Notícias da Semana: alunos estão recriando universidades inteiras no Minecraft

Estudantes que não vão poder ter formaturas ou que estavam com saudades do campus se organizaram para passear em versões virtuais. Leia esta e mais notícias no post!

Bruno Volpato
Bruno Volpato4 de abril de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Os tempos atribulados continuam e devem seguir assim por alguns dias, então vamos manter a proposta do nosso post semanal de notícias: dar um pouco de refresco para sua rotina. O de hoje publicamos no sábado, por causa do volume de textos que estamos produzindo no blog para ajudar profissionais e empresas neste período difícil.

Falando nisso, nossa newsletter também está temporariamente mudada. Estamos focando em enviar conteúdos que possam ajudar o seu negócio ou mesmo trazer algum insight de Marketing ou Vendas. Você pode assiná-la no formulário abaixo. Depois, continue lendo o post para conhecer algumas pequenas grandes histórias.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Alunos recriam universidades no Minecraft

Uma reportagem do site The Verge contou a história de vários estudantes americanos que, sem poderem frequentar os campi em que estudam, decidiram recriar suas universidades inteiramente no Minecraft. A ideia é que eles voltem a conviver e tenham um pouco da experiência acadêmica, mesmo que em tijolinhos.

Para muitos estudantes, aliás, a construção desse mundos virtuais está servindo como despedida, já que não poderão celebrar suas formaturas nos locais físicos. E, para outros, a vida universitária continua no Minecraft, como em disputas esportivas tradicionais do campus. A matéria não fala nada sobre trotes ou as famosas fraternidades dos EUA.

revenge of the nerds

Essas coisas ficaram para trás. A mudança para o mundo virtual, porém, exige capacidade técnica, além de servidores para hospedar as formações de tijolinhos e os próprios estudantes. O The Verge conversou com alguns dos projetistas, que têm longas discussões sobre medidas - alguns voluntários tiram fotos das plantas de incêndio para ajudar.

A causa que os une, porém, é mesmo uma só: proporciona aos estudantes o conforto e a familiaridade dos campi. Vale lembrar que muitos deles inclusive moram nos dormitórios locais. Ou seja, as universidades são suas casas. Veja abaixo uma imagem da biblioteca da Universidade da Pensilvânia e sua cópia no Minecraft.

universidades no minecraft

O mais legal dessa história é que foi criado um servidor para que alunos do país todos se inscrevam, chamado Quarenteen University. Nele, será realizada uma formatura, o ritual mais marcante da vida acadêmica. Quando a reportagem foi publicada, mais de 700 estudantes de quase 300 instituições haviam confirmado participação.

Além disso, uma mãe escreveu para os criadores perguntando como entrar no Minecraft para o grande evento, marcado para maio. ????

Links relacionados:

GoPro lança concurso para “atletas” em quarentena

Atletas do mundo todo estão tendo que ficar em casa, assim como nós, meros mortais. Para eles talvez esteja sendo mais difícil, pois suas profissões envolvem, quase sempre, grandes espaços abertos, atividades físicas extremas e um grande número de pessoas assistindo.

Ou seja, quase a mesma coisa que eu ou você fazermos uma live no Instagram do meu treino matinal na sala, com comentários irônicos dos amigos aparecendo na tela. Quase.

A famosa marca de câmeras de ação GoPro, porém, acha que tem muita coisa a ver. Ela lançou uma promoção para incentivar as pessoas a filmarem ou fotografarem suas rotinas na quarentena como se fossem grandes astros dos esportes radicais. Veja o vídeo:

A iniciativa se chama HomePro, e pode ser executada com qualquer tipo de câmera, inclusive do seu celular. Os prêmios são câmeras GoPro e, para concorrer, basta liberar a criatividade, incorporar a Letícia Bufoni que mora em você e postar no Instagram com a hashtag #HomePro até o fim de abril. Só cuidado para não se machucar!

Olha só uma das primeiras premiadas:

gopro homepro

Links relacionados:

YouTube está testando seu próprio TikTok

O TikTok já vinha num crescimento assombroso em 2019, mas a quarentena estimulou a criatividade dos criadores e o app está bombando de vez. Depois do Instagram tentar fazer algo parecido com o Cenas, parece que chegou a vez do YouTube se interessar pelo modelo chinês.

O site The Information revelou que já está em testes, dentro do aplicativo do YouTube para smartphones, o Shorts. O Google não confirma, mas o movimento faz total sentido se levarmos em consideração a enorme biblioteca de músicas licenciadas e a constelação de criadores próprios, que já ganharam até nome próprio - os youtubers.

O YouTube já tem algo parecido com seus próprios Stories, que hoje já ficam no topo da tela do aplicativo. A principal diferença, especula-se, é que os Shorts seriam abertos a todas as contas, não apenas às mais populares, como é o caso do formato já disponível.

Links relacionados:

RD lança canal no Telegram

Pensando em mais uma forma de se comunicar com seu público, a Resultados Digitais está lançando seu canal oficial no Telegram, o “Marketing e Vendas by RD”. A ideia é criar uma comunidade dentro do aplicativo, como aliás é a sua proposta.

Assim, faremos enquetes para entender o que o público espera, além de enviar novidades, notícias e conteúdos exclusivos. Se você quiser se inscrever, é só clicar no link: https://t.me/resultadosdigitais.

Links relacionados:

RD e Rock Content se unem na Semana das Estratégias de Marketing Digital para Tempos de Crise

Muitas empresas estão vendo na internet uma forma de continuar vendendo e, principalmente, manter uma relação com os clientes. Independentemente do segmento da sua empresa, você consegue contar com a ajuda do Marketing Digital.

Nós nos juntamos à Rock Content para organizar uma semana inteira de webinars para ajudar quem está buscando alternativas para encarar a crise causada pelo coronavírus. Não é fácil e não há fórmulas, mas convidamos especialistas para 5 conversas especiais.

As transmissões acontecerão entre os dias 13 e 17 de abril, sempre às 15 horas. Fazendo a inscrição, você receberá um link para assistir quando quiser. Entre os nomes confirmados, temos Martha Gabriel, André Siqueira (RD), Vitor Peçanha (Rock Content), Lilian Klemz (LinkedIn) e Isabela Mendes (Agência Surfe). Inscreva-se abaixo!

Semana das Estratégias de Marketing Digital para tempos de crise

Em meio a tantas mudanças rápidas, você precisa criar ações o quanto antes para minimizar o impacto dos próximos meses.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
9 razões para trabalhar na RD: a próxima etapa da sua carreira pode estar aqui
Notícias
Como criar uma estratégia de vídeos que vende, por Camilo Coutinho #RDSummit
Notícias
Felipe Silva fala sobre as peculiaridades da publicidade brasileira no RD Summit Live Show