Modelo de trabalho híbrido: o que é, quais são as vantagens e por que adotar

No modelo de trabalho híbrido, os colaboradores podem alternar seus dias de trabalho na empresa ou no local que desejarem. Leia o artigo e saiba mais!

BeerOrCoffee
BeerOrCoffee29 de março de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O modelo de trabalho híbrido é uma das principais tendências para as empresas em 2022. Prova disso é uma recente pesquisa realizada pela Robert Half, que trouxe dados interessantes sobre o tema.

De acordo com o estudo, 48% das empresas deverão adotar o trabalho híbrido em 2022. Ou seja, elas contarão com seus colaboradores trabalhando alguns dias da semana em seus escritórios e, em outros, nos locais em que eles desejarem.

Quer entender mais sobre o modelo de trabalho híbrido, como ele se diferencia de outros formatos e as vantagens que as empresas têm ao adotá-lo? Então, é só continuar com a leitura!

Kit de Ferramentas de Produtividade para Analistas e Gestores

Utilize recursos intuitivos e gratuitos para aumentar a produtividade e ganhar escala. Baixe agora templates e ferramentas muito úteis para gestores e analistas. Planeje, organize, crie, contrate, venda e analise com muito mais facilidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é o trabalho híbrido? 

O modelo de trabalho híbrido é aquele em que as empresas dão autonomia para que os seus colaboradores escolham como, onde  e quando realizam as suas atividades. 

Este formato de trabalho está diretamente relacionado com a chamada cultura do anywhere office, na qual as atividades profissionais podem ser realizadas em qualquer lugar.

Dessa forma, as empresas que adotarem o trabalho híbrido poderão ter colaboradores trabalhando em suas próprias casas, em coworkings, em cafeterias, em bibliotecas e também na sede da empresa.

Com esse formato de trabalho, os colaboradores têm mais autonomia para gerenciar as suas rotinas. Eles podem escolher trabalhar em coworkings que ficam próximos de locais em que realizam as suas atividades pessoais, por exemplo.

Porém, quando for necessário ir até a empresa, para uma reunião presencial com um cliente mais conservador, por exemplo, isso é possível. Os colaboradores não ficam totalmente remotos.

Quais são as diferenças entre trabalho híbrido, trabalho presencial e trabalho remoto?

Para compreender melhor o conceito de trabalho híbrido, é interessante que você conheça outros formatos de trabalho comuns, como o presencial e o remoto. Siga lendo e entenda as diferenças!

Trabalho presencial

O trabalho presencial é o modelo mais antigo e conservador. Trata-se do regime tradicional, em que os profissionais precisam ir diariamente até o escritório da empresa e exercer lá as suas atividades.

Neste modelo de trabalho, a carga horária é quase sempre monitorada. Além disso, é comum que cada colaborador tenha a sua sala ou a sua mesa com os materiais necessários para a execução das tarefas.

Os gestores geralmente ocupam o mesmo espaço e ficam disponíveis para conversar e oferecer suporte, caso seja necessário.

Trabalho remoto

O trabalho remoto já existe há muitos anos, principalmente em áreas como a comunicação e a tecnologia. Porém, com a pandemia da Covid-19, que exigiu o distanciamento social dos trabalhadores, este formato ganhou popularidade em diversos setores do mercado.

O modelo trabalho remoto vai além do home office, que é quando os colaboradores exercem as suas atividades em suas próprias casas. Nessa modalidade, os profissionais podem trabalhar em qualquer local.

Geralmente, os gestores de empresas que atuam nessa modalidade também trabalham de forma remota. Assim, utilizam ferramentas de computação em nuvem e comunicação digital para repassar orientações, dar feedbacks e realizar reuniões com os times.

Trabalho híbrido 

Conforme explicamos, o trabalho híbrido é aquele em que os colaboradores têm autonomia para escolher o seu espaço de trabalho. Não é errado dizer que o trabalho híbrido é uma mistura dos modelos anteriormente apresentados, reunindo o que há de melhor em cada uma das modalidades.

No trabalho híbrido, os colaboradores passam alguns dias da semana em casa ou em espaços compartilhados, como os coworkings, o que dá mais liberdade para as suas rotinas.

Ao passo que, eventualmente, frequentam os escritórios da empresa, o que ajuda a estreitar os laços com colegas, já que haverá um contato maior entre os colaboradores e as equipes.

>> Leia também: Anywhere office: aprenda a trabalhar de qualquer lugar do mundo

Que vantagens as empresas têm ao adotar o modelo de trabalho híbrido? 

O trabalho híbrido tem se mostrado bastante vantajoso para as empresas e seus colaboradores. A seguir, apresentaremos alguns dos principais benefícios de adotar esse formato nas companhias. Veja!

Retenção de talentos

Um estudo recente, realizado pelo Great Place to Work, mostrou que 64,7% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido. Na pesquisa, 16,4% dos entrevistados disseram gostar mais do modelo remoto e apenas 11,3% optaram pelo formato presencial.

Isso nos mostra como o trabalho híbrido tem sido valorizado pelos profissionais das mais diversas áreas. Dessa forma, entende-se que investir nesse formato é uma forma de reter talentos.

Afinal, os colaboradores que gostam do formato buscarão empregos em que possam trabalhar dessa forma. Se não for na sua empresa, poderá ser na concorrência. 

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O trabalho híbrido permite que os colaboradores tenham mais equilíbrio entre as suas vidas pessoais e profissionais. Isso é fundamental para que se tenha sucesso e qualidade em ambas as esferas.

Neste formato de trabalho, as rotinas dos trabalhadores podem ser adaptadas à realidade de cada pessoa. Vamos para um exemplo prático!

Exemplo de rotina de trabalho híbrido

Imagine que um profissional faz um curso de inglês às segundas-feiras, uma pós-graduação às quartas e frequenta academia às sextas.

Nesses dias da semana, ele pode escolher entre diferentes coworkings próximos aos locais que frequenta, como a escola de inglês, a faculdade de pós-graduação ou a academia de ginástica. Assim, basta sair do trabalho e facilmente se deslocar para os demais compromissos, sem atrasos.

Nos dias em que não tem nenhum compromisso após o trabalho, como nas terças e quintas-feiras, esse colaborador pode ficar trabalhando em casa, em home office. Caso tenha que receber algum cliente para uma reunião presencial ou queira interagir com os colegas, ele pode escolher essas datas para ir até o escritório.

Esta modalidade, portanto, faz com que os colaboradores tenham mais equilíbrio em suas rotinas, o que também resulta em mais produtividade no trabalho.

>> Leia também: Lista de 29 cursos de Marketing Digital que você precisa conhecer

Diversificação das equipes

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a necessidade de diversificar as equipes. As empresas estão mais atentas para os benefícios de terem times multiculturais, com pessoas de diferentes raças, religiões, crenças, gêneros e orientações sexuais. 

Essa troca de experiências é sempre muito rica e contribui para uma formação cultural mais ampla de todos. Além disso, traz novos olhares e formas de resolver os problemas e lidar com as situações, garantindo mais qualidade aos serviços realizados.

Com o trabalho híbrido, fica muito mais fácil ter equipes diversificadas. Afinal, esse modelo quebra as fronteiras geográficas e permite que sejam contratados colaboradores de qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

Já pensou em ter um time com pessoas de diferentes estados brasileiros, por exemplo? Com o modelo de trabalho híbrido isso é possível! Os trabalhadores podem exercer as suas atividades a distância e, em determinadas ocasiões, viajar para a cidade em que a organização tem sede, para trocar experiências pessoalmente com os colegas.

Prática do networking

Você já deve saber que praticar o networking é muito importante para a carreira de qualquer profissional, certo? Esse tipo de ação também se torna mais fácil de ser realizada quando trabalhamos no formato híbrido.

Ao trabalhar de forma híbrida, os colaboradores frequentam vários espaços compartilhados, como os coworkings. Esses lugares são frequentados por diversos outros profissionais, o que resulta em novos contatos e, até mesmo, novas amizades. Essas trocas podem resultar em novas parcerias, trocas de serviços e oportunidades profissionais. Isso tudo é muito importante para que as carreiras possam seguir em constante evolução.

Além disso, nos dias em que os colaboradores vão para o escritório da empresa, podem conversar com os colegas e compartilhar as boas experiências e novos contatos que tiveram nos coworkings.

Isso faz com que as redes de relações de todos os colaboradores evoluam de forma significativa. Os resultados positivos serão logo visíveis nas atividades desempenhadas na empresa.

>> Leia também: Cocriação no Marketing Digital: por que adotar e como fazer para obter melhores resultados

Economia compartilhada

O trabalho híbrido também faz com que as empresas façam economia, tendo em vista que os gastos com infraestrutura podem ser reduzidos de forma significativa. Como o número de colaboradores atuando diariamente no escritório da empresa será menor, descarta-se a necessidade de alugar grandes salas, por exemplo.

Além disso, podem ser feitas parcerias estratégicas com empresas como o BeerOrCoffee, que oferece às organizações um serviço chamado OfficePass.

O OfficePass é uma assinatura que permite aos funcionários trabalharem em coworkings espalhados pelas principais cidades brasileiras. Basta que eles acessem o site ou o aplicativo, escolham o escritório compartilhado desejado, façam o agendamento e pronto! É só ir trabalhar onde quiser.

Com esse recurso, a empresa reduz gastos com aluguel e condomínio, assim como contas de água, energia, internet, entre outras. Os coworkings, cabe lembrar, são equipados com estações de trabalho completas, cadeiras apropriadas, internet de alta velocidade, impressoras, material de escritório, entre outros itens essenciais para a realização de um trabalho eficiente.

Viu como o trabalho híbrido pode ser vantajoso para a sua empresa? Como dissemos, esse modelo é uma das principais tendências para 2022 e também para os próximos anos. Por isso, não deixe de considerar adotá-lo em sua organização e usufruir de todos os benefícios que ele proporciona. Certamente, todos os seus colaboradores vão aprovar a novidade.

Kit de Ferramentas de Produtividade para Analistas e Gestores

Utilize recursos intuitivos e gratuitos para aumentar a produtividade e ganhar escala. Baixe agora templates e ferramentas muito úteis para gestores e analistas. Planeje, organize, crie, contrate, venda e analise com muito mais facilidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
BeerOrCoffee

BeerOrCoffee

Veja também

Marketing
Google Analytics: o que é e como fazer a configuração inicial
Marketing
Saiba como cobrar via WhatsApp com links de pagamento
Marketing
ARTIGO: Meus livros e suas entrelinhas, por Shelly Bronstein