Uma boa taxa de conversão de Landing Page pode variar dependendo do setor, público-alvo e tipo de oferta. A taxa de conversão média de todas as Landing Pages criadas com o RD Station Marketing é de 19,90%.
Atrair visitantes para seu site é apenas o começo da sua estratégia. O grande desafio está em converter esses acessos em resultados tangíveis. É aqui que entram as Landing Pages, peças-chave de uma estratégia eficiente de Inbound Marketing.
Mas será que sua Landing Page está realmente performando bem? Como saber se a taxa de conversão é considerada boa ou precisa de ajustes? Neste conteúdo, você aprenderá o que é uma boa taxa de conversão para Landing Pages, descobrirá dados de mercado e dicas práticas para otimizar essas páginas e potencializar sua estratégia de geração de Leads.
Afinal, no ambiente digital, tempo e atenção são recursos valiosos — e uma boa Landing Page pode ser o diferencial que sua empresa precisa para alavancar resultados.
Veja na prática como criar Landing Pages que convertem.
Assista à demonstração do criador de Landing Pages do RD Station Marketing.Para o que serve uma Landing Page?
Em sua forma mais simples, uma Landing Page é uma página de conversão na qual cada elemento é dedicado a fazer com que seus visitantes executem uma única ação: preencher um formulário. Portanto, elas são projetadas para transformar os seus visitantes em Leads.
Diferentemente de páginas de conteúdo, não há outros links para distrair o público: toda a atenção é direcionada para o CTA principal da página.
E esses dois elementos que citamos tornam essas páginas diferentes de todas as outras que você possui no seu site.
Seja para realizar uma inscrição gratuita, fazer uma compra online ou disponibilizar um formulário de contato, esta é a página na qual todos os seus esforços de Marketing se concretizam porque ela segue esse fluxo:
- Uma pessoa vê um CTA (chamada para ação) e chega em uma página de conversão com um formulário.
- O visitante preenche o formulário com os dados solicitados, como nome e email, e é convertido em Lead.
- As informações dos campos do formulário são armazenadas em seu banco de dados.
- Utilizando uma ferramenta de Automação de Marketing, você contacta essa base de Leads por diferentes canais, utilizando as informações que já conhece sobre eles.
Muitas empresas usam Landing Pages para testar ideias, mesmo nos estágios iniciais, para ver o nível de aceitação do mercado e o que podem esperar caso sigam com a execução dela.
Mas, claro que se uma página não conseguir capturar o interesse do público em potencial logo no início da sua divulgação, precisamos avaliar os elementos dela que podem melhorar, indo desde a oferta em si até o visual da página.
Mas, antes disso, precisamos considerar qual papel cada página está cumprindo, pensando na jornada de compra do público.
📖 Veja mais: Landing Page: tudo o que você precisa saber
Papel das Landing Pages na jornada de compra
A geração de Leads pode parecer uma etapa complexa na jornada de compra, mas uma ferramenta consegue otimizar seus esforços de conversão muito rapidamente: sim, estamos falando das Landing Pages.
Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2021 com clientes RD Station, foram mais de 70 milhões conversões realizadas em Landing Pages criadas com o RD Station Marketing, ferramenta de Automação de Marketing líder de mercado. Com ela, é possível criar em poucos minutos páginas personalizadas para divulgar suas melhores ofertas.
Esse é o potencial de público que as marcas conseguiram trabalhar para gerar novas Vendas durante o ano. E uma vez que uma página está convertendo, ela se torna praticamente uma máquina de vendas automática.
Por isso, a lógica é simples: quanto mais cedo você tiver páginas de conversão em seu site, mais rápido verá os resultados, levando seu público a efetivar uma compra. Esse é o tipo de reflexo que você verá no seu funil a partir do trabalho de Inbound Marketing.
Falando nele, o Funil de Vendas é uma visão de como o trabalho de Marketing e Vendas está colaborando para os resultados da empresa. Nesse caso, as Landing Pages fazem parte de um espaço específico no funil:
Landing Pages e as etapas do funil
Mesmo identificando que as páginas fazem parte dessa etapa de visitantes para Leads, existem objetivos diferentes que elas podem cumprir, dependendo do estágio do seu cliente, em potencial na jornada do comprador.
Ele pode ser dividido em 4 estágios diferentes:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
Na prática, diferentes tipos de conteúdo devem ser criados para cada etapa específica da jornada. Assim, o intuito é justamente auxiliar as pessoas a passar de uma etapa para outra. Dessa forma, você poderá fornecer as informações relevantes e certas para as necessidades delas, por exemplo, se:
- As pessoas estão chegando com perguntas e problemas, ofereça materiais com respostas mais abrangentes e não páginas com tom comercial logo de cara.
- Eles estiverem procurando mais informações para decidir comprar ou não, dê a eles evidências de que você é melhor do que as outras opções do mercado, por meio de depoimentos de clientes, por exemplo.
- Você acha que elas estão prontos para comprar, faça uma Landing Page com uma oferta que não podem deixar passar. Conhecer os gatilhos mentais e as armas da persuasão são fundamentais para ter uma ação efetiva nesse estágio.
No entanto, uma página que tenta entregar todos esses pontos de uma só vez só atrapalha o público na jornada de compra. É mais fácil sair dela sem converter e com mais dúvidas do que chegou.
Qual a taxa de conversão ideal para uma Landing Page?
Como comentamos na introdução deste conteúdo, definir se uma taxa de conversão de uma Landing Page é boa, ou não, depende de alguns fatores. Para ajudar você a encontrar as respostas, realizamos um estudo completo analisando as taxas de conversão seguindo alguns critérios:
- Foram analisadas 19.909 Landing Pages.
- Só foram consideradas Landing Pages com mais de 100 visitas e pelo menos 1 conversão no mês de Novembro de 2021.
- Foram registradas 18.424.339 visitas nas páginas e 3.666.028 Leads únicos gerados a partir delas.
A partir desses dados, é possível inferir que a taxa de conversão média das Landing Pages criadas com o RD Station Marketing no período foi de 19,90%.
Qual a taxa de conversão de uma página de Vendas?
Uma boa taxa de conversão para uma página de Vendas pode variar dependendo do setor, do público-alvo e do tipo de oferta, mas, geralmente, gira entre 2% e 5%.
Contudo, páginas bem otimizadas e com ofertas atrativas podem alcançar taxas mais altas, de 5% a 11% ou até mais, dependendo da relevância e do alinhamento com as necessidades dos visitantes.
Fatores como a clareza do CTA (Call to Action), o design visual, a usabilidade da página e a qualidade do tráfego são determinantes para o sucesso. Por exemplo, páginas de Vendas focadas em público altamente segmentado tendem a apresentar melhores resultados, enquanto páginas mais genéricas podem ter taxas menores.
Para saber se a taxa de conversão da Landing Page está dentro da média ou precisa de melhorias, é fundamental monitorar continuamente os resultados e testar diferentes elementos, como mensagens, cores de botões, ou até mesmo a estrutura do formulário.
O uso de ferramentas como o RD Station pode ajudar a criar e otimizar essas páginas, alinhando estratégias às metas do negócio.
Comece o seu teste gratuito para ver na prática como a ferramenta funciona.Taxa de conversão de Landing Page por segmento
Segmentos de mercado diferentes podem ter taxas de conversão em Landing Pages que também se diferenciam.
Pensando nisso, fizemos o levantamento para os 10 setores com maior número de Landing Pages publicadas, usando a mesma base de dados, ma com algumas observações adicionais:
- Para essa análise, divulgamos a mediana ao invés da média, porque ela representa melhor a tendência de conversão para cada segmento do mercado, já que existem Landing Pages com taxas fora da curva. Ou seja, com valores discrepantes tanto para mais (Landing Pages com altíssimas taxas de conversão) como para menos (Landing Pages praticamente sem registro de conversões);.
- Analisamos também qual o percentual de conversão das melhores Landing Pages de cada segmento. As taxas listadas mostram a faixa que apenas 10% conseguem ultrapassar seguindo as boas práticas.
Abaixo, está a tabela comparativa da taxa de conversão de Landing Pages entre 10 segmentos:
Entendendo as conversões por segmento
Como podemos ver, o segmento de Ecommerce é aquele que apresenta o maior percentual na mediana, com 26,8%. Esse destaque mostra que as ações focadas em Vendas diretas para o consumidor conseguem ser atrativas e atingir um percentual acima da média geral.
Logo na sequência aparece o segmento de Educação, impulsionado por empresas que trabalham com a venda de cursos livres e online. Já na parte de baixo da tabela, aparecem os segmentos de Agronegócio e também de Saúde e Estética.
Esses valores funcionam como uma referência para o mercado, mas para entender o verdadeiro potencial das Landing Pages, olhamos para aquelas com as melhores taxas.
Afinal, com essa análise podemos dizer que as Landing Pages com melhores taxas de conversão alcançam uma taxa de conversão acima de 50%, em qualquer segmento do mercado. Nos 10 segmentos analisados, a faixa ficou entre 51,9% e 68%.
O detalhe é que apenas 1 em cada 10 páginas publicadas conseguem alcançar esse nível de resultado. Logo mais, você vai conhecer os fatores determinantes para gerar as melhores taxas.
No fim, essa taxa de conversão significa uma coisa: as Landing Pages tem um apelo de conversão maior do que a maioria dos sites. E sim, é possível comprovar isso com números.
📖 Leia também: Como aplicar UX Design na construção de Landing Pages
Taxas de conversão em Landing Pages são maiores que taxas de conversão gerais nos sites
Segundo levantamento da Intellimize, que analisou taxas de conversão de sites também por segmentos, a taxa média de conversão em geral é de 2,23%. Empresas do setor financeiro, por exemplo, ficam com 5,01% de taxa de conversão geral, enquanto negócios do mercado de Software possuem 1,1% de média.
Essas taxas vão de encontro com a ferramenta de Benchmarking do Funil de Vendas, aqui da RD Station. Com ela, você pode conferir qual a taxa de conversão entre cada etapa do seu funil: de Visitantes para Leads, de Leads para Oportunidades, de Oportunidades para Vendas.
Nesse caso, a taxa de conversão de Visitantes para Leads representa essa taxa geral de conversão considerando todas as páginas do site. Aqui precisamos deixar claro as diferenças entre as duas taxas de conversão:
- Taxa de conversão geral: cálculo percentual entre as conversões realizadas em qualquer ponto de conversão do site e o número de visitas totais em todas as páginas do site.
- Taxa de conversão de uma Landing Page: cálculo percentual entre o número de pessoas que realizaram uma conversão (preencheram seus dados em um formulário da página) dentre aquelas que acessaram aquela página.
Ao utilizar a ferramenta, você verá se suas taxas estão acima ou abaixo da média do mercado.
Entendendo a relação entre conversões em sites x LPs
Com essas taxas em mãos, fica fácil observar como usar as Landing Pages, e não apenas ter um site, potencializa sua taxa geral de visitantes para Leads. Usaremos como exemplo uma empresa que atua no setor Financeiro:
- Imagine que essa empresa recebe atualmente 10 mil pessoas nas páginas do seu site, todos os meses. Utilizando a taxa média de 4,6% presente na ferramenta de Benchmarking do Funil de Vendas para esse segmento, são gerados 460 Leads.
- Agora, com uma página de conversão direcionada para a oferta da empresa, com o mesmo formulário de contato, é possível realizar uma campanha de divulgação em diferentes canais e alcançar com ela a taxa da mediana no segmento, de 13,8%.
- Com essa nova taxa, são necessárias apenas 3.300 pessoas visitando a página para chegar no mesmo resultado de 460 Leads.
- Caso a página siga as boas práticas e faça parte da faixa com melhor desempenho, que no setor financeiro fica acima de 55,6% de conversão, seriam necessárias apenas 828 visitas na página para gerar o mesmo volume de Leads.
Em resumo, temos a tabela abaixo:
Fonte de tráfego | Total de visitas | % de conversão | Leads gerados |
Site | 10.000 | 4,6% | 460 |
Landing Page dentro da média de conversão | 3.300 | 13,8% | 460 |
Landing Page no grupo de 10% com melhores taxas | 828 | 55,6% | 460 |
Com esse exemplo, fica claro que quanto maior a taxa de conversão que você conseguir nas suas páginas, menor será o número de acessos necessários para alcançar o volume de Leads que espera gerar. É claro que, seguindo essa lógica, quanto mais pessoas chegarem na página de conversão, melhor será o resultado.
📊 Benchmarking de Funil de Vendas: Compare suas taxas de conversão com empresas do seu segmento.
Como aumentar a taxa de conversão de Landing Pages?
Se você chegou até aqui, já sabe que suas páginas têm o potencial de alcançar mais de 50% de taxas de conversão. Mas afinal, o que é preciso fazer para alcançar esse resultado e criar a página que terá um desempenho melhor que as outras?
São vários elementos que compõem as páginas, indo desde um título atraente até o conteúdo que explica a oferta, passando pela sua identidade visual.
Nesse sentido, a seguir, listamos os principais que você deve focar para alcançar os melhores resultados.
1. Crie um bom título e descrição da página
Quando se trata de um site, o SEO (otimização para mecanismos de busca) é fundamental e o mesmo se aplica quando falamos das páginas de conversão específicas. Afinal, os mecanismos de pesquisa classificam as páginas com base na relevância e em centenas de outros critérios.
Entre os principais critérios está o título. O detalhe é que, além de ser o ponto de destaque assim que alguém acessa uma Landing Page, visando deixar claro qual a oferta principal, esse é um elemento essencial para trazer mais pessoas até a página quando elas pesquisam no Google.
Exemplo com boas práticas de SEO
Que tal um exemplo? Aqui abaixo você confere como aparece uma das nossas Landing Pages de materiais ricos ao realizar uma busca por “ebook estratégias para redes sociais”.
Além de usar a palavra-chave já no início do título, considerada uma boa prática de SEO, o título já deixa claro qual será o benefício para quem acessar a página. Junto dessa informação, percebe como no exemplo acima existe uma frase complementar que ajuda o público a tomar a decisão de clicar? Essa é a meta descrição.
Apesar de não ser um dos fatores que ajudam sua página a rankear, essa descrição tem um papel importante na taxa de cliques que sua página receberá. Assim, um bom conjunto de título e descrição deve ser, ao mesmo tempo, convidativo e objetivo, para deixar claro o conteúdo que o visitante encontrará na página.
Sabe o que é melhor? Ao criar uma Landing Page utilizando o RD Station Marketing, você consegue configurar todos os detalhes do título e da descrição da página, como no exemplo abaixo. Aproveite para fazer seu teste gratuito e ver na prática!
Utilize o tamanho de título correto
No exemplo da Landing Page que estamos utilizando, o título da página, aquele que aparece quando fazemos uma busca no Google, está definido como “Estratégias para Redes Sociais [eBook gratuito]”.
Ao contar todos os caracteres, incluindo os espaços, vemos que ele possui um total de 52 caracteres, dentro do tamanho ideal de até 56 caracteres para que o título apareça por completo e não seja cortado nos mecanismos de busca.
Mas será que a maioria das páginas segue essa boa prática? Essa foi mais uma análise que realizamos com a base de dados de Landing Pages criadas com o RD Station Marketing.
Ao analisar aproximadamente 9 mil Landing Pages que contam com um título configurado, percebemos que a ampla maioria, 85% delas, segue o limite de caracteres (abaixo ou igual a 56 caracteres). As demais, que estão entre os 15%, acabam ultrapassando a faixa de 56 caracteres, prejudicando o posicionamento da página.
Lembre-se: embora não seja uma obrigação, é altamente recomendado que você utilize a palavra-chave no título, de preferência no início. Além de ajudar sua página a ganhar relevância em relação à busca, também é uma forma de ser explícito a respeito do conteúdo da sua Landing Page.
2. Trabalhe seu conteúdo no contexto da Landing Page
No conteúdo da sua Landing Page, é importante utilizar a palavra-chave, principalmente no cabeçalho e pelo menos uma vez no conteúdo. A frequência recomendada é de 1 ou 2 ocorrências da palavra-chave (ou uma variação dela) a cada 200 palavras de conteúdo.
Mas não abandone o foco em conversão! É importante que o conteúdo responda à busca realizada pelo usuário. Sua Landing Page está oferecendo algo que confirma para o seu visitante que o que ele está buscando será encontrado na sua oferta?
Por isso, na dúvida entre o uso exato da palavra-chave ou um conteúdo fluido e que faça sentido, prefira sempre o conteúdo. Isto porque, a experiência do usuário vem antes de tudo!
Voltando ao exemplo da LP de estratégias para redes sociais, parte do conteúdo é direcionado para responder às dúvidas do público, como vemos nos tópicos abaixo:
Por último, talvez você tenha visto pesquisas sobre a importância de conteúdos longos para ter um bom ranking no Google. Vários especialistas já falaram em 700, 1000 e 2000 palavras para conseguir um bom posicionamento. Mas, quando falamos de Landing Pages, não é recomendado aplicar esse critério, pois pode prejudicar sua taxa de conversão.
Portanto, lembre-se: depois que ela é acessada, o fundamental é entregar a mensagem certa para conseguir captar a conversão.
3. Use os contrastes visuais nas suas páginas
Garantir conversões em uma Landing Page passa por chamar a atenção. E se tem uma forma que você pode chamar a atenção é com o visual da página.
Para acertar na hora de criar a Landing Page, pode seguir esse caminho:
- Monte uma paleta de cores que seja coerente com a marca ou produto ofertado, com 4 a 5 cores, sendo uma delas um tom de destaque. Existem sites e ferramentas que podem ajudar a fazer essa seleção, como o Coolors, por exemplo.
- Use cores que tenham alto contraste entre fundo e texto, isso garante a legibilidade, fazendo com que seu usuário tenha uma experiência melhor.
O CTA da sua Landing Page precisa estar em evidência. Por isso, é aqui que você deve usar o tom de destaque da sua paleta. É importante que essa cor se diferencie das outras, pois vai fazer com que os olhos do usuário sejam guiados para a informação que queremos. Lembre-se, porém, de manter a coerência visual.
Por exemplo: analisando a página de estratégias para redes sociais, vemos que foi usada branco como plano de fundo, com o azul mais escuro da paleta na área de formulário. Mas qual o elemento que passando o olho não conseguimos deixar de ver? Isso mesmo, é o botão com a cor de destaque, nesse caso, o amarelo.
Uma dica é escolher um tom oposto aos demais tons para a cor de destaque, principalmente oposto a cor usada no plano de fundo. Assim, é possível destacar seu CTA e ter uma página visualmente agradável. Abaixo você verá outros exemplos que seguem essa ideia.
Como criar um apelo de Call to Action persuasivo?
Os CTAs (Call to Actions) impactam diretamente na taxa de conversão de uma Landing Page, por isso, vale separamos um tópico para este assunto. Isto porque, eles são um elemento decisivo para o usuário fazer a ação que você deseja, ou não.
Por isso, ter um CTA persuasivo é essencial para aumentar a taxa de conversão de suas Landing Pages. Para te ajudar nisso, a seguir, listamos algumas boas práticas e dicas para você criar CTAs que realmente funcionem. Confira!
- Use verbos de ação: escolha palavras que inspirem uma atitude imediata, como "Baixe agora", "Comece hoje", ou "Garanta sua vaga". Isso orienta o visitante a agir sem hesitação.
- Foque no benefício para o usuário: explique o valor da ação de forma clara. Em vez de dizer apenas "Clique aqui", experimente algo como "Baixe o guia gratuito e transforme suas Vendas".
- Escolha cores contrastantes: a aparência visual do botão deve se destacar na página. Por exemplo, botões em cores vibrantes, como laranja ou verde, contrastando com o fundo atraem mais atenção.
- Crie senso de urgência: adicione palavras que transmitam escassez ou limite de tempo, como "Oferta por tempo limitado" ou "Apenas 5 vagas disponíveis".
- Mantenha a mensagem curta: Evite longas explicações no botão do CTA. Ele deve ser direto e objetivo, facilitando a decisão do visitante.
- Use provas sociais (quando possível): se puder, inclua testemunhos ou números próximos ao CTA para aumentar a credibilidade. Exemplo: "Mais de 10.000 pessoas já baixaram este ebook!".
Exemplos CTAs que usamos na RD
Na oferta de um ebook gratuito, usamos o CTA “Pegue seu ebook grátis”:
Na Landing Page de um evento online, usamos o CTA “Quero me inscrever”:
Na página de conversão para um evento online, porém que já aconteceu, podemos enviar o link da gravação para o Lead. Assim, mudamos o CTA para “Assistir grátis”:
Qual a importância do design atrativo e mobile-friendly?
O design de uma Landing Page no todo é um fator determinante para o sucesso das conversões, influenciando diretamente a experiência do visitante.
Isto porque, um layout bem estruturado atrai e engaja os usuários, enquanto um design adaptado para dispositivos móveis assegura acessibilidade para um público cada vez mais conectado por smartphones e tablets.
Em 2024, estima-se que os dispositivos móveis representem mais de 60% do tráfego global da internet, um aumento significativo comparado a anos anteriores. Além disso, estudos mostram que usuários de dispositivos móveis são mais propensos a abandonar uma página que não oferece uma experiência adequada ao dispositivo utilizado.
Além desses, existem outros motivos para investir em um design atrativo e mobile-friendly, são eles:
Primeira impressão impactante
A aparência visual é a porta de entrada para o engajamento. Um design profissional e atraente transmite confiança e ajuda a reter os visitantes e aumentar a taxa de conversão em sua Landing Page.
Assim, o uso de elementos visuais consistentes, alinhados à identidade da marca, é essencial para gerar credibilidade.
Acessibilidade universal
Com um design mobile-friendly, o conteúdo da Landing Page é apresentado de maneira otimizada para qualquer tela, garantindo que botões, textos e imagens sejam exibidos adequadamente.
Dessa forma, eliminamos barreiras de acesso, fortalecendo o engajamento do público e aumentando as possibilidades de conversão em uma página.
Melhoria na escaneabilidade
Usuários de dispositivos móveis tendem a consumir conteúdo rapidamente. Então, ter uma Landing Page com design intuitivo, títulos claros, listas objetivas e CTAs bem posicionados, facilita a navegação e direciona os visitantes à ação desejada.
Redução de taxas de rejeição
Quando o design é atrativo e responsivo, visitantes permanecem mais tempo na página, aumentando as chances de conversão. Isso é ainda mais relevante para usuários de smartphones e tablets, porque, em média, abandonam páginas mal otimizadas em menos de 3 segundos, segundo o Google.
Portanto, investir em um design atrativo e adaptado ao mobile não é apenas uma boa prática, mas um passo indispensável para atingir um público maior e garantir uma experiência positiva para os usuários, independentemente do dispositivo que utilizam.
Qual a importância da análise constante e testes?
A análise contínua e os testes em Landing Pages são fundamentais para melhorar as taxas de conversão. Eles não apenas ajudam a identificar o que está funcionando bem, mas também fornecem percepções valiosas sobre o comportamento do público, permitindo ajustes mais assertivos.
A análise de dados e a realização de testes oferecem a oportunidade de otimizar cada detalhe da página, gerando resultados concretos que impactam diretamente nas vendas e no engajamento.
Estudos realizados por VWO (Visual Website Optimizer) revelam que empresas que realizam testes A/B regularmente têm um aumento médio de 49% nas taxas de conversão em comparação com aquelas que não fazem testes contínuos.
Outra pesquisa da Optimizely indica que empresas que utilizam otimização contínua de páginas com base em testes A/B obtêm não apenas melhores resultados, mas também mais insights sobre o comportamento de seus clientes, tornando sua estratégia de Marketing mais eficaz e menos dependente de suposições.
A partir do plano Pro do RD Station Marketing é possível realizar testes A/B nas suas Landing Pages, para entender qual variação gera mais conversões. Após o teste, a ferramenta apresenta os resultados comparativos, como no exemplo a seguir:
Se você quer ter acesso ao plano Pro, o mais escolhido do RD Station Marketing,
fale com nosso time de especialistas.Como a análise contínua ajuda a melhorar a conversão?
Mas afinal, como os testes em Landing Pages podem melhorar a conversão? Confira a seguir:
Identificação de problemas e oportunidades
Usar ferramentas como Google Analytics, Crazy Egg ou Hotjar permite monitorar o comportamento do usuário, como as áreas mais clicadas e os pontos onde os visitantes tendem a abandonar a página.
Esses dados, por sua vez, ajudam a entender o que atrai ou afasta os usuários, revelando áreas que precisam de melhorias.
Refinamento de elementos da página
Os testes A/B, por exemplo, permitem comparar duas versões de uma página (ou de seus elementos, como CTA, layout ou título) para ver qual gera mais conversões. Isso pode incluir mudanças sutis, como a cor de um botão ou o tipo de linguagem usada no CTA.
Adaptabilidade às mudanças do mercado
O comportamento do consumidor digital está sempre mudando. Mas, com o uso de ferramentas de monitoramento contínuo e testes, você consegue ajustar sua Landing Page rapidamente, acompanhando as tendências e preferências do público.
Isso é especialmente importante em mercados competitivos, onde a diferenciação é essencial.
Aumento do ROI
A análise e os testes ajudam a garantir que cada centavo investido em tráfego seja aproveitado ao máximo. E pequenas alterações podem gerar grandes resultados, como aumentar o número de Leads ou reduzir o custo por conversão.
Exemplo prático:
Imagine uma empresa que está usando um formulário simples para captar Leads em uma Landing Page. Após a análise de dados de abandono da página, percebe-se que a maioria dos visitantes desistem ao ver o campo "Telefone" no formulário.
Após realizar um teste A/B e remover esse campo, a taxa de conversão aumenta em 30%. Isso mostra como ajustes simples podem ter um impacto importante nas métricas de conversão.
📖 Veja também: O que é teste A/B, o que você pode testar e como começar a fazer
Top 7 templates de Landing Pages mais utilizados no RD Station Marketing
Agora que já conhecemos os elementos que fazem a diferença para conseguir criar Landing Pages capazes de atingir o potencial de conversão na faixa das melhores, que tal conhecer alguns modelos prontos que já usam as melhores práticas?
Como ferramenta de Automação de Marketing completa, o RD Station Marketing permite que você crie, em poucos minutos, suas páginas personalizadas para divulgar as melhores ofertas. Além disso, existem mais de 120 modelos prontos com objetivos variados e criados por especialistas. Então que tal saber quais são os melhores?
Fizemos o levantamento do uso desses templates e chegamos a lista dos 7 mais utilizados pelos clientes RD Station Marketing! Confira abaixo quais são eles e se já quiser editar um deles na prática é só começar o seu teste gratuito da ferramenta:
1. Template para Evento Online
Evento online se tornou um dos formatos de conteúdo mais utilizados nos últimos anos. Por isso, o modelo de página de conversão mais utilizado pelos clientes RD Station Marketing é o template de Convite para Eventos.
Ele pode ser facilmente editado para Lives e Webinars, sempre com a possibilidade de adicionar fotos de participantes e também depoimentos de quem já assistiu ou participou de eventos anteriores.
2. Template para Consultoria Empresarial
Esta Landing Page de Consultoria Empresarial é um dos templates mais completos disponíveis na ferramenta.
Com ele, é possível colocar na primeira dobra da página um destaque visual junto de um conteúdo atrativo e o botão de CTA, que leva para o formulário no final da página.
3. Template para Demonstração
Se uma imagem vale mais do que 1000 palavras, imagine um vídeo? É esse destaque que aparece nesse próximo modelo de Pedido de Demonstração.
Claro que a página, assim como todas as outras, pode ser adaptada para entregar outros materiais.
4. Template de inscrição para Curso Online
O modelo a seguir é para páginas de conversão para Cursos Online, que também pode ser incrementado com outros elementos como os depoimentos, por exemplo.
5. Template para materiais digitais
Uma das Landing Pages mais usadas pelos usuários do RD Station Marketing é o modelo para materiais digitais, como eBooks, templates e planilhas. A dica é aproveitar o espaço para usar um mockup do material.
6. Template para página de contato
Uma página de contato é sempre importante nas ações de Marketing Digital. Por isso, esse modelo também aparece na lista dos mais utilizados, com a possibilidade de listar diferentes serviços ou produtos que a empresa oferece.
7. Template para página com oferta antecipada de Black Friday
A Black Friday é uma data forte para o calendário de qualquer empresa que quer vender mais, mas, nos últimos anos, são ações que acontecem antes do grande dia que chamam a atenção do público. Por isso, muitos negócios contam com esse modelo de página com oferta antecipada.
Há a possibilidade de adicionar um cronômetro, bem no início da página, caso faça a divulgação de uma oferta limitada.
Quer saber como usar esses templates para criar sua própria Landing Page?
Assista à demonstração do criador de Landing Pages do RD Station Marketing.Boas práticas para criar páginas com altas taxas de conversão
Melhor do que conhecer os elementos que impactam no sucesso das conversões em Landing Pages e os modelos favoritos para criar essas páginas é ver de perto os exemplos que tiveram sucesso no mercado, não é mesmo?
Por isso, contamos com o apoio de clientes RD Station para compartilhar Landing Pages que tiveram sucesso e atingiram os objetivos de cada empresa.
Vamos compartilhar agora quais são elas, com as taxas de conversão alcançadas por cada um delas e uma análise dos elementos utilizados que contribuíram para a ótima performance na taxa de conversão.
1. Curso de Ciência da Computação de Harvard - Fundação Estudar
O primeiro exemplo é da empresa Fundação Estudar. A organização brasileira sem fins lucrativos, com foco no incentivo à educação, possui uma página de conversão ativa para o Curso de Ciência da Computação de Harvard, reconhecido como o curso mais popular da universidade americana.
A página alcançou uma taxa de conversão de 67%. Nas palavras de Gabriela Paraíso, Analista de Marketing na Fundação Estudar, “essa é a Landing Page que eu acredito ser o melhor exemplo de boas práticas e conversão. Ela conta com vários pontos de credibilidade, como o nome de uma das universidades mais renomadas do mundo, a descrição dos professores do curso e relatos da mídia. Também explica objetivamente o produto, ou seja, explica o que a pessoa vai aprender em 5 tópicos”.
É importante observar que na página há não só a oferta do produto (acesso ao curso), mas também um bônus (participar da comunidade de jovens) que fará com que o público interessado aprenda não apenas na teoria mas também com a experiência de outras pessoas.
Essa combinação de ofertas é um dos fatores para alcançar um percentual de conversão que apenas 10% das páginas conseguem chegar.
2. Modelos de currículo - Fundação Estudar
O exemplo a seguir, também da Fundação Estudar, mostra como páginas simples também podem impulsionar seus resultados de conversão e geração de Leads. Estamos falando da Landing Page que entrega gratuitamente 20 modelos de currículo para todas as fases da carreira.
A página alcançou uma taxa de conversão de 38% — acima do percentual médio do segmento de Educação que é de 23,9%. Segundo Gabriela, “essa é uma das nossas LP de materiais ricos que mais nos trás Leads ao longo dos meses”.
Como você deve ter percebido, todo o conteúdo da página é formado por apenas 30 palavras. Em um única dobra da página é possível visualizar todo o conteúdo e os campos do formulário de conversão.
Então, como algo tão simples pode ser um dos modelos que mais geram retorno? Para entender como chegaram nesse resultado, é preciso olhar para o funcionamento da estratégia de Inbound Marketing da organização.
Ao pesquisar por “modelos de currículo” no Google, palavra-chave que segundo ferramentas como SEMrush e Ubersuggest possui mais de 300 mil buscas mensais no Brasil, vemos que na primeira página de resultados já aparece um resultado da página Estudar Na Prática, que é uma das iniciativas da Fundação Estudar, com o título Como fazer um currículo perfeito.
Ao acessar o conteúdo, fica claro que ele é muito mais aprofundado e conta com um CTA principal: a oferta para a Landing Page do material gratuito.
Com isso, a estrutura de Inbound Marketing está criada: o público que busca por essa palavra-chave chega até o conteúdo completo e é levado até a página de conversão no material.
3. Lista de espera para a Jornada da Desfudência - Me Poupe
A Me Poupe, que surgiu com o intuito de levar liberdade para cada brasileiro através da educação financeira e hoje já é considerado o maior canal de finanças do mundo, também possui cases de sucesso na construção de várias Landing Pages.
Para citar como exemplo aqui para vocês, a equipe compartilhou uma página que alcançou nada mais nada menos do que 95% de taxa de conversão. É a Landing Page da lista de espera para acessar a Jornada da Desfudência, curso que funciona como um guia para sair das dívidas e investir o seu dinheiro de uma maneira inteligente
Ao perguntarmos os motivos para a página ter uma performance tão positiva, Morgana Freire, Analista de CRM na Me Poupe, responde que "acredito que por reforçarmos bem a escassez da ação com o gatilho da lista de espera e entregamos todas as informações necessárias para o Lead ter a tomada de decisão dele, assim, tirando qualquer dúvida sobre fazer ou não a conversão. Além disso, a página reforça a autoridade da Nath com depoimentos que endossam ela".
Vale destacar que a página consegue atacar dores bem diretas e objetivos específicos do público, como ter uma reserva de emergência, quitar dívidas e fazer sobrar dinheiro no final do mês. Para isso, conta com vários números que conversam diretamente com esses tópicos, indicando que o visitante na página está no lugar certo.
Passo a passo: como criar novas páginas de conversão na prática
Viu quantas possibilidades temos ao desenvolver uma Landing Page? Como ela aumenta sua conversão em Leads e suas chances de fechar novos negócios, nada melhor do que contar com uma solução completa para criar suas páginas.
A partir de agora, você confere um tutorial completo de como criar Landing Pages utilizando o RD Station Marketing. Vale destacar que essa funcionalidade está disponível no teste gratuito da ferramenta, que você pode começar agora mesmo e realizar o passo a passo na prática.
Após fazer uma rápida configuração, já poderá colocar em prática o que aprender neste tutorial! Vamos conhecer todos os passos:
Passo 1: Acesse a área de criação de Landing Pages
Assim que abrir a ferramenta, a primeira coisa a fazer é clicar na aba “Converter” e depois em “Landing Pages”.
Quando você já tiver construído suas primeiras páginas, vai aparecer uma lista com todas elas para você editar ou visualizar.
Como, neste caso, estamos falando da sua primeira página, basta clicar no botão “Criar Landing Page”.
Passo 2: Escolha um dos Exemplos de Landing Pages disponíveis
Você vai poder escolher entre os mais de 100 modelos disponíveis, divididos em três categorias:
- Geração de Leads
- Agradecimento
- Página de Vendas
Cada um desses modelos têm características próprias, que você pode ir experimentando para ver qual funciona melhor para seu objetivo com a ação. Lembrando que todos são completamente editáveis.
Além disso, o próprio modelo de Landing Page tem um título que indica o objetivo para o qual foi criado. São muitas as opções, confira algmas a seguir:
- Pedido de Orçamento
- Lista de Espera
- Teste Gratuito
- Solicitação de demonstração
- Oferta de eBook
- Black Friday
- Inscrição em Curso Online e Webinar
- Catálogo de Produtos
Após selecionar o modelo, começa o processo de criação propriamente dito. A primeira coisa a se fazer é dar um nome para a sua criação. Feito isso, será aberta a tela do editor.
Passo 3: Edite a Landing Page no RD Station Marketing
O Editor de Landing Page do RD Station Marketing tem a funcionalidade drag and drop. Ou seja, você só precisa selecionar os itens que quer adicionar e arrastá-los até a posição que deseja. Dê uma olhada:
No exemplo acima, o componente selecionado foi “Imagem”. Repare que, após arrastá-lo até o local, abriu um novo menu para você enviar o arquivo e fazer alterações.
O total de componentes editáveis para a sua Landing Page no RD Station Marketing é de 12. Eles são os seguintes:
- Seção
- Linha
- Coluna
- Texto
- Caixa
- Botão (CTA)
- Imagem
- Redes Sociais
- Contador
- Vídeo
- Menu
- HTML
A última opção permite que você coloque um código em HTML na LP, caso queira fazer alterações mais avançadas. E, no topo, há também uma opção de Edição Avançada, que permite que você mexa no código em CSS, JavaScript Body e JavaScript Head.
Lembre-se de ir salvando o progresso, mesmo que o editor destaque isso quando você tentar mudar de tela.
Passo 4: Crie um Formulário otimizado para gerar o máximo de conversões
Voltando à tela principal do editor, vamos configurar o formulário que vai aparecer na página. Nele, é possível colocar quantos campos você quiser e até configurar um formulário inteligente — em que só aparecem os campos que o seu Lead ainda não completou.
Ao editar o formulário de Landing Pages, é possível adicionar, excluir e reposicionar os campos, e ainda, marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para isso, siga o passo a passo a seguir:
1. Clique sobre o formulário e, a seguir, no botão Editar campos que será exibido.
2. Será exibida a janela de edição de formulário. Para adicionar um campo, localize-o e clique sobre ele. O campo será adicionado automaticamente no formulário.
3. Para mover um campo de lugar, clique sobre ele e arraste para cima ou para baixo.
4. Para excluir um campo, clique sobre ele e, a seguir, no botão Lixeira.
5. Para marcar ou desmarcar um campo de preenchimento obrigatório, clique sobre ele e, a seguir, no botão Editar.
6. Marque ou desmarque a checkbox Obrigatório, conforme desejado.
7. Para concluir as alterações do formulário, clique no botão Aplicar.
Também é possível disponibilizar a opção de Login Social, quando o usuário usa as próprias redes sociais para fazer o cadastro. Como você pode ver, é tudo personalizável.
Lembrando que os GIFs que colocamos neste post se referem a um template específico, mas a sistemática é a mesma quando olhamos para outros modelos.
Mas, lembre-se que você só poderá excluir um formulário nativo via Edição Avançada. Caso você deseje uma Landing Page sem formulário, opte por um modelo de Página de Agradecimento.
Passo 5: Configure a Landing Page
A próxima etapa é de configurações. É a parte mais técnica, digamos assim, mas não se preocupe: é muito fácil de usar.
No começo desta seção, será solicitada um nome e uma descrição para a sua Landing Page, que serão usadas em mecanismos de busca como o Google.
Você também terá que configurar uma URL. O ideal é que ela fique em um subdomínio do seu próprio site, mas se for necessário, o RD Station Marketing fornece uma hospedagem para a sua página.
Dê uma olhada nessa tela:
Depois, você poderá selecionar o que vai acontecer quando seu Lead clicar no botão de CTA:
- Redirecionamento de página: a pessoa é levada para outra página, geralmente uma página de agradecimento, também chamada de Thank You Page.
- Download do arquivo: o material que você está oferecendo já pode ser baixado diretamente pelo Lead.
- Nenhuma ação: a pessoa continua na Landing Page, mas pode receber uma mensagem de agradecimento na mesma página.
Finalize as configurações e acompanhe os resultados
Além dessas configurações, você também pode definir outras ações relacionadas à sua Landing Page, como:
- Exibir mensagem de agradecimento: mostra mensagem ao Lead após a conversão.
- Notificar nova conversão por email: você receberá um email a cada conversão na Landing Page.
- Utilizar canonical tag: caso tenha outra LP com uma oferta semelhante, pode colocar a URL da página principal, para unificar a autoridade de SEO das duas.
- Atribuir atividade do Lead Scoring: o Lead vai receber pontos por essa conversão.
- Email automático: já configure aqui mesmo o início de um fluxo, com o Lead recebendo um novo email minutos, horas ou dias depois.
- Dupla confirmação: os Leads inscritos na sua Landing Page confirmam que o endereço de email preenchido no formulário é válido antes de fazer parte da sua base de Leads.
- Mídias Sociais: personalize como sua Landing Page irá aparecer nas redes sociais quando alguém compartilhar o link, inserindo uma imagem que a represente, além de um título e uma descrição.
Vale ressaltar que durante todo o processo é possível pré-visualizar o resultado tanto para desktop quanto para mobile. Assim, já dá para ver como o seu trabalho está ficando. Depois é só publicar e ver sua página gerando resultados como os exemplos de Landing Pages que compartilhamos.
Lembre-se de que, a cada nova edição da Landing Page no RD Station Marketing, é preciso republicá-la para que a mudança tenha efeito. Os dados e os Leads já conquistados, porém, não se perdem.
Pronto, agora você pode aproveitar todos os insights que compartilhamos e começar a otimizar sua taxa de conversão de Landing Pages!
Não importa se você começou agora ou sabe tudo de Marketing Digital. Crie Landing Pages em minutos com modelos prontos no RD Station Marketing.