CRM Colaborativo: o que é, o que essa ferramenta faz e como ele beneficia as suas vendas

Ao envolver outros setores da nas estratégias de vendas via CRM Colaborativo, a empresa amplia consideravelmente as chances de obter melhores resultados

Resultados Digitais
Resultados Digitais18 de julho de 2023
Semana da Transformação Digital

Não é novidade que o uso de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) é essencial para o crescimento de uma empresa e não pode ficar de fora do dia a dia de qualquer negócio. 

Isso porque ele não só melhora o relacionamento com o cliente, como também resulta em um aumento significativo nas vendas e, por tabela, na lucratividade.

E o melhor é que o CRM evoluiu e já deixou de ser uma ferramenta de responsabilidade exclusiva do departamento de vendas das empresas. Isso significa que não só os vendedores, mas todos setores da empresa podem contribuir ativamente para as estratégias a partir do que se convencionou chamar de CRM Colaborativo.

Não sabe do que se trata? Não se preocupe! Neste artigo, você saberá o que é um CRM Colaborativo, como funciona e como seu uso pode favorecer o aumento nas vendas do seu negócio. 

E como esse é um texto sobre ser colaborativo, vamos mergulhar juntos no assunto! Preparado? Boa leitura!

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um CRM Colaborativo?

Como descrito acima, o CRM Colaborativo é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que envolve a colaboração de vários departamentos de uma empresa. O objetivo é melhorar a comunicação e a colaboração entre equipes para fornecer um atendimento ao cliente mais eficaz e personalizado.

Isso traz muitos ganhos para a empresa, como você verá a seguir, mas um dos principais é que promove a unidade no discurso e coloca todos na mesma página, como se diz. 

Ou seja, um cliente não receberá uma mensagem diferente independentemente do setor com o qual interage.

>> Leia mais: Cultura de CRM: o que é e como introduzir na sua empresa

O que o CRM Colaborativo faz?

Em linhas gerais, o CRM Colaborativo permite que diferentes departamentos de uma empresa, como vendas, marketing e suporte ao cliente, compartilhem e acessem informações valiosas sobre os clientes. 

Isso permite que todos na organização tenham uma visão completa e atualizada do cliente, ajudando a fornecer um serviço melhor e mais personalizado e favorecendo a construção de uma relação de fidelidade e com grande possibilidade de gerar novas vendas para o próprio cliente ou ampliar o número de recomendações.

Exemplos:

  • O setor de Customer Success pode ter acesso ao CRM para compreender o histórico do cliente, em busca de informações sobre seus principais objetivos no momento da compra de um produto ou da contratação de um serviço. 
  • O setor de RH pode entrar no CRM e acessar um conjunto próprio de dados que indique o volume de vendas por profissional para controle de desempenho.
  • O setor financeiro, por sua vez, pode utilizar o CRM como plataforma de controle e conferência de informações para cálculo das comissões. 

Confira abaixo uma tela de relatórios do RD Station CRM:

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/12-relatorios.mp4

Quais os benefícios do CRM Colaborativo?

Relacionamento com o cliente

O CRM Colaborativo melhora o relacionamento com o cliente ao fornecer uma experiência personalizada. Do lado da empresa, é possível entender melhor as necessidades e preferências do cliente, resultando em um serviço mais eficaz e satisfatório.

Redução dos custos do serviço

Ao melhorar a eficiência e a eficácia do atendimento ao cliente, o CRM Colaborativo pode ajudar a reduzir os custos do serviço. Assim, a empresa consegue resolver problemas de maneira mais rápida e precisa.

Evita o retrabalho, o que na maioria das vezes resulta na insatisfação do cliente que pode virar uma bola neve e extrapolar os canais internos e explodir nas redes sociais e sites de reclamações.

Crescimento da receita

O CRM Colaborativo pode ajudar a aumentar a receita porque, oferecendo um processo diferenciado, clientes satisfeitos são mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa e a recomendar a empresa a outros.

>> Leia mais: 5 segredos de CRM para acelerar suas vendas

Trabalho em equipe mais inteligente

O CRM Colaborativo promove um trabalho em equipe mais inteligente ao envolver diferentes departamentos compartilhem informações e colaborem de maneira mais eficaz. 

Isso gera melhores decisões e a uma maior eficiência operacional, além de também servir de estímulo para o desenvolvimento de novos talentos dentro da empresa e com uma visão estratégica mais aguçada e de 360º e apenas de seu setor ou de sua baia.

>> Leia mais: Implementar um CRM: como vencer a resistência dos vendedores 

Interações multicanais

O CRM Colaborativo permite que a empresa gerencie interações com clientes em vários canais, como telefone, email, chat ao vivo, WhatsApp e redes sociais. Esse uso de multicanais proporciona uma experiência de cliente mais consistente e integrada e favorece para uma rotina interna mais produtiva.

Quais as diferenças do CRM Colaborativo para o CRM Analítico?

Você já tinha ouvido falar em CRM Colaborativo? E em CRM Analítico? Pensou que CRM era uma coisa só?

Na verdade, existem tipos de CRM e enquanto o CRM Colaborativo se concentra na melhoria da colaboração e comunicação entre equipes para fornecer um melhor atendimento ao cliente, o CRM Analítico foca na análise de dados do cliente para obter insights e tomar decisões informadas.

Ambos os tipos de CRM têm seus próprios pontos fortes e podem ser usados em conjunto para fornecer uma abordagem mais completa e eficaz para a gestão do relacionamento com o cliente. 

Na tabela abaixo, confira as principais diferenças.

AspectoCRM ColaborativoCRM Analítico
FocoMelhorar a colaboração e comunicação entre equipes para fornecer um melhor atendimento ao cliente.Analisar dados do cliente para obter insights e tomar decisões informadas. 
Uso de Dados Os dados são usados para melhorar a comunicação e a colaboração entre as equipes.Os dados são usados para análise e obtenção de insights.
Interação com o Cliente Focado em melhorar a experiência do cliente através de uma abordagem personalizada e consistente em todos os canais.Focado em entender o comportamento do cliente para melhorar as estratégias de marketing e vendas.
ObjetivoAumentar a satisfação do cliente e a eficiência do serviço.Aumentar a eficácia das campanhas de marketing e vendas através de insights baseados em dados.

RD Station CRM: solução para gestão do seu time comercial

Agora que você sabe mais sobre o CRM Colaborativo, que tal adotar uma ferramenta que ajuda sua empresa a implementar uma estratégia eficaz com a participação do seu time comercial? E, ainda, integrada com a sua estratégia de Marketing?

Essa ferramenta é o RD Station CRM, que serve para ajudar sua empresa a gerenciar e melhorar o relacionamento com os Leads.

Ele permite que você acompanhe todas as interações com os prospects, gerencie suas atividades de vendas e obtenha insights valiosos sobre o time comercial.

O RD Station CRM tem a capacidade de gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades de vendas, integrar-se com outras ferramentas de marketing e vendas, e gerar relatórios e análises detalhados.

E o melhor: é intuitivo e fácil de usar. Em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação.

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha e qual o próximo passo

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Tendências de Vendas para 2024: conheça as 7 apostas da RD Station
Vendas
Script de vendas: o que é e como criar um roteiro adaptado aos seus objetivos de negócio
Vendas
Cliente oculto: o que é e como usar a estratégia para melhorar o seu atendimento