Como ser verificado no Instagram: passo a passo e o que isso significa para o seu negócio

Obter o selinho azul é desejo de consumo de empresas, criadores de conteúdo e influenciadores digitais; conheça as exigências feitas pelo Instagram

Bruno Volpato
Bruno Volpato6 de dezembro de 2021
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Saber como ser verificado no Instagram sempre foi um dos grandes mistérios da internet. Uma tarefa aparentemente simples para grandes celebridades e marcas, a obtenção do selo azul de verificação sempre teve um quê de subjetividade. Isso frustra pessoas e empresas que julgam cumprir os critérios exigidos, mas não conseguem alcançar a graça.

Em setembro de 2021, o Instagram divulgou uma série de mudanças no processo de verificação, visando tornar tudo mais transparente. Neste post, vamos trazer o que a rede social diz que é necessário ser e fazer para ser verificado.

Mas, no fim das contas, o que é ser “verificado no Instagram”? Muita gente acha que é o passaporte para os likes, os views e a fama - será que é assim mesmo? Continue lendo o post para ter mais detalhes sobre esse famoso selinho!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é ser "verificado no Instagram"?

O Instagram deixa claro que ser verificado pela ferramenta não é um endosso da qualidade do seu conteúdo. Também não significa que o alcance e o engajamento do seu perfil e dos seus posts terão um ganho automático. Ou seja, o selo de verificação não é a senha para ter a vida mais fácil no aplicativo, então, se esse é o seu objetivo, melhor repensar.

O selinho azul, na verdade, é como um certificado de autenticidade e relevância para uma pessoa ou marca. E ser relevante não necessariamente exige milhares ou milhões de seguidores, já que o Instagram verifica, por exemplo, jornalistas e ativistas de causas importantes para certas comunidades, mesmo que ainda não sejam tão populares.

Para empresas, é uma forma de garantir que aquele perfil é realmente gerenciado pela marca. Dessa forma, clientes, interessados, parceiros e fãs podem ter certeza de que estão interagindo e se comunicando com a arroba correta. Isso é cada vez mais útil com a crescente quantidade de tentativas de golpes na rede social.

Perfil Resultados Digitais verificado no Instagram
Perfil da Resultados Digitais verificado no Instagram

Para influenciadores e criadores de conteúdo em geral, a lógica é a mesma: funciona como uma garantia de que é a pessoa mesmo - ou sua equipe - que está ali postando, engajando com seguidores e fazendo os famosos publis. 

Assim, em resumo, o selo de verificação é uma comprovação de que o Instagram checou que aquela pessoa pública ou marca notória é ela mesmo. Mas como é feita essa verificação? É o que veremos a seguir.

>> Leia também: Como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa

Como ser verificado no Instagram

E chegamos ao momento da verdade: como ser verificado no Instagram. Antes de mais nada, é preciso respeitar os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade. Além disso, em seu blog oficial, o próprio aplicativo - que é de propriedade do Facebook Meta, vale lembrar - lista os pré-requisitos. São eles:

  • A conta deve representar uma pessoa real, uma empresa ou uma entidade registrada, sendo que esta última inclui, por exemplo, animais de estimação notáveis e veículos de comunicação;
  • É preciso que a conta seja única em dois aspectos: deve ser a única presença no Instagram dessa pessoa ou marca e, sendo assim, apenas ela pode ser verificada, a menos que sua empresa tenha outros perfis em outras línguas;
  • Nada de cadeado e segredos: a conta tem que ser aberta ao público e estar com a bio do Instagram completinha com foto e informações, além de já ter feito ao menos um post;
  • Por fim, o perfil deve representar uma pessoa, marca ou entidade que seja famosa e muito pesquisada na internet.

Mas o que exatamente quer dizer ser “famoso” ou “muito pesquisado”? Eu mesmo tenho tentado atingir a fama há muitos anos, aparecendo em vídeos e eventos ao vivo da Resultados Digitais, mas sigo sendo um anônimo! 

Bom, existe um processo de verificação feito através do próprio app do Instagram, que ajuda a responder essa pergunta, embora ainda tenha um pouco de subjetividade envolvida.

>> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

Como solicitar o selo de verificação do Instagram

Escolhi escrever “solicitar o selo de verificação” e não “como ser verificado” porque, como você já deve saber a essa altura, não há garantia de que o objetivo será alcançado. De qualquer forma, o passo a passo para fazer a solicitação é bem simples:

  • Vá nas Configurações;
  • Clique em Conta;
  • Aperte Solicitar Verificação;
  • Preencha o formulário e envie.

Abaixo, veja um print das perguntas que o Instagram faz para você ser verificado:

Como ser verificado no Instagram

A 1ª etapa é mais direta: seu nome ou da marca e um documento que prove que você é você, como a CNH, ou o estatuto social da empresa ou entidade. Depois, a parte mais subjetiva: é preciso indicar a que categoria pertence esse perfil (notícias, criador de conteúdo, esportes, moda, etc.) e que público te segue.

Por fim, na 3ª etapa, você pode anexar links para redes sociais e artigos de sites de notícias que comprovem a notoriedade. Não vale usar conteúdo pago ou promocional. O Instagram diz que, desde a última atualização, está avaliando melhor conteúdos de publicações de nicho e regionais. O app garante que isso democratiza a verificação.

O processo leva até 30 dias. Caso seja recusado, você pode tentar novamente depois desse período, enviando informações novas e anexando novos links, por exemplo.

>> Leia mais: Entretenimento no Instagram para marcas e profissionais, por Camila Renaux

Dúvidas sobre o selo de verificação do Instagram

Você acabou de saber como ser verificado no Instagram, ainda nem recebeu seu selo, mas ainda tem perguntas? Sem problemas, vamos lá! A principal delas, de acordo com a rede social, é se o selinho azul pode ser repassado para outra conta.

A resposta é não, naturalmente. Com toda essa pegada de exclusividade e o processo criterioso de verificação, não faria muito sentido, não é mesmo? 

Da mesma forma, o Insta se reserva o direito de remover o selo de verificação (e até mesmo punir o perfil) caso a pessoa ou marca for flagrada cometendo irregularidades ou fazendo posts que não respeitam a regra da ferramenta, como conteúdo de ódio ou sexualmente explícito.

>> Leia mais: 95 estatísticas de Redes Sociais em 2022

O que fazer se a sua empresa não consegue ser verificada no Instagram

Como eu disse, apesar dos esforços recentes do Instagram em democratizar o selo azul, não há garantia de que você vai conseguir verificar um perfil. Lembre-se de que não é o fim do mundo se a sua empresa não conseguir, e continue trabalhando para construir relacionamentos, gerar Leads e vender através do app, que é o que realmente importa, no fim das contas.

O Instagram indica algumas pequenas ações para perfis não verificados atestarem sua autenticidade para o público, como postar Stories com os bastidores da empresa e ter a bio com informações bem detalhadas. Estimular seus seguidores a compartilharem fotos e vídeos usando seu produto ou serviço também é uma boa.

E se você ainda está começando o seu trabalho de Marketing Digital neste que é um dos aplicativos mais populares do mundo, acesse o nosso Guia do Instagram para Negócios. Com o material, que é gratuito, você vai aprender a ganhar seguidores, fechar vendas e fazer anúncios. Clique no banner para saber mais e ver tudo o que você vai encontrar!

Guia do Instagram para Negócios
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
5 técnicas de Rich Snippets para aumentar o CTR de seu negócio nas buscas
Marketing
Você aproveita todas as oportunidades de negócios geradas por um blog?
Marketing
Como criar um blog em WordPress: o passo a passo completo