Ferramenta de Marketing Empresarial: as principais opções para o seu negócio 

Explore as melhores Ferramentas de Marketing Empresarial disponíveis e maximize o potencial do seu negócio. 

Marcos Paulo da Costa
Marcos Paulo da Costa5 de abril de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem ter bons resultados e se destacarem no mercado, enquanto outras lutam para acompanhar o ritmo? O segredo pode estar no uso inteligente das ferramentas de Marketing Empresarial

Por isso, neste artigo, você vai entender porque usar essas ferramentas e quais são as principais para o seu negócio!

Mas, se quiser aprender mais sobre Marketing, também pode se inscrever agora no Curso de Marketing Digital Gratuito da RD University! 

O que é ferramenta de Marketing Empresarial?

A ferramenta de Marketing Empresarial não apenas simplifica tarefas complexas, mas também oferece insights que ajudam a orientar decisões empresariais fundamentais. Por isso, é tão importante usar esse recurso se você quer ver seu negócio crescer de forma estruturada. 

Desde a análise de dados até a automação eficiente de processos, as ferramentas de Marketing Empresarial capacitam as empresas a permanecerem ágeis, relevantes e competitivas em um mundo de negócios em constante mudança.

📖 Leia também: Marketing empresarial: veja como aumentar suas vendas aplicando ações no dia-a-dia

Por que usar ferramentas de Marketing Empresarial?

Segundo o Panorama de Marketing, da RD Station, 75% das empresas não bateram as metas de Marketing em 2022. E estruturar o negócio desde o começo pode ser fundamental para apoiar o alcance de objetivos, seja de Marketing ou Vendas.

Ao adotar ferramentas de Marketing Empresarial, você pode simplificar e automatizar processos, economizando tempo e recursos preciosos. Além disso, essas ferramentas permitem uma análise mais profunda do desempenho das suas estratégias de Marketing. Assim, oferecem clareza para tomar decisões e ajustar suas táticas conforme necessário.

Dessa forma, essas ferramentas oferecem uma série de benefícios significativos, ajudando você a entender melhor o seu mercado. Também, auxiliam no alcance do seu público-alvo de maneira mais eficaz, além da melhoria do relacionamento com seus clientes.

Com ferramentas de Marketing Empresarial, você pode:

  • acompanhar o progresso das suas campanhas;
  • entender melhor as preferências e comportamentos dos seus clientes;
  • identificar oportunidades de crescimento.

Isso não apenas aumenta a eficiência das suas operações, mas também ajuda a fortalecer a sua posição competitiva no mercado.

📖 Leia também: A RD Station entrevistou especialistas de Marketing de todo o Brasil e aqui está um resumo de dados, dores e tendências

6 melhores ferramentas estratégicas de Marketing

Veja, a seguir, as principais ferramentas de Marketing Empresarial que não podem faltar no planejamento estratégico da sua empresa:

  1. Canvas do Modelo de Negócio
  2. Análise SWOT
  3. Plano de ação 5W2H
  4. Mapa de Empatia
  5. Kanban Prospect
  6. Canvas Estratégico de Marketing

Agora, vamos detalhar melhor cada uma delas para que você possa aproveitá-las ao máximo em sua estratégia de Marketing.

Canvas do Modelo de Negócio

O Canvas do Modelo de Negócio permite às empresas descreverem e entenderem a lógica por trás de como criam, entregam e capturam valor. Portanto, é uma maneira concisa e eficaz de visualizar e iterar sobre o modelo de negócio.

Para usá-lo, você precisará preencher os seguintes campos:

  • Principais parcerias
  • Atividades-chave
  • Recursos-chave
  • Proposta de valor
  • Relacionamento com clientes
  • Canais de entrega
  • Segmento de clientes
  • Estrutura de custos
  • Fonte de receitas

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta clássica que ajuda as empresas a identificarem seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Essa análise fornece percepções valiosas que orientam a formulação de estratégias de Marketing eficazes.

Com essa ferramenta você conseguirá definir:

  • Pontos fortes
  • Pontos fracos
  • Oportunidades
  • Ameaças

Plano de ação 5W2H

O Plano de Ação 5W2H é uma ferramenta fundamental para auxiliar as equipes de Marketing na elaboração detalhada e organizada de suas estratégias e ações. Ele se baseia em responder às perguntas essenciais de quem, o quê, quando, onde, por que e como, conforme imagem a seguir. 

Mapa de Empatia

O Mapa de Empatia é uma ferramenta de Marketing Empresarial usada para compreender o público-alvo das empresas. Dividido em seções, aborda os pensamentos, sentimentos, visões, audição, comunicação e ações dos clientes, além de suas dores e ganhos. 

Portanto, ajuda as empresas a entenderem seu público e a desenvolverem estratégias de Marketing mais eficazes, levando a um maior engajamento e lealdade dos clientes.

Kanban Prospect 

Tratando-se de uma ferramenta de prospecção, o Kanban Prospect serve como um mapa visual e colaborativo que oferece uma visão completa e detalhada do processo ideal. 

É baseado em princípios de design thinking, simplificação, pensamento visual e Lean. Nesse sentido, melhora a eficiência das equipes de vendas, permitindo trabalhar de forma inteligente e produtiva, alinhada com as necessidades dos clientes.

A seguir, confira os principais benefícios do Kanban Prospect:

  • Visão 360º: oferece uma compreensão profunda das oportunidades e fragilidades.
  • Eficiência: melhora a eficiência do processo de vendas com ferramentas visuais e foco na simplicidade.
  • Alinhamento: garante que toda a equipe esteja alinhada com as necessidades dos clientes, entregando máximo valor em cada interação.

Canvas estratégico de Marketing digital

O Canvas Estratégico de Marketing Digital é fruto de anos de experiência nesse setor. Nesse sentido, oferece uma abordagem estruturada para desenvolver estratégias eficazes. 

A ferramenta é um mapa visual que orienta você a desenvolver e esboçar seu planejamento digital para obter melhores resultados. Essa ferramenta de Marketing Empresarial é composta por nove áreas essenciais em todo planejamento, que traremos com mais detalhes a seguir.

1. Persona/Segmento

A primeira etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir sua persona ou segmento.

Persona é a representação do cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas. Segmento é um grupo com necessidades específicas que sua empresa pode atender. 

Definir isso é fundamental para mensagens de Marketing direcionadas.

2. Proposta de Valor

A segunda etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é estabelecer a proposta de valor. Essa é a promessa feita aos clientes sobre os benefícios de usar os produtos ou serviços da empresa. Assim, essa proposta deve ser clara, única e relevante para o público-alvo.

3. Produto/Serviço

A terceira etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir seu produto ou serviço. Para isso, é importante que você tenha uma compreensão clara dos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Da mesma forma, deve saber como eles se relacionam com sua proposta de valor e persona/segmento definidos anteriormente.

4. Posicionamento

A quarta etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir seu posicionamento. Seu posicionamento é como sua empresa é percebida pelos clientes e pelo mercado em geral. Portanto, precisa ser claro e relevante para sua persona/segmento.

5. Estratégias e Canais de Presença Digital e Performance

Na quinta etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital, você define as estratégias e canais digitais. E eles são cruciais para alcançar seus objetivos de Marketing. Dessa forma, escolha os mais adequados com base nas necessidades da sua audiência.

6. Monitoramento e Análise

Na sexta etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital, define-se o monitoramento e análise. É essencial que a empresa acompanhe regularmente o desempenho de suas estratégias digitais para garantir os resultados esperados.

7. Plataformas/Tecnologias

A sétima etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir suas plataformas/tecnologias. Assim, é importante que sua empresa use as plataformas e tecnologias certas para suportar suas estratégias de Marketing Digital.

💡 Dica da RD: Um exemplo é a ferramenta de Automação de Marketing, essencial para colocar sua estratégia em prática. Por meio dela, é possível publicar Landing Pages, enviar emails segmentados e criar fluxos e automação. Aproveite para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing e entender na prática como essa ferramenta pode te ajudar.

8. Equipe Interna

A oitava etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir sua equipe interna. Isso porque é importante que sua empresa tenha a equipe certa para implementar suas estratégias de Marketing digital.

9. Parceiros/Fornecedores

A nona e última etapa do Canvas Estratégico de Marketing Digital é definir seus parceiros/fornecedores. Nesse sentido, é essencial que sua empresa tenha parceiros e fornecedores confiáveis, para apoiar suas estratégias de Marketing.

Como escolher as ferramentas mais adequadas para a sua empresa?

Selecionar as ferramenta de Marketing Empresarial mais adequadas para a sua empresa pode ser desafiador. Por isso, aqui estão algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Considere o tamanho e o tipo de empresa: nem todas as ferramentas de Marketing Empresarial são adequadas para todos os tipos e tamanhos de empresas. Considere o porte da sua empresa, o setor em que atua e suas particularidades ao avaliar as opções disponíveis.

Analise as funcionalidades: avalie cuidadosamente as funcionalidades oferecidas por cada ferramenta e verifique se atendem às suas necessidades específicas. Priorize aquelas que oferecem as funcionalidades essenciais para o seu negócio e que podem ser facilmente integradas ao seu processo de trabalho.

Teste antes de adotar: antes de se comprometer com uma ferramenta, experimente-a por um período de teste, se disponível. Isso permitirá que você avalie sua usabilidade, desempenho e adequação às suas necessidades antes de fazer um investimento completo.

Ao investir nessas ferramentas, lembre-se sempre da importância de uma abordagem estratégica. Para isso, ajuste o planejamento conforme necessário para aproveitar ao máximo o potencial das ferramenta de Marketing Empresarial e alcançar ótimos resultados.

Pensando nisso, criamos o Canvas do Marketing digital, uma ferramenta para desenvolver planos estratégicos e alcançar resultados positivos. Baixe e descubra como transformar seus objetivos em realidade.

E se você quer ter bons resultados com sua estratégia de Marketing Digital, pode contar com uma ferramenta de Automação de Marketing. Faça um teste gratuito do RD Station Marketing para começar a colocar seus planos em prática!

Marcos Paulo da Costa

Marcos Paulo da Costa

Quem escreveu este post

Marcos Paulo da Costa tem mais de 14 anos de experiência dedicados ao Marketing Digital e à gestão empresarial. É RD Partner Expert e sócio/diretor da agência Yellow Kite, certificada como Google Partner e primeira agência Diamond da RD Station no Nordeste.

Veja também

Marketing
O guia completo da Semrush: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta (e melhorar sua estratégia de Marketing Digital com ela)
Marketing
Facebook Ads: dicas certeiras para pagar menos e aumentar o ROI das campanhas
Marketing
O que é Growth Mindset? Saiba por que ele é importante e como desenvolvê-lo