CRM Operacional: o que é e quais são as suas características + ferramenta gratuita

O CRM operacional ajuda no gerenciamento eficiente dos relacionamentos com os contatos no contexto das atividades diárias de vendas

Resultados Digitais
Resultados Digitais7 de julho de 2023
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

O sucesso em vendas depende cada vez mais da habilidade de gerenciar os relacionamentos com os contatos e clientes de forma eficiente. Nesse contexto, o CRM Operacional é cada vez mais uma ferramenta essencial para profissionais de vendas e atendimento.

Amplamente utilizado no dia a dia desses profissionais, o CRM Operacional contribui ativamente para a execução das etapas do processo de vendas. Ele oferece recursos e funcionalidades que permitem contatos excelentes, personalizados e eficazes. 

Neste post, vamos explicar o que exatamente uma ferramenta dessas faz e como ela ajuda nas rotinas dos times comerciais. Você vai conhecer, ainda, um CRM gratuito para começar a colocar em prática essa nova organização com a sua equipe.

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um CRM Operacional?

O CRM Operacional é uma ferramenta essencial para o gerenciamento eficiente dos relacionamentos com os contatos no contexto das atividades diárias de vendas. Ele oferece recursos e funcionalidades específicas para as etapas do processo comercial, contribuindo para a execução eficaz dessas atividades.

Com acesso rápido a informações relevantes, como histórico dos contatos, oportunidades, tarefas, metas, dados sobre resultados e automações, um bom CRM Operacional impulsiona as vendas de forma significativa.

Qual é a função do CRM Operacional?

A função principal do CRM Operacional é facilitar o gerenciamento efetivo dos relacionamentos com os contatos, fornecendo uma visão abrangente das interações e transações. 

Com essa ferramenta, é possível rastrear o histórico de compras, comunicações anteriores, envio de propostas e outras informações relevantes. 

Essa visibilidade aprimorada permite identificar oportunidades de vendas, personalizar ofertas, melhorar a segmentação do público-alvo e agilizar abordagens de forma organizada dentro do time comercial.

>> Veja abaixo um vídeo com a tela da criação e edição de oportunidades no RD Station CRM.

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/4-oportunidades.mp4

Quais são as características do CRM Operacional?

Um CRM Operacional apresenta diversas características que o tornam uma ferramenta poderosa para impulsionar suas estratégias de vendas. Algumas das características mais importantes incluem:

Gerenciamento de contatos

Com o CRM Operacional, é possível armazenar e acessar todas as informações relevantes sobre seus contatos em um único lugar, facilitando o gerenciamento eficiente das interações e transações.

Automação de vendas 

Através da automação de vendas, é possível agilizar processos como acompanhamento de contatos, criação de cotações e gerenciamento do pipeline de vendas, economizando tempo e garantindo um fluxo contínuo de oportunidades.

Rastreamento de interações

Um bom CRM Operacional registra e rastreia todas as interações com os contatos, como telefonemas, emails e reuniões, fornecendo um histórico completo para personalizar as abordagens de vendas e marketing.

Análise e relatórios

Com recursos avançados de análise e geração de relatórios, o CRM Operacional permite avaliar o desempenho dos vendedores, acompanhar métricas-chave e tomar decisões informadas com base em dados concretos.

Integração com outras ferramentas

O CRM Operacional se integra facilmente a outras ferramentas, como sistemas de automação de marketing, plataformas de ecommerce e aplicativos de atendimento. Essa integração proporciona uma visão holística do ciclo de vida do cliente, permitindo uma maior eficiência e personalização das estratégias.

>> Veja abaixo uma tela do WhatStation, do RD Station CRM. Crie sua conta grátis e experimente!

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/7-whatstation.mp4

Quais as principais vantagens do CRM Operacional?

Agora que você entende o que é um CRM Operacional e suas características, é importante destacar as principais vantagens que ele oferece:

Melhor compreensão do cliente

Com um CRM Operacional, você tem acesso a uma visão 360 graus das interações com os seus clientes, permitindo uma compreensão mais profunda de suas necessidades, preferências e comportamentos de compra.

Personalização das abordagens

Ao entender melhor seus clientes, você pode personalizar suas abordagens de vendas, oferecendo ofertas e comunicações direcionadas que aumentam a relevância e a eficácia das suas campanhas.

Aumento da eficiência e produtividade 

O CRM Operacional automatiza tarefas manuais e repetitivas, liberando tempo para que as equipes de vendas se concentrem em atividades de alto valor, como interações com clientes em potencial e estratégias de fechamento de negócios.

Aumento das taxas de conversão e fidelização de clientes

Com uma abordagem mais personalizada e um acompanhamento eficaz das rotinas dos vendedores, o CRM Operacional ajuda a aumentar as taxas de conversão de contatos em vendas e a fortalecer os laços com os clientes existentes, impulsionando a fidelização.

Crie uma conta gratuita no RD Station CRM

Quer conhecer um CRM que tem todas essas características e muito mais?

O RD Station CRM tem diversas possibilidades para automatizar ações do processo de vendas, trazendo mais agilidade ao time e evitando que algumas tarefas sejam esquecidas ou excesso de tarefas manuais. 

Ele conta, ainda, com relatórios para que integrantes e gestores possam acompanhar os resultados de perto e compreender como evoluir as vendas. 

Além disso, o funil de vendas do RD Station CRM torna o processo de vendas das empresas mais visual e com etapas definidas para todo o time comercial. Com essa funcionalidade, é possível personalizar nomes, quantidade de etapas e garantir que todo o registro esteja guardado e acessível ao time.

A ferramenta permite ao time comercial, também, vender sem sair do WhatsApp Web enquanto usa as principais funcionalidades. Os vendedores contam ainda com disparo de emails e telefone virtual, tendo registros e gravações de todas essas interações. 

Deixe seu email abaixo e crie uma conta gratuita agora mesmo!

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha e qual o próximo passo

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Confira 5 dicas para alavancar sua estratégia de Vendarketing
Vendas
Processo de vendas: o que é e como montar um para sua empresa
Vendas
Pré-vendas: o que é, vantagens e quando adotar o modelo na sua empresa