibilidades que o RD Station Marketing oferece para transformar seguidores de redes sociais em clientes!
Estabeleça sua presença nas mídias sociais
Antes de começar sua carreira de Social Media, você também pode examinar atentamente todos os seus perfis nas redes sociais e garantir que eles o representem da melhor maneira possível.
Quando você não tem um bom portfólio para impressionar os empregadores, a primeira coisa que eles fazem é pesquisar sobre você no Google. Se eles virem perfis associados a você com pouca ou nenhuma atividade — ou, pior ainda, com alguma coisa considerada inapropriada — você pode apostar que eles passarão para o próximo profissional da lista.
Se já tiver passado por alguma experiência, é fundamental descrever da melhor forma possível, para que todos entendam a bagagem que você já tem..
Dedique também tempo e esforço para interagir com comunidades online, de maneira construtiva e positiva. O gerenciamento de comunidade é uma grande parte do trabalho de qualquer especialista e seu comportamento em cada uma delas pode contar pontos.
Expanda sua rede profissional
O networking pode ser intimidante no começo, mas pode ser uma boa forma de aprender mais sobre oportunidades de emprego, obter conselhos sobre como procurar vagas de Social Media e adquirir conhecimento sobre o mercado.
Sua rede pode incluir amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e até mesmo referências de profissionais que você admira. Se você não sabe por onde começar, participe de grupos para profissionais de mídias sociais no LinkedIn ou no Facebook. Isso pode:
- expor você a diferentes anúncios de emprego;
- deixar você mais familiarizado com o cenário de empregos;
- ajudar a pesquisar como as pessoas conseguiram os empregos que têm nessa área.
Ferramentas e softwares utilizados por um Social Media
As ferramentas de Marketing para realizar o trabalho com redes sociais nada mais são do que ferramentas e softwares que ajudam as empresas a aproveitar todo o poder das plataformas como Instagram e TikTok. Seja para lançar campanhas que atraem clientes ou analisar seus resultados.
A maioria dessas ferramentas, usadas no dia a dia por um Social Media, estão focadas em facilitar a rotina. Agora, listamos quais os principais tipos que você deve encontrar e usar ao assumir esse cargo.
Produção de conteúdo e Design
A criação de conteúdo para redes sociais pode ser bem diferente dependendo da quantidade de pessoas que trabalham na área de Marketing ou dos objetivos de cada empresa. Mas, geralmente, você precisará de alguma noção de design e uma boa compreensão das habilidades de escrita para realizar essas tarefas.
Do lado de design, existe a opção do Canva que já foi mencionado anteriormente. Essa é uma ferramenta com planos gratuitos e pagos que permite a criação de posts completos sem a necessidade de saber tudo sobre design. Existem milhares de modelos prontos, é só escolher e editar para produzir o seu.
Existem também as ferramentas da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, que permitem criar conteúdos do zero e com alta qualidade, mas exigem conhecimento técnico, dominado por profissionais de Design.
Publicações e agendamentos
As melhores plataformas de gerenciamento de mídia social permitem que você assuma o controle de sua presença nas mídias sociais em um único lugar, agendando as publicações para evitar trabalhos manuais.
Dessa forma, cada empresa pode antecipar as publicações, seguindo o seguinte fluxo: Planejar → Criar o conteúdo → Agendar a publicação para as redes sociais definidas, no dia e horário ideal.
Gestão completa de Redes Sociais
Que tal uma ferramenta que permite não só fazer uma, mas sim várias das ações necessárias para redes sociais? É isso que uma ferramenta de gestão permite, como é o caso do RD Station Marketing.
Com ela, é possível agendar, publicar, analisar postagens e transformar seguidores em clientes. São diversas funcionalidades disponíveis no menu “Atrair” da ferramenta:
- Link da Bio: crie uma vitrine de conteúdos on-line para direcionar sua audiência rumo às vendas nas redes, que normalmente possuem apenas o link na bio como área de clique, caso do Instagram. Abaixo, veja como essa página fica quando o usuário clica no seu link da bio criado no RD Station Marketing:
- Agendamento e calendário de posts: faça postagens simultâneas em Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.
- Análise de resultados: confira o engajamento de cada uma das postagens e cliques no link da bio no próprio RD Station Marketing.
- Anúncios certeiros: direcione os anúncios ao público certo para conquistar Leads qualificados e mais vendas.
Além dessas funcionalidades, voltadas para as redes sociais, o RD Station Marketing oferece outras funcionalidades, que juntas irão unificar todas as suas ações de Marketing Digital: das redes sociais ao email, das Landing Pages aos Pop-ups, da Automação à Análise de Resultados. Tudo na mesma ferramenta!
Conheça a ferramenta de Automação de marketing que simplifica tarefas e aumenta sua performance.
Faça um teste gratuito do RD Station Marketing!Cenário do mercado de atuação do Social Media
Agora que já sabe o que faz um Social Media e como se tornar um, é fundamental entender que o cenário digital torna esse profissional essencial para qualquer empresa, seja atuando internamente ou como prestador de serviços.
As oportunidades de nível inicial podem incluir empregos fixos, vagas de freelancer ou até mesmo voluntariado em ONGs, por exemplo. Explore diferentes opções para ver o que se adapta às suas necessidades.
Para cada uma dessas vagas, as características e expectativas são diferentes:
- Empregos de nível básico: um cargo de nível básico geralmente requer menos experiência e pode fornecer a oportunidade de aprender sobre Marketing Digital como um todo, junto de outros profissionais;
- Freelancer: considere trabalhar dessa forma para construir sua experiência com diferentes clientes. Você pode construir um portfólio em um site e começar a se divulgar.
- Voluntário: as oportunidades de voluntariado podem ter requisitos menos rigorosos. Procure oportunidades locais ou remotas, em sites de busca, ou nas redes sociais dessas organizações.
Se você já está buscando um emprego fixo na área, fique de olho em títulos de nível básico para começar, como:
- Estagiário de Marketing ou estagiário de redes sociais
- Coordenador de mídias sociais
- Especialista em Social Media
- Analista de redes sociais
Qual o melhor curso de Social Media?
Estar em dia com as redes sociais envolve, também, estudar com especialistas no assunto. E a RD University, plataforma de cursos da RD Station, tem um curso de Gestão de Redes Sociais. Nele, Lizandra Muniz e Brenda Dilli, profissionais de Social Media aqui da RD, ensinam na prática como construir uma estratégia.
São mais de 5 horas de conteúdo, com muitas informações e dicas para você aplicar na sua empresa ou nos seus clientes.
Agende publicações, crie links na bio, publique Landing Pages e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.