ATUALIZAÇÃO: A partir de setembro de 2020, o Facebook deixou de indicar em suas páginas oficiais que penaliza anúncios com mais de 20% de texto na imagem. Ainda assim, a rede social deixa claro que eles têm um desempenho inferior e que, portanto, continua a ser uma boa prática ter pouco texto em seus anúncios de Facebook Ads.
Uma coisa é certa: sabemos que não basta apenas anunciar. Principalmente quando o assunto são mídias sociais. Para cada rede ou canal, há um formato ou modelo a ser seguido para que o seu anúncio não fique, literalmente, perdido em meio à quantidade expressiva de informações que vemos nos feeds web afora.
No entanto, as coisas se complicam um pouco quando a própria rede oferece opções para que você monte o anúncio de maneira que ele possa - ou não - ser ideal para aquele meio.
É o caso da regra dos 20% de texto no Facebook Ads. Já ouviu falar? Se não, que bom: estamos aqui para explicar tudo sobre ela! Se sim, continue conosco para algumas dicas extras.
Gerencie seus anúncios do Facebook dentro do RD Station Marketing
O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Nele, é possível gerenciar a sua conta de anúncios no Facebook, criando retargeting diretamente para sua base de Leads ou ads com públicos-alvos definidos por você! Faça um teste gratuito de 10 dias.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
O que é a regra de 20% de texto nos anúncios do Facebook?
A regra fala sobre o texto contido nas imagens dos anúncios. O Facebook descobriu há algum tempo que imagens com menos de 20% de texto apresentam um desempenho mais satisfatório.
Logo, para criar uma experiência melhor para o público e para os anunciantes, todos os anúncios veiculados no Facebook, no Instagram e no Audience Network estão sujeitos a um processo de análise que identifica a quantidade de texto na imagem usada no anúncio.
Ok, mas e daí? O pulo do gato está na flexibilização: o usuário, a partir da qualificação que o Facebook realiza, pode escolher diminuir ou não o conteúdo exibido nas imagens - por sua conta e risco.
E qual a estratégia do Facebook por trás disso? Simples, camuflar os anúncios entre o conteúdo já normalmente exibido no feed; mirando em imagens claras, com alta qualidade e pouco ou nenhum texto. Afinal, quem de nós postaria uma foto de viagem com uma frase bem no meio dela e passaria despercebido? Pois é...
O que conta como o texto da imagem?
O texto da imagem pode ser qualquer texto presente na imagem do anúncio ou no criativo. Ele não inclui o texto fora da imagem - como o texto do corpo do seu anúncio.
Observe o exemplo abaixo:
- Texto do corpo
- Imagem do anúncio
- Texto da imagem
Como é feita a análise de texto nos anúncios do Facebook?
A análise para anúncios contendo uma imagem é baseada em quatro categorias de concentração de texto:
- OK (boa)
- Low (baixa)
- Medium (média)
- High (alta)
Estas classificações indicam ao anunciante o nível de qualidade do anúncio na plataforma de acordo com a quantidade de texto encontrada na imagem. Vamos a cada uma delas:
Image Text: OK
O Facebook ainda dá preferência para quem usa pouco ou nenhum texto nas imagens. Se o seu anúncio for categorizado como OK, não haverá restrições no alcance da publicação.
Image Text: Low
Com essa classificação, seus anúncios podem ter o alcance prejudicado.
Image Text: Medium
Nessa categoria, sua imagem provavelmente alcançará ainda menos pessoas.
Image Text: High
Caso seja classificado com alta concentração de texto, é possível que seu anúncio não tenha resultado algum.
Diferentes formatos de anúncios
Além da análise de anúncios contendo uma única imagem, o Facebook analisa ainda anúncios em carrossel e anúncios de vídeo:
Anúncios em carrossel
As imagens do anúncio são analisadas uma por uma para verificar se todas estão em conformidade com as diretrizes para textos em imagens. Ainda que uma única imagem do carrossel abrigue texto demais, isso afetará todo o anúncio. Logo, não adianta configurar apenas a primeira imagem do carrossel com menos de 20% de texto, por exemplo, a fim de “driblar” a plataforma.
Anúncios de vídeo
Nesse caso, a miniatura do vídeo é analisada para que o Facebook tenha certeza de que ela atende às diretrizes de texto.
Ferramenta para medir
O Facebook conta com uma ferramenta chamada Text Overlay, que permite fazer o upload da imagem que você pretende utilizar no anúncio para ver se a concentração de texto está acima ou abaixo de 20%.
A plataforma fornece um feedback instantâneo a respeito da quantidade de texto que cada anúncio possui, além da categoria em que ele se enquadra (Ok, Low, Medium ou High).
Além disso, sempre que você criar uma nova campanha no gerenciador de anúncios ou no Power Editor você receberá um aviso caso a quantidade de texto no anúncio possa limitar o alcance.
Contudo, o próprio Facebook adverte: a precisão da ferramenta não é perfeita e também não avalia imagens advindas de bancos de imagens. Use-a mais como um guia para ajudá-lo a criar o anúncio ideal.
Exemplo de verificação de texto da imagem no Facebook.
Dicas para reduzir a quantidade de texto nos anúncios do Facebook
O próprio Facebook publicou algumas dicas aos anunciantes para que seus anúncios estejam dentro da regra dos 20% e não sofram penalizações:
- Se precisar incluir texto na imagem, procure reduzir o tamanho da fonte do texto e/ou usar menos palavras. O texto não pode ser muito pequeno, para não dificultar a leitura.
- Faça com que a maior parte do texto fique na caixa de texto e não diretamente sobre a imagem do anúncio.
- Evite espalhar o texto por toda a imagem.
Dica extra: foco na imagem!
Não poderíamos deixar de falar por aqui sobre o poder de uma imagem. Ela será o primeiro item a capturar a atenção do usuário. Por isso, ainda melhor do que ter um copy excelente é contar com uma imagem de impacto, bem definida e construída para se destacar.
Você só precisa de um micro-momento: se ela for colorida, atraente ou diferente em algum sentido, fará o usuário parar para dar uma olhada mais de perto. Isso poderá gerar mais visualizações no seu anúncio e aumentar as taxas de conversão.
As exceções
A regra não se aplica a:
- Cartazes de filmes, de concertos e festivais de música, de shows de comédia e de eventos esportivos;
- Capas de livros e de álbuns;
- Imagens de produtos – quando o produto inteiro pode ser visto, não apenas um zoom na imagem dele;
- Screenshots de aplicativos e de games;
- Caligrafia, cartoons, tirinhas;
- Texto legal;
- Infográficos.
E o que não é considerado exceção em uma imagem e conta como texto?
Logotipos
Qualquer logotipo baseado em texto é contado como texto, seja qual for o seu tamanho ou o alinhamento.
Marca d’água
Marcas d’água são consideradas texto, ainda que sejam obrigatórias ou estejam de acordo com as diretrizes da marca.
Números
Todos os números são considerados texto.
Conclusão
O Facebook facilita o processo, tornando-o menos rígido. Porém, ainda é preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passarem dos 20% de texto nas imagens em anúncios.
Usar pouco texto nas imagens dos seus anúncios continua sendo a melhor ideia. E você, já lidou com o dilema da regra de 20% de texto nos anúncios do Facebook? Como foi? Conte para a gente nos comentários!
Para outras dicas de como anunciar com sucesso em uma das maiores redes sociais do mundo, baixe gratuitamente nosso eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads, uma lista de dicas comprovadas para aumentar suas conversões.