CRM Analítico: o que é, o que faz e quais os benefícios para o seu negócio

Entre os tipos de CRM, o CRM Analítico é o que ajuda a sua empresa a coletar e analisar dados que vão servir de subsídio para suas estratégias de venda

Resultados Digitais
Resultados Digitais28 de julho de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Elementar, cara leitora, caro leitor: não há mistério sobre os clientes para uma empresa que utiliza o CRM Analítico. Isso porque a ferramenta coleta, organiza e apresenta dados que ajudam a construir um cenário claro, gerando melhores resultados a partir da gestão de relacionamento com o cliente. 

Ou seja, como uma espécie de Sherlock Holmes, o CRM Analítico vasculha cada “pista”, cada detalhe, e transforma dados em informações valiosas para diferentes estratégias e objetivos.

E por falar em informação, continue lendo para ficar muito bem informado sobre o que é, como fazer e quais os benefícios do CRM Analítico. Confira.

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um CRM Analítico?

O CRM Analítico é um tipo de sistema de CRM (Customer Relationship Management – ou Gestão do Relacionamento com Clientes) que tem a função de coletar, organizar e apresentar dados relevantes para a empresa que sejam relacionados ao contato com seus clientes.

Esses dados, quando transformados em informações, ajudam a empresa a compreender o perfil de cliente ideal, selecionar quais ofertas mais atraem seus consumidores e prever o volume de vendas para os próximos períodos.

>> Leia também: Conheça 5 benefícios do uso de um CRM para os vendedores 

O que o CRM Analítico faz?

O CRM Analítico reúne informações sobre os clientes e suas interações com a empresa. Essas informações podem incluir:

  • Dados sobre o perfil do consumidor que mais compra a solução;
  • Em quais etapas do pipeline de vendas os Leads demoram mais a avançar;
  • Quando é a hora certa de oferecer um upsell.

O resultado da coleta de dados é organizado e apresentado de uma forma que a empresa possa usá-los para tomar decisões estratégicas. Veja abaixo uma tela de programação de multi-vendas do RD Station CRM, que permite aproveitar ao máximo cada negociação.

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/11/11-multi-vendas.mp4

Quais os benefícios do CRM Analítico?

O CRM Analítico oferece vários benefícios para as empresas. Ele fornece insights valiosos que podem ajudar a empresa a melhorar suas ofertas, aumentar a taxa de conversão e melhorar a experiência de compra

Além disso, o CRM Analítico pode ajudar a empresa a entender melhor seus clientes e a identificar oportunidades de crescimento.

Como o CRM Analítico pode ser usado na sua empresa?

Você veio até aqui e ainda está na dúvida se o CRM Analítico pode ser usado na sua empresa? A resposta é sim. E isso pode ser feito de diferentes formas.  

De cara, ao ser usado para coletar e analisar dados sobre seus clientes, pode ajudar a entender melhor seus comportamentos e preferências

Essas informações servem para personalizar suas ofertas e comunicações, como comunicações através de mensagens para WhatsApp, por exemplo, contribuindo para melhorar a experiência e aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, o CRM Analítico pode ser usado também para identificar tendências e padrões nos dados, o que é essencial na gestão dos negócios que buscam subsídios próprios e do mercado antes de tomar decisões estratégicas.

>> Leia também: CRM para pequenas empresas: como escolher a melhor opção para o seu negócio? 

Quais as diferenças entre o CRM Analítico e o CRM Operacional?

Você já tinha ouvido falar em CRM Analítico? Ou pensou que CRM era uma coisa só? Mas não: existem tipos de CRM, entre eles o CRM Operacional, o que pode eventualmente causar algum tipo de confusão em termos de conceito e uso.

Enquanto o CRM Analítico se concentra na coleta e análise de dados para fornecer insights estratégicos, o CRM Operacional foca na gestão das interações diárias com os clientes.

Na tabela abaixo, confira as principais diferenças.

CaracterísticasCRM AnalíticoCRM Operacional
FocoColeta e análise de dados.Gestão das interações diárias com os clientes.
ObjetivoFornecer insights estratégicos.Executar excelentes contatos e garantir a personalização da conversa.
BenefíciosCompreensão do perfil do cliente, seleção de ofertas atraentes, previsão do volume de vendas.Personalização da conversa, acesso rápido a informações relevantes, avanço dos leads pelas etapas do pipeline.
Exemplos de usoIdentificação do perfil de consumidor que mais compra a solução, determinação das etapas do pipeline de vendas onde os Leads demoram mais a avançar, identificação do momento certo para oferecer um upgrade.Agendamento de reuniões, avanço dos leads pelas etapas do pipeline e realização do follow-up.

RD Station CRM: solução para gestão do seu time comercial

Agora que você entende a importância do CRM Analítico, que tal adotar uma ferramenta que ajuda sua empresa a implementar uma estratégia eficaz com a participação do seu time comercial? 

E, ainda, integrada com a sua estratégia de Marketing?

Essa ferramenta é o RD Station CRM, que serve para ajudar sua empresa a gerenciar e melhorar o desempenho do seu time de vendas. Ele permite que você acompanhe todas as interações com os prospects, gerencie suas atividades e obtenha insights valiosos sobre o time comercial.

Assista abaixo a um vídeo de demonstração da ferramenta:

O RD Station CRM tem a capacidade de gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades de vendas, integrar-se com outras ferramentas de marketing e vendas, e gerar relatórios e análises detalhados.

 E o melhor: é intuitivo e fácil de usar. Ou seja, sem mistério. Por isso, em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. Deixe sei email abaixo e crie a sua conta gratuita!

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha e qual o próximo passo

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Passo a passo: como estruturar equipes de vendas do zero
Vendas
O que muda na comunicação quando a venda não é presencial?
Vendas
Técnicas de negociação: o que são, para que servem e quais são as melhores