Como criar uma Landing Page: dicas e exemplos para ter altas taxas de conversão
Última revisão:
Out 2024

Aprox.
38 min de leitura

Introdução
Entre todas as páginas de um site, a Landing Page é o modelo mais minimalista. Livre de abas ou links que distraem os usuários, ela tem um único objetivo: fazer o visitante converter em um formulário ou campo e se transformar em Lead. Está dada a partida para toda a máquina de Inbound Marketing da sua empresa começar a girar!
Neste eBook visual e de leitura rápida, selecionamos um passo a passo completo e diversos exemplos de LPs, destacando os aspectos mais interessantes de cada uma delas. Tudo para ajudar você a elevar às alturas a taxa de conversão dos seus modelos. Criadas a partir do RD Station Marketing, elas foram desenvolvidas por clientes da Resultados Digitais.
Vale um lembrete: além da própria Landing Page, diversos fatores influenciam a taxa de conversão e a quantidade de Leads gerados. Entre eles estão: forma de divulgação da LP, se houve anúncio, a qualidade e o apelo da oferta etc.
Bom proveito!
Crie Landing Pages de forma rápida com o RD Station Marketing
Para ter o máximo de resultados com as suas Landing Pages, ou seja, com boas taxas de conversão, é fundamental trabalhar com um editor simples e completo, além de fazer o acompanhamento das principais métricas que demonstrem o nível de sucesso alcançado em cada página.
Dependendo da escala de suas campanhas e dos objetivos que você precisa alcançar, é importante ficar atento para selecionar a ferramenta de marketing capaz de fornecer o suporte necessário nesse processo.
É por isso que utilizar o RD Station Marketing permitirá que você não apenas crie páginas completas para sua divulgação em diversos canais, mas também consiga analisar o retorno obtido com cada ação através de funcionalidades como:
-
- Análise das métricas de visitantes e conversões nas Landing Pages;
- Acompanhamento dos resultados de conversão em cada canal;
- Criação rápida com diversos templates prontos, divididos por categoria;
- Construção simplificada em cada página com a funcionalidade arrastar e soltar;
- Construção de formulários completos com campos personalizados;
- E muito mais!
Então, aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja junto do material como colocar em prática todas as ações de construção de Landing Pages.
8 dicas para criar Landing Pages que CONVERTEM!
Uma boa Landing Page é aquela em que os usuários realizam a ação para a qual ela foi projetada. Pode ser baixar um eBook, fazer um teste de produto ou inscrever-se para um webinar, por exemplo. O que importa é que tenha boas taxas de conversão, trazendo Leads e novos negócios para a sua empresa.
Para isso, é importante seguir boas práticas na hora da criação. O uso correto de elementos visuais e textuais faz toda a diferença para o sucesso de uma página de conversão.
Na hora de criar uma Landing Page na prática, um editor com interface amigável e intuitiva auxilia muito nesse trabalho, ainda mais se você não tem um designer no time, ou se os programadores não podem se dedicar a isso.
Mas você quer saber quais os segredos de uma Landing Page perfeita? Sim, existe uma série de boas práticas que você deve aplicar em cada página que criar. É só conhecer essa lista de 8 dicas:
-
- Crie títulos simples e diretos;
- Use contraste na paleta de cores;
- Não use links ou menus;
- Adeque o formulário ao funil e à oferta;
- Crie um texto para o CTA que não deixe dúvidas;
- Vídeos podem complementar o conteúdo;
- Preze pela objetividade;
- Direcione o olhar do visitante com os elementos de design.
Para conferir os detalhes sobre cada um desses pontos, é só conferir o vídeo abaixo que conta tudo sobre eles:
Gostou das dicas? Que tal aplicar todas elas na prática? A partir de agora você vai conferir um tutorial completo de como criar uma Landing Page no RD Station Marketing, a ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital da Resultados Digitais. Continue lendo para ver como é prático!
Como criar uma Landing Page no RD Station Marketing
O RD Station Marketing é a ferramenta que vai ajudar a sua empresa a gerar mais tráfego, Leads, vendas e fazer um relacionamento de sucesso com seu público. Do início ao fim do funil de vendas, ele oferece toda a estrutura necessária para automatizar e gerir suas ações de Marketing Digital.
Veja no vídeo a seguir tudo o que a ferramenta oferece:
Como você viu, uma das funcionalidades do RD Station Marketing é o Novo Editor de Landing Pages. A seguir, vamos mostrar, passo a passo, como construir uma página de conversão usando a ferramenta.
Para criar uma Landing Page no RD Station Marketing, você precisa ter uma conta ativa. Se ainda não tem, pode clicar neste link para iniciar seu teste gratuito de 10 dias. Dessa forma, após fazer uma rápida configuração, já poderá colocar em prática o que aprender neste tutorial!
Passo 1: Acesse a área de criação de Landing Pages
Assim que abrir a ferramenta, a primeira coisa a fazer é clicar na aba “Converter” e clicar em “Landing Pages”.

Quando você já tiver construído suas primeiras LPs, vai aparecer um arquivo. Como, neste caso, estamos falando da sua primeira, surgirá a tela abaixo. Basta, então, clicar no botão “Criar Landing Page”.

Passo 2: Escolha um dos Templates de Landing Pages disponíveis
Você vai poder escolher entre dezenas de modelos já disponíveis. Eles estão divididos em três categorias: “Geração de Leads”, “Agradecimento” e “Pagamento Social”. Cada um desses modelos têm características próprias, que você pode ir experimentando para ver qual funciona melhor para seu objetivo com a ação. Todos são completamente editáveis.
Veja a tela a seguir:

Todos os modelos de Landing Page têm um título que indica a usabilidade. É possível fazer também uma visualização antes da escolha. Confira alguns deles a seguir:
- Agende uma visita;
- Programe seu evento;
- Demonstração de software;
- Pré Black Friday;
- Vários modelos de agradecimento.
Após selecionar o modelo, começa o processo de criação propriamente dito. A primeira coisa a fazer é dar um nome para a sua criação. Feito isso, será aberta a tela do editor.
Passo 3: Edite a Landing Page no RD Station Marketing
Chegou a hora de colocar seu talento combinado de designer e desenvolvedor! O Novo Editor de Landing Page do RD Station Marketing tem a funcionalidade drag and drop. Ou seja, você só precisa selecionar os itens que quer adicionar e arrastá-los até a posição que deseja. Dê uma olhada:

No exemplo acima, o componente selecionado foi “Imagem”. Repare que, após arrastá-lo até o local, abriu um novo menu para você enviar o arquivo e fazer alterações.
O total de componentes editáveis para a sua Landing Page no RD Station Marketing é de 10. Eles são os seguintes:
- Seção
- Linha
- Coluna
- Texto
- Caixa
- Botão (CTA)
- Imagem
- Vídeo
- Menu
- HTML
A última opção permite que você coloque um código em HTML na LP. No topo, há também uma opção de Edição Avançada, que permite que você mexa no código em CSS, JavaScript Body e JavaScript Head. Lembre-se de ir salvando o progresso, mesmo que o editor destaque isso quando você tenta mudar de tela.
Passo 4: Crie um Formulário otimizado para gerar o máximo de conversões
Voltando à tela principal do editor, vamos mexer nos campos do formulário que vai aparecer na página. É possível colocar quantos você quiser, definir se é aberto ou com itens pré-definidos, campo de assinalar e configurar se é formulário inteligente. Neste último, só aparecem os campos que o seuLead ainda não completou. E, claro, é tudo personalizável!
Ah, também é possível disponibilizar a opção de Login Social, que é quando o usuário usa as próprias redes sociais para fazer o cadastro.

Além da aba de Componentes, temos a aba Página, em que é possível configurar a largura em pixels da parte que contém conteúdo na LP.
Os GIFs que colocamos neste post se referem ao template de agendamento de visita. O layout naturalmente muda nos outros modelos, mas a sistemática é a mesma. Basta apertar o botão Salvar e Continuar para continuar a construção.
Porém, se você já está sentindo curiosidade para testar a medida que vai lendo cada um desses passos, lembre-se que neste link você pode iniciar seu teste gratuito de 10 dias!
Ao editar o formulário de landing page é possível adicionar, excluir e reposicionar os campos, e ainda, marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para isso, siga o passo a passo a seguir:
1. Clique sobre o formulário e, a seguir, no botão Editar campos que será exibido;

2. Será exibida a janela de edição de formulário. Para adicionar um campo, localize-o e clique sobre ele. O campo será adicionado automaticamente no formulário;

3. Para mover um campo de lugar, clique sobre ele e arraste para cima ou para baixo. Se preferir, utilize as setas de posicionamento;

4. Para excluir um campo, clique sobre ele e, a seguir, no botão Lixeira;

5. Para marcar ou desmarcar um campo de preenchimento obrigatório, clique sobre ele e, a seguir, no botão Editar;

6. Marque ou desmarque a checkbox Obrigatório, conforme desejado;

7. Para concluir as alterações do formulário, clique no botão Aplicar.

Atenção: você só poderá excluir um formulário nativo via Edição Avançada. Caso você deseje uma Landing Page sem formulário, opte por um modelo de Página de Agradecimento.
Ao concluir as definições da aparência da landing page, clique no botão Salvar e avançar.

Passo 5: Configure a Landing Page
A próxima etapa é de configurações. É a parte mais técnica, digamos assim, mas não se preocupe: é muito fácil de usar. No começo dessa seção, você poderá selecionar entre três opções do que vai acontecer quando seu Lead clicar no botão de CTA:
- Redirecionamento de página: a pessoa é levada para uma página de agradecimento, por exemplo, algo que você também pode fazer no Editor de LPs. Nesse caso, o ideal é já ter essa página pronta para incluir o link;
- Download do arquivo: o eBook ou outro material já pode ser baixado diretamente pelo Lead;
- Nenhuma ação: a pessoa só entra na base de Leads e posteriormente começará a entrar nos fluxos de nutrição.
A seguir, será solicitada um nome e uma descrição para a sua Landing Page, que serão usadas em mecanismos de busca como o Google. Você também terá que configurar uma URL. O ideal é que ela fique em um subdomínio do seu próprio site, mas se for necessário, o RD Station Marketing fornece uma hospedagem para a sua página.
Dê uma olhada nessa tela:

Clicando em “Configurações avançadas”, o menu se expande. As novas configurações que aparecem são as seguintes:
- Exibir mensagem de agradecimento: mostra uma mensagem ao Lead após a conversão;
- Notificar nova conversão por email: você receberá um email a cada conversão na Landing Page;
- Utilizar canonical tag: caso tenha outra LP com uma oferta semelhante, pode colocar a URL da página principal para unificar a autoridade de SEO das duas;
- Atribuir atividade do Lead Scoring: o Lead vai receber pontos por essa conversão;
- Envie um email automático para os Leads que converterem na sua Landing Page (Automação de Marketing): já configure aqui mesmo o início de um fluxo, com o Lead recebendo um novo email minutos, horas ou dias depois;
- Enviar um email de confirmação de inscrição para os Leads: o double opt-in é automático caso essa opção seja ativada;
- Personalize como sua Landing Page irá aparecer nas redes sociais quando alguém compartilhar o link: as pessoas (ou você mesmo) podem querer compartilhar as páginas de conversão em suas redes sociais, então aqui você pode inserir uma imagem que a represente, além de um título e uma descrição.
Vale ressaltar que durante todo o processo é possível pré-visualizar o resultado tanto para desktop quanto para mobile. Assim, já dá para ver como o seu trabalho está ficando. Se achar que já está legal, é o momento de publicar! Veja só:

Lembre-se de que, a cada nova edição da Landing Page no RD Station Marketing, é preciso republicá-la para que a mudança tenha efeito. Os dados e os Leads já conquistados, porém, não se perdem.
SEO para Landing Pages: dicas e exemplos de otimização
Se você acompanha os materiais de Marketing Digital há algum tempo, certamente já ouviu falar de SEO, a sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca, em português). Também já sabe que é um conjunto de técnicas para o Google e outros buscadores entenderem que seu conteúdo é relevante para pessoas que estão buscando por determinadas palavras-chave.
Você talvez já tenha lido, aqui mesmo no blog da Resultados Digitais, sobre várias técnicas de SEO, como estratégia de palavras-chave, escrever artigos para SEO e Link Building. Será que essas técnicas de otimização podem ser utilizadas em uma Landing Page?
A resposta é: sim, com certeza! No entanto, existem detalhes específicos para você prestar atenção. Para ajudar você a aplicar as técnicas de SEO para Landing Pages e gerar mais Leads pelo canal de busca orgânica, preparamos 5 dicas e exemplos do que precisa fazer.
O que você ganha aplicando SEO para Landing Pages?
As duas métricas mais importantes para analisar em uma Landing Page são tráfego e conversão. Isso quer dizer que, para gerar Leads, você precisa atrair pessoas interessadas até a sua Landing Page e, depois que elas chegam, demonstrar o benefício da oferta rica para convencê-la a trocar seus dados pessoais pelo material oferecido.
Existem vários canais para divulgar sua Landing Page e atrair interessados, mas os motores de busca se destacam por um motivo muito claro: oferecer tráfego qualificado e no momento certo em que a pessoa está buscando pela informação.
Por exemplo, se você está em busca de dicas de Marketing Digital e procura por essa palavra-chave no Google, o primeiro resultado orgânico que você encontra é esta Landing Page da Resultados Digitais:

Otimizar sua Landing Page – e não uma página do seu site ou blog – para estar entre os primeiros resultados do Google significa que o visitante precisará percorrer menos passos até converter e se tornar um Lead. Otimizar um artigo de blog pode ser ligeiramente mais fácil, mas oferecer diretamente um conteúdo rico pode aumentar bastante a sua taxa de conversão!
No exemplo acima, imagine que o termo dicas de Marketing Digital possui 1000 buscas por mês.
A taxa média de cliques para a primeira posição do Google supera os 30% e, para a segunda posição, chega a pouco mais de 15%:

Estudo da Advanced Web Ranking com taxas de clique nas páginas de resultados do Google
Isso significa que essa Landing Page tem potencial de gerar 300 visitas orgânicas mensais. Se a taxa de conversão da página for de 40%, são 120 Leads a mais, todo mês. Ao longo de um ano, serão 1440 Leads!
Agora, imagine que esses 300 visitantes fossem para um artigo no blog e, ao final do artigo, houvesse um Call-to-Action para a Landing Page. No melhor dos casos, com 5% de taxa de clique no CTA, seriam 15 visitantes na Landing Page e apenas 6 Leads.
Em um ano, a diferença é que a Landing Page na primeira posição gerou quase 1400 Leads a mais.
Origem | Visitantes | Leads |
Artigo no Blog | 300 | 6 |
Landing Page | 300 | 120 |
E aí, quer começar a otimizar? Então confira a seguir as nossas dicas e melhores práticas de SEO para Landing Pages:
Dica 1: Escolha bem sua palavra-chave
Tudo começa pela escolha de uma palavra-chave principal, relacionada à sua oferta rica, e isso depende da etapa da Jornada de Compra que é o foco da sua Landing Page.
Para atrair visitantes nas primeiras etapas, você pode acrescentar à sua palavra-chave termos como:
- Dicas
- Guia
- Aprender
- Como/Como fazer
Caso o objetivo seja atrair visitantes que estejam considerando uma solução e prestes a decidir, a sugestão é ter em sua palavra-chave termos como:
- Comprar
- Preço
- Desconto
- Melhor opção de
- Comparativo

Monitorando a palavra-chave definida para a Landing Page
O ideal é fugir de palavras-chave muito genéricas (head tail) porque a competição pelos primeiros lugares costuma ser mais difícil. Repare no exemplo anterior, da Resultados Digitais: dicas de Marketing Digital certamente é mais fácil de rankear do que apenas Marketing Digital.
Para termos genéricos, artigos bem completos e explicativos no blog continuam sendo a melhor opção.
Dica 2: Crie um bom snippet
Fragmento e recorte são duas boas traduções que explicam o que é um snippet. A ideia do snippet é apresentar na página de resultados de busca um recorte objetivo do conteúdo de cada resultado:

Exemplo: snippet do artigo SEO para Landing Pages.
Os três elementos principais de um snippet são:
- Título (Page Title)
- URL
- Meta Description
Nem todos os elementos do snippet são fatores que ajudam sua página a rankear. No entanto, ele tem um papel importante na taxa de cliques que sua página vai receber. Um bom snippet deve ser ao mesmo tempo convidativo e objetivo a respeito do conteúdo que o visitante encontrará na página.

Configuração de snippet de uma Landing Page no RD Station.
Título (Page Title)
Embora não seja uma obrigação, é altamente recomendado que você utilize a palavra-chave no título, de preferência no início. Além de ajudar sua página a ganhar relevância em relação à busca, também é uma forma de ser explícito a respeito do conteúdo da sua Landing Page.
Outro ponto importante é que a partir de 60 caracteres, os títulos são cortados e ganham reticências no snippet. Mantê-lo abaixo desse limite garante que o público vai vê-lo por inteiro, o que pode aumentar sua taxa de cliques na página de resultados.
URL
Usar a palavra-chave na URL também é um fator importante de ranqueamento pensando na boa performance da sua Landing Page nos resultados de busca.
E, assim como o título, a URL também tem um limite de tamanho: ficar abaixo dos 76 caracteres evita as reticências e pode impactar na taxa de cliques.
Meta Description
A Meta Description, ao contrário dos elementos anteriores, não é um fator de ranqueamento. Teoricamente, usar a palavra-chave nela não ajuda o Google a priorizar sua página.
Por outro lado, continua sendo recomendado o uso da palavra-chave, principalmente porque o Google dá um destaque para ela, em negrito. Isso estimula o clique dos usuários, além de lhes garantir que a página possui o conteúdo pelo qual eles estão buscando. Novamente, sugerimos ficar abaixo dos 156 caracteres.
Dica 3: Trabalhe seu conteúdo no contexto da Landing Page
No conteúdo da sua Landing Page, é importante utilizar a palavra-chave, principalmente no cabeçalho e pelo menos uma vez no conteúdo. A frequência recomendada é de 1 ou 2 ocorrências da palavra-chave (ou uma variação dela) a cada 200 palavras de conteúdo.
Mas não abandone o foco em conversão! É importante que o conteúdo responda à busca realizada pelo usuário. Sua Landing Page está oferecendo algo que confirma para o seu visitante que o que ele está buscando será encontrada na sua oferta rica?
Por isso, na dúvida entre o uso exato da palavra-chave ou um conteúdo fluido e que faça sentido, prefira sempre o segundo. A experiência do usuário vem antes de tudo!
Por último, talvez você tenha visto pesquisas sobre a importância de conteúdos longos para ter bom ranking no Google: 700, 1000, 2000 palavras. Para Landing Pages, não é recomendado aplicar esse critério, pois ele pode prejudicar sua taxa de conversão.
Dica 4: Dê uma atenção especial às imagens
É essencial usar em sua Landing Page uma imagem principal que tenha grande apelo de conversão. Se possível, o foco deve ser no benefício que a oferta rica trará ao seu visitante.
Invista um tempo na procura por uma boa imagem, que tenha uma combinação de cores agradável.
Nas suas imagens, não podem faltar os Textos Alternativos (Alt Text). Na imagem principal, também é recomendado usar a palavra-chave no texto alternativo, por ser um fator que ajuda no ranqueamento da sua página.
Por último, vale um cuidado especial com o tempo de carregamento da imagem: quanto mais rápido, melhor. Uma dica é usar ferramentas como JPEGmini e TinyPNG para compactar suas imagens para a web, sem perder qualidade. Páginas que demoram demais para carregar costumam ser penalizadas pelo Google, e imagens muito pesadas são grandes vilãs do tempo de carregamento.
Dica 5: Use templates amigáveis para dispositivos móveis
Desde 2015, o Google deixa claro que buscas feitas pelo celular superaram as buscas feitas no desktop nos principais países. Como uma das maiores premissas do Google é entregar uma experiência positiva para seus usuários, naturalmente páginas responsivas para celulares e outros dispositivos móveis são priorizadas.
Por isso, se o seu foco é SEO, é imprescindível usar templates de Landing Page mobile-friendly (ou seja, adaptadas para dispositivos móveis).
O editor de Landing Pages do RD Station Marketing permite que você visualize tanto a versão desktop quanto a versão mobile. Assim, você pode ter certeza, após aplicar as técnicas de SEO para Landing Pages, que ela é mobile-friendly.
Dica 6: Conquiste links e acumule autoridade
Além das técnicas de SEO on-page (realizadas na própria página), os links continuam sendo um dos principais fatores de ranqueamento em motores de busca.
Quando você oferece links, você dá autoridade para as páginas que está linkando. Por outro lado, quando recebe, você também ganha um pouco de autoridade.
As Landing Pages podem se aproveitar disso, porque a ideia é que elas não tenham links para outras páginas. O único lugar onde o visitante deve clicar é o botão de conversão, depois de preencher o formulário!
Com isso, as Landing Pages têm uma tendência de acumular autoridade. Comece conquistando seus próprios links, incluindo calls-to-action para promover a oferta rica e direcionar seus visitantes do site ou blog para a Landing Page.

Use o editor HTML online para maximizar a sua eficiência na composição de conteúdo da web.
10 exemplos de Landing Pages de sucesso
Agora que você já sabe o passo a passo completo para criar suas próprias Landing Pages, vamos conhecer 10 exemplos do mercado que foram criadas utilizando o RD Station Marketing e conquistaram ótimos resultados para cada empresa. Em cada uma delas você pode ver dicas e insights que vão ajudar na criação das suas próximas páginas. Confira!
1. Olist

50% de taxa de conversão
Mais de 1700 Leads gerados
Ficha técnica
Empresa: Olist
Segmento: Solução para E-commerce
Mostrar o material de forma clara e intuitiva, mas sem excesso de informações para não penalizar conversões, foi o grande diferencial da Landing Page criada pela Olist. A oferta do material ficou clara para o público, e o gif ajudou a esclarecer quais as edições possíveis de acontecer em cada modelo disponibilizado.
Ponto positivo também para o visual atraente na página, para a simplificação pensando em mobile e o uso de poucas perguntas no formulário.
2. Qura Editora

70% de taxa de conversão
Mais de 2500 Leads gerados
Ficha técnica
Empresa: Qura Editora
Segmento: Editora
Na Qura Editora, todas as Landing Pages seguem a identidade visual das revistas. No caso da HSM Management, usam ilustrações em todos os artigos, ebooks e webinars. Nesse ebook em específico, que foi feito em parceria com a Tribo (outra empresa pertencente ao mesmo grupo da Qura), uniram a identidade visual de ambas as empresas em um só material. Uma Landing Page bonita e ao mesmo tempo objetiva em relação à texto.
A oferta do conteúdo que faz sentido para a persona da empresa ajuda a ter uma alta taxa de conversão, e o uso dos tópicos que serão apresentados ao longo do ebook dentro da própria Landing Page ajuda cada pessoa a identificar se realmente vai encontrar o que precisa ao acessar o material.
3. ProJuris

70% de taxa de conversão
Mais de 850 novos Leads durante o novo lançamento
Ficha técnica
Empresa: ProJuris
Segmento: Advocacia
Nesta Landing Page, os benefícios buscados pela persona foram declarados tanto em forma de texto, como de imagem e bullet points para deixar extremamente claro o que ela obterá ao baixar o conteúdo.
O foco aqui foi entregar algo que de fato resolvesse o problema do usuário. Capricharam na prova social também, confirmando que milhares de outras pessoas já baixaram este material, aumentando a confiança no mesmo.
4. JesusCopy

85% de taxa de conversão
Mais de 38 mil de Leads gerados em cerca de 2 anos
Ficha técnica
Empresa: JesusCopy
Segmento: E-commerce
Utilizando um dos modelos mais simples de Landing Pages disponíveis no RD Station Marketing, o de Squeeze Page, o site da JesusCopy conseguiu números impressionantes!
O usuário tem apenas que preencher o formulário com o email para fazer parte de uma rede de amigos e receber pílulas de ensinamento semanais. Não é regra, mas quanto menos campos, maior tende a ser a taxa de conversão da página.
Do ponto de vista estratégico, deixar os campos e o call-to-action visíveis na primeira (e única) dobra da página foca toda a atenção do usuário na ação que ele deve executar.
5. Denim Zero

Oferta: dificilmente o usuário dará uma resposta negativa à pergunta que intitula esta Landing Page, motivo para que ele siga adiante na leitura
84% de taxa de conversão
Cerca de 7.600 Leads em 21 dias
Ficha técnica
Empresa: Denim Zero
Segmento: Moda
Sorteios são boas ofertas para atrair a atenção do público, mas esse é só um dos méritos da boa performance da Landing Page da Denim Zero. “Segmentamos os anúncios e acompanhamos diariamente a performance”, diz Rodrigo Nardelli, da equipe de Marketing da empresa. Repare que as regras para participar da promoção estão descritas na LP, esclarecendo ao usuário como se dará o processo.
As perguntas do formulário foram cuidadosamente pensadas. “Qual tipo de roupa você gosta?”, “Qual tamanho você usa?” e “Qual sua modelagem preferida?” são questões-chaves para a empresa entender o público mais a fundo, segmentá-lo e oferecer o conteúdo/produto adequado a cada grupo de consumidores.
6. Drograria Silva

Original: as alternativas divertidas do teste são o ponto alto desta Landing Page
53% de taxa de conversão
Mais de 3.750 Leads em 4 meses
Ficha técnica
Empresa: República Comunicação para Drogaria Silva
Segmento: Saúde
O modelo de Squeeze Page é boa opção para ofertas topo de funil, que dispensam o esforço de convencer o visitante a realizar uma ação. De quebra, o formato tende a apresentar taxa de conversão significativa ㅡ o layout é composto apenas por um formulário e uma imagem de fundo, sem mais distrações para o usuário.
“Procuramos uma maneira criativa para diminuir o atrito no momento de conversão. A solução que encontramos foi um teste, que sempre desperta curiosidade. Ele é fácil e rápido de fazer”, diz Marcelo Fazolato, coordenador de Marketing Digital da República Comunicação, agência autora da Landing Page feita para a Drogaria Silva.
A equipe não parou por aí e inovou com o tom descontraído das alternativas do teste. “Buscamos frases explicativas que nos ajudassem a entender as dificuldades dos Leads”, completa. Os números mostram a eficiência da estratégia!
7. DARYUS

Efeito visual: as cores contrastantes chamam a atenção do usuário para as palavras-chave da oferta: “pós-graduação”, “bolsa de 80% de desconto” e “oportunidades educacionais”
54% de taxa de conversão
Mais de 550 Leads em 1 mês
Ficha técnica
Empresa: DARYUS
Segmento: Consultoria e Treinamentos
A descrição da oferta é parte importantíssima de uma Landing Page: ela deve explicar o que é o material ou a ação e sanar possíveis dúvidas dos usuários. Para tornar o informe mais amigável ao público, a DARYUS lançou mão de frases curtas e evitou blocos de texto, o que facilita a leitura.
“Todo início de semestre fazemos campanhas de bolsa de estudo. Em uma delas, tivemos mais de 3 mil inscritos”, diz Vanessa Oliveira, líder de Marketing da DARYUS Consultoria e Treinamentos

8. Endeavor

Objetividade: “trabalhamos com uma LP simples que trouxesse a proposta de valor do eBook em poucas palavras”, diz Marina Imamura, analista de Marketing Digital da Endeavor
40% de taxa de conversão
Mais de 26 mil Leads em um ano
Ficha técnica
Empresa: Endeavor
Segmento: Empreendedorismo
A comunidade de empreendedores brasileiros só cresce e trazê-la para perto da Endeavor foi o objetivo desta Landing Page. Como? Por meio de histórias de quem já viveu altos e baixos nos negócios. Repare como o texto da página explora os temas das experiências em tópicos, aumentando as chances do potencial Lead se identificar com algum deles e converter no material.
A forma de apresentar o conteúdo também foi diferente. “A graça dessa LP é direcionar o Lead para uma página de agradecimento que traz todo o eBook dividido por capítulos”, diz Marina Imamura, analista de Marketing Digital da Endeavor.
Mais um ponto de atenção, dessa vez estratégico: o material é um co-marketing entre Endeavor Brasil e Sebrae. Disparada para a base de contatos das duas empresas, a Landing Page tende performar ainda melhor.
Para saber mais sobre essa estratégia, leia o post O que é co-marketing e como usar para amplificar seus resultados.
9. Oh lala, Dani!

74% de taxa de conversão
1400 Leads em 6 meses
Ficha técnica
Empresa: Oh lala, Dani!
Segmento: Viagem/Turismo
O número alto de conversão se justifica pelo que o material entrega: a ideia era fornecer um material para que todos os que tiverem acesso possam planejar a sua viagem da melhor forma possível. O tipo de arquivo permite que a pessoa possa imprimir e até mesmo enviar para a gráfica ou imprimir em um papel adesivo para usufruir da melhor maneira.
As instruções do que vai ser entregue ao Lead e a forma pessoal como isso é colocado, deixando claro que a inspiração de criação dele veio a partir da Dani, que representa a marca, faz toda a diferença para aumentar o volume de conversões.
10. De Criança para Criança

56% de taxa de conversão
Mais de 6400 Leads em apenas 15 dias
Ficha técnica
Empresa: DCPC
Segmento: Educação
Trazer um convidado de renome no mercado, utilizar um formulário simples, com campos de seleção que mostram poucas opções de resposta, além de trazer os tópicos que serão abordados durante a conversa foram os principais pontos que explicam o sucesso desta Landing Page, que gerou mais de 6400 Leads em 15 dias de lançamento.
Ter uma boa proposta de valor e conseguir apresentar de forma clara na LP tudo que o material oferece são dicas que você pode aplicar em qualquer página de conversão.
Bônus 1: Formulário esperto

61% de taxa de conversão
Mais de 640 Leads em cerca de 1 mês
Ficha técnica
Empresa: Agência Nexa para Protein Now
Segmento: Aplicativo
Comer gostosuras, fáceis de fazer e que não comprometem a dieta. Eis a promessa deste material feita pela Agência Nexa para o e-commerce Protein Now, que entrega suplementos alimentares em até uma hora.
De olho no formulário:
- A cidade onde o Lead está é um critério de qualificação – atualmente o aplicativo só realiza entregas para a cidade do Recife.
- Ainda, saber quais atividades o Lead pratica permite à empresa direcionar ofertas adequadas às necessidades dos clientes.
Bônus 2: Expectativas alinhadas

56% de taxa de conversão
Mais de 140 Leads gerados em três meses
Ficha técnica
Empresa: Agência WX para Benfatto Organiza
Segmento: Organização
A intenção desta LP produzida pela Agência WX para a Benfatto Organiza é ajudar o usuário a organizar as malas antes de viajar. “Listei os materiais do kit para o usuário saber o que encontrará ao baixá-lo”, diz Camila Rodrigues, analista de Marketing da Agência WX. O uso de emojis nos tópicos traz um quê de descontração à página.
Conclusão
Títulos e subtítulos diretos, imagem coerente com a oferta, descrição clara do material e inteligência do formulário. Todos esses são elementos determinantes para o sucesso de uma Landing Page, e aqui você viu todo o passo a passo para tirar suas ideias do papel e colocar em prática agora mesmo.
Neste último capítulo, as 12 Landing Pages criadas por clientes da Resultados Digitais no RD Station Marketing mostram como é simples começar a gerar ótimos resultados aplicando as dicas que você conferiu aqui. Esperamos que os insights ajudem você na produção das páginas da sua empresa e alavanquem as taxas de conversão.
Bons resultados e até breve!
Sumário