Empresas baseadas no modelo de franquias costumam ser movidas por um desejo que guia todas as suas ações: crescer, tanto em unidades quanto em lucratividade.
Isso porque, nesse tipo de negócio, o pensamento está sempre na prospecção, venda e implantação de novas lojas.
A competitividade contribui para essa tendência, afinal o custo de aquisição de clientes é maior. Como os concorrentes normalmente são poucos e conhecidos, a disputa se transforma em uma verdadeira guerra, com batalhas em cada cidade. O negócio vencedor é aquele que consegue marcar mais presença, com mais lucro.
Assim, as empresas que precisam estar em constante expansão por meio da venda de franquias devem ter um marketing mais efetivo, que não desperdiça oportunidades.
Nesse sentido, é comprovada a eficiência do Marketing Digital para franquias. Diversas franqueadoras estão crescendo porque aprenderam a executar uma boa estratégia de divulgação na internet, otimizando sua verba de mídia e conseguindo um bom tráfego orgânico adquirido com boas práticas de SEO, por exemplo.
Se você quer saber como fazer uma estratégia de Marketing Digital para franquias, mas não sabe por onde começar, acompanhe as dicas deste artigo!
Por que o Marketing Digital para franquias funciona bem?
Pense na maioria das franquias que realizam uma abordagem mais fria, fazendo propaganda em massa, aproximando-se das pessoas já com ofertas de produto — nesse caso, perguntando se têm ou não interesse em uma franquia.
A chance de sucesso desse tipo de abordagem é muito baixa: pense em você mesmo, quando está na rua e é abordado de repente por uma pessoa oferecendo, por exemplo, um panfleto. A tendência é desviar ou dizer não.
Quantas propagandas sobre um produto, muitas vezes com ótimas promoções, você já ignorou só hoje?
A chave do sucesso de estratégias como o Marketing Digital é criar os canais de aquisição e realizar uma série de ações que atraem os clientes. Funciona quase como um jogo de sedução. Primeiro a empresa cria iscas com alto valor agregado para o público. Depois otimiza essas iscas para que muitas pessoas cheguem a elas.
É como se, em um bar, você descobrisse o que a pessoa por quem você se interessa faz durante a sua semana. Então, você começa falando sobre esse assunto.
No caso do Marketing Digital, a empresa cria materiais de qualidade, como eBooks, vídeos e artigos sobre assuntos dos quais o público gosta. Se são médicos que estão pensando em abrir uma clínica ou profissionais de saúde, o mais indicado é produzir conteúdo sobre medicina, clínicas e planos de saúde, por exemplo.
Você nem fala em franquia no começo, esse é um assunto que fica em segundo plano. Afinal, grande parte do público não está pronto para adquirir uma franquia. O que importa é que você atraiu essas pessoas e as transformou em Leads — ou seja, conseguiu o contato delas para criar um relacionamento e fazer a abordagem quando o momento certo chegar.
>> Leia também: Como realizar uma gestão de franquias eficiente? 5 formas de melhorar a qualidade da sua rede
Como implementar o Marketing Digital para franquias?
Como dito, o Marketing Digital consiste em estratégias de comunicação cujo objetivo é a atração de visitantes para transformá-los em Leads e depois em clientes.
Imagine que a decisão de adquirir uma franquia envolva dezenas de milhares de reais que demoram anos para serem economizados. O futuro franqueado com certeza vai pesquisar muito a respeito da sua franquia e das outras opções disponíveis.
Provavelmente a franquia que tiver mais conteúdo online de qualidade tem mais chances de ser a escolhida.
Por isso, veja a seguir um passo a passo fundamental para ter sucesso com o Marketing Digital para franquias.
1. Estabeleça objetivos
Antes de dar qualquer passo, você precisa analisar a sua empresa e a atual estratégia de marketing. E, com base nos dados obtidos, traçar metas para curto, médio e longo prazo.
Apenas com esses objetivos e deadlines definidos é que você fará um planejamento e partirá para a execução.
Fazer Marketing Digital sem metas claras é navegar sem uma direção definida. Assim, para onde quer que você vá, estará longe do seu objetivo.
No caso de franquias, o objetivo pode ser gerar um certo número de oportunidades de negócios por semana.
Com base nesse número e nas taxas de conversão do cliente, você já pode estimar um funil de vendas e saber quantos visitantes, Leads e Leads Qualificados são necessários para atingir a meta.
2. Crie personas
Ao traçar os seus objetivos no Marketing Digital, você também deve planejar a comunicação para as personas corretas. Nesse momento, pode ser melhor escolher uma ou duas personas somente.
Começar um projeto com muitas personas, tentando abraçar o mercado todo ao mesmo tempo, pode ser complicado. O ideal é trabalhar bem com um público e depois partir para outros.
Por exemplo, se você tem uma franquia de academias e o foco são instrutores de musculação com bom poder aquisitivo, talvez não valha a pena investir ao mesmo tempo em instrutores de lutas ou outros profissionais que possuam um enfoque diferente.
O pouco recurso que você vai ter de alocar para atingir essa persona com certeza vai tirar o foco do seu primeiro objetivo.
Quer saber mais sobre o que são personas e como criar as suas? Então assista ao vídeo abaixo!
3. Mapeie a Jornada de Compra e o conteúdo
Depois de ter uma meta e as personas definidas, está na hora de mapear a Jornada de Compra do seu consumidor.
Para isso, uma dica é entrevistar os seus vendedores mais experientes e saber quanto conhecimento o prospect já tem na primeira abordagem ou, então, quais são as perguntas mais comuns. Dessa forma, você pode começar a planejar quais serão as pautas abordadas de acordo com o momento de compra do usuário.
4. Crie conteúdo para cada etapa do funil
Como em toda estratégia de Marketing Digital, você deve dividir sua jornada de conteúdo e seus Leads em duas ou três classificações para o funil de vendas, dependendo da sua estratégia.
- Quem está no topo de funil ainda está iniciando os seus estudos. São assuntos mais abrangentes e, por isso, são os principais responsáveis por atrair tráfego. Você deve investir bastante nessa etapa. Sem ela, o funil inteiro fracassa.
- No meio de funil, você começa a falar mais sobre o universo do seu produto. Quem converte nesse tipo de conteúdo é um Lead mais qualificado. Algumas empresas começam a abordar nessa etapa. Cuidado com esse tipo de atitude, nem sempre ela é positiva.
- Já no fundo de funil o propósito é falar sobre o seu produto e ajudar quem veio do meio do funil a se decidir logo pela compra.
Um bom exemplo de funil de vendas com conteúdo é:
- Como abrir uma academia do zero – Guia completo (topo)
- Top 10 marcas de aparelhos para academia (meio)
- É melhor abrir uma academia do zero ou adquirir uma franquia pronta? (fundo)
Percebeu como o usuário chega de forma despretensiosa e de acordo com o seu interesse vai se encaminhando para a compra? Todo esse processo de qualificação no funil pode ser feito de forma automática se você utilizar uma ferramenta como o RD Station Marketing para isso. Você pode testá-la gratuitamente preenchendo o formulário abaixo!
Teste o RD Station Marketing gratuitamente
Alcance resultados previsíveis e mais clientes para sua empresa com o RD Station Marketing! Faça agora um teste gratuito de 10 dias.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
5. Qualifique Leads
Essa é uma etapa muito importante, pois não adianta gerar audiência e Leads se você não os qualifica. Mesmo que você passe os Leads para a equipe interna de vendas, muitos usuários desqualificados tomarão o tempo precioso de sua equipe especializada em fechar vendas.
Para isso, é muito importante trabalhar com fluxos de nutrição de Leads e configurar um Lead Scoring para transformar Leads qualificados em oportunidades com grande potencial para venda.
Muitas empresas, para não ocupar os seus vendedores, passam esses contatos qualificados automaticamente para uma abordagem de pré-vendas e assim conseguem filtrar apenas os que têm real possibilidade de efetivar uma compra.
6. Ligue em até 24 horas
Leads qualificados para adquirir uma franquia precisam ser abordados em pelo menos 24 horas. O valor da venda compensa o custo de manter uma operação de pré-vendas um a um.
Esse contato deve ser realizado por ligação ou WhatsApp. Dessa forma, você garante que os prospects que estão se decidindo entre a sua franquia e a do concorrente optem pela sua.
💡 CRM para Franquias: com o CRM da RD, você organiza e padroniza o seu processo comercial em um único lugar.
7. Mensure os dados
Em uma campanha de Marketing Digital na qual diversos canais de aquisição são abertos, é muito importante mensurar de onde está vindo o seu tráfego e quais são os materiais ou páginas que estão convertendo mais ou menos.
Dessa forma, você pode reforçar o investimento no que dá certo enquanto reduz a verba de canais menos eficientes.
O marketing, independentemente do seu formato, é feito por tentativa e erro, até um caminho eficiente ser encontrado.
8. Evite o maior erro de Marketing Digital para franquias
Muitas franquias cometem o grave erro de esperar resultados imediatos com o Marketing Digital. Um bom projeto de marketing precisa de um a dois meses de planejamento.
Alguns gestores acreditam que essa etapa é perda de tempo. Na verdade, é o momento mais importante. Afinal, é no planejamento que você definirá com precisão qual é o alvo e como você vai acertá-lo.
Errar por pressa nessa fase, mesmo que por alguns “centímetros”, significa errar o alvo, a longo prazo, por “centenas de metros”.
9. Invista em parcerias de conteúdo
Claro que existem atalhos para chegar ao seu objetivo, e um deles você vai aprender agora.
No começo de um projeto é comum ter dificuldades para conseguir tráfego, principalmente porque o Google ainda não confia muito em seu site.
No entanto, você pode investir em parcerias de co-marketing, fazendo produção de guest posts, por exemplo. Caso não saiba o que é isso, trata-se da busca por parceiros para criar materiais em conjunto.
Esses artigos devem conter backlinks para você, fortalecendo sua credibilidade no mercado e, claro, no Google.
Conclusão
No mundo das franquias, conseguir criar uma máquina que gera novos prospects de forma automática é uma grande vantagem competitiva.
O Marketing Digital é uma arma poderosa quando realizado com seriedade e persistência.
É comum ouvir o termo “máquina de vendas ou de Leads”, e essa expressão dá uma sensação de simplicidade, mas entenda que o Marketing Digital não faz mágica. Como qualquer estratégia de marketing, é preciso trabalhar duro para trazer resultados.
Os benefícios do Marketing Digital não se limitam às vendas. Outra vantagem é educar os seus clientes. Imagine quanto tempo e dinheiro você perde por ter franqueados desinformados!
Como o cerne da estratégia é a criação de conteúdo, os seus franqueados podem ser treinados para gerarem cada vez mais vendas e aumentar o seu faturamento.
Quer outras dicas de Marketing Digital que se apliquem a qualquer segmento do mercado, incluindo as franquias? Então faça o download gratuito do eBook 158 dicas rápidas de Marketing Digital para você aplicar ainda hoje. É só preencher o formulário abaixo!
Artigo publicado em agosto de 2017 e atualizado em fevereiro de 2021.