Conheça o Typeform, ferramenta que permite criar formulários de maneira simples

Com o Typeform, empresas podem atrair e engajar seus públicos por meio de formulários intuitivos

Resultados Digitais
Resultados Digitais9 de novembro de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O Typeform é uma plataforma que permite criar formulários digitais de maneira fácil e simples, oferecendo uma boa experiência tanto para quem cria os questionários quanto para quem responde. A plataforma funciona em formato freemium, contando com uma versão gratuita mais simples e planos pagos, mais robustos.


Criar formulários faz parte do dia a dia das empresas. Seja para o público interno ou externo, esse tipo de ferramenta é útil para captar informações de Leads, fazer pesquisas de satisfação com clientes e colaboradores e muitas outras possibilidades.

Porém, os profissionais que precisam usar o recurso sabem que nem sempre é fácil fazer com que os usuários respondam as questões até o fim. É por isso que ferramentas como o Typeform são valiosas. 

A plataforma permite a criação de formulários intuitivos, que contribuem para engajar o público. Se você tem dúvidas sobre o que é e como usar a ferramenta, continue a leitura do artigo!

Conheça as funcionalidades de WhatsApp do RD Station

O que é Typeform?

O Typeform é uma ferramenta que permite criar formulários de maneira simples. A plataforma funciona de maneira freemium, ou seja, é possível ter acesso gratuito a funcionalidades básicas ou pagar para obter uma versão mais robusta. 

O diferencial do Typeform está na facilidade com que se pode fazer questionários intuitivos e responsivos. Há diversos formatos disponíveis, como pesquisas, quizzes, votações e testes. 

É possível criá-los do zero ou usar algum dos muitos templates disponíveis na biblioteca, o que facilita bastante o trabalho. 

Os formulários criados na ferramenta mostram questões que deslizam para baixo, apresentando a próxima pergunta, na medida que os usuários as respondem, para mantê-los engajados.

Além disso, é possível incluir imagens, GIFs e vídeos. Os formulários podem ser embedados em sites, abrir em formato de pop-up ou serem acessados por meio de uma URL. 

O Typeform foi criado em 2012, na Espanha, por Robert Muñoz e David Okuniev. Desde então, a empresa atraiu investimentos e conquistou grandes clientes, como Apple, Airbnb, Uber e Nike. 

Atualmente, milhões de formulários são produzidos mensalmente usando a ferramenta. 

Conheça os diferentes planos e preços do Typeform

O Typeform, como já mencionado, funciona no modelo freemium. Além do plano gratuito, há três opções pagas: Basic, Plus e Business.

Plano gratuito

Para usar o plano gratuito, basta se cadastrar no site do Typeform. A versão freemium é uma boa alternativa para quem quer se familiarizar com a ferramenta. Porém, é bastante limitada para empresas que querem usar os formulários para converter Leads, por exemplo. 

Veja o que ela oferece:

  • Formulários ilimitados 
  • 10 questões por formulário 
  • 10 respostas por mês 
  • Templates 
  • Possibilidade de embedar os formulários em páginas da web
  • Download de dados
  • Integrações com ferramentas como Zapier, Automate.io, Slack, entre outras 

Plano Basic

O plano Basic custa 25 euros mensais, ou 21 euros mensais no plano anual (preços de outubro de 2022) e permite criar formulários que se conectam aos seus fluxos de trabalho. 

O plano inclui:

  • 100 respostas mensais
  • 1 usuário
  • Formulários e questões ilimitadas
  • Recebimento de documentos, com até 1GB de armazenamento
  • Aceitação de pagamento 
  • Mais de 500 integrações via Zapier (incluindo o RD Station)

>> Leia mais: A cada nova resposta no Typeform, criar/atualizar um lead no RD Station Marketing

Plano Plus

O plano Plus, por sua vez, permite ir além em termos de personalização. O plano custa 55 euros mensais, ou 46 euros mensais na assinatura anual, e inclui, além de todo o previsto no plano Basic: 

  • 1000 respostas por mês
  • 3 usuários
  • Recebimento de documentos, com 2GB de armazenamento
  • Link, domínio e meta descrição customizados
  • Possibilidade de remover o logo da Typeform

Plano Business

Já o plano Business traz possibilidades para negócios que querem fazer análises de performance. Ao preço de 89 euros por mês (ou 75 euros por mês no plano anual) é possível ter acesso a todas as funcionalidades do plano Plus e mais: 

  • 10 mil respostas por mês 
  • 5 usuários 
  • Recebimento de documentos (até 4GB de armazenamento) 
  • Integração com Google Analytics, Pixel do Facebook, Google Tag Manager, entre outras
  • Live chat

Quais são as funcionalidades do Typeform?

A tela de boas-vindas, o tamanho do texto, as descrições, tudo pode ser personalizado de maneira simples com o Typeform

É possível incluir questões obrigatórias ou não obrigatórias, permitir respostas múltiplas ou apenas uma, incluir aleatoriedade para que cada usuário veja as perguntas em uma ordem diferente. 

Além disso, a ferramenta exibe uma barra de progresso para que o usuário saiba em que ponto da pesquisa ele está.

Depois de pronto, o Typeform pode ser compartilhado facilmente e após as respostas, é possível acompanhar os resultados em um painel, visualizando métricas e relatórios gerados a partir dos dados coletados.

RD Station

Crie suas Landing Pages de forma rápida e fácil

Com o RD Station Marketing você consegue criar suas páginas de captura de contatos sem sofrimento. Teste grátis por 10 dias!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Quais são as vantagens e desvantagens do Typeform?

A principal vantagem do Typeform está na interface dos formulários, que são atrativos e fáceis de responder. Isso pode aumentar o número de respostas. A simplicidade de uso se estende também a quem faz os questionários, uma vez que não é necessário ter conhecimentos de programação para criá-los.

Além disso, a plataforma conta com uma extensa biblioteca de templates, o que facilita a criação de pesquisas com mais agilidade. A grande possibilidade de integrações disponíveis também torna mais simples as análises.

Nos planos mais robustos, o Typeform oferece ainda possibilidades de customização avançadas e acesso a dados bastante úteis para analisar os resultados das suas pesquisas. 

Por outro lado, é claro, o Typeform também tem suas desvantagens. Primeiro, a plataforma não tem uma versão em português: atualmente, está disponível somente em inglês e em espanhol, o que pode dificultar o trabalho de criação de quem não domina os idiomas.

Outro ponto negativo são os valores, que, cobrados em euros, podem pesar no orçamento das empresas brasileiras.

Como criar um Typeform na prática?

Agora que você já sabe o que é e conhece os planos e possibilidades do Typeform, vamos falar sobre como criar um formulário na ferramenta em poucas etapas, usando o plano gratuito. 

1. Crie sua conta

O primeiro passo é acessar o site do Typeform e criar uma conta. É possível fazer isso clicando em Sign up, no canto superior direito da tela no site da plataforma. Você pode criar um login usando o email ou conectar-se com uma conta do Google ou da Microsoft.

Tela de entrada do Typeform

Em seguida, aceite os termos de serviço da plataforma, definindo suas preferências sobre privacidade e comunicações por email.

Termos de serviço

2. Responda ao questionário

Em seguida, é necessário responder a algumas questões para que a ferramenta entenda seus objetivos.

Questionário do Typeform

3. Escolha um tipo de formulário

Depois, é possível escolher entre três possibilidades: começar do zero, usar um template ou deixar que a ferramenta crie um formulário com base em alguns direcionamentos.

Criando um novo questionário

Caso tenha optado pelo template, é possível selecionar um modelo entre diversas categorias.

Templates disponíveis

4. Edite seu formulário

Neste exemplo, vamos escolher um template pronto, focado na geração de Leads. Seja um template ou um formulário novo, nesta etapa é a hora de fazer todas as edições necessárias. 

Edição do Typeform

5. Publique e compartilhe seu formulário

Finalizadas as edições, basta clicar em Publish no canto superior direito da tela. Em seguida, você pode copiar o link para compartilhar o Typeform, incorporá-lo em websites e conectar outros aplicativos à ferramenta para compartilhar os dados obtidos. 

Publicação e formatos

E o que fazer com os Leads gerados pelo Typeform?

Se você está usando o Typeform para gerar Leads para o seu negócio, precisa planejar o que fazer depois de conseguir esses contatos. Você pode enviar comunicações personalizadas de acordo com as respostas que obtém, mas se precisar fazer isso em larga escala, será preciso usar uma ferramenta.

Uma boa ideia é adotar uma ferramenta de Automação de Marketing e Vendas, como o RD Station. Ele tem planos para diversos bolsos e tamanhos de empresa, fazendo com que você converta mais contatos em vendas. Para conhecer mais, basta clicar abaixo para assistir a uma demonstração e começar um teste grátis de 10 dias!

ferramenta de automação de marketing rd station

Como levar essas respostas até o RD Station Marketing?

Existem alternativas mais baratas e trabalhosas, como exportar todas as respostas e importar como Lead na ferramenta de destino. Mas, além de passível de erros, esse processo precisaria ser repetido a cada vez que uma nova resposta fosse capturada. 

Como solução mais prática e fácil, existe a Pluga, uma plataforma que te permite conectar as mais diversas ferramentas web e transmitir dados de forma automática entre elas, como no exemplo abaixo:

E o mais importante, a Pluga é uma ferramenta freemium, o que significa que pode ser usada sem nenhum custo em certos casos. E ainda pode ser testada por 7 dias de forma inteiramente grátis.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Como tirar marca d’água do TikTok? Aprenda a fazer passo a passo
Marketing
SEO para WordPress: veja 5 dicas para otimizar seu site com o publicador
Marketing
Conheça os principais formatos de conteúdo que sua empresa pode produzir