Guia prático de Mídia Paga para o mercado educacional
Última revisão:
Out 2024

Aprox.
27 min de leitura

Introdução
Quando se fala em anúncios, em que veículo sua instituição pensa em fazê-los? Jornais, revistas, programas de rádio ou televisão? Essas eram, e ainda são para alguns, as opções mais comuns. No entanto, aproveitar os ganhos que estratégias em Marketing Digital podem trazer exige explorar os canais online para alcançar o público, o que inclui a possibilidade dos anúncios na internet para impulsionar os resultados iniciais.
Dentro do Marketing Digital, a metodologia do Inbound Marketing conta com a produção de conteúdo para a atração dos futuros alunos. Com esse conteúdo e o trabalho em SEO é possível ganhar alcance e autoridade em buscadores como o Google e nas redes sociais, ampliando o alcance orgânico.
Entretanto, os anúncios pagos podem ajudar no impulso inicial das instituições que estão começando agora no meio digital e ainda não possuem autoridade, assim como são excelentes aliados para complementar o trabalho de SEO e a produção de conteúdo.
Mas quando o assunto é como e onde fazer anúncios online que realmente tragam resultados, instituições de diferentes perfis e tamanhos têm dúvidas muito semelhantes: usar AdWords ou redes sociais? Como segmentar o público? O investimento é muito alto? Como faço uma campanha no Facebook que traga resultados?
Teoria antes da prática: o que são os anúncios pagos e como podem ajudar na captação de Leads e alunos
Provavelmente, levando em consideração o planejamento de marketing, você já fez algum tipo de anúncio para divulgar sua instituição, como encartes em jornais, revistas ou propaganda em programas de rádio, por exemplo. A mídia paga online, de forma básica, tem o mesmo objetivo desses anúncios, com a diferença de que é feita na internet: você decide em que canais disponíveis vai criar um anúncio, cria os anúncios e define quanto vai pagar por eles.
Anúncios no Facebook, links patrocinados, banners, conteúdos patrocinados em blogs, chamadas em vídeo no YouTube são algumas das possibilidades de anúncios online. Um diferencial deles é que você consegue ter uma segmentação e direcionamento muito maior do que nos anúncios tradicionais e, investindo estrategicamente, pode gastar bem menos também e evoluir seus futuros alunos na jornada de compra de sua instituição.
Para aumentar o número de acessos ao seu site ou blog é preciso ter um bom posicionamento e relevância nos mecanismos de busca e ter presença ativa nos canais de comunicação online para conversar com o seu público. Com um bom trabalho de SEO em seus conteúdos, sua instituição pode ser encontrada de forma orgânica, entretanto, essa é uma estratégia que trará resultados a longo prazo e exige manutenção constante, não podendo ser uma ação pontual, ao contrário da compra de mídia.
A mídia paga ajuda a impulsionar o seu conteúdo, assim você chega aos futuros alunos de forma mais rápida e traz para sua base quem talvez não conseguisse alcançar organicamente. Para exemplificar, no período da sazonalidade dos processos seletivos, você pode usar uma campanha de mídia paga para ampliar a captação de novos interessados em seus cursos, tendo um pico nessa fase. Com o trabalho de SEO para trazer interessados via tráfego orgânico, você precisa pensar em ações ao longo de todo o ano, para que os resultados sejam progressivos.
Além desse impulso, existem outras vantagens de se trabalhar com anúncios pagos, como:
- Gerar tráfego: todo anúncio online é clicável, por isso você pode direcionar um possível aluno que se interesse por ele a uma página do seu site específica ou a um post importante para sua instituição, gerando assim mais visitantes e possibilitando que esse público se interesse por outros conteúdos e cursos seus.
- Aumentar a visibilidade: com um anúncio online você tem mais chances de que pessoas com um perfil em potencial para fazer uma matrícula tenham acesso à sua instituição quando estiverem fazendo uma pesquisa ou visitando algum site, o que vai atrair mais atenção para o que sua IE tem a oferecer.
- Traz resultados mais rápidos: é possível já observar os resultados trazidos por um anúncio poucas horas colocá-lo no ar. Assim também é possível para uma campanha ou investir mais nela levando em consideração o desempenho que está tendo.
- Possibilita fazer investimentos flexíveis: uma das preocupações de instituições menores, como escolas de inglês locais, é se terão como investir em mídia paga com o valor que possuem para o marketing. E a resposta é sim, pois os anúncios online são para todos os tamanhos de instituições e mesmo com pouco dinheiro você já consegue impulsionar seu conteúdo para começar a ter resultado. Claro que com mais investimento o alcance será maior, mas esse pode crescer conforme as possibilidades da instituição.
- Maior possibilidade de segmentação: com a sua persona definida, é possível fazer segmentação em seus anúncios para tentar alcançá-la de forma mais certeira. Por exemplo, se sua instituição fica em um bairro X, você pode direcionar sua campanha para esse raio demográfico e assim evitar pagar por cliques de quem não tem interesse em estudar nessa região.
- É mais fácil para medir resultados: se você faz um encarte em um jornal local, tem uma ideia de quantas pessoas o assinam e uma média das vendas em bancas, mas não consegue mensurar quantos possíveis alunos de fato foram atingidos por seu material, já com anúncios online você consegue medir todos os resultados, como número de cliques e visitação.
Falando em mensuração de resultados, confira o eBook Gerador de matrículas: um guia para crescer sua instituição e saiba quais métricas ficar mais atento e como melhorá-las.
Formatos de mídia paga que podem ajudar a trazer alunos
Faz parte da teoria, para ter bons resultados práticos, saber quais são as possibilidades de anúncios que você pode publicar pela sua instituição. As possibilidades são muitas, mas listamos a seguir apenas alguns deles, para você ter uma ideia de por onde começar e, depois que tiver mais confiança no investimento, expandir sua atuação conforme faça sentido para os objetivos de captação de alunos da sua instituição.
Links patrocinados
Os links patrocinados são os conteúdos em destaque na parte superior do seu monitor quando você acessa o Google. Esses anúncios colocam sua instituição em uma posição de destaque nos resultados das buscas que talvez você não alcançasse em uma ação orgânica. Você cria uma campanha de link patrocinado por meio do Google AdWords e a direciona para o público-alvo de sua instituição, por meio das segmentações.
Para que seu anúncio por links patrocinados seja eficiente, alguns passos são fundamentais, como definir as palavras-chaves iniciais e o horário, tempo, local de abrangência da campanha. Também é muito importante acompanhar o desempenho da campanha e fazer mudanças, caso você sinta que é necessário. Para isso, extraia relatórios com amostras completas do comportamento da campanha e veja se os resultados estão caminhando de acordo com o esperado para o objetivo final.
*Dica – Evite fazer anúncios para a página inicial da sua instituição. Divulgue a campanha para uma página de destino focada em conversão e com uma melhor experiência para quem está pesquisando. Por exemplo, um usuário que busca pela palavra-chave “curso de administração”, ao clicar no anúncio, ao invés de ser direcionado para a home page da faculdade, é direcionado direto para a Landing Page que mostra as informações do curso de administração e tem um formulário de interesse no curso.
Remarketing
O remarketing é muito útil para você alcançar os possíveis alunos que visitaram o site da instituição, pois com ele seu anúncio aparece em outros site que esse possível aluno acessa e o faz relembrar dos seus cursos ou assuntos importantes que ele teve acesso no site da sua instituição.
Para usar o remarketing, você pode gerar uma tag com o Google AdWords ou com o Facebook e adicioná-la ao site da sua instituição e definir listas de remarketing específicas para cada página visitada. Assim, quando esse possível aluno acessar essa página ele entra para a lista automaticamente. Essa é uma ótima oportunidade de criar anúncios com assuntos complementares ao que o visitante viu no site da sua instituição e atraí-lo para uma nova Landing Page, por exemplo.
*Dica – Coloque a tag de remarketing em páginas importantes do site da sua instituição. Por exemplo, se a pessoa passou pela página de preço que tem as informações do curso, possivelmente ela está mais interessada do que outra pessoa que só acessou a página inicial. Dessa forma, você pode fazer remarketing para mostrar mais informações sobres seus cursos e sugerir um cadastro de solicitação de preço de curso.
Redes sociais
Hoje as redes sociais são os canais mais acessados e onde geralmente se concentra a maior quantidade de potenciais alunos para as Instituições de Ensino. Assim como o relacionamento e as postagens em cada uma das redes sociais devem levar em consideração o público e o perfil delas, com os anúncios pagos é a mesma questão. Nem sempre todas as redes sociais fazem sentido para investimento, por isso sua instituição deve escolher a que tem mais potencial de alcance do seu público-alvo. A seguir listamos algumas possibilidades para você avaliar.
*Dica – Mapeie as redes sociais onde seus potenciais alunos estão para estabelecer comunicação e relacionamento. Mantenha frequência nas postagens e nos horários de melhor engajamento. Participe dos grupos com os alunos contribuindo com publicações que entreguem valor e conteúdo para os participantes.
Hoje é considerada a maior rede social do mundo e investir nela possibilita ampliar o relacionamento com alunos e possíveis alunos, ampliar o número de curtidas na fanpage e comentários em posts patrocinados, por exemplo, além de captar Leads.
Uma vantagem do Facebook são as audiências customizadas, que facilitam que sua instituição trabalhe com um segmento de usuários determinado e delimitado por você. Podem ser seus alunos ativos, Leads ou várias outras opções que venham dos seus contatos. Saiba mais sobre esse assunto no post 5 formas matadoras de usar as audiências customizadas em Facebook Ads.
Custo para investimento – Os lances podem sair a partir de R$ 0,01 por clique, mas o investimento mínimo fica a partir de R$ 1 por dia. Lembrando que o lance varia de acordo com a segmentação, índice de qualidade e histórico.
*Dica – Trabalhe com investimentos e públicos pequenos, vale mais a pena alcançar poucas pessoas qualificadas do que atingir um monte de pessoas que não têm interesse. A grande chave é ter uma segmentação mais específica para ser mais direto na comunicação. Teste começar com baixo investimento e, se estiver indo bem, trazendo resultados, aumente o valor direcionado à campanha.
O LinkedIn é a maior rede social voltada para assuntos profissionais, por isso ela pode não ser a melhor opção para instituições que trabalham com um público fora desse perfil (adolescentes, por exemplo). Mas se o público-alvo da sua instituição são os pais dos alunos ou alunos em idade profissional, essa rede social é excelente para conhecer muito bem o perfil de cada usuário, pois ela tem acesso a informações como cargo, empresa (tamanho, segmento, etc), experiência na função, escolaridade etc.
Assim, você pode segmentar bem e encontrar perfis muito qualificados que dificilmente seriam encontrados com essa precisão em outros canais. Por isso é ótimo para atrair visitantes qualificados e gerar Leads. Confira o passo a passo sobre como criar uma campanha no LinkedIn aqui.
Custo para investimento – Os lances são altos, em média de 7 reais. O lance mínimo para qualquer anúncio é de R$ 4 e o orçamento diário mínimo é de R$ 20. Entretanto, se é uma rede em que a persona de sua instituição está, a qualificação é superior às outras redes em questões profissionais e vale muito a pena nesse quesito.
*Dica – Geralmente os Leads do LinkedIn são mais qualificados, portanto fica mais fácil levá-los para um cadastro de solicitação de preço de curso. Faça segmentações de acordo com o perfil do aluno. Por exemplo, se você quer anunciar um curso de pós-graduação em design, você vai segmentar para quem tem apenas a graduação e trabalha no setor de design.
O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais 400 milhões de usuários. Isso mostra que muitos dos seus potenciais alunos podem estar nessa rede. Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da sua instituição. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na disseminação de metodologias e diferenciais de ensino e estrutura da IE.
Para fazer anúncios nessa rede, você deve usar o Instagram Ads, que pode ser acessado diretamente no gerenciador de anúncios do Facebook. Essa ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões no seu site, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos etc. Confira o passo a passo completo de como anunciar no Instagram Ads.
Custo para investimento – são os mesmos valores utilizados na plataforma do Facebook.
*Dica – No direcionamento para uma Landing Page de cadastro, evite ter muitos campos no formulário porque o acesso do Instagram Ads é no celular e geralmente tem baixas conversões quando um formulário é muito longo.
Waze
O Waze é uma mistura de aplicativo de colaboração e rede social. Ele pode ser um excelente aliado para Instituições de Ensino locais em grandes centros, pois seu sistema de anúncios funciona como um outdoor que aparece em um raio de 5km do local e os motoristas podem clicar no seu ícone para saber mais sobre você ou para navegar diretamente para a sua localidade.
Custo para investimento – Mínimo em US$2,50 e mensal de US$50,00. A plataforma é self-service. Você só paga se o seu ícone for exibido para um usuário no mapa. O valor total é cobrado via cartão de crédito após os anúncios serem entregues. A maioria dos anunciantes são faturados mensalmente.
*Dica – Coloque as faixas horárias em que irão aparecer os anúncios nos mesmos horários em que sua Instituição de Ensino está aberta para atendimento. Caso não coloque, o anúncio será veiculado e pessoas irão até o local em horário que talvez ninguém possa atender.
O Twitter é a rede social mais acessada por meio de dispositivos móveis e pode ajudar sua instituição a ser descoberta ou ampliar o número de seguidores, do alcance da marca por meio dos tópicos de assunto e geração de tráfego/Leads com os tweets patrocinados.
No momento, os anúncios do Twitter no Brasil estão disponíveis somente via contato direto e para contas maiores. Então se sua instituição ainda é pequena, não vale a pena investir em mídia paga nessa rede. Mas para saber mais sobre como trabalhar o Marketing Digital no Twitter, acesse o eBook Introdução ao Marketing no Twitter.
Custo para investimento – É preciso ter um orçamento mínimo de Marketing Digital acima de R$ 12.500 mensais para investimentos diretamente pelo Twitter Brasil ou por cartão de crédito em dólares.
*Dica – Segmente por meio de potenciais perfis de seguidores influenciadores e utilize palavras-chave correspondentes às dores que você pode solucionar, como “dificuldade para fazer matrícula” ou “procurando curso de música”.
Youtube
Se sua instituição tem um público que se interessa por conteúdos em vídeo, além de apostar nesse formato para produção própria de materiais, vale tentar os anúncios no Youtube para divulgação da marca de sua instituição e para geração de Leads. Vale destacar que os anúncios em vídeo do Youtube são vinculados ao Google AdWords. Depois de criar uma conta, é onde você vai gerenciar seus anúncios e ver os resultados.
Custo para investimento – Não existe valor mínimo para uma campanha no Youtube e você só irá pagar se assistirem à sua campanha até o final.
*Dica: Gere impacto logo nos primeiros 5 segundos do vídeo, para prender a atenção de que está assistindo até o final, sem pular o anúncio. Também pode se fazer remarketing, por exemplo, para quem navegou pela página de um curso específico ou uma turma da sua instituição, quando for ao Youtube será impactado com um vídeo de anúncio com uma aula demonstrativa ou depoimento de ex-alunos.
Glossário rápido de mídia paga
- CPC: Custo por clique – é a maneira usada para cobrar a exibição dos anúncios.
- CTR: Click Through Rate ou Taxa de Clique – a quantidade de vezes que um anúncio foi clicado dividido pela quantidade de vezes que ele foi exibido.
- CPA: Custo por Aquisição – é a média de verba de publicidade online utilizada para realizar uma conversão.
- Impressões: O número de vezes em que o anúncio foi exibido.
- Conversão: É a ação esperada de um usuário com o anúncio (compra de um cursos, preenchimento de uma Landing Page ou a visualização de um vídeo, por exemplo).
Aplicação prática
Com um apanhado teórico, vamos passar aos exemplos práticos de como fazer campanhas de mídia paga. Para ilustrar, usaremos imagens como guia de uma campanha em Facebook Ads e uma no Google AdWords para qualquer perfil de instituição aplicar.
Facebook Ads
Para começar, acesse: https://www.facebook.com/business/ e clique em “criar anúncio”.

Escolha o objetivo da sua campanha no Facebook. Por exemplo, “aumentar conversões no site”, para mensurar resultados como número de Leads gerados por meio de cadastros.
Também faça um teste com outros formatos como o de Leads Ads Nativo – “adquira cadastros para o seu negócio” – para ver qual formato está entregando melhores resultados. Não se esqueça de colocar um nome para lembrar qual foi essa campanha depois. Uma sugestão é dar uma nomenclatura para cada tipo de campanha, assim fica mais fácil na hora de analisar os resultados quando se tem muitas campanhas rodando juntas.
Dentro de um conjunto de anúncios: Podem ser criados vários conjuntos dentro de um mesmo objetivo de campanha, o que irá mudar será a segmentação e o orçamento de cada um. Dê um nome para o para seu conjunto de anúncios.
Adicione o pixel do Facebook em todas as suas páginas e crie uma conversão personalizada. Clique em “criar uma conversão personalizada” e coloque na regra a palavra-chave da URL de conversão. Podem ser páginas de agradecimento pela compra de um curso ou pelo preenchimento de um formulário de cadastro. No caso do exemplo abaixo, a página colocada é a que aparece após a efetuação de pagamento de um curso.
Coloque um nome nessa conversão e verifique se essa página está com esse código/pixel funcionando corretamente. A dica para verificar é uma extensão do Chrome chamada Facebook Pixel Helper. Quando o pixel está funcionando, a extensão é sinalizada com uma faixa verde na lateral, como você pode ver a seguir.
Público – Defina quem irá ver o seu anúncio, pois essa é uma parte muito importante e é a hora de selecionar quem realmente pode ter interesse em sua instituição.
A dica é trabalhar com públicos mais específicos. Fazer o anúncio amplo geralmente traz um volume maior de Leads, mas nem sempre qualificados. Assim, com orçamentos limitados o ideal é focar na qualidade e não na quantidade.
Públicos personalizados – Você pode usar uma lista de email para criar públicos a quem você gostaria de mostrar seus anúncios. Subindo a lista de emails da sua base para o Facebook, aparecerá quantas pessoas dela estão cadastradas na rede social com aqueles emails. Geralmente os emails pessoais trazem mais pessoas, pois a maioria dos usuários não acessa o Facebook com seus emails comerciais.
Clique em “criar novo” e depois em “público personalizado”.

Para subir a lista, clique no “arquivo do cliente”. Caso queira fazer um remarketing, utilize “tráfego do site” para criar a lista de pessoas que passaram por determinada área do site de sua instituição escolhida por você.
Você pode usar seu próprio arquivo para carregar um ou mais tipos de informações do cliente. Escolha um arquivo ou copie e cole os dados. Use um arquivo com um ou mais tipos de informações dos seus alunos para estabelecer uma correspondência entre seus alunos ativos e pessoas no Facebook com um perfil de interesses semelhante.
Carregue o arquivo em formato .CSV ou .TXT ou copie e cole os emails. Selecione os campos que você quer que o Facebook identifique, como email, nome, telefone, CEP etc. Só os emails já são o suficiente para fazer uma campanha.
Depois de selecionados, você pode excluir quem já é seu aluno, para não gastar em cliques com quem já faz parte do seu quadro ativo.
Público semelhante (lookalike) – Essa é mais uma forma de alcançar novas pessoas no Facebook que sejam semelhantes aos seus alunos atuais ou que tenham interesses parecidos com o público personalizado que você criou.

Clique em “criar novo” e em “público semelhante”, selecione a origem (o público que você acabou de criar). No exemplo, o Facebook vai buscar pessoas parecidas com os atuais clientes da Escola RD.
Selecione também o país – Brasil – e o tamanho (1% do tamanho do país dá mais de 1.000.000 de pessoas).
Localização – No caso de divulgação de uma escola online, por exemplo, é possível escolher o Brasil inteiro, mas quando falamos de uma Instituição de Ensino com uma sede física é preciso fazer anúncios que atendam à região de alcance dessa instituição. Coloque, por exemplo, para “pessoas que moram nesse local”.
Você pode adicionar estados, cidades, bairros, endereço da rua e CEP, por exemplo. Evite adicionar várias localizações em uma mesma campanha. Ao selecionar as localizações separadamente, você terá mais dados e saberá qual local traz melhores resultados, assim poderá fazer comparações e investir na região que demonstrar valer mais a pena.
Defina idade, gênero e idioma também. O próximo passo é o “direcionamento detalhado”, para definir o seu público incluindo ou excluindo dados demográficos, interesses e comportamentos.
Dados demográficos:
- Formação (nível educacional, campos de estudo, instituições de ensino – prospecte alunos de instituições concorrentes -, ano de graduação)
- Financeiro (renda)
- Acontecimentos (mudou de cidade recentemente, novo emprego, aniversário está próximo)
- Pais e mães (pode ser definido pela idade do filho)
- Status de relacionamento
- Ocupação (empregadores, setores, cargos)
Interesses:
- Alimentos e bebidas
- Compras e moda
- Entretenimento
- Esportes e atividades ao ar livre
- Família e relacionamentos
- Hobbies e atividades
- Negócios e indústria
- Saúde e boa forma
- Selecionar tudo
- Tecnologia
Comportamentos – Você pode limitar o direcionamento para incluir pessoas que correspondem a um critério, mas também podem corresponder a outro critério (sem somar um ao outro ou se sobrepor). Veja no exemplo abaixo que o direcionamento foi feito para incluir pessoas com interesse em cursos a distância e também em estudos em design gráfico.
Conexões – Alcance pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua página, aplicativo ou evento. Isso irá limitar seu público para incluir somente as pessoas com essa conexão específica que também correspondam às outras categorias de direcionamento selecionadas por você.
Você pode também selecionar quem é fã e curte a página de sua instituição no Facebook, amigos de amigos que curtiram a página ou excluir quem já é fã para não mostrar o anúncio.
Posicionamentos – É onde os anúncios irão aparecer e você pode escolher entre as seguintes opções:
- Newsfeed desktop (Feed de notícia)
- Newsfeed mobile
- Coluna da direita
- Uma recomendação é não deixar os posicionamentos automáticos e criar uma campanha separada para cada posicionamento, assim você saberá qual lugar está atraindo mais resultados.
Orçamento e programação – Defina quanto você gostaria de gastar e quando gostaria que seus anúncios fossem exibidos. Inicie com um valor inicial diário baixo, para depois analisar qual campanha traz mais resultados para sua instituição. Na programação, defina um início e um término para ter controle de quanto será gasto.
Para otimizar a compra de mídia, defina o modelo de compra. Se sua segmentação for ampla, opte por otimizar por conversões e deixar o valor do lance automático no ínicio. Caso o custo por conversão esteja muito alto, altere o valor do lance para manual e defina o máximo que gostaria de pagar por resultado, como no exemplo abaixo.
Outras opções para melhorar a programação dos anúncios são os horários e dias que eles serão exibidos e o tipo de veiculação. Se for a padrão, a aparição deles seguirá os comando do Facebook, se for a acelerada, os anúncios serão exibidos o mais rápido possível.
Em segmentações específicas, que têm públicos menores e mais qualificados, vale trabalhar com o modelo de compra por impressões, dessa forma os seus anúncios aparecerão para as pessoas tantas vezes quanto for possível.
Criação dos anúncios – Você pode criar um anúncio direto ou utilizar uma publicação já postada na sua página para aproveitar as curtidas e comentários. Também existem outras opções de anúncios como: Carrossel com várias imagens, imagem única, vídeo e apresentação multimídia com slides de imagens. No exemplo a seguir, mostramos como criar um anúncio com imagem única.
Crie uma imagem no tamanho 1200 x 628 pixels ou escolha uma no “banco de imagens gratuito”.
Procure a imagem que você preferir para montar os anúncios, podendo testar de 1 a 3 anúncios para saber qual imagem está entregando melhor resultado.
Insira a URL, o título e o texto com poucas palavras, para ser direto e despertar a atenção com a chamada.
Rastrear – Para rastrear as conversões por meio de parâmetros da URL que vai aparecer no Google Analytics, mantenha como no padrão a seguir e mude apenas o nome da campanha: utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=cursos-online. Você pode saber mais detalhes sobre rastreamento de conversões neste post.
Pronto! Anúncio feito. Agora você precisa acompanhar os resultados, verificar gastos, custo por conversão, frequência e alcance para tomar iniciativas de otimização e trazer mais resultados e alunos para sua instituição.
Google AdWords
Para anunciar no Google, comece criando uma conta com seu email do Gmail.
Clique no botão vermelho em + campanha e selecione “Apenas rede de pesquisa”.
Coloque um nome para a campanha e pode deixar no padrão.
Defina o local que o anúncio vai aparecer, clicando em “pesquisa avançada”.
Pesquise o local que quer segmentar nas buscas. O Google gera uma média de alcance de quantas pessoas estão pesquisando nesse local.
Logo após, defina uma estratégia de lance, de quanto quer pagar por clique. Coloque um lance baixo e um orçamento baixo também para testar.
Coloque extensões no seu anúncio para que dê mais informações para o usuário, como locais e endereços de cada Instituição de Ensino.
Criar grupos de anúncios – Um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios e um conjunto de palavras-chave relacionadas. Para melhores resultados, tente concentrar todos os anúncios e palavras-chave de um grupo de anúncios em um serviço de sua instituição. Adicione seu site para pegar alguma referência de palavras-chave.
Coloque apenas as palavras específicas que realmente serão úteis para seu aluno, as quais realmente ele estará procurando, como no exemplo abaixo, para levar um possível aluno para a página do curso de Inbound Marketing.
Sobre opções de correspondência de palavra-chave
Correspondência ampla – A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão atribuída para todas as suas palavras-chave. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.
Exemplo de palavra-chave: inbound marketing
Exemplo de pesquisa: comprar curso de inbound marketing
Modificador de correspondência ampla – Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que contêm o termo modificado (ou variações aproximadas, mas não sinônimos), em qualquer ordem.
Símbolo: +palavra-chave
Exemplo de palavra-chave: +inbound +marketing
Exemplo de pesquisa: como fazer inbound para marketing
Correspondência de frase – Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que são uma frase e variações aproximadas dessa frase.
Símbolo: “palavra-chave”
Exemplo de palavra-chave: “inbound marketing”
Exemplo de pesquisa: curso inbound marketing
Correspondência exata (exemplo) – Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que são um termo exato e variações aproximadas desse termo exato.
Símbolo: [palavra-chave]
Exemplo de palavra-chave: [inbound marketing]
Exemplo de pesquisa: inbound marketing
Correspondência negativa – Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas sem o termo.
Símbolo: -palavra-chave
Exemplo de palavra-chave: -grátis
Exemplo de pesquisa: curso online inbound marketing
É importante sempre negativar palavras-chaves que estão indo para seu site e não têm conversões. Então crie um grupo de anúncios para cada contexto de palavra que vai levar para um curso específico, por exemplo.
Na criação dos anúncios, coloque as palavras que terá na página de destino. No exemplo, o anúncio está levando para o curso gratuito de Introdução ao Inbound Marketing.
Pronto! Agora é só esperar o Google analisar os anúncios e, se estiver tudo direito com as normas e políticas de veiculação, o anúncio será aprovado.
Conclusão
Embora algumas instituições ainda tenham receio dos investimentos em mídia paga ou tenham tido problemas com muito custo e pouco retorno pelo investimento errado, vale destacar que essa é uma prática impulsionadora de resultados e que, com estratégias bem definidas, traz ganhos que fazem a diferença para a instituição.
Com a escolha do canal, as segmentações e os investimentos adequados, os resultados de mídia paga serão maiores e com um custo melhor com o tempo, já que sua instituição tenderá a ganhar mais espaço organicamente e usar esse recurso como um suporte estratégico, mas não como o único gerador de Leads e possíveis alunos.
Experimente anúncios nos canais principais e vá evoluindo conforme os resultados forem aparecendo. Lembre-se que entender a persona de sua instituição e construir um relacionamento adequado com os Leads que chegarem dos anúncios fará toda a diferença no avanço deles na jornada de compra, ou seja, no fechamento de uma matrícula.
Agora você já está pronto para dar o impulso inicial na captação de alunos em sua instituição!
Sumário