Liderança: conheça as características e as atribuições de bons líderes

Ser uma boa liderança inclui habilidades que podem ser desenvolvidas, como empatia, paciência e carisma

Resultados Digitais
Resultados Digitais5 de dezembro de 2022
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Liderança é a habilidade de motivar, influenciar e gerenciar pessoas. Nas empresas, esse tipo de função é fundamental para fazer com que os colaboradores trabalhem de maneira focada e atinjam os objetivos desejados pelo negócio.


Você sabe qual é a definição de liderança? Já pensou em quais são as características e atribuições de um bom líder? E as diferenças entre líder e chefe, você conhece?

No artigo de hoje, responderemos a essas e a outras questões. Continue a leitura para saber tudo sobre o tema!

Antes, se quiser uma perspectiva de um líder aqui da RD Station, assista à conversa do co-fundador e CTO Bruno Ghisi com a Karina Boschi, da área de Talent Management, que foi transmitida ao vivo durante o RD Summit Live Show. Eles falaram sobre retenção de talentos!

O que é liderança?

Liderança consiste na habilidade de motivar, influenciar e gerir um grupo de pessoas. Isso pode acontecer de forma natural, quando alguém se identifica com o papel de líder e assume uma posição desse tipo, mas também de maneira formal, por exemplo quando um profissional é contratado por uma empresa para atuar em um cargo de liderança.

Nas empresas, a liderança tem a função de fazer com que os colaboradores trabalhem focados nos objetivos de negócio. Para isso, é preciso ter habilidades como empatia, paciência e carisma. 

E a boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

O que é um líder?

O líder é o profissional que exerce a liderança, direcionando pessoas para que atinjam determinado objetivo. Embora tenha a última palavra na hora de tomar decisões, ele precisa compartilhar responsabilidades, deixando que todos participem das discussões.

Líderes são agentes fundamentais e extremamente estratégicos para as empresas. Se exercerem bem seus papéis, conseguem fazer com que os colaboradores trabalhem motivados, participando do desenvolvimento de suas equipes. 

Além disso, o trabalho de um líder pode influenciar na retenção de talentos e na redução dos índices de rotatividade.

Apesar do seu papel de destaque, um bom líder deixa que os outros profissionais sejam protagonistas, obtendo o melhor desempenho de cada um deles.

>> Leia também: ARTIGO – Liderar agora para impulsionar os resultados inovativos nas organizações

Quais são as características de bons líderes?

Cada líder tem seu próprio estilo. Porém, existem algumas características que são essenciais para quem deseja exercer esse tipo de cargo:

  • Comunicação assertiva: um bom líder consegue comunicar de maneira clara e objetiva o que a equipe precisa fazer.
  • Excelente relacionamento interpessoal: um líder está em contato com pessoas constantemente. Por isso, precisa ser educado e agradável no trato com seus liderados, mesmo quando é preciso ter conversas difíceis.
  • Empatia: no dia a dia de um líder, é comum que profissionais tragam dificuldades, sejam elas relativas ao trabalho ou até mesmo às suas vidas pessoais. É preciso, portanto, que ele tenha empatia, colocando-se no lugar dos colaboradores e auxiliando-os quando possível.
  • Escuta ativa: um bom líder também precisa saber ouvir mais do que falar. Dessa maneira, faz com que a equipe se sinta acolhida e também consegue entender o perfil e as necessidades de cada colaborador.
  • Transparência: um líder precisa ser transparente ao passar informações para a equipe. Isso pode evitar boatos e conflitos que acabam com a produtividade.
  • Facilidade para trabalhar em equipe: a capacidade de trabalhar bem em equipe, compartilhando responsabilidades, é essencial para os líderes. Dessa maneira, eles evitam centralizar tarefas, instruindo os colaboradores a fazerem o necessário e deixando que todos participem dos processos.
  • Inspiração: um líder deve ter, ainda, a capacidade de inspirar seus liderados, servindo como um exemplo a ser seguido.
  • Orientação por resultados: por fim, é fundamental que a liderança seja orientada por resultados. Todas as características de que falamos são importantes, mas de nada adianta colocá-las em prática se o líder não estiver seguindo os objetivos de negócio desejados pela empresa.
Liderança orientando colaboradores

Quais são as atribuições de um cargo de liderança?

Agora você já sabe o que é necessário para ser um bom líder. Mas quais são, na prática, as atribuições de um profissional desse tipo no dia a dia de uma empresa?

  • Auxiliar na definição do planejamento estratégico da sua área
  • Desenvolver o time, atuando em conjunto com a área de Recursos Humanos para capacitar os colaboradores
  • Distribuir tarefas conforme as habilidades e funções de cada colaborador
  • Acompanhar a execução das atividades
  • Dar feedbacks constantes aos colaboradores
  • Desenvolver planos de carreira
  • Medir os resultados, gerar relatórios e apresentá-los para seus superiores hierárquicos
  • Fazer ações de reconhecimento, premiações e outras iniciativas que ajudem a manter os colaboradores motivados

Qual é a importância da liderança para uma boa gestão de equipes?

Contar com boas lideranças é fundamental para os negócios. A seguir, trazemos os principais motivos pelos quais uma liderança é importante para a gestão de equipes e para as empresas em geral:

Engajamento e retenção de talentos

A percepção dos profissionais é muito influenciada pelas atitudes de seus líderes, uma vez que eles são a referência mais próxima no dia a dia de trabalho. Uma liderança satisfatória pode fazer com que os colaboradores se sintam mais felizes na empresa, impactando nas taxas de retenção de talentos e turnover.

Clima organizacional

O trabalho da liderança impacta também no clima organizacional dos negócios. Os líderes precisam, afinal, comunicar-se de maneira eficaz e respeitosa, de modo que a equipe tenha uma relação de respeito no dia a dia. 

Também devem ficar atentos para identificar conflitos ainda em fase inicial, garantindo o bem-estar de todos e um ambiente de trabalho saudável.

Performance

Além do engajamento e do clima organizacional, o trabalho da liderança impacta na performance dos colaboradores, fazendo com que enxerguem seus pontos fortes e fracos e mostrando o caminho para que se desenvolvam da melhor maneira.

Além disso, dá suporte no dia a dia, fazendo com que as equipes atinjam seu melhor em termos de produtividade, alcançando os resultados desejados pela empresa.

Quais são os tipos de liderança?

É possível dividir os tipos de liderança em diversas categorias. A seguir, falamos dos três mais comuns:

  • Liderança autocrática: é aquela que é autoritária, impondo suas ideias ao grupo sem ouvi-lo.
  • Liderança democrática: estimula a participação do grupo, tomando decisões em conjunto.
  • Liderança liberal: há confiança no grupo, com as decisões sendo delegadas.

Qual é a diferença entre líder e chefe?

Quando se fala em liderança, uma dúvida comum é a diferença entre líder e chefe. 

Em geral, esses termos são usados para expressar ideias contrastantes: enquanto o líder é o profissional que lidera pela influência, conduzindo a equipe até os resultados, o chefe tem uma abordagem mais tradicional, e menos desejada pelas empresas atualmente, dando ordens, sendo centralizador e autoritário. 

Um bom líder tem boa relação interpessoal com a equipe, permite que os colaboradores tenham autonomia e os incentiva a evoluírem profissionalmente. O chefe, por outro lado, é temido, e não respeitado, e vê os colaboradores como uma ameaça ao seu cargo.

Estruturar times faz parte da boa liderança

Se você está em busca de qualificar para ser uma liderança, saiba que estruturar times vencedores é parte fundamental do trabalho. Isso passar por entender melhor quais as necessidades da sua empresa e quais profissionais e conhecimentos precisa.

Pensando nisso, criamos o eBook Como estruturar times de Marketing e Vendas: de acordo com o tamanho da sua empresa! Ele é gratuito e traz orientações sobre os seguintes temas:

  • Estruturar uma forte equipe de Marketing e de Vendas;
  • Montar uma equipe de Inbound;
  • Preparar a equipe comercial para receber Leads qualificados;
  • Alinhar, integrar e engajar os times;
  • Contratar e definir salários.

Usamos a nossa experiência aqui na RD para trazer as melhores orientações para o seu negócio crescer de forma estruturada. Basta preencher o formulário abaixo para acessar!

Como estruturar times de Marketing e Vendas

Tudo o que você deveria saber sobre gestão de time está aqui. Este eBook surgiu para ajudar você a construir equipes de Marketing e Vendas efetivas e aplicáveis à estrutura do seu negócio.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Perguntas frequentes

O que é liderança?

Liderança é a habilidade de motivar, influenciar e gerenciar pessoas. Em equipes, esse tipo de função é fundamental para fazer com que todos no time trabalhem de maneira focada e atinjam os objetivos desejados pelo coletivo.

O que é um líder?

O líder é o profissional que exerce a liderança, direcionando pessoas para que atinjam determinado objetivo. Embora tenha a última palavra na hora de tomar decisões, ele precisa compartilhar responsabilidades, deixando que todos participem das discussões.

Quais as características de bons lideres?

  • Comunicação assertiva
  • Excelente relacionamento interpessoal
  • Empatia
  • Escuta ativa
  • Transparência
  • Facilidade para trabalhar em equipe
  • Inspiração
  • Orientação por resultados
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Marketing Digital para o Dia dos Namorados: confira dicas e exemplos para sua campanha vender mais
Marketing
Quais modelos de Email Marketing devo usar em minhas campanhas?
Marketing
Como colocar em prática os aprendizados que você teve em eventos