CRM Operacional: o que é e quais são as suas características + ferramenta gratuita

O CRM operacional ajuda no gerenciamento eficiente dos relacionamentos com os contatos no contexto das atividades diárias de vendas

Resultados Digitais
Resultados Digitais7 de julho de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

O sucesso em vendas depende cada vez mais da habilidade de gerenciar os relacionamentos com os contatos e clientes de forma eficiente. Nesse contexto, o CRM Operacional é cada vez mais uma ferramenta essencial para profissionais de vendas e atendimento.

Amplamente utilizado no dia a dia desses profissionais, o CRM Operacional contribui ativamente para a execução das etapas do processo de vendas. Ele oferece recursos e funcionalidades que permitem contatos excelentes, personalizados e eficazes. 

Neste post, vamos explicar o que exatamente uma ferramenta dessas faz e como ela ajuda nas rotinas dos times comerciais. Você vai conhecer, ainda, um CRM gratuito para começar a colocar em prática essa nova organização com a sua equipe.

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um CRM Operacional?

O CRM Operacional é uma ferramenta essencial para o gerenciamento eficiente dos relacionamentos com os contatos no contexto das atividades diárias de vendas. Ele oferece recursos e funcionalidades específicas para as etapas do processo comercial, contribuindo para a execução eficaz dessas atividades.

Com acesso rápido a informações relevantes, como histórico dos contatos, oportunidades, tarefas, metas, dados sobre resultados e automações, um bom CRM Operacional impulsiona as vendas de forma significativa.

Qual é a função do CRM Operacional?

A função principal do CRM Operacional é facilitar o gerenciamento efetivo dos relacionamentos com os contatos, fornecendo uma visão abrangente das interações e transações. 

Com essa ferramenta, é possível rastrear o histórico de compras, comunicações anteriores, envio de propostas e outras informações relevantes. 

Essa visibilidade aprimorada permite identificar oportunidades de vendas, personalizar ofertas, melhorar a segmentação do público-alvo e agilizar abordagens de forma organizada dentro do time comercial.

>> Veja abaixo um vídeo com a tela da criação e edição de oportunidades no RD Station CRM.

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/4-oportunidades.mp4

Quais são as características do CRM Operacional?

Um CRM Operacional apresenta diversas características que o tornam uma ferramenta poderosa para impulsionar suas estratégias de vendas. Algumas das características mais importantes incluem:

Gerenciamento de contatos

Com o CRM Operacional, é possível armazenar e acessar todas as informações relevantes sobre seus contatos em um único lugar, facilitando o gerenciamento eficiente das interações e transações.

Automação de vendas 

Através da automação de vendas, é possível agilizar processos como acompanhamento de contatos, criação de cotações e gerenciamento do pipeline de vendas, economizando tempo e garantindo um fluxo contínuo de oportunidades.

Rastreamento de interações

Um bom CRM Operacional registra e rastreia todas as interações com os contatos, como telefonemas, emails e reuniões, fornecendo um histórico completo para personalizar as abordagens de vendas e marketing.

Análise e relatórios

Com recursos avançados de análise e geração de relatórios, o CRM Operacional permite avaliar o desempenho dos vendedores, acompanhar métricas-chave e tomar decisões informadas com base em dados concretos.

Integração com outras ferramentas

O CRM Operacional se integra facilmente a outras ferramentas, como sistemas de automação de marketing, plataformas de ecommerce e aplicativos de atendimento. Essa integração proporciona uma visão holística do ciclo de vida do cliente, permitindo uma maior eficiência e personalização das estratégias.

>> Veja abaixo uma tela do WhatStation, do RD Station CRM. Crie sua conta grátis e experimente!

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/7-whatstation.mp4

Quais as principais vantagens do CRM Operacional?

Agora que você entende o que é um CRM Operacional e suas características, é importante destacar as principais vantagens que ele oferece:

Melhor compreensão do cliente

Com um CRM Operacional, você tem acesso a uma visão 360 graus das interações com os seus clientes, permitindo uma compreensão mais profunda de suas necessidades, preferências e comportamentos de compra.

Personalização das abordagens

Ao entender melhor seus clientes, você pode personalizar suas abordagens de vendas, oferecendo ofertas e comunicações direcionadas que aumentam a relevância e a eficácia das suas campanhas.

Aumento da eficiência e produtividade 

O CRM Operacional automatiza tarefas manuais e repetitivas, liberando tempo para que as equipes de vendas se concentrem em atividades de alto valor, como interações com clientes em potencial e estratégias de fechamento de negócios.

Aumento das taxas de conversão e fidelização de clientes

Com uma abordagem mais personalizada e um acompanhamento eficaz das rotinas dos vendedores, o CRM Operacional ajuda a aumentar as taxas de conversão de contatos em vendas e a fortalecer os laços com os clientes existentes, impulsionando a fidelização.

Crie uma conta gratuita no RD Station CRM

Quer conhecer um CRM que tem todas essas características e muito mais?

O RD Station CRM tem diversas possibilidades para automatizar ações do processo de vendas, trazendo mais agilidade ao time e evitando que algumas tarefas sejam esquecidas ou excesso de tarefas manuais. 

Ele conta, ainda, com relatórios para que integrantes e gestores possam acompanhar os resultados de perto e compreender como evoluir as vendas. 

Além disso, o funil de vendas do RD Station CRM torna o processo de vendas das empresas mais visual e com etapas definidas para todo o time comercial. Com essa funcionalidade, é possível personalizar nomes, quantidade de etapas e garantir que todo o registro esteja guardado e acessível ao time.

A ferramenta permite ao time comercial, também, vender sem sair do WhatsApp Web enquanto usa as principais funcionalidades. Os vendedores contam ainda com disparo de emails e telefone virtual, tendo registros e gravações de todas essas interações. 

Deixe seu email abaixo e crie uma conta gratuita agora mesmo!

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha e qual o próximo passo

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Controle de vendas por planilhas: qual a melhor forma de fazer a gestão comercial?
Vendas
5 desafios de vendas que o vendedor inbound lida no dia a dia
Vendas
15 eBooks de Marketing Digital e Vendas gratuitos para você aprender tudo que precisa