Como encontrar influencers relevantes em 2024

Descubra os métodos gratuitos e pagos de pesquisa de criadores e as melhores práticas de como encontrar os melhores influencers para sua campanha.

HypeAuditor
HypeAuditor19 de abril de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Em 2024, o Marketing de Influência evoluiu de uma estratégia simples de endosso de celebridades para uma estratégia multicanal baseada em dados, que foca na autenticidade. Assim, a publicidade com influenciadores se tornou uma forma importante de contar para o mundo sobre produtos e serviços para muitas marcas. Mas, ainda fica a dúvida: como encontrar influencers que trarão resultados reais para as marcas?

Um componente-chave desta estratégia é o poder da influência e a prova social fornecida por fontes confiáveis para o público. E esse é um papel muitas vezes desempenhado por influenciadores nas mídias sociais — mas nem todo influenciador consegue exercer esse papel.

Diante disso, escolher o influenciador certo é essencial. Por isso, preparamos um artigo que o guiará por vários métodos, pagos e gratuitos, para encontrar o influencer relevante para a sua campanha. 

Mas, se você também quer saber mais sobre como fazer Marketing na internet, não deixe de se inscrever no Curso de Marketing Digital Gratuito da RD Station!

Como encontrar influencers: boas práticas e erros a evitar

Existem algumas boas práticas que você deve considerar na hora de fazer uma parceria entre sua marca e um influenciador digital. E observar esses pontos pode ser essencial para o sucesso da sua campanha.

Por isso, vamos começar com algumas dicas de como encontrar influencers que vão trazer os resultados que você espera. Confira!

Defina objetivos e público-alvo

Seus objetivos e as pessoas que você deseja alcançar com sua promoção desempenham um papel fundamental na seleção de criadores.

Influenciadores podem ajudar a alcançar uma variedade de objetivos, como aumentar as vendas, direcionar tráfego para seu site e gerar Leads. Por isso, certifique-se de alinhar o objetivo da sua campanha ao perfil de influencer com o qual você vai trabalhar.

Dito isso, não se esqueça que seu público-alvo também influenciará na escolha de quem você vai selecionar. Isto porque você precisa identificar criadores cujos seguidores correspondam à idade, gênero, localização e interesses do seu público-alvo. 

Por exemplo: se você opera na indústria de recreação ao ar livre, vendendo equipamentos e roupas para caminhadas e acampamentos, seus clientes ideais são pessoas apaixonadas pela natureza e atividades ao ar livre, certo? Portanto, nesse caso, você pode optar por influenciadores que praticam esportes ao ar livre e têm seguidores com esses mesmos interesses.

📖 Veja também: Como criar uma estratégia de Marketing de Influência eficiente

Alinhe a escolha ao nicho e valor da marca

O nicho e os valores da marca também impactam em como encontrar influencers ideias para a sua campanha.

Ainda usando o exemplo anterior, se sua marca está no setor de recreação ao ar livre, você deve se unir a entusiastas dessa área. Ou seja, procure por pessoas que têm muitos seguidores e amam fazer mochilão, caminhadas, escaladas e até mesmo esportes radicais, como caiaque.

Por outro lado, fazer publicidade com um gamer influente será completamente fora do contexto, independentemente de quão na moda ele esteja no momento, concorda? O conhecimento do nicho garante que o influenciador possa integrar seus produtos à sua narrativa natural e que suas postagens alcancem pessoas altamente interessadas.

Continuando com o exemplo, passar tempo ao ar livre e apreciar a natureza é uma ideia-chave que sua marca provavelmente tenta transmitir aos clientes. Nesse sentido, amantes da natureza, campistas e caminhantes provavelmente compartilham dessa visão. E se a mensagem vier deles, é muito mais autêntica do que uma simples promoção de marca. 

Portanto, ao fazer a escolha alinhada ao nicho e valor da marca, seu conteúdo poderá criar uma forte comunidade de fãs e até mesmo persuadir outros a explorar atividades ao ar livre. Dessa forma, é crucial encontrar criadores cujos valores se alinhem com sua missão e visão.

Priorize qualidade antes de quantidade

Sim, a regra de ouro é trabalhar com menos influenciadores, que produzem conteúdo de qualidade e são relevantes, ao contrário de trabalhar com muitos influenciadores irrelevantes, que exploram sua popularidade repentina.

No entanto, o conceito de enfatizar qualidade sobre quantidade também se aplica aos seguidores e ao engajamento do criador. Afinal de contas, você prefere um influencer com muitos seguidores que não têm interesse no seu produto, ou um com menos seguidores, mas que são potenciais clientes?

O Marketing de influenciadores é diferente do Marketing tradicional, no qual as empresas precisam alcançar multidões para produzir resultados em termos de vendas.

Os influenciadores que fazem um trabalho de qualidade têm a confiança do público e podem alcançar menos usuários, mas de forma mais acertada. Portanto, a taxa de conversão desses criadores pode ser muito maior do que a de anúncios convencionais de TV ou revista, por exemplo. 

É tentador escolher influenciadores com muitos seguidores, mas lembre-se de que nem todos têm a confiança do público ou mesmo seguidores reais.

Como identificar influencers falsos?

A fraude de influenciadores refere-se a qualquer técnica ilegal ou cinza que os criadores usam para aumentar seu público e engajamento. E essa prática é muito mais comum do que você possa imaginar.

Segundo pesquisa da HypeAuditor, quase metade de todos os influencers brasileiros mostrou sinais de atividades suspeitas em 2023. 

como encontrar dados falsos de influencers

Alguns criadores compram seguidores — bots, contas roubadas ou falsas — ou os ganham por meio de métodos de seguimento em massa. Outros, participam de grupos de comentários para impulsionar seu engajamento ou usam aplicativos de terceiros para gerar comentários e curtidas falsas. E alguns influenciadores recorrem a essas práticas para imitar popularidade e atrair a colaboração das marcas. 

Portanto, como você pode imaginar, empresas que analisam superficialmente os influenciadores e caem na armadilha da popularidade fabricada pagam um preço alto. Por isso, é importante saber como encontrar influencers, mas também como avaliar cuidadosamente as opções antes de contratá-los.

Para isso, você pode analisar métricas de vaidade e ação juntos. Por exemplo: não vale a pena focar apenas em alcance ou número de seguidores. Examine-os juntamente com engajamento médio e crescimento de seguidores.

Também, fique de olho nos benchmarks de desempenho, como a média de taxa de engajamento em todas as plataformas e grupos de influenciadores. Usando esses dados, você pode determinar se seus candidatos estão se saindo bem ou mal.

Seguidores falsos e engajamento não autêntico têm sido a zona cinzenta do Marketing de Influência por vários anos. Mas, com um pouco de esforço, você pode rapidamente filtrar os influencers com dados fabricados daqueles com engajamento real.

A internet é um verdadeiro tesouro para encontrar criadores e não faltam soluções gratuitas e pagas. Ainda assim, não subestime práticas offline, como networking e recomendações boca a boca.

A seguir, confira algumas maneiras gratuitas e pagas de descobrir influenciadores.

Como encontrar influencers com métodos gratuitos

Recursos de pesquisa nas redes sociais

Faz sentido procurar criadores do Instagram no Instagram ou TikTokers no TikTok, certo? Felizmente, as plataformas sociais estão constantemente melhorando suas listas de recursos e capacidade de pesquisa para facilitar o seu trabalho

Por isso, usar palavras-chave e hashtags relacionadas ao seu tema, indústria ou causa em pesquisas de canais sociais trará várias opções de influencers. Ainda melhor, se você aplicar uma palavra-chave que é usada em muitos conteúdos, o Instagram fornecerá uma coleção de postagens e reels, expandindo suas possibilidades de encontrar parceiros adequados. Veja um exemplo a seguir de como encontrar influencers usando as hashtags no Instagram:

como encontrar influencers no instagram

Clientes e seguidores

Pessoas que usam seus produtos e te seguem nas redes sociais já têm uma conexão com sua marca. Por isso, suas recomendações podem ter mais credibilidade do que qualquer promoção paga. Eles já são apaixonados pelo seu negócio e podem ajudar você a construir um relacionamento sólido com seus clientes-alvo.

Além disso, envolver seus clientes da vida real em suas estratégias de Marketing melhora a imagem da sua marca e pode aumentar suas recomendações boca a boca.

Seus funcionários

Transformar seus funcionários em influenciadores pode construir um senso de união e aumentar a moral da empresa. Sem mencionar que a dedicação e profundo entendimento da marca podem atrair mais clientes.

Programas de defensores da marca

Muitas marcas recrutam influenciadores por meio de programas de defensores da marca. Esses programas certamente atrairão pessoas que se sentem confiantes sobre sua marca e gostam de seus produtos e serviços.

E mais uma dica: você pode compartilhar seu programa de defesa com seus clientes e funcionários. Seria difícil encontrar melhores embaixadores para sua empresa, e eles adicionam um toque pessoal à sua marca.

Usuários que mencionam sua marca

Não assuma que todos que mencionam sua marca ou produto online já são seus seguidores. Uma pesquisa de menção à marca revelará pessoas entusiasmadas que gostam da sua marca e compartilham suas experiências positivas com outros, mas não fazem parte de sua base de seguidores.

Por isso, investigue mais o conteúdo deles, seus interesses e como os outros reagem às suas postagens relacionadas a você. Se você perceber que podem agregar valor, é possível incluí-los na sua estratégia, mencionando o perfil ou mesmo enviando pequenos presentes.

Google search

No Google, uma pesquisa de palavras-chave de cauda longa pode ajudar a identificar influenciadores de nicho ou criadores que publicam sobre tópicos semelhantes aos seus. Confira o exemplo a seguir:

como encontrar influencers no google

Também, verifique blogs e artigos relacionados à sua indústria. Você pode até assinar a newsletter desses canais para descobrir quem eles citam como líderes de pensamento e pessoas experientes no meio.

Por fim, monitore fóruns online conectados ao seu campo de assunto. Alguns influenciadores não estão presentes nas redes sociais, mas são ativos em fóruns e grupos de bate-papo.

Pesquisa de concorrentes

Provavelmente, você fica de olho nas ofertas, preços, blogs e atividades nas redes sociais de seus concorrentes. Assim, você sabe como eles se comunicam com clientes nas plataformas sociais, se usam anúncios pagos e com que frequência publicam conteúdo. Mas, não é difícil descobrir quem os menciona a partir daí. 

São usuários comuns ou indivíduos influentes? Talvez, outros players da indústria ou especialistas? Uma pequena pesquisa pode revelar muito sobre os criadores de conteúdo que seus concorrentes mencionam, bem como as fontes de suas menções.

Conferências e eventos

Participe ativamente de eventos relacionados à sua indústria. Hoje em dia, todo setor tem eventos e fóruns anuais onde os participantes podem expandir sua rede profissional e conhecer os palestrantes e líderes de opinião.

Esta é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e ouvir opiniões diversas. Você pode até encontrar um parceiro valioso entre eles.

Indicações e recomendações

Por fim, pergunte ao seu círculo de contatos profissionais. Como proprietário de uma empresa, você provavelmente tem uma extensa rede de conexões, certo? E elas podem conhecer pessoas experientes e influentes na sua indústria, que poderiam compartilhar sua credibilidade e autoridade por meio de uma colaboração.

Como encontrar influencers com métodos pagos

Ferramentas de escuta social

Com a ajuda dessas ferramentas, você pode receber notificações sempre que alguém usar hashtags e menções em redes sociais que estão intimamente ligadas à sua marca ou indústria. Assim, analise os usuários e procure por indivíduos que tenham um grande e engajado público.

Agências de Marketing

As agências de Marketing de Influência possuem um banco de dados de criadores verificado e vasta experiência na criação de campanhas. Portanto, é uma boa forma de te ajudar na missão de como encontrar influencers. Você pode até encontrar agências menores que se especializam em alguns nichos e podem fornecer influenciadores altamente relevantes. 

Além de serem conectores, as agências oferecem serviços completos, desde a descoberta, negociação e contratação até o planejamento e coordenação de suas campanhas.

Ferramentas de descoberta de influenciadores

Você pode fazer uma pesquisa profissional de influenciadores internamente, usando plataformas de Marketing de Influência ou ferramentas de descoberta. Geralmente, elas fornecem numerosos métodos de pesquisa, como filtros, pesquisas por influencers semelhantes e pesquisas de clientes influentes. Todas vão te ajudar na sua missão de como encontrar influencers.

Um ótimo exemplo é o HypeAuditor, uma plataforma completa com 6 funcionalidades de pesquisa diferentes. Atualmente, o banco de dados do HypeAuditor conta com mais de 138 milhões de criadores em todo o mundo. E com sua ferramenta de Descoberta, os usuários podem refinar a pesquisa com filtros adicionais relacionados ao influenciador, seu desempenho e seu público.

como encontrar influencers no hypeauditor

Se você encontrou um influenciador perfeito e precisa de vários outros semelhantes, então pode usar a ferramenta de Semelhança. Para isso, basta digitar o nome da conta de um influenciador no campo e a plataforma listará diversos outros criadores semelhantes.

Você também pode seguir os passos de marcas como Sephora, Daniel Wellington e Fashion Nova e deixar as pessoas interessadas em se inscreverem para o seu programa de embaixadores de marca. Assim, as marcas mencionadas têm sites dedicados para atrair influenciadores que desejam colaborar com elas. 

Potencialize seus esforços com outras táticas de Marketing

As pessoas querem receber recomendações pessoais, de pessoas confiáveis, e ler avaliações honestas antes de comprar um produto. Por isso, considerando as expectativas dos clientes, o Marketing de Influência é uma ferramenta poderosa, mas depender exclusivamente dele pode ser um erro. 

Muitas campanhas de influenciadores visam aumentar o reconhecimento da marca, mas nessa altura você ainda está longe de fechar um negócio. Outras estratégias de Marketing Digital podem ajudar a manter esses Leads engajados e persuadir as pessoas a comprar:

  • Publicidade paga: complemente suas promoções de influenciadores com anúncios pagos em outras plataformas. Por exemplo, você pode usar anúncios direcionados no Facebook simultaneamente com sua campanha de influenciadores no Instagram.
  • Anúncios de remarketing: reengaje usuários que visitaram seu site ou interagiram com sua página de destino nas redes sociais.
  • Email Marketing: sequências de emails são uma das principais opções se você deseja envolver seus Leads regularmente e informá-los sobre lançamentos de produtos, tutoriais ou programas de fidelidade.
  • Programa de indicação: programas de indicação servem como uma ótima maneira de incentivar seus clientes existentes a indicar seus familiares e amigos para conhecer seus produtos. Naturalmente, oferecer descontos e brindes incentivará esse público ainda mais.
  • Marketing de Conteúdo: felizmente, o conteúdo vem em muitas formas. Você pode publicar postagens informativas em blogs, eBooks e guias, e depois converta-os em infográficos. Publique também tutoriais e vídeos de instruções em formatos curtos e longos. Ao incluir mais tipos de conteúdo em sua estratégia, você estará presente em mais plataformas.

📖 Veja também: Influenciadores Digitais: como usar os digital influencers em sua estratégia de Marketing

Conte com uma ferramenta completa de Marketing Digital

Para colocar essas estratégias em prática, você vai precisar de uma ferramenta de Automação de Marketing. Dessa forma, será possível criar Landing Pages personalizadas em alguns cliques, para compartilhar seus materiais em troca de informações sobre os visitantes. A seguir, veja como pode ser fácil criar sua página de conversão:

Criador de landing pages do rd station marketing

Depois, é possível nutrir seus Leads com emails automatizados, que irão guiá-los até o momento da compra. E é possível fazer isso de forma segmentada, de acordo com a necessidade e as características de cada grupo de Leads.

Para entender como essas ferramentas funcionam na prática, você pode fazer um teste gratuito do RD Station Marketing agora!

Como encontrar influencers na prática

Aprender sobre soluções gratuitas e pagas ajuda a decidir qual método usar. As técnicas gratuitas são mais atraentes porque são facilmente acessíveis e econômicas, enquanto as soluções pagas oferecem melhores análises, ferramentas e segmentação.

Nesse sentido, você deve experimentar ambas as soluções e encontrar o equilíbrio que te ajudará a construir uma base diversificada de influenciadores que correspondam à sua marca e seu público-alvo.

Interessado em saber mais? Baixe o guia Como encontrar influencers relevantes em 2024 e descubra métodos adicionais de pesquisa e melhores práticas para análise de Marketing de Influência.

HypeAuditor

HypeAuditor

Quem escreveu este post

O HypeAuditor é um conjunto abrangente de ferramentas para a gestão do ciclo completo de rotinas de marketing de influência. Da pesquisa do mercado e da concorrência, passando pela descoberta e avaliação de influenciadores, até o acompanhamento de campanhas e a produção de relatórios.

Veja também

Marketing
3 formas simples de melhorar o relacionamento com seus clientes
Marketing
Blog na educação: 5 pontos para entender sua importância em Instituições de Ensino
Marketing
3 motivos para implementar um chat online no seu site