Como trabalhar com Marketing Digital: por onde começar e o que é preciso aprender

Quer saber como começar a trabalhar com Marketing Digital? Veja as habilidades e conhecimentos que você precisa ter e desenvolver.

Michele Garbin
Michele Garbin2 de maio de 2022
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Dizer que tudo muda muito rápido e que os profissionais de todas as áreas de Marketing precisam repensar sua atuação diariamente é um clichê. Porém, é um clichê necessário e que faz todo sentido. Muita gente, inclusive, se pergunta e questiona: como trabalhar com Marketing Digital hoje em dia?

Vamos lá: o mundo mudou porque as pessoas mudaram. E seguem mudando, o tempo todo. Se, por aqui, já falamos como o Marketing é sobre pessoas antes de mais nada, não há como não pensar em soft skills do profissional de Marketing Digital. Assim como não temos como deixar de lado as hard skills também. 

Há quem pense que ao relacionarmos ao digital, falamos somente sobre automatização, métricas e algoritmos. Sim, de fato, esses conceitos estão estreitamente ligados ao digital, mas eles só têm sentido quando entendemos que existem para tangibilizar o maior ativo do Marketing Digital: as pessoas.

Curso de Marketing Digital com André Siqueira

Em vídeo, André Siqueira (um dos fundadores da RD Station) dá 10 aulas que vão movimentar as suas ideias e os seus resultados, com material de apoio e certificado

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Soft skills e Marketing Digital: qual a relação? 

Para entrar neste assunto, antes de mais nada, precisamos ter clareza sobre o que são soft skills. Tratam-se de habilidades relacionadas diretamente ao comportamento humano, como empatia, liderança e inteligência emocional. 

Apesar de tratarmos soft skills como habilidades, se analisarmos mais profundamente, são as características que efetivamente nos tornam humanos. É sobre nosso poder de convivência, socialização e conexão que nos permite criar laços e vínculos. 

>> Leia mais: Soft Skills: entenda por que é importante desenvolver essas habilidades e como colocá-las em prática

Parece até estranho falar em desenvolvimento de habilidades humanas para… humanos, mas, é exatamente isso que as soft skills propõem. Por muito tempo, a humanidade trabalhou incansavelmente para criar formas de evolução, grande parte delas relacionadas à tecnologia. No entanto, nesse caminho, perdemos um pouco de nossa capacidade humana, dando pouca atenção ao nosso comportamento.   

Ao compreender a essência de soft skills, já se torna muito mais fácil entender sua relação com o Marketing Digital. Se, em resumo, estratégias de Marketing Digital são formas de atrair e converter pessoas, não há como imaginar colocar isso em prática, com sucesso, se não estivermos atentos às nuances do comportamento humano, não é mesmo?

Em quais soft skills devo prestar atenção?

Para se ter uma ideia do quanto as soft skills impactam no dia a dia dos profissionais de Marketing Digital, uma pesquisa realizada pela Content Management Institute no final de 2021 e compartilhada pela Martha Gabriel (a 1ª keynote confirmada do RD Summit 2022) mostrou que os principais desafios, principalmente na criação de conteúdo estratégico, são:

  • Comunicação entre as equipes (58%);
  • Equipe com habilidades em estratégias de conteúdos (53%);
  • Uso de UX (experiência do usuário) (50%);
  • Fluxo de trabalho na produção de conteúdo (45%);
  • Entender a jornada do consumidor (41%);
  • Implementar as tecnologias corretas (38%);
  • Orçamento (34%);
  • Fazer com que os criadores de conteúdos sigam as mesmas diretrizes (32%).

Se observarmos, grande parte dos desafios possui relação direta com habilidades comportamentais; seja no relacionamento com o cliente, seja na relação interna com a equipe.  

Hard skills: o que não posso deixar de aprender para trabalhar com Marketing Digital

As hard skills, por sua vez, são as habilidades técnicas do profissional. É a sua bagagem de conhecimento acerca da função que ele desempenha. Ao contrário das soft skills, as hard skills são mais fáceis de serem identificadas e, até mesmo, mensuradas. É possível fazer isso, por exemplo, de certificados, treinamentos, presenças em eventos da área, entre outros. 

A verdade é que as habilidades técnicas, por muito tempo, definiram um profissional no mercado de trabalho. A comprovação disso está no currículo, como conhecemos: ele é o documento que reúne as principais características do profissional

O mundo do Marketing Digital é gigante e tem se expandido cada vez mais. Assim, não há como restringir ou selecionar algumas habilidades técnicas. Cada área requer conhecimentos específicos que fazem sentido no todo da estratégia. 

Quais as principais hard skills no Marketing Digital?

Por exemplo: se você quiser ser um produtor de conteúdo, entre as hard skills necessárias estão o domínio da língua portuguesa e o conhecimento sobre storytelling

Já se você busca atuar como analista de mídia paga, é muito importante que você saiba trabalhar com dados, entendendo como relacioná-los e gerar informações que auxiliem na tomada de decisão estratégica. Além disso, também é essencial que você entenda os mecanismos de funcionamento das plataformas de mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads. 

Um ponto importante que podemos ressaltar é que, para o Marketing Digital, ainda há uma dissonância entre o que a academia oferece e o que o mercado precisa. As faculdades e universidades ainda estão em um processo relativamente lento de adaptação à realidade. É por isso que o profissional precisa buscar formações complementares, que vão auxiliar na sua atuação. 

Como você pode ver, são habilidades diferentes para funções diferentes. No entanto, ambas precisam ser complementares tanto na execução do trabalho quanto na análise dos resultados da estratégia aplicada na prática. E, para isso, esses profissionais vão utilizar de outras habilidades, como a comunicação - uma soft skill que será a ponte para esse relacionamento de sucesso. 

Assim, como falamos no início, o mundo mudou e, hoje, não há como pensar em desenvolver somente as hard skills. Assim, mais do que saber fazer, é preciso entender como fazer de maneira que faça sentido para o outro. 

É possível desenvolver soft skills voltadas para o Marketing Digital?

Se somos humanos e soft skills são características essencialmente humanas, podemos, sim, desenvolver essas habilidades. Mas, como fazer isso? E como fazer isso para trabalhar com Marketing Digital?

Treino, prática e observação são as formas de melhorar nossas habilidades comportamentais. É no dia a dia, adaptando nossa maneira de agir à realidade ao nosso redor, buscando o desenvolvimento contínuo (conceito de life long learning) e observando nossa prática, que poderemos entender como desenvolver as soft skills.

E, mais importante, fazer do autoconhecimento uma constante na sua vida. Quando você se conhece, tem clareza sobre seus pontos fortes e seus pontos a melhorar, começa a compreender as situações que potencializam cada uma das suas características, além de ser mais adaptável e receptivo ao outro.   

Quais cursos posso fazer para melhorar as hard skills?

Com a crescente expansão do Marketing Digital como estratégia de atração, conversão e relacionamento com clientes, o mercado está repleto de opções de formações, cursos, materiais ricos, lives, webinars, entre outros formatos, que oferecem conhecimento para os profissionais da área. 

A RD University é uma das plataformas mais completas nesse sentido: você pode encontrar cursos gratuitos e pagos voltados para todos os níveis (básico, intermediário e avançado) profissionais. 

Acesso o post sobre a RD University e conheça em detalhes todo o aprendizado que ela oferece. Além de Marketing Digital, há cursos de Vendas e Customer Success.

Como trabalhar com Marketing Digital? Querendo aprender sempre!

Trabalhar com Marketing Digital requer compromisso consigo mesmo, com o seu desenvolvimento e com a sua carreira e também uma busca incessante por conhecer a estratégia, os métodos e as ferramentas usadas no dia a dia. 

Por isso, um profissional de Marketing Digital, independentemente da área de atuação, precisa ser, antes de mais nada, um amante do aprender. Além disso, tem que ser adepto do conceito de adaptabilidade, sabendo que a única coisa que nunca deixa de acontecer é a transformação e a mudança contínua. E isso, cada vez mais rápido! 

Michele Garbin

Michele Garbin

Veja também

Marketing
Avaliação de desempenho: o que é, os principais tipos e como avaliar seus liderados
Marketing
Descubra o que é IA Generativa e suas aplicações
Marketing
Quer fazer mais vendas com o seu ecommerce? Siga estes 5 passos para buscar o sucesso