6 formas de gerar Leads com pop-ups sem atrapalhar a experiência dos usuários

Saiba como pop-ups podem melhorar (e muito!) as taxas de conversão do seu site sem necessariamente atrapalhar a experiência dos usuários

Franco Zanette
Franco Zanette6 de março de 2019
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Pop-up são avisos que aparecem (normalmente saltam) na tela do computador chamando atenção para alguma mensagem. Eles podem ser usados para captação de leads ou para algum aviso importante. Normalmente o conteúdo do pop-up possui relação com o tema abordado na página que ele aparece.


Você, que trabalha com Marketing Digital, já entendeu a importância da geração de Leads para o seu negócio. E, naturalmente, entendeu que precisa melhorar as taxas de conversão do seu site para maximizar a sua capacidade de gerá-los, correto?

E se eu te contasse que existe uma forma de fazer isso sem mexer na estrutura do seu site e sem ser chato com os seus visitantes?

Pois é, hoje vou mostrar para vocês por que usar pop-ups da forma correta não vai atrapalhar a experiência dos usuários e, além disso, melhorar muito as taxas de conversão do seu site.

eBook: Como converter mais utilizando pop-ups

Aumente as conversões no seu site instalando pop-ups sem atrapalhar a experiência dos seus clientes em potencial

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Por que trabalhar com pop-ups é bom, e não chato!

Em primeiro lugar, confesso que eu, assim como qualquer pessoa, já me irritei muito com pop-ups inconveniente e invasivos.

pop-ups

Mas, depois de estar do outro lado do jogo, usando essa ferramenta para entregar ofertas contextualizadas e de valor para nossos usuários, cheguei a uma conclusão: empresas chatas criam pop-ups chatos!

Inclusive aqui é um ponto de atenção: o Google já está punindo sites mobile com pop-ups irritantes

No comunicado oficial, feito ainda em 2016, o Google de cara explica que esse é apenas um fator novo que será unido a outros centenas de pontos que compõem o complexo sistema de ranqueamento do Google.

Portanto, uma página ainda pode aparecer nos resultados se tiver um conteúdo grande e relevante, mesmo com o pop-up, mas perderá alguns pontos por justamente atrapalhar a experiência do usuário.

Mas basta conhecer um pouco mais a fundo como as ferramentas que fazem essa tarefa funcionam que você vai perceber que o objetivo nunca foi ser inconveniente. Em praticamente todas elas existe uma série de personalizações em relação a onde, quanto e quando tais ofertas saltitantes devem aparecer. Ou seja, a sua proposta é realmente entregar valor na hora H.

Para que vocês entendam qual o nível de personalização de que estou falando, vou mencionar os principais deles:

Onde: praticamente todas as ferramentas de criação de pop-ups vão te deixar escolher exatamente a(s) página(s) onde eles devem aparecer, para que seja possível escolher a oferta pertinente ao contexto.

Quando: aqui temos diversos gatilhos (ação que dispara o pop-up), tais como:

  • Scroll: Você define uma porcentagem de rolagem da página para que o pop-up apareça. Dessa forma, você pode apresentar a oferta exatamente quando o leitor estiver lendo aquele trecho do seu conteúdo.
  • Timed: Aqui o gatilho é o tempo, para que, dependendo do contexto, você diga se o pop-up deve aparecer assim que o visitante entra em determinada página ou se ele só entrará em ação após o visitante ficar na sua página por um tempo X.
  • Exit Intent: Esse gatilho trabalha um pouco mais a inteligência e só é acionado quando o visitante leva o mouse para fora da área de navegação da página. Ele é perfeito para fazer uma oferta irrecusável, que não deixe que o usuário saia de mãos vazias.
  • Click: Dessa vez, a ideia é disparar o pop-up somente mediante uma ação de clique do usuário, o que pode ser útil em alguns contextos, como Landing Pages.

Quanto: aqui temos uma configuração simples, mas crucial para definir se você será enquadrado do lado das empresas chatas ou úteis.

Sempre que um visitante visualiza um pop-up criado pela sua empresa, ele recebe um cookie. Esse cookie servirá para você definir quantas vezes cada usuário verá cada oferta e garantir que ele não tenha de negá-la repetidas vezes.

Se você usar essas personalizações a seu favor e tratar seus visitantes da mesma forma que gostaria de ser tratado, você será capaz de criar pop-ups com mais de 40% de taxa de conversão.

Mas agora vamos ao que interessa!

1. Gerando Leads com o Scroll Box

Essa é uma forma sutil e ainda assim muito eficiente de usar pop-ups. Uma Scroll Box nada mais é do que uma pequena caixa, normalmente na parte inferior em um dos lados do site. Ela é tão pequena que passará despercebida para a maioria dos visitantes, mas converterá de 1 a 4% deles sem atrapalhar em nada a experiência dos demais.

Nesse caso, como temos pouco espaço para desenvolver a oferta, normalmente oferecemos um simples opt-in na newsletter da empresa, com o gatilho de scroll para chamar a atenção dos visitantes que navegam até determinado ponto da página. No exemplo abaixo, porém, veja como é possível também oferecer diretamente um material.

dna de vendas pop up rd station marketing

2. Gerando Leads ao oferecer posts em PDF

Uma forma bastante interessante para gerar Leads é oferecer versões em PDF de posts para download, usando um pop-up para a conversão. Esse caso é mais pertinente quando o post é muito grande ou quando é um tutorial com instruções, que podem ser úteis em contextos offline.

Para criá-lo, você basicamente terá de usar um plugin para converter as páginas para o formato PDF e subir esse arquivo no seu domínio, redirecionando os Leads para lá. Para isso, você criará um gatilho por clique e um link para isso dentro do post.

3. Colocar pop-ups em posts do seu blog

Se um visitante está lendo um de seus posts é porque ele gostaria de aprender mais sobre determinado tema, correto?

O que você acharia se, quando estivesse terminando de ler um post sobre o tema X, aparecesse uma oferta de um guia completo sobre o tema que você estava lendo?

Para fazer isso, você precisará simplesmente configurar o pop-up para aparecer em determinados posts que tenham o tema X como relacionado, e configurar um gatilho de scroll ou tempo para que ele apareça.

Dessa forma, você não estaria sendo invasivo, pois o Lead de fato gostaria de aprender mais sobre o tema e estava dedicando tempo a isso. E, em razão disso, suas chances de levar o Lead até a conversão aumentariam consideravelmente.

pop-up rd blog

4. Ofereça um material de destaque na sua página de materiais educativos

Caso você produza materiais ricos com recorrência e tenha uma página para consolidá-los, que tal criar um material de destaque, que seja abrangente em relação ao interesse do seu público?

Nesse caso, precisamos somente entender qual material cai mais nas graças do nosso público (o que pode ser testado até acertar), e configurar o pop-up para aparecer naquela página após um determinado tempo de navegação do visitante, definido por você.

pop-up rodrigo padilha

5. Se querem conhecer a sua solução, ofereça assistência

Se o visitante está navegando na página de preços ou funcionalidades (ou até mesmo benefícios) do seu produto/serviço, é a hora certa de oferecer ajuda!

As pessoas que estão nessas páginas estão buscando justamente entender como elas ou seu negócio podem se beneficiar, e cabe a você mostrar o caminho.

Nesses casos, você pode ou indicar um material rico de fundo de funil (com relação direta com o seu produto) ou oferecer diretamente uma conversa com seus vendedores, e um pop-up fará muito bem essa tarefa.

Diante disso, novamente é interessante experimentar até descobrir qual a melhor oferta para esse contexto, assim como qual o gatilho que torna a oferta o mais natural e eficiente possível.

pop-ups

6. Visitantes que navegam pelo blog são potenciais assinantes da sua newsletter

Aqui é você quem escolhe exatamente onde colocar o pop-up, mas a sugestão é usar as navegações do seu blog como indicativos de interesse pelo conteúdo da sua empresa e oferecer a assinatura da sua newsletter nesse momento.

Minha sugestão é usar a paginação do seu blog para isso, isto é, quando o Lead avança para a segunda, terceira ou demais páginas. Afinal de contas, esse comportamento mostra que o visitante está procurando informações que seu blog possa ter, e você pode ajudá-lo a encontrar.

Nesse caso, a oferta já está definida, mas ainda precisamos testar e entender qual gatilho gerará mais resultado. A princípio, me parece interessante trabalhar com o exit intent para ajudar os Leads que estariam prestes a sair frustrados da página.

newsletter pop-up

Como criar um pop-up no RD Station Marketing

Uma das funcionalidades que o RD Station Marketing oferece é a criação de pop-ups. Veja como é rápido e simples usar essa funcionalidade da plataforma.

Acesse sua conta e clique em Converter > Pop-Ups.

pop-ups rd station marketing

Há 4 tipos:

  • Cupom de desconto (aparece na intenção de saída);
  • Download eBook gratuito (aparece na intenção de saída);
  • Newsletter (aparece na intenção de saída);
  • CTA eBook gratuito (aparece ao rolar a página para baixo).

Após escolher o formato de pop-up, aparecerá uma solicitação para você dar um nome para identificá-lo. Feito isso, surgirá uma tela para que você fazer a edição. São diversas opções de personalização. Elas estão divididas em duas abas:

  • Componentes: com funcionalidade drag and drop, você ir modificando seu pop-up e, ao mesmo tempo, ver como está ficando. Os componentes são os seguinte: seção, linha, coluna, texto, caixa, botão, imagem e HTML
  • Pop-up: nesta aba, você pode inserir variáveis de cores e tamanhos, inserindo números e caixas. As opções são as seguintes: largura, posição, borda e cor de fundo.

Clique em “salvar e avançar” para continuar a configuração. Elas terão opções levemente diferentes de acordo com o tipo selecionado. Caso a escolha for a de CTA para eBook gratuito, a ação será sempre receber o material

Caso a escolha for uma das outras três possibilidades, na tela de configurações, você vai ver o seguinte:

  • Ações do formulário: se o Lead vai ser redirecionado para uma página, se vai receber um arquivo para download diretamente ou se nada nenhuma ação vai ser tomada no momento da conversão;
  • Páginas de exibição: se vai ser exibido em todas as páginas ou em páginas específicas - e ainda tem a opção de não exibir em determinadas páginas;
  • Dupla confirmação (double opt-in): o Lead inscrito vai receber um email para confirmar que quer fazer parte da sua base de contatos, aumentando a qualificação;
  • Comportamento: para definir a frequência de exibição do pop-up para o usuário.
Tutorial de pop ups configurações rd station marketing

Feito isso você está pronto para publicar o seu pop-up. Complete todas as fases para garantir que o pop-up estará publicado em sua página.

Depois de publicado você pode clicar no título do pop-up e acompanhar os resultados das conversões.

Se você ainda não é cliente, pode fazer um teste gratuito do RD Station Marketing para experimentar a plataforma.

Além dos pop-ups, o RD Station Marketing possui funcionalidades de Landing Pages, Email Marketing, segmentação de Leads, Automação de Marketing, análises e relatórios personalizados e muito mais. Faça um teste gratuito deixando seu email abaixo.

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você cria facilmente pop-ups que geram conversões! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Fechamento

Em suma, pop-ups são tão chatos quanto os seus criadores e inegavelmente eficientes para aumentar a conversão do seu site.

Para adiantar o seu lado, vou indicar aqui as ferramentas que já usamos:

Para finalizar, minha mensagem é: se você criar pop-ups com bom senso e com objetivo de gerar valor para o visitante, certamente terá um bom feedback do mercado em relação a experiência e aos resultados de conversão.

Até a próxima!

Dúvidas Frequentes:

O que é pop-up?

Pop-up são avisos que aparecem (normalmente saltam) na tela do computador chamando atenção para alguma mensagem. Eles podem ser usados para captação de leads ou para algum aviso importante. Normalmente o conteúdo do pop-up possui relação com o tema abordado na página que ele aparece.

Usar pop-ups é bom?

É importante deixar claro que o Google está punindo sites mobile com pop-ups irritantes. Por isso, o pop-up não pode afetar a experiência do usuário na página. Porém, o uso de pop-ups pode ser muito relevante para estrategias de topo de funil, ajudando a captar mais leads.

É possivel criar pop-ups com o RD Station?

Sim, basta acessar sua conta, clicar em Converter > Pop-Ups. Depois é só escolher o tipo de pop-up, seus componentes e criar o seu.

Quais são os tipos de pop-ups mais comuns? 

Os tipos mais comuns são: Cupom de desconto (aparece na intenção de saída);
Download eBook gratuito (aparece na intenção de saída);
Newsletter (aparece na intenção de saída);
CTA eBook gratuito (aparece ao rolar a página para baixo).

Post publicado originalmente em 16 de junho de 2016 e atualizado pela última vez em abril de 2021.

Franco Zanette

Franco Zanette

Veja também

Marketing
Como vender cursos online: 11 dicas práticas para atrair mais alunos
Marketing
Google Analytics 4: o que muda na nova versão e o que você tem que fazer com o fim do GA Universal
Marketing
Automação de Marketing: estratégias para um funil de vendas eficiente