CRM para serviços: o que é e quais são as melhores ferramentas

Entenda como o setor de serviços pode otimizar processos e melhorar o relacionamento com os clientes, com a ajuda de exemplos práticos e uma seleção das melhores ferramentas.

Gustavo Bonato
Gustavo Bonato16 de agosto de 2024
Transforme-se com IA, inscreva-se gratuitamente no Webinar.

Se você é um prestador de serviços ou atua em uma empresa que oferece um serviço para o mercado, sabe que o relacionamento com os clientes é peça-chave para o sucesso do negócio. Nesse sentido, o CRM para serviços é a ferramenta ideal para facilitar a interação e retenção, impulsionando o crescimento das vendas.

Portanto, para entender melhor o que é um CRM, sua importância para o setor de serviços e como ele pode apoiar sua operação, continue a leitura desse artigo.

O que é CRM?

CRM, abreviação para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é uma abordagem estratégica que utiliza práticas, tecnologias e dados para gerenciar e analisar as interações de uma empresa com seus clientes.

Em suma, um sistema de CRM centraliza todas as informações relevantes dos clientes, permitindo que as empresas organizem e acessem estes dados. Assim, é possível personalizar o atendimento e otimizar suas estratégias de Marketing e Vendas

Portanto, com um CRM, é possível acompanhar o histórico de interações, identificar preferências e necessidades e automatizar diversos processos. O resultado é uma operação de Vendas mais produtiva e baseada em dados.

Controle seu processo comercial com um CRM gratuito.

Assista à demonstração do RD Station CRM e crie sua conta.

O que faz o CRM para o setor de serviços?

Um sistema de CRM desempenha várias funções críticas para a gestão de clientes e otimização dos processos internos de empresas no setor de serviços.

Afinal, como ele centraliza e organiza informações provenientes de diferentes canais de comunicação, como emails, redes sociais, chamadas telefônicas e interações em mensageiros e sites, pode ser utilizado para:

  • Automação de Vendas: ao gerenciar contatos, acompanhar interações e agendar tarefas automaticamente, permitindo que a equipe de Vendas se concentre em atividades mais estratégicas.
  • Segmentação de clientes: ao classificar e organizar as pessoas com base em critérios específicos, facilitando campanhas de Marketing direcionadas e personalizadas.
  • Gestão de Leads: ao monitorar o progresso dos Leads por meio do funil de vendas, ajudando a identificar os mais promissores e a tomar ações adequadas para convertê-los em clientes.
  • Histórico de interações: ao manter um registro detalhado de todas as interações, proporcionando uma visão completa e facilitando um atendimento mais personalizado.
  • Suporte ao cliente: ao centralizar as informações e histórico de atendimento, permitindo uma resolução mais rápida e eficiente de problemas.

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Embora tanto o CRM quanto o ERP (Enterprise Resource Planning) sejam fundamentais para a gestão empresarial em serviços, eles servem a propósitos distintos e complementares. A seguir, confira uma comparação entre as duas ferramentas:

AspectoCRM (Customer Relationship Management)ERP (Enterprise Resource Planning)
FocoGerenciamento de interações e relacionamentos com clientes.Integração e automação de processos internos da empresa.
Objetivo principalMelhorar a satisfação e retenção de clientes, aumentando as vendas e a lealdade do cliente.Aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos.
Áreas de atuaçãoVendas, Marketing, atendimento ao cliente.Finanças, recursos humanos, produção, logística, compras.
FuncionalidadesCentralização de informações de contato e histórico de interações.Gestão de leads e oportunidades de vendas.Automação de Marketing.Atendimento personalizado.Centralização de dados e processos.Gestão financeira.Gestão de inventário e cadeia de suprimentos.Gestão de recursos humanos.Planejamento de produção.
BenefíciosMelhor relacionamento com clientes.Aumento das vendas.Personalização do atendimento.Maior satisfação e fidelização dos clientes.Maior eficiência operacional.Redução de custos.Melhoria na gestão de recursos.Visão integrada das operações empresariais.
IntegraçãoPode ser integrado com outras ferramentas de Marketing e Vendas para maximizar resultados.Integra processos e dados de diferentes departamentos em uma única plataforma.
Usuários principaisEquipes de Vendas, Marketing e atendimento ao cliente.Todos os departamentos da empresa, incluindo finanças, RH, produção e logística.

Resumindo, enquanto o CRM para serviços é voltado para a melhoria do relacionamento com os clientes e a maximização das vendas, o ERP é focado na eficiência interna e na gestão dos recursos da empresa.

Portanto, a implementação conjunta de CRM e ERP pode oferecer uma visão completa e integrada de todas as operações. Tanto internas quanto externas, potencializando a performance e o crescimento do negócio.

Por que o CRM é importante para prestadores de serviços?

No setor de serviços, no qual o relacionamento com o cliente é base de qualquer negócio, a implementação de um CRM pode fazer toda a diferença. Isto porque, prestadores de serviços, como consultorias, agências, clínicas e outros, dependem de interações constantes e personalizadas com seus clientes para garantir a satisfação e a continuidade dos negócios.

Portanto, um CRM bem implementado ajuda essas empresas a:

  • Monitorar e gerenciar interações com clientes de forma centralizada, proporcionando uma visão completa do relacionamento.
  • Garantir que nenhum detalhe ou solicitação do cliente seja perdido, melhorando a qualidade do serviço prestado.
  • Identificar oportunidades de upsell e cross-sell, aumentando a receita por cliente.

Nesse sentido, alguns dos principais benefícios incluem:

  1. Aumento da eficiência em vendas: ao automatizar tarefas repetitivas e manter todas as informações organizadas em um único sistema, a equipe de Vendas pode se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.
  2. Otimização da estratégia de Marketing: com dados precisos e atualizados sobre os clientes, é possível segmentar melhor o público-alvo e criar campanhas de Marketing mais personalizadas.
  3. Melhoria na tomada de decisões: um CRM para serviços fornece análises detalhadas e relatórios sobre o comportamento e as preferências dos clientes. E essas informações auxiliam na construção de um planejamento estratégico baseado em dados reais, permitindo decisões mais informadas e precisas.
  4. Redução de custos operacionais: centralizar todas as informações e processos em uma única plataforma reduz a necessidade de múltiplos sistemas, diminuindo custos e minimizando a possibilidade de erros.
  5. Aumento da satisfação do cliente: com um CRM, é possível personalizar o atendimento e oferecer uma experiência mais satisfatória para os clientes. Isto porque o histórico detalhado de interações permite resolver problemas de forma mais rápida e eficaz.

📖 Leia também: CRM Whatsapp: como profissionalizar a comunicação da sua empresa e vender mais

As melhores ferramentas de CRM para prestadores de serviços

Agora que você já sabe a importância do CRM para serviços, conheça as principais soluções disponíveis no mercado!

FerramentaCaracterísticasBenefíciosIndicado para
RD Station CRMGestão de Leads e oportunidades, automação de tarefas, relatórios inteligentes e CRM para WhatsApp.Plano gratuito, implementação rápida, facilidade de uso, integração nativa com plataformas RD Station.Empresas de todos os tamanhos buscam uma solução integrada para Marketing e Vendas.
SalesforcePersonalizável, integração com aplicativos, recursos de inteligência artificial com o Einstein AI.Flexibilidade e escalabilidade, suporte para grandes volumes de dados e usuários.Empresas médias e grandes que necessitam de soluções personalizadas e integração com diversos sistemas.
HubSpot CRMIntegração com ferramentas HubSpot, automações para Marketing, Vendas e atendimento.Facilidade de uso, integração com o ecossistema HubSpot.Pequenas e médias empresas que buscam solução escalável.
Microsoft Dynamics 365Integração com produtos Microsoft, personalização e extensão com Power Platform.Integração com o ecossistema Microsoft, capacidade de personalização e escalabilidade.Empresas que utilizam ecossistema Microsoft e necessitam de uma plataforma robusta e personalizável.
Zoho CRMAcessível, personalizações variadas, aplicativos complementares no ecossistema Zoho.Bom custo-benefício, flexibilidade e acessibilidade.Pequenas e médias empresas que buscam solução flexível e acessível.
PipedriveInterface intuitiva, foco em funis visuais, facilidade de acompanhamento e interações.Facilita a gestão visual das vendas, ideal para equipes de vendas menores.Pequenas e médias empresas, especialmente com foco intensivo em vendas.
FreshsalesParte do suite Freshworks, automação de vendas, inteligência de vendas, integração com ferramentas de atendimento.Solução ágil e integrada, suporte ao cliente eficiente.Pequenas e médias empresas que necessitam de solução rápida e integrada com suporte ao cliente.
InsightlyFoco em gestão de projetos, integração de Vendas, Marketing e entrega de projetos.Integração eficiente de CRM e gestão de projetos.Pequenas e médias empresas que buscam integrar gestão de projetos e CRM.

Crie sua conta gratuita no RD Station CRM e comece a usar agora!

Criar conta gratuita

Como usar um CRM para serviços na prática?

Como vimos, a implementação é altamente benéfica para diversos tipos de empresas de serviços no Brasil, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs) — que muitas vezes não têm uma ferramenta capaz de apoiar o setor de Vendas. 

Vejamos agora alguns exemplos práticos de como diferentes setores podem utilizar um CRM para otimizar seus processos e melhorar o relacionamento com os clientes.

Clínicas e consultórios médicos

Podem usar o CRM para serviços ao gerenciar agendamentos, acompanhar o histórico dos pacientes e enviar lembretes de consultas. O resultado imediato é uma melhor organização dos horários, redução de faltas nas consultas e um atendimento mais personalizado. 

Por exemplo, clínicas se beneficiam ao utilizar o CRM para manter o histórico de pessoas que entram em contato pelo WhatsApp, email ou telefone, e ter uma visão geral dos principais motivos de perda de clientes.

Agências de publicidade e Marketing

As agências podem usar o CRM para registrar a prospecção de clientes, acompanhar negociações, criar tarefas para o time comercial e medir resultados do próprio negócio ou do negócio de seus clientes.

Por exemplo, a agência pode construir um funil de Vendas para cada cliente e apoiá-los na geração de oportunidades e fechamento de negócios. Ainda, é possível integrar a solução a uma ferramenta de Automação de Marketing, para gerir a base de contatos, Leads e clientes de ponta a ponta.

Restaurantes e serviços de alimentação

Os restaurantes podem usar o CRM para gerenciar reservas, acompanhar preferências dos clientes e até enviar ofertas exclusivas. Assim, é possível aprimorar a gestão de reservas, aumentar a satisfação do cliente e promover a fidelização.

Por exemplo, um restaurante pode utilizar o CRM para enviar um cardápio com valores especiais para clientes frequentes e lembrar aniversários para gerar novas reservas.

Empresas de transporte e logística

Organizações desse setor podem usar o CRM para monitorar pedidos, gerenciar a comunicação com clientes e acompanhar entregas. O resultado será o aumento na eficiência das entregas e na satisfação dos clientes.

Nesse sentido, um exemplo seria usar o CRM para fornecer atualizações de status de entrega aos clientes e resolver rapidamente quaisquer problemas de transporte.

Serviços de engenharia e consultoria

Aqui, o uso do CRM é certeiro para gerenciar projetos e negociações, acompanhar o progresso dos clientes e manter um registro detalhado das interações.

Um exemplo prático é utilizar o CRM para aumentar o reconhecimento da marca, como também para acompanhar o progresso dos projetos e o envio de relatórios regulares aos clientes. Assim, nenhum cliente é esquecido ou fica sem atualizações do status das obras.

Empresas de TI

Um caso comum é o uso para gerenciar tickets de suporte, monitorar solicitações de serviço e manter um histórico detalhado de cada cliente. Em outras palavras, uma empresa de TI pode implementar o CRM para registrar todas as interações de suporte técnico, possibilitando uma resolução mais rápida e mais humanizada dos problemas dos clientes.

📖 Leia também: As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024

Gerencie seu relacionamento com os clientes com o RD Station CRM

Em um mercado extremamente competitivo e cada vez mais munido de dados, investir em uma solução de CRM para serviços completa e gratuita, como no caso do RD Station CRM, pode ser o diferencial necessário para se destacar e crescer de forma sustentável. 

Isto porque, com a centralização de dados, automação de processos e histórico com insights valiosos sobre os clientes, os prestadores de serviços estarão melhor preparados para atender às expectativas e conquistar bons resultados.

Nesse sentido, vale ressaltar que, além dos exemplos de uso acima, existem agências de Marketing especializadas em implementar e dar suporte no uso do CRM, como a Nerdweb. Essas agências têm a expertise para adaptar o CRM para serviços às necessidades específicas de cada negócio, proporcionando uma velocidade maior para você conquistar bons resultados em curto prazo.

Portanto, aproveite para explorar uma solução que simplifica a sua rotina e potencializa os seus resultados. E o melhor: de forma gratuita. Descubra como RD Station CRM pode potencializar suas vendas.

Controle seu processo comercial com o CRM de vendas da RD

Organize sua operação de vendas, gerencie seu time e negocie direto pelo WhatsApp. Com o CRM da RD, você simplifica sua rotina para vender com qualidade.

Crie sua conta gratuita
Gustavo Bonato

Gustavo Bonato

Quem escreveu este post

Gustavo é Diretor de Conteúdo e Criação na agência de marketing digital Nerdweb e membro do RD Partners Council. Formado em ADM, é especialista em gestão ágil e produção de conteúdo digital há mais de 25 anos.

Veja também

Vendas
Lead Velocity Rate (LVR): o que é e por que é indispensável na sua estratégia
Vendas
Aprenda a atrair contas estratégicas usando ações práticas de Account-Based Sales
Vendas
Marketing e Vendas: importância e como integrar esses times na sua empresa