Conteúdo para redes sociais: como organizar a criação de posts e a rotina de atualização

Ter um plano de conteúdo para redes sociais é uma das estratégias eficazes para otimizar a presença digital da empresa; saiba como explorar os muitos tipos de conteúdo que podem ser compartilhados

Resultados Digitais
Resultados Digitais29 de junho de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Conteúdo é a essência do marketing nas redes sociais. Não adianta criar um perfil ou uma página e não postar nada, assim como também não dá para publicar qualquer coisa. Por isso, criar conteúdo para redes sociais exige estratégia e planejamento para engajar e conseguir a confiança dos seguidores.

Isso porque, no fim das contas, as pessoas só vão seguir sua marca se encontrar assuntos que sejam interessantes, geram conexão e agreguem valor. E a melhor forma de atingir esse objetivo é estabelecer um plano de conteúdo para redes sociais.

Mas por onde começar? Primeiro, você precisa entender o que são conteúdos para redes sociais e o que são planos de conteúdos para redes sociais. Depois, continue a leitura para saber o que não pode faltar na sua estratégia.

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que são conteúdos para redes sociais?

Em linhas gerais, conteúdos para redes sociais são todas as formas de informação que você compartilha em suas plataformas de mídia social. Isso pode incluir postagens de texto, imagens, vídeos, infográficos, webinars, podcasts, entre outros.

Na prática, o objetivo desses conteúdos, reforçando o que dissemos acima, é engajar seu público, promover sua marca e, em última instância, impulsionar a conversão em leads.

Com isso, pode-se afirmar que os conteúdos são a espinha dorsal de qualquer estratégia de marketing de redes sociais, ajudando a construir uma comunidade online e a estabelecer sua marca como referência em seu setor.

25 tipos de conteúdo de redes sociais a produzir

Existem muitos tipos diferentes de conteúdo que você pode produzir para suas redes sociais. A dica é escolher não só aqueles que mais têm aderência ao perfil do negócio e do público-alvo, mas também levar em conta a capacidade de produção do conteúdo por parte da empresa.

Isso é essencial para que haja uma continuidade na estratégia, sem risco de interrupção, o que pode causar danos ao engajamento. Confira a lista com os tipos de conteúdo, suas descrições e objetivo na estratégia de redes sociais da empresa.

  1. Postagens de texto – Postagens básicas para compartilhar dicas, informações, pensamentos, atualizações, citações, perguntas, etc. Objetivo: Comunicação direta com o público.
  2. Imagens – Usadas para mostrar produtos, compartilhar infográficos, destacar citações, etc. Objetivo: Atrair a atenção do público e aumentar o engajamento.
  3. Vídeos – Usados para demonstrar um produto, compartilhar depoimentos de clientes, fornecer tutoriais, etc. Objetivo: Aumentar o engajamento e fornecer informações detalhadas.
  4. Links – Compartilhar links para seu próprio conteúdo ou para conteúdo relevante de outras fontes. Objetivo:  Proporcionar conteúdo de valor ao público e direcionar o tráfego.
  5. Postagens de blog – Compartilhar postagens de blog nas redes sociais. Objetivo: Gerar tráfego para o blog e ajudar na construção de autoridade.
  6. Infográficos – Compartilhar informações complexas ou dados de maneira visualmente atraente. Objetivo: Fornecer informações complexas de maneira fácil de entender.
  7. Webinars – Compartilhar informações educacionais ou de formação. Objetivo: Fornecer valor e informações detalhadas ao público.
  8. Podcasts – Compartilhar episódios de podcast nas redes sociais. Objetivo: Aumentar a audiência e a conversão.
  9. eBooks – Compartilhar link para e-book nas redes sociais. Objetivo: Aumentar os downloads e captação de leads.
  10. Guias e tutoriais Fornecer informação de valor ao público, ensinando algo novo ou como usar um produto ou serviço. Objetivo: Estabelecer autoridade e atender demandas de clientes.
  11. Depoimentos de clientes – Compartilhar depoimentos de clientes. Objetivo: Construir confiança e credibilidade.
  12. Concursos e sorteios Aumentar o engajamento e atrair novos seguidores. Objetivo: Aumentar base de seguidores e alcance.
  13. Anúncios de produtos Compartilhar notícias sobre o lançamento de novos produtos e serviços. Objetivo: Impulsionar vendas.
  14. Conteúdo gerado pelo usuário Conteúdo criado por seguidores ou clientes.  Objetivo: Aumentar a confiança e o engajamento.
  15. Entrevistas Realizar entrevistas com especialistas do setor, influenciadores ou clientes satisfeitos. Objetivo: Fornecer insights e fortalecer autoridade.
  16. Histórias de sucesso de clientes Compartilhar histórias de sucesso de clientes. Objetivo: Mostrar na prática os benefícios dos produtos ou serviços.
  17. Dicas e truques Compartilhar dicas e truques relacionados ao negócio. Objetivo: Estabelecer autoridade e proporcionar serviço de utilidade ao cliente.
  18. Enquetes e pesquisas Envolver o público e obter feedback. Objetivo: Aumentar o engajamento e receber dados para desenvolver e analisar estratégias.
  19. Citações inspiradoras Compartilhar citações que podem inspirar e motivar seguidores. Objetivo: Inspirar seguidores e aumentar o engajamento.
  20. Conteúdo interativo Publicar quizzes, jogos e outros conteúdos lúdicos. Objetivo: Aumentar engajamento com uma experiência interativa.
  21. Conteúdo ao vivo Realizar lives de perguntas e respostas, mostrar eventos, mostrar bastidores, etc. Objetivo: Conectar a empresa com o público em tempo real e aumentar o engajamento.
  22. Carrosséis e slideshows Compartilhar várias imagens ou vídeos em uma única postagem. Objetivo: Aumentar o engajamento com mais de uma peça de conteúdo de uma vez.
  23. Conteúdo de marca Incluir logotipos, paletas de cores, tipografia e outros elementos que representam a identidade visual da marca. Objetivo: Aumentar o reconhecimento da marca.
  24. Conteúdo de parceria ou colaboração Parceria de conteúdo com outras marcas,fornecedores, influenciadores para criar postagens colaborativas. Objetivo: Alcançar e atrair novos públicos.
  25. Conteúdo de eventos – Compartilhar conteúdo relacionado a participação em eventos. Objetivo: Ressaltar autoridade e envolvimento com tema de interesse.

É muita coisa, né? Uma boa forma de usar esses conteúdos para direcionar seus seguidores para o seu site e seus conteúdos é a funcionalidade de Link na Bio do RD Station Marketing. Ele funciona como uma vitrine virtual das suas ofertas, sejam elas educativas ou de vendas de produtos ou serviços. Veja só como fica:

Link na bio do Instagram RD Station

O que é um plano de conteúdo de redes sociais?

Agora, saiba em detalhes quais as características de um plano de conteúdo de redes sociais.

Trata-se de uma estratégia detalhada que descreve o quê, quando e onde sua equipe de marketing ou sua agência digital vão postar nas redes sociais da sua empresa.

O plano é elaborado para ampliar o impacto das postagens, garantindo que a empresa esteja compartilhando o tipo certo de conteúdo no timing adequado e na plataforma indicada (conforme suas características e perfil dos usuários).

Neste sentido, de modo resumido, um plano de conteúdo eficaz pode ajudar a aumentar o engajamento, melhorar a lealdade à marca e aumentar a visibilidade digital.

Como criar um plano de conteúdo de redes sociais em sete etapas

Para elaborar um plano de conteúdo para redes sociais, siga as seguintes etapas:

Saiba mais sobre o seu público

O primeiro passo para criar um plano de conteúdo eficaz é entender quem é o seu público. Isso significa conhecer seus interesses, comportamentos e preferências. Você pode usar ferramentas de análise de redes sociais para obter insights detalhados sobre seu público. Isso pode incluir informações sobre a demografia do seu público, seus interesses e comportamentos online, e quais tipos de conteúdo eles mais gostam.

Defina metas

Antes de começar a criar conteúdo, é importante definir o que você espera alcançar. Suas metas podem incluir aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar o tráfego do site ou aumentar as vendas.

Certifique-se de que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas no tempo (SMART). Isso ajudará a orientar sua estratégia de conteúdo e permitirá que você avalie seu sucesso.

Realize uma análise competitiva

Analisar o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais pode lhe dar ideias para o seu próprio conteúdo. Além disso, pode ajudá-lo a identificar oportunidades que seus concorrentes podem ter perdido. Isso pode incluir novas tendências de conteúdo, lacunas na estratégia de conteúdo de seus concorrentes ou novas formas de engajar seu público.

Colete conteúdo

Depois de entender seu público e definir suas metas, é hora de começar a coletar conteúdo. Isso pode incluir a criação de novos conteúdos, bem como a curadoria de conteúdos existentes que sejam relevantes para o seu público.

Lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade. É melhor ter um número menor de postagens de alta qualidade do que um grande número de postagens de baixa qualidade.

Desenvolva um plano de criação de conteúdo

Um plano de criação de conteúdo detalha o processo de produção de cada peça de conteúdo. Isso inclui quem será responsável pela criação do conteúdo, quais recursos serão necessários e quando o conteúdo será publicado.

Este plano deve ser flexível o suficiente para permitir ajustes e mudanças, mas detalhado o suficiente para manter sua equipe de conteúdo focada e organizada.

Crie um calendário

Um calendário de conteúdo de redes sociais é uma ferramenta visual que ajuda a organizar e programar suas postagens. Ele pode ajudá-lo a manter uma cadência consistente de postagens e garantir que você esteja compartilhando uma variedade de conteúdos.

Além disso, um calendário de conteúdo pode ajudar a garantir que você esteja aproveitando ao máximo os eventos e tendências atuais. Aproveite o template gratuito criado pelo time de social media da RD Station, basta clicar no banner abaixo para acessar!

🗓️  PLANILHA COMPLETA: Calendário de Conteúdo para Redes Sociais

ver planilha

>> Leia também: O que faz um Social Media e como trabalhar na área?

A importância do agendamento de posts no plano de conteúdo para redes sociais

Esperamos que o post tenha mostrado que não faltam possibilidades para as empresas que desejam turbinar sua presença nas redes sociais. E para o sucesso de um plano de conteúdo, você não pode abrir mão do agendamento de posts.

Trata-se de uma rotina que permite que você planeje e organize seu conteúdo com antecedência, garantindo uma presença constante nas redes sociais.

Para tornar a tarefa mais prática e eficiente, a recomendação é adotar ferramentas como o RD Station Marketing, que tem essa funcionalidade em todos os planos!

Como funciona o agendamento de posts do RD Station

O agendamento de posts do RD Station é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a simplificar e otimizar sua estratégia de conteúdo para redes sociais. A funcionalidade permite publicar de modo programado posts no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter simultaneamente.

Dessa forma, ele ajuda a economizar tempo e garantir que as postagens sejam publicadas no momento certo para otimizar o engajamento e a conversão de seus seguidores em leads.

Com a ferramenta, você pode agendar todas as suas postagens de uma vez ou programá-las de acordo com o melhor dia e horário para o seu público. Além disso, você pode analisar os dados de alcance de suas postagens para otimizar suas estratégias de conteúdo.

O RD Station Marketing é licenciado pela Meta, o que garante a segurança de que suas postagens serão publicadas conforme programado. Além disso, você pode compartilhar Landing Pages, blog posts e outros conteúdos com seus seguidores! Deixe seu email abaixo para fazer um teste da ferramenta por 10 dias, sem compromisso.

Agende seus posts nas redes sociais com o RD Station Marketing!

Ganhe tempo programando seus posts com antecedência em redes sociais como o Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter!

Comece seu teste gratuito
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Mapa da empatia: o que é e 6 passos para criar um de qualidade
Marketing
5 motivos para começar a investir em SEO hoje mesmo
Marketing
Fluxograma de processo: o que é, como fazer e exemplos práticos para aplicar