4 Dicas para sua agência atuar com marketing de nicho

Nicho é a palavra da vez quando o assunto é Marketing Digital. Saiba como iniciar esse trabalho com o pé direito

Matheus Miranda
Matheus Miranda1 de julho de 2019
Acesse gratuitamente!

O trabalho com marketing de nicho pode ser um enorme diferencial. Com o passar do tempo sua agência tende a se especializar em um segmento específico, ganhando cada vez mais autoridade sobre o assunto e se tornando referência no mercado escolhido. 

Na pesquisa que realizamos anualmente, chamada Panorama das agências digitais, ficou nítido o aumento significativo de agências que trabalham com um nicho específico. O crescimento foi de aproximadamente 9,7% em comparação ao ano anterior.

Vejamos abaixo alguns nichos/segmentos que as agências se especializam:

Bom, se você ainda tem dúvida de como atuar com marketing de nicho, nesse blog post trago 4 dicas sobre como podemos iniciar esse tipo de trabalho. Let’s go!

Kit de Marketing Digital para nichos de mercado

Educação? Tecnologia? E-commerce? Saiba como aproveitar as peculiaridades </span><span style=

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Verifique a rentabilidade do nicho

Antes de iniciar qualquer trabalho em um nicho específico é necessário verificar o tamanho do mercado no qual você pretende atuar. Existem algumas perguntas que você deveria fazer a si mesmo antes de iniciar um trabalho de Inbound Marketing para o nicho que você escolheu:

  1. Qual o potencial econômico desse nicho?
  2. Ele está em alta no momento?
  3. Qual o tamanho desse meu mercado? Quantas empresas existem nesse segmento?
  4. O Inbound Marketing realmente consegue gerar resultado para esse nicho?
  5. Quem são meus potenciais concorrentes?

Alguma das formas de responder essas perguntas é através de benchmarking, pesquisa de mercado, pesquisa de rua, pesquisas divulgadas em revistas e jornais, análise de SWOT e etc. 

Depois de responder todas essas perguntas, se você perceber que realmente faz sentido a sua empresa atender esse mercado específico, é o momento de iniciar a prospecção de clientes para posteriormente realizar as primeiras abordagens comerciais. 

2. Torne-se referência sobre o seu segmento

Tornar-se referência em um segmento é uma tarefa nada fácil; você precisa ser muito bom naquilo que se propõe a fazer. Somente assim as pessoas verão você como autoridade no assunto. Para chegar, dois passos se fazem necessários:

Busque conteúdo

Antes de iniciar a produção de conteúdos ricos para o seu público, é importante buscar os conhecimento de pessoas que já são referências neste segmento.

Por exemplo, se você é do ramo imobiliário, procure saber quem são os experts nesse segmento. Quais livros sobre imobiliaria eles leem? Qual site eles acessam? Existe algum curso de referência? Partindo desse princípio, fica muito mais fácil saber onde sugar um conhecimento profundo para produzir um ótimo conteúdo para o seu público alvo. 

Lembre-se: você produz melhor aquilo que sabe. 

Produza conteúdo

Um dos passos básicos para ser visto como referência é a publicação de conteúdos relevantes para a sua persona. Algo que venha de encontro com suas dores e necessidades no momento certo e na hora certa. 

Faça uma pesquisa para saber em que meio de comunicação seu público está: facebook, instagram, linkedIn, outros. Feito isso, também procure entender como a sua persona costuma consumir esse tipo de conteúdo (vídeos, artigos, e-books, pesquisas, quizz, áudio post, podcast, gráficos, infográficos, entre outros). Assim você terá um bom ponto de partida para saber qual tipo de conteúdo produzir e onde disponibilizá-lo.

O passo seguinte é fazer isso com cadência e constância. Não seja uma empresa que publica um conteúdo esporádico a cada mês e de forma desorganizada. Tenha um calendário e se proponha a publicar um conteúdo por semana, por exemplo. Torne isso um hábito para a sua empresa e, com o passar do tempo, intensifique as publicações. Mas tome cuidado para não sobrecarregar o seu potencial cliente com muita informação!

Outro ponto muito importante quando queremos ser referência é conseguir entregar aquilo que foi prometido ao seu cliente final e fazer com que ele se torne um advogado da sua marca. Se isso for atingido, tenha certeza que ele indicará a sua solução para todas as pessoas que tenham um problema igual ou semelhante ao dele. 

3. Tenha uma boa equipe de experts

A partir do momento que você decide trabalhar em um segmento específico, necessariamente precisará contar com pessoas que entendam e conheçam sobre esse nicho; afinal, os resultados dependem dos desempenhos dessas pessoas. 

Mas não se engane, ter profissionais de alta performance pode custar um pouco mais caro que o normal. Então esteja preparado para investir no momento de contratar profissionais qualificados.

Você até pode contratar colaboradores com menos experiência, porém esteja ciente de que a curva de aprendizado será um tanto quanto demorada. 

Ter uma equipe de experts faz com que você tenha agilidade no processo e também garante a entrega de resultado com maestria. Afinal, foi para isso que o cliente te contratou, não é mesmo?

Se seu negócio é de pequeno ou médio porte, você pode começar contratando um profissional “multitarefa”, ou seja, um colaborador com um perfil mais generalista e que tenha um conhecimento amplo sobre o segmento. 

À medida em que seu negócio crescer e a demanda também, você pode aumentar e especializar as equipes, contratando profissionais cada vez mais qualificados para funções específicas.

Se olharmos para os três principais fatores pelos quais os clientes contratam uma agência, eles são: credibilidade no mercado, foco na entrega de resultados e especialização em alguma oferta.

Isso nos mostra que a cada ano as agências estão sendo avaliadas pelo nível de qualidade das suas entregas, o que reforça ainda mais a qualificação dos profissionais que devem compor a sua equipe. 

4. Participe e patrocine de eventos do seu segmento

A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” se faz presente quando o assunto é estar no mesmo lugar em que o seu público alvo/persona está. 

É super importante fazer parte dos eventos, workshops e treinamentos dos seus potenciais clientes, pois são nesses momentos que você começará a conhecer e entender um pouco melhor sobre como ele se comporta. Quanto mais próximo você estiver, maiores são as possibilidades de você:

  • Aumentar seu network com pessoas do segmento que você atende;
  • Conhecer as particularidades do cliente deste segmento;
  • Entender a fundo quais são seus verdadeiros problemas;
  • Identificar possíveis soluções e melhorias no seu produto/serviço;
  • Saber quais conteúdos seus potenciais clientes gostariam de consumir.

Os benefícios são inúmeros. Não perca tempo! Participe e patrocine eventos de empresas dos segmentos que você deseja atacar. 

E se você é do segmento de tecnologia, não fique fora do RD Summit, o maior evento de Marketing Digital da América Latina. Clique aqui e saiba mais. 

Cases de sucesso

Separei aqui pra você alguns cases de sucesso de agências que hoje são parceiras da Resultados Digitais e trabalham Inbound Marketing para um nicho específico.

O primeiro case é da agência Dialetto, que hoje tem como principal foco empresas de tecnologia. A Dialetto atua desde 2007 com soluções em comunicação estratégica para empresas e entidades do setor de tecnologia e inovação. Desde então, vem construindo uma operação de Inbound Marketing sólida no segmento de tecnologia. 

O segundo case é da agência Advbox, que hoje tem como principal foco empresas do segmento Jurídico. Após se transformar em um case de sucesso no uso do RD Station Marketing em 2015 com o escritório Koetz Advocacia, Eduardo percebeu que poderia replicar seus aprendizados no mundo do inbound para o setor jurídico, em escala. Clique aqui para ter acesso ao case completo.

Hoje na ADVBOX a gente consegue fazer com que esse modelo seja replicado em vários escritórios do Brasil, em várias áreas do direito e mostrando que é uma realidade que está se concretizando no presente e deixou de ser futuro já bastante tempo. (Eduardo Koetz, CEO)

Conclusão

Trabalhar com Marketing Digital de nicho pode ser a chave para o seu negócio, mas antes não se esqueça de fazer uma pesquisa de mercado, garantir que você tem uma equipe de experts que entende do segmento e vai gerar conteúdos relevantes, e participar de eventos para fazer muito networking.

É um trabalho de formiguinha, mas que traz muito resultado no médio a longo prazo. Se você ainda tem dúvida de como trilhar esse caminho, clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos consultores.

Matheus Miranda

Matheus Miranda

Veja também

Agências e Consultorias
Campanha publicitária: o que é, como fazer, exemplos e mais
Agências e Consultorias
Saiba o que é mapa conceitual, como fazer e exemplos
Agências e Consultorias
Agile Marketing para agências: como aplicar a metodologia que tornará sua equipe mais produtiva