10 ideias de conteúdos para geração de Leads que a sua imobiliária pode produzir

Fazer Inbound Marketing no ramo imobiliário pode ser bastante desafiador, mas, para ajudar você nessa missão, a The Wedge fez essa lista com 10 conteúdos (de topo, meio e fundo de funil) que sua imobiliária pode produzir

The Wedge
The Wedge18 de julho de 2017
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Assim como boa parte do mercado, o segmento imobiliário também está cada vez mais utilizando as estratégias e ferramentas do Marketing Digital para trabalhar seus produtos e ofertas.

Imobiliárias, incorporadoras e construtoras já estão utilizando o Inbound Marketing e também o Marketing de Conteúdo para atrair mais visitantes para o site, convertê-los em Leads e completar a jornada até a venda.

Trabalhar o Inbound e trabalhar conteúdo no ramo imobiliário é bastante desafiador, porque na maioria das vezes a jornada do Lead é bastante longa.

Dificilmente alguém decide comprar ou alugar um imóvel do dia para noite, saindo de casa e comprando ou alugando o primeiro apartamento que encontrar, não é? Comprar ou alugar um imóvel requer muita pesquisa e planejamento, pois muitas questões estão envolvidas nessa decisão de compra.

O ponto principal está em gerar o conteúdo certo para o momento certo, ou melhor, para a etapa certa em que o cliente estiver dessa jornada.

Para ajudar as  imobiliárias nesse desafio, fizemos uma lista com 10 conteúdos (de topo, de meio e de fundo de funil) para download que a sua imobiliária pode produzir e começar a captar mais Leads interessados em seus serviços e produtos.

Kit de Marketing Digital para Imobiliárias

O consumidor utiliza muitas ferramentas online para pesquisar a compra e o aluguel de imóveis, e o Marketing Digital é a peça chave que vai conectar a sua empresa com essas pessoas. Conheça agora estratégias de Marketing Digital para atrair, relacionar e fechar negócios imobiliários.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Conteúdos para topo de funil

1. Guia digital de bairros da cidade

Em muitas cidades do Brasil, principalmente nas capitais, as imobiliárias trabalham bastante focadas em alguns bairros. Essas imobiliárias acabam se tornando grandes referências em um bairro ou região.

Por que não utilizar isso a seu favor para produzir conteúdo e adquirir Leads interessados no bairro em que a sua imobiliária é especialista?

Reúna a equipe para desenvolverem um guia digital sobre o bairro com tudo que ele oferece: praças, parques, escolas, restaurantes, serviços como costureira, lavanderia, chaveiro, academias de ginástica, mercados etc.

Não esqueça de colocar informações essenciais como telefones e endereços dos estabelecimentos, horário de funcionamento e, claro, a sua opinião de especialista sobre cada local do bairro.

Para tornar esse guia mais interessante e não somente funcional, coloque algumas dicas, como quais são as ruas mais tranquilas e quais são as ruas mais movimentadas.

No decorrer do guia, não esqueça de colocar links que levem o Lead para o site da sua imobiliária. Uma sugestão para inserir estes links é quando você falar daquela sorveteria ótima na rua “X” você colocar uma frase ao final: “more na rua da sorveteria”, e linkar para imóveis naquela rua.

2. eBook: Os melhores restaurantes da zona sul para quem gosta de comer bem

A onda da boa gastronomia caiu nas graças de todo o brasileiro. Então por que não surfar nessa onda também? Um bom conteúdo de topo de funil para atrair Leads para a região em que a sua imobiliária atua é um eBook com os melhores restaurantes da sua zona de atuação.

Divida o eBook por bairros ou pelo tipo de culinária. Esse material vai ser muito útil para quem gosta de comer bem e não sabe muito bem onde jantar num sábado à noite.

Procure colocar informações básicas, como endereços, telefones, valores e horário de funcionamento, e também pontos de referência e opiniões de pessoas que já experimentaram os locais.

Não esqueça dos links para seu blog ou seu site. Provavelmente a sua imobiliária tem uma oferta de apartamento para alugar na mesma rua do melhor restaurante japonês da zona sul.

3. Whitepaper: O ranking das melhores escolas da cidade

Uma das maiores preocupações de todo pai e mãe é proporcionar a melhor educação de nível básico, fundamental e superior para seus filhos. Além disso, morar próximo a uma das melhores instituições de ensino da cidade facilita bastante no dia a dia corrido dos pais.

É aí que a sua imobiliária pode contribuir! Ao criar um whitepaper com um ranking das melhores escolas da cidade você fará todo o trabalho de busca de escolas para os pais, e isso vai contribuir muito para a imagem de marca da sua imobiliária.

Faça uma boa pesquisa com as instituições colocando as principais e mais importantes informações sobre cada instituição. Uma parte com os principais questionamentos também enriquecerá o material.

Coloque links com os imóveis disponíveis para compra ou aluguel próximos a cada uma das escolas, ressaltando o quanto morar próximo a escola do filho vai tornar o dia a dia dos papais e mamães muito mais prático e conveniente.

Conteúdos para meio de funil

4. Manual do inquilino

As leis e regras do inquilinato costumam deixar os moradores confusos e sempre surgem grandes dúvidas na hora de alugar um imóvel. Que tal criar um material para ajudar os inquilinos? Você provavelmente é um especialista em aluguéis na cidade e tem muito a contribuir para o assunto.

Crie um manual com as principais regras e leis do inquilinato de forma bastante clara e didática. Copie e cole as leis, mas explique cada uma delas com as suas palavras para que todas as pessoas possam entender.

Além das leis, adicione algumas regras de etiqueta para o inquilino seguir e ter uma experiência boa e tranquila com o aluguel. É muito importante que você não se esqueça de oferecer os seu produtos para aluguel e, principalmente, a sua consultoria como especialista em aluguéis.

5. Webinar + planilha: como comprar um imóvel financiado

Assuntos relacionados a finanças são extremamente importantes na jornada do Lead que está em busca de um imóvel para comprar ou alugar. Afinal, ninguém consegue comprar um imóvel se não tem uma boa reserva financeira ou um bom planejamento financeiro traçado.

A sua imobiliária pode ajudar muito nisso ao desenvolver um webinar onde o seu melhor consultor vai explicar detalhadamente como funciona o processo de financiamento de imóveis e, principalmente, o que a pessoa deverá fazer para comprar um imóvel financiado.

Com uma boa câmera, um bom roteiro, uma boa dicção e uma boa didática do consultor, esse webinar será bastante útil para seus clientes. Para completar o material, você pode disponibilizar uma planilha financeira para o Lead organizar o orçamento e fazer todos os cálculos necessários para comprar um imóvel financiado.

6. Guia: Qual o bairro que mais combina com você

O bairro é uma região que intimamente ligada ao estilo de vida das pessoas. Quando se é solteiro, os bairros mais movimentados são os mais buscados. Já famílias com filhos pequenos buscam imóveis em bairros mais residenciais e tranquilos. Que tal ajudar as pessoas que estão em busca de um imóvel a escolherem o bairro que mais combina com o estilo de vida delas?

Para esse guia ficar mais interessante, você pode buscar opiniões e depoimentos de pessoas que moram nestes bairros. Busque seus clientes antigos para conversar sobre o bairro que estão morando. O depoimento de pessoas reais é muito importante para quem está buscando um imóvel.

Não deixe de colocar links para os imóveis a venda ou para locação que a sua imobiliária está comercializando em cada um dos bairros. Assim fica mais fácil para o Lead encontrar um imóvel no bairro que ele mais se identificou.

7. Planilha de controle para economizar e comprar um imóvel

Para a maioria das pessoas é um desafio e tanto juntar dinheiro e comprar o imóvel próprio, pois isso envolve uma grande quantidade de dinheiro. O seu trabalho é mostrar que economizando um pouco a cada mês será possível comprar um imóvel próprio em algum momento.

Desenvolva uma planilha financeira onde o Lead poderá colocar a quantidade que tem guardada, quanto ganha por mês e informações sobre os gastos e despesas mensais.

A intenção é que ele consiga controlar seus gastos mensais para se planejar financeiramente para comprar um imóvel.

Ofereça a consultoria financeira da sua imobiliária para ajudá-lo e coloque links na planilha que direcionem o Lead para algum conteúdo sobre financiamento no seu blog por exemplo.

Conteúdos para fundo de funil

8. Planilha de visitação + Checklist para hora da mudança

Quem já passou pela experiência de ir em busca de um imóvel para comprar sabe que chega um momento em que você já não sabe qual imóvel é qual de tantos que já foram visitados. Isso pode impactar na agilidade da decisão sobre qual é o melhor imóvel para comprar.

Para ajudar o seu cliente, você pode desenvolver uma planilha de visitação aos imóveis, para que o cliente preencha depois de cada visita com informações essenciais sobre aquele imóvel visitado. Endereço, número de dormitórios, metragem, vagas na garagem, opiniões sobre a localização etc. O seu cliente vai poder olhar todas as informações sobre cada imóvel visitado com mais clareza e tomar a decisão de compra mais rapidamente.

Além da planilha, você pode oferecer junto um checklist para hora da mudança, que é outro momento que é bastante agitado do processo de compra de um imóvel. São muitos detalhes que precisam ser pensados e planejados antes de se mudar.

9. Super guia: Como preparar o seu imóvel para venda ou aluguel

Preparar um imóvel para que ele fique atrativo para venda ou locação é bastante desafiador. O modo como você vai entregá-lo vai impactar bastante na rapidez com que ele será vendido ou locado.

Você pode desenvolver um super guia digital para auxiliar as pessoas que estão em busca de vender os seus imóveis ou colocá-los para alugar. Coloque listas de reparos para fazer no imóvel antes de vender, listas de revisões etc.

Nesse material será importante também falar sobre cases de sucesso da sua imobiliária e em como os seus profissionais são excelentes em vender ou alugar imóveis usados.

10. Guia de imóveis especiais do trimestre

Um conteúdo bastante estratégico para a etapa de fundo de funil é criar um guia para download com uma seleção dos melhores imóveis à venda e/ou para alugar no trimestre. Você pode criar um template e todo começo de trimestre trocar os imóveis do material.

Use e abuse das fotos dos imóveis: elas têm alto poder de encantamento para quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar.

Coloque mapas com as localizações, informações detalhadas sobre cada imóvel, valor e condições de pagamento e principalmente um Call-to-Action para falar com um corretor e marcar uma visita.

Utilizando toda a sua experiência e a experiência da sua equipe, você pode criar materiais muito úteis para ajudar as pessoas no processo de compra ou aluguel de imóvel e ainda captar Leads mais qualificados para a sua imobiliária vender mais!

Kit de Marketing Digital para Imobiliárias

O consumidor utiliza muitas ferramentas online para pesquisar a compra e o aluguel de imóveis, e o Marketing Digital é a peça chave que vai conectar a sua empresa com essas pessoas. Conheça agora estratégias de Marketing Digital para atrair, relacionar e fechar negócios imobiliários.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Esse guest post foi escrito por Rafaela Galvão, da The Wedge.

The Wedge

The Wedge

Veja também

Marketing
Taboola: como anunciar usando essa plataforma de native ads
Marketing
SEO para YouTube: o passo a passo para ter mais visualizações
Marketing
8 mitos sobre as redes sociais que você precisa deixar para trás