Pesquisa indica recursos mais relevantes de mídias sociais + 95 estatísticas de redes em 2022

Além de compartilhar os principais insights da pesquisa realizada com clientes e profissionais da área, listamos as estatísticas de redes sociais que você precisa conhecer para direcionar seus esforços ainda em 2022 - e começar seu planejamento de 2023

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues23 de agosto de 2022
Acesse agora!

Usadas para estratégias de Marketing há mais de 10 anos, as redes sociais deixaram de ser simples canais de comunicação para se tornarem importantes impulsionadores de vendas, em todos os segmentos. Uma prova disso é que as estatísticas de redes sociais não param de crescer ano a ano: tem mais pessoas usando e mais marcas também.

Se hoje entendemos esse papel das Redes Sociais como canais de criação de oportunidades e vendas, sabemos também que existem recursos que são fundamentais para que os times e profissionais consigam colocar em prática as estratégias mais efetivas. Mas afinal, quais são esses recursos e ferramentas?

Foi isso que buscamos entender com aqueles que estão diretamente envolvidos com esse trabalho no dia a dia. A pesquisa recente que realizamos aqui na RD Station — com aproximadamente 300 profissionais de Marketing no Brasil — mostrou números importantes. Eles deixam claro a maneira que as empresas estão trabalhando nesses canais.

Aqui você vai conferir os resultados dessa nova Pesquisa RD Station e ainda uma lista com 95 estatísticas de Redes Sociais 2022. Se está buscando por tendências das redes sociais, esses números atualizados vão servir de referência para planejar suas ações!

Curso de Instagram e TikTok Gratuito

Pesquisa RD Station revela estatísticas de redes sociais para planejar as ações e investimentos de 2023

É claro que existem várias informações no mercado que ajudam a entender o cenário das redes sociais hoje em dia. Mas nada melhor do que ouvir os profissionais como você, que lidam diariamente com os desafios de performance com Marketing Digital aqui no Brasil, para conhecer de perto como as marcas usam as redes sociais.

Fizemos isso através de uma pesquisa com 297 profissionais de Marketing. Nosso objetivo era:

  • Saber se o uso das redes sociais realmente faz parte da estratégia de Marketing das empresas;
  • Descobrir quais os recursos são considerados os mais relevantes para as estratégias de Marketing nas redes sociais atualmente.

Vamos revelar agora 4 métricas de redes sociais que ajudarão não só a entender o retrato atual de como as marcas utilizam as redes, mas também serão a base do seu planejamento de redes sociais para 2023, indicando os itens em que é preciso ficar de olho na hora de investir em ferramentas, soluções e publicidade.

>> ACESSE AQUI GRATUITAMENTE TODOS OS GRÁFICOS DESTE POST

1. 100% afirmaram usar mídias sociais na estratégia de Marketing

Está claro que não dá mais para deixar de usar as redes sociais na sua estratégia de Marketing Digital, não é mesmo? Todos os respondentes afirmam usar as redes sociais dentro da sua estratégia de Marketing.

Isso significa que fazer Marketing atualmente sem contar com os perfis das marcas dentro das diferentes redes é um pensamento pra lá de ultrapassado.

estatísticas de redes sociais

Claro que cada público usa várias redes sociais em diferentes momentos do dia. Para se conectar com eles, você precisa saber que tipo de conteúdo os interessa, quem é o potencial comprador de seus serviços ou produtos e qual faixa etária é mais acessível para vender.

Essas são só algumas das várias dúvidas que podem surgir. Outras mais específicas que podemos destacar são:

  • Quantos usuários ativos existem atualmente em cada rede social?
  • Qual o perfil do público de cada rede?
  • Quanto tempo os usuários passam navegando diariamente nas redes?
  • Quais os motivos que fazem os usuários usarem as redes sociais?
  • De que forma os usuários buscam por produtos e serviços atualmente?

Vamos responder várias dessas perguntas aqui com as principais estatísticas de redes sociais.

2. Recursos de análises são considerados os mais relevantes para as estratégias de mídias sociais

Ao serem perguntados quais os recursos que seriam mais relevantes para as estratégias usadas nas redes sociais, as opções relacionadas a análises e relatórios ficaram em destaque.

estatísticas de redes sociais

Enquanto 54,1% responderam que páginas com dados globais — que indicam as principais estatísticas da conta como o número de likes e comentários recebidos — seria o recurso mais relevante, outros 51,8% destacaram que seria essencial ter relatórios de performance dos vários formatos que são usados nas redes, como vídeos, imagens e carrossel.

Considerando esses resultados, fica claro que ter acesso a dados relacionados às estratégias nas redes sociais é visto como um elemento de muito valor para as empresas. Afinal, só a partir deles é que as marcas descobrem insights que contribuem para a construção de campanhas bem-sucedidas. Eles também ajudam a:

  • Compreender quando e por que os clientes estão interagindo;
  • Impulsionar a criação de conteúdo mais eficiente para cada perfil;
  • Ajustar seu alcance para ter o máximo impacto em vendas.

Além de simplesmente permanecer parado em um mar de dados que podem ser extraídos das redes sociais, os profissionais buscam formas de organizar esse grande volume de informações, sempre com o objetivo de extrair insights valiosos e acionáveis

3. Mais de 90% consideram o Instagram a rede mais relevante

Quem adota as redes sociais nas ações de Marketing e Vendas sabe que precisa superar dois importantes desafios:

  1. Transformar seguidores em clientes;
  2. Aumentar as conversões via redes sociais.

Afinal, de nada adianta adquirir um número alto de seguidores se não consegue fazer essa audiência evoluir dentro da jornada de compra, não é mesmo?

Com isso em mente, é fácil perceber que, para a maioria dos profissionais, o Instagram é a rede favorita para colocar esse trabalho em prática.

estatísticas de instagram

Já houve alguma situação em que você precisou buscar mais informações sobre uma empresa e recorreu ao perfil do Instagram para encontrá-las? Temos certeza que isso já é rotina para muitas pessoas.

Desde pesquisar um perfil de um médico até ver fotos de pratos de um restaurante, temos o hábito de recorrer às redes para nos ajudar a tomar decisões sobre escolher uma opção A ou B. E caso uma marca não esteja presente no Instagram, já sabe né? A tendência é buscar um concorrente direto que está lá.

É por isso que o Instagram é a rede social mais relevante para marcas atualmente: ela é vista como a mais relevante para o público. Claro que há todo um cenário de mudanças e até insatisfação com a forma que o algoritmo funciona, mas isso ainda não tira a força que a rede possui nesse processo de tomada de decisão.

Pensando no fluxo de geração de Leads no Instagram, que insere o público dentro da fluxo que busca convertê-los em clientes, alguns recursos podem ser utilizados:

  • Link da Bio: é capaz de transformar seu perfil numa vitrine e direciona seu público para o lugar certo;
  • Agendamento de posts: permite que o time ganhe tempo programando posts para sair em em diferentes redes ao mesmo tempo.

4. A maioria dos profissionais usa ferramentas gratuitas para gestão das mídias sociais

Claro que, no dia a dia, quem lida com as estratégias para redes sociais precisa contar com ferramentas para executar diferentes tarefas, desde criar os conteúdos que serão publicados até fazer o atendimento dos contatos que chegam através dos perfis. Mas será que eles utilizam todo o potencial desses instrumentos de apoio?

Na pesquisa, 65% dos respondentes indicaram que contam apenas com ferramentas gratuitas para executar sua estratégia de Marketing nas redes.

estatísticas de ferramentas gratuitas de gestão de mídias sociais

Claro que alternativas como o Canva e as próprias plataformas próprias de publicação das redes sociais — como é o caso do Estúdio de Criação — auxiliam os profissionais, mas dada a importância desses canais atualmente, é fundamental gerenciar suas ações de forma ampla e completa, integrando também com as demais estratégias que realiza.

Nesse caso, com uma solução de automação de marketing como o RD Station Marketing, você consegue guiar Leads até a compra e gerar vendas em escala. É a melhor forma de agendar, publicar, analisar postagens e conectar essas tarefas com a criação de campanhas de Email e fluxos de automação.

O melhor de tudo é que você pode fazer um teste gratuito por 10 dias, dar os primeiros passos no seu planejamento e então decidir qual plano é o ideal para trabalhar.

95 Estatísticas de Redes Sociais: confira as tendências e planeje com eficiência

Agora chegou a hora de compartilhar a lista completa de estatísticas de redes sociais. Listamos as principais métricas que você precisa conhecer para direcionar seus esforços e planejar não só as ações para a reta final de 2022, mas também para 2023.

Para facilitar a leitura, separamos as métricas em algumas categorias, passando por aquelas que trazem dados globais, estatísticas do Brasil e depois as que estão conectadas diretamente com as principais redes. As fontes de cada uma das estatísticas apresentadas a seguir estão ao final deste post para você conferir!

Estatísticas de Redes Sociais no mundo

  1. Já são 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 59% da população mundial.
  2. Do total de usuários de redes sociais, 54,3% são do gênero masculino e 45,7% são do gênero feminino.
  3. No mundo, a população passa em média 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais. Isso representa 36,4% do tempo diário que as pessoas ficam conectadas à internet.

Sobre essa estatística, o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer destaca que “usar as mídias sociais é um grande atrativo, mas alguns usuários gastam mais tempo do que outros. Na maioria dos países da América Latina e da Ásia-Pacífico, os usuários conectados à internet gastam mais de 3 horas por dia em redes sociais e apps de mensagens — como é o caso do Brasil. Isso também é visto no Egito, África do Sul e Turquia. Na maior parte da Europa, porém, as mídias sociais ocupam menos de 2 horas por dia dos usuários”.

  1. Para 47,6% das pessoas, o principal motivo de usar as redes sociais é para Manter contato com amigos e familiares. Na lista dos principais motivos também aparece Passar o tempo com 36,3% e Ler notícias, com 34,8%.
  2. 46% dos usuários de redes sociais afirmam que o principal tipo de conta que seguem é de Amigos, família ou outras pessoas que conhece. 30,2% disseram que seguem Atores, comediantes e outros artistas, enquanto 28,7% seguem páginas de Entretenimento, memes ou contas de paródia.
  3. Entre o público de 16 a 24 anos, 57,2% seguem algum perfil de influenciador nas redes sociais. Esse percentual vai caindo para faixas etárias mais altas: entre o público de 55 a 64 anos que usa redes sociais, apenas 22,7% afirmaram seguir algum perfil de influenciador.
  4. Seguir as marcas nas redes sociais é a ação de engajamento que as pessoas mais fazem em troca de incentivos como descontos, vale-presente, itens grátis e participação em sorteios. Essa foi a resposta para 42% do público, seguido por 26% que Comentam nos posts da marca, 23% que Compartilha um post da marca e 22% que Menciona amigos nos comentários de algum post.
  5. Em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo considerando todas as categorias. Em 2º lugar ficou o Instagram, em 3º o Facebook e em 4º lugar o WhatsApp.
  6. Falando de consumo de tempo nos aplicativos, o TikTok também lidera o ranking, seguido pelo YouTube e pelo Tinder.
  7. Os Anúncios nas redes sociais já são a 4ª principal forma de descobrir uma nova marca, produto ou serviço no mundo - indicada por 27,6% dos usuários de internet. Publicidade na TV com 31,4% lidera essa lista, seguida por Usar ferramentas de busca para 31,3% e Recomendações de amigos e familiares para 28,6%.
  8. Quando o assunto são canais de busca online, as redes sociais aparecem em 2º lugar para 43,6% dos usuários de internet, ficando só atrás das ferramentas de busca, como o Google, com 49%.
estatísticas de buscas em redes sociais
  1. 22,8% dos usuários de internet afirmam que a forma de interação com a marca que realizam com frequência é Seguir o perfil nas redes sociais, ficando em 3º lugar no ranking entre as principais formas de interação, atrás apenas de Visitar o site da marca para 43,7% e Assistir um vídeo da marca para 23,9%.
  2. Considerando todos os sites e aplicativos usados pelos usuários de internet no mundo, 95,2% afirmaram acessar redes sociais, ficando só atrás dos sites e apps de troca de mensagens com 95,5%.
  3. Levando-se em conta os anúncios em redes sociais, a taxa de clique (CTR) média é de 1,1% em 2022, o que representa uma queda na comparação com o 2º semestre de 2021 que apresentava um CTR de 1,3%.
  4. Considerando o CPM — ou custo por mil impressões — dos anúncios em redes sociais, o valor médio no 2º trimestre de 2022 foi de US$ 8,45, um aumento de 9% considerando o valor médio do 1º trimestre de 2022 que foi de US$ 7,75.
  5. A criação de comunidades é uma importante tendência do momento. Mais de 1 bilhão de usuários do Facebook se envolvem regularmente em grupos de discussão.
  6. Quando os profissionais de Marketing foram questionados sobre quais as plataformas de mídias sociais consideram mais eficazes para alcançar seus objetivos de negócios, 62% afirmaram ser o Facebook, seguido pelo Instagram com 49% e o Linkedin com 40%.
  7. Os profissionais de marketing estão usando as redes sociais para saber mais sobre o que seus clientes querem e precisam para que possam entregar exatamente isso: 48% concordam fortemente que Social Listening ou escuta social facilitou o trabalho de obter informações valiosas sobre os clientes para sua organização.
  8. Em uma pesquisa da Nielsen, encomendada pelo Facebook, 64% das pessoas disseram que agora preferem enviar mensagens em vez de ligar para uma empresa. A mesma pesquisa mostrou que 60% dos consumidores dizem estar abertos a receber mensagens pessoais das empresas.

Estatísticas gerais de Redes Sociais no Brasil

  1. No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, 79,9% da população brasileira. Esse número representa um crescimento de 14,3% ou de 21 milhões de usuários de 2021 para 2022.
  2. O total de usuários de redes sociais dobrou no Brasil comparado com o número de 2014: saiu de 86 milhões para os mais de 171 milhões atuais.
  3. Do total de usuários de redes sociais no Brasil, 45,3% são do gênero masculino e 54,7% são do gênero feminino.
  4. No Brasil, passamos em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais. Esse número é 53% maior que a média global.
  5. O Brasil é o país com a 2ª maior média de tempo diária no uso de redes sociais, atrás apenas das Filipinas, que tem uma média de 3 horas e 52 minutos — ou seja, uma diferença de apenas 3 minutos de média. Países como Estados Unidos, China e Canadá possuem uma média de uso diário abaixo da média global.
uso de mídias sociais no brasil
  1. Para 65% dos brasileiros, o principal motivo de usar as redes sociais é para Manter contato com amigos e familiares. Na lista dos principais motivos também aparece Ler notícias com 57,4% e Procurar produtos para comprar, com 46,7%.
  2. O público brasileiro está em 2º lugar no ranking de quem utiliza o maior número de redes sociais por mês: são em média 8,4 redes ativas, ficando atrás apenas na Índia, que tem uma média de 9,1 redes ativas por usuário.
  3. 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informações sobre marcas e produtos.
  4. 66% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que o principal tipo de conta que seguem é de Amigos, família ou outras pessoas que conhece. 47,1% disseram que seguem Bandas, cantores e outros músicos, enquanto 44,3% seguem páginas de Influenciadores e experts em algum tema.
  5. 30,9% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos afirmam que a principal razão para usar redes sociais são atividades relacionadas ao seu trabalho. Esse percentual está acima da média global de 22,5%.
  6. Em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do Brasil considerando todas as categorias. Em 2º lugar ficou a Shopee, em 3º o Kwai e em 4º lugar o Instagram.
estatísticas de tiktok no brasil
  1. Considerando apenas o download de apps de redes sociais no Brasil, o TikTok aparece em 1º, seguido por Instagram, WhatsApp, Facebook e Telegram.
  2. 71,6% dos usuários de internet no Brasil afirmam que fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto ou serviço, o que coloca o país no topo do ranking global.
  3. 22,8% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que clicam mensalmente em algum post patrocinado nas redes sociais.
  4. Quando o assunto são canais de busca online no Brasil, as redes sociais lideram o ranking: são a maneira preferida para 62,5% dos usuários de internet, seguidas pelas ferramentas de busca, como o Google, com 56,2%.

Estatísticas do Instagram

  1. O Instagram possui 1,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a 4ª rede social com mais usuários no mundo, atrás do Facebook, Youtube e WhatsApp. De 2021 para 2022 esse número cresceu 17,9%.
  2. A média de uso diário do Instagram é de 51 minutos pelos usuários do App Android.
  3. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 17% usam o Instagram para acessá-las.
  4. Em se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o Instagram conta com 122,4 milhões de usuários, sendo o 3º país com maior número de usuários, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.
  5. No Brasil, 56,7% dos usuários do Instagram são do gênero feminino e 43,3% são do gênero masculino.
  6. 31,1% dos usuários do Instagram possuem entre 18 e 24 anos, sendo a faixa etária mais representativa, seguida de perto pelo público de 25 a 34 anos, com 30%.
  7. Sobre os tipos de conteúdos publicados no Instagram, 56,9% são imagens, 22,1% são vídeos - caminho que a rede quer focar a partir de agora - e 21% são no formato de carrossel.
  8. A taxa de engajamento (considerando o total de interações nos posts, como likes e comentários, e dividindo pelo total de seguidores) nos posts do Feed vem caindo no Instagram desde 2019, considerando os formatos de Imagem única, Carrossel e Vídeo (excluindo Reels e IGTV): 44% de queda 2021 vs 2019. Em 2019 a média era de 5,16%, ao final de 2021 caiu para 2,88%.
taxa de engajamento do instagram
  1. 58% dos consumidores brasileiros afirmaram que quando começam a ver os Reels já assistem vários na sequência. Além disso, a proporção de usuários que assistem Reels pelo menos uma vez por dia subiu de 49% em 2021 para 67% em 2022.
  2. 55% dos consumidores brasileiros já usaram o Instagram para conversar com empresas.
  3. 48% dos profissionais de Marketing que já investiram no Instagram em 2021 indicaram que irão Manter o mesmo nível de investimento em 2022, enquanto que 29% indicaram que irão Aumentar os investimentos e 23% falaram que precisam Reduzir o valor dos investimentos.

Estatísticas do Instagram Stories

  1. Enquanto marcas menores, com menos de 10 mil seguidores, mantiveram o número médio de stories postados por mês de 2020 para 2021, contas maiores (com mais de 100 mil seguidores) dobraram o número médio de stories publicados por mês no Instagram.
    1. marcas com menos de 5 mil seguidores postam em média 5 a 6 stories no Instagram por mês
    2. aquelas com entre 5 a 10 mil seguidores postam em média 7 a 8 stories no Instagram por mês
    3. marcas entre 10 e 50 mil seguidores postam em média 15 a 16 stories no Instagram por mês
    4. as que têm entre 50 e 100 mil seguidores postam em média 28 a 29 stories no Instagram por mês
    5. e marcas com mais de 100 mil seguidores postam em média 49 a 50 stories do Instagram por mês
uso de stories estatísticas
  1. A postagem de até cinco stories por dia garante uma taxa de retenção — porcentagem das impressões do último story dividida pelas impressões do primeiro story dentro do período de 24 horas — de mais de 70%.
    1. com 2 stories publicados a taxa de retenção fica em 81,2%
    2. já com 5 stories publicados a taxa de retenção fica em 70,1%
    3. com 10 stories publicados a taxa de retenção fica em 61,8%
    4. e com 15 stories publicados a taxa de retenção fica em 55,9%
  2. Em 2021, 16,94% do público saiu durante a exibição do primeiro story, 12,35% saíram durante o segundo e 10,49% do seu público desistiram enquanto viam o terceiro. Depois disso, a taxa de saída cai de 9,10% para 5,02%, o que significa que quando um espectador chega ao quarto story de uma marca, é menos provável que ele desista até assistir a todos.
  3. As taxas de alcance e impressão dos stories aumentam para mais de 50% quando os espectadores atingem a marca do 8ª story visualizado por dia.

Estatísticas do TikTok

  1. O TikTok alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o que representa um crescimento de 45% de 2021 para 2022.
  2. O TikTok é o app de rede sociais que os usuários de Android passam mais tempo usando: a média de tempo que os usuários passam é de 1 hora e 35 minutos. Esse número é 28,3% maior do que o 2º colocado, que é o Youtube.
  3. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 7% usam o TikTok para acessá-las.
  4. 39,7% dos usuários do TikTok possuem entre 18 e 24 anos, enquanto 29,1% possuem entre 25 e 34 anos.
  5. Em se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o TikTok já conta com 74 milhões de usuários, sendo o 3º país com maior número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e Indonésia.
  6. No Brasil, 62,7% dos usuários ativos no TikTok são do gênero feminino e 37,3% são do gênero masculino.
  7. 82% dos usuários de TikTok no Brasil acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% entram no TikTok várias vezes ao dia e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto.
uso de tiktok no brasil
  1. 64% dos usuários de TikTok no Brasil costumam ver conteúdos com temas de Humor e Descontração. Além disso, 57% costumam acompanhar Vídeos de quem eles seguem e 53% acompanham e curtem Vídeos de amigos.
  2. 42% dos usuários de TikTok no Brasil gostam de utilizar o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam.
  3. 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.
  4. A maioria dos profissionais de Marketing que já investiram no TikTok em 2021, 38% deles, indicaram que irão Aumentar os investimentos feitos nessa rede social, enquanto que 36% indicaram que irão Manter os investimentos e 26% falaram que precisam Reduzir o valor dos investimentos.
  5. Quando os profissionais de Marketing foram questionados sobre quais as plataformas de mídias sociais consideram mais eficazes para alcançar seus objetivos de negócios, o TikTok foi a rede que apresentou o maior crescimento - de 700% - indo de 3% para 24%.

Estatísticas do Facebook

  1. O Facebook possui 2,9 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a rede social mais usada no mundo.
  2. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 44% usam o Facebook para acessá-las. Essa é a rede social mais usada para essa finalidade.
  3. Em se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o Facebook conta com 116,6 milhões de usuários, sendo o 4º país com maior número de usuários, atrás apenas da Índia, Estados Unidos e Indonésia.
  4. No Brasil, 53,4% dos usuários ativos no Facebook são do gênero feminino e 46,6% são do gênero masculino.
  5. 98,8% do público brasileiro acessa o Facebook através de dispositivos mobile enquanto que 1,2% faz uso apenas através de computadores desktop.
  6. Durante o período de 30 dias, os usuários brasileiros fazem em média 15 cliques em anúncios mostrados no Facebook, 13 curtidas em publicações vistas na rede social e 7 comentários.
usuários de facebook no brasil
  1. 47% dos profissionais de Marketing que já investiram no Facebook em 2021 indicaram que irão Manter o mesmo nível de investimento em 2022, enquanto que 31% indicaram que irão Aumentar os investimentos e 22% falaram que precisam Reduzir os investimentos.

Estatísticas do Twitter

  1. O Twitter possui 486 milhões de usuários ativos na plataforma.
  2. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 13% usam o Twitter para acessá-las.
  3. Em se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o Twitter conta com 20,5 milhões de usuários, sendo o 5º país com maior número de usuários.
  4. No Brasil, 52,1% dos usuários ativos no Twitter são do gênero masculino e 47,9% são do gênero feminino.
  5. A maioria dos profissionais de Marketing que já investiram no Twitter em 2021 - 38% deles - indicaram que irão Aumentar os investimentos feito nessa rede social, enquanto que 36% indicaram que irão Manter os investimentos e 25% falaram que precisam Reduzir o valor dos investimentos.
investimento em twitter

Estatísticas do LinkedIn

  1. Conhecida como a maior rede profissional do mundo, o LinkedIn já possui 850 milhões de usuários no mundo.
  2. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 4% usam o LinkedIn para acessá-las.
  3. Se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o LinkedIn conta com 54 milhões de usuários, sendo o 3º país com maior número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.
linkedin no brasil
  1. No Brasil, 52,1% dos usuários ativos no Linkedin são do gênero masculino e 47,9% são do gênero feminino.
  2. 42% dos profissionais de Marketing que já investiram no LinkedIn em 2021 indicaram que irão Manter o mesmo nível de investimento em 2022, enquanto que 34% indicaram que irão Aumentar os investimentos e 24% falaram que precisam Reduzir os investimentos.

Estatísticas do YouTube

  1. O Youtube possui 2,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a 2ª rede social mais usada no mundo, atrás apenas do Facebook.
  2. O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo com 27,6 bilhões de visitas mensais registradas em 2022, atrás apenas do Google com 44,2 bilhões.
estatísticas de youtube
  1. Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 30% usam o YouTube para acessá-las.
  2. Se tratando de potencial de público para veiculação de publicidade, no Brasil o YouTube conta com 138 milhões de usuários, sendo o 4º país com maior número de usuários, atrás apenas da Índia, Estados Unidos e Indonésia. Esse é o maior número entre as redes sociais que possuem a função de compra de publicidade no Brasil.
  3. No Brasil, as principais buscas realizadas no YouTube são por Filmes, Conteúdos Ao Vivo e Música.
  4. 44% dos profissionais de Marketing que já investiram no Facebook em 2021 indicaram que irão Manter o mesmo nível de investimento em 2022, enquanto que 34% indicaram que irão Aumentar os investimentos e 22% falaram que precisam Reduzir os investimentos.

Estatísticas complementares e curiosidades sobre as redes sociais

  1. A demanda por aplicativos conectados com redes sociais para criação de avatar no Brasil cresceu em meio ao interesse em metaversos em 2021, particularmente no 2º semestre do ano. Considerando os 3 aplicativos de avatar mais usados - Litmatch, ZEPETO e REALITY - os downloads cresceram 160% de 2020 para 2021.
  2. 32,8% dos usuários de internet no Brasil afirmam usar ferramentas de Ad Block para evitar ver propagandas durante o seu tempo de navegação online. A média global é de 36,3% e o país com maior percentual da população que faz uso de Ad Blocks é a China com 43%.
  3. No final de 2021, o Brasil atingiu a marca de 225 milhões de celulares conectados na internet, que representou um crescimento de 5,6% na comparação com o ano de 2020.
  4. Em 2021, as marcas investiram mais de US$ 4,47 bilhões em publicidade digital, sendo que desse valor US$ 2,12 bilhões foram destinados para ferramentas de busca, US$ 1,89 bilhão para banners em redes sociais e sites, e US$ 1,17 bilhão foi investido no formato de vídeo, com foco no YouTube.
  5. Mais de 50 milhões de pessoas no mundo se consideram Creators nas redes sociais.
  6. Quando os profissionais de Marketing foram questionados sobre qual o grau de confiança na capacidade da sua organização de quantificar com precisão o ROI das mídias sociais, 37,4% afirmaram estar Um pouco confiante, 32,1% Muito confiante e 6,7% indicaram que ainda Não conseguem medir o ROI das redes sociais.
roi das redes sociais
  1. As organizações que disseram querer usar as redes sociais para Melhorar a experiência dos funcionários saltaram de 4% em 2022 para 20% em 2021.
  2. De acordo com o Gartner, 60% de todas as solicitações de atendimento ao cliente serão gerenciadas por meio de mídias sociais até 2023. 36,5% das organizações afirmam planejar investir em atendimento via redes sociais, mas ainda não começaram.
  3. Em 2021, as vendas de comércio social, ou seja, que acontecem via redes sociais, aumentaram 35,8% nos EUA, chegando em US$ 36,62 bilhões. Foi uma ligeira desaceleração no crescimento em relação à explosão em 2020, quando as vendas aumentaram 38,9%, graças principalmente ao boom impulsionado pela pandemia e ao aumento do consumo de mídia social. Até 2025, a tendência é dobrar o valor de vendas realizadas via redes sociais no país.
  4. O YouTube pagou mais de US$ 4 bilhões para a indústria da música, um recorde no período de um ano, entre junho de 2020 e maio de 2021, considerado o auge da pandemia de Covid-19.
  5. As redes sociais que são controladas pela Meta se beneficiaram da proibição do TikTok na Índia em 2021, aumentando o número de usuários do Facebook em 15% e do Instagram em 35% no país.

Depois de conferir todas essas estatísticas, que tal aprender como utilizar o marketing nas redes sociais para expandir seus negócios? Nós temos o curso perfeito para você!

Curso de Gestão de Redes Sociais da RD University

Faça o Curso e Certificação de Gestão de Redes Sociais da RD University para obter habilidades cruciais de marketing para redes sociais e comece a criar e executar estratégias de sucesso.

Esse curso oferece acesso a tudo o que você precisa para criar uma estratégia orientada a resultados, incluindo mais de 50 aulas, materiais complementares e muito mais!

É hora de dar o próximo passo na sua estratégia de Marketing Digital

Para que os seguidores das suas redes sociais fiquem cada vez mais perto de serem seus clientes, é preciso ir além e evoluir suas estratégias de Marketing Digital.

Além de gerenciar as suas publicações, conteúdo e os dados relacionados ao engajamento e interações nas redes sociais, é fundamental aumentar suas conversões através desses canais.

Então que tal publicar seus posts na mesma ferramenta que você também gerencia seus Leads e campanhas de Email Marketing? Isso traz muito mais facilidade no dia a dia das equipes de Marketing, sejam elas internas ou de agências. Afinal, tudo passa a ficar integrado e é bem mais simples criar uma jornada de relacionamento em todos os canais.

A nossa dica é contar com o RD Station Marketing, ferramenta tudo-em-um usada por mais de 40 mil empresas. Com ela você pode conferir o engajamento da sua audiência com as postagens publicadas em cada rede social e o número de conversões originadas de uma determinada postagem.

Sua empresa não vai mais precisar usar várias ferramentas separadas e perder as informações no caminho, já que reunimos os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz. Assim vai ficar bem mais fácil comprovar os resultados!

Não perca mais tempo: faça agora um teste gratuito por 10 dias e transforme seguidores em potenciais clientes enquanto torna sua rotina mais produtiva.


Referências

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
Por que patrocinar eventos: 4 vantagens que sua empresa obtém ao investir em um
Marketing
Estúdio de Criação: conheça a ferramenta gratuita para gerenciar contas do Facebook e do Instagram
Marketing
LGPD: o que diz a lei de proteção de dados e como ela pode impactar a sua estratégia de marketing e vendas