Como analisar um site: entenda tudo sobre a performance, tráfego e conversão + ferramenta

Saiba quais fatores levar em consideração ao avaliar as páginas da sua empresa e conheça a ferramenta da RD e da Supersonic para um diagnóstico completo

Bruno Volpato
Bruno Volpato18 de maio de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Analisar um site envolve compreender os objetivos de cada página, em um processo voltado para o aumento de tráfego e de conversão. Na análise um site, é feita uma avaliação mais aprofundada de persuasão, otimização, velocidade e responsividade das páginas, encontrando oportunidades técnicas e de conteúdo.


São muitas as formas de avaliar a eficiência de uma página na internet. Afinal, tudo depende de qual objetivo quer atingir quem a criou. No Marketing Digital, o mais comum é analisarmos a performance em termos de atração de tráfego e taxa de conversão.

Nesse caso, a análise combina duas siglas em inglês que você certamente já viu por aí: SEO e CRO. A primeira quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. A outra é Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Conversão.

Como dá para notar, o segredo está na otimização. Ou seja, é possível trabalhar alguns pontos específicos para que o site da sua empresa — ou páginas específicas dentro do seu domínio — tenha um ótimo desempenho em atração e conversão.

Neste post, falaremos sobre quatro fatores essenciais aos quais você deve dar atenção. É com base neles que desenvolvemos, em parceria com a Supersonic, a novíssima Ferramenta de Análise de Site. Com ela, você terá um diagnóstico completo e gratuito de seus sites, suas páginas e Landing Pages. Clique no banner abaixo para acessá-la!

Ferramenta de Análise de Site

4 fatores de performance e conversão para analisar seu site

Os 4 fatores que a Ferramenta de Análise de Site usa para fazer o diagnóstico são os seguintes: Persuasão, SEO, Responsividade e Velocidade. Vamos falar sobre cada um deles, com subtópicos, a seguir.

1. Persuasão

A persuasão é fundamental, principalmente, em Landing Pages. Principalmente, mas não somente. Toda página tem algum objetivo, ou seja, pretende que o usuário realize alguma ação, mesmo que seja apenas lê-la. Porém, vale reforçar: em Landing Pages, é fun-da-men-tal. Ok?

Aliás, a persuasão é o elemento que guia as ações de CRO. O output mais relevante das ações de Marketing Digital é a geração de tráfego em Leads. Assim, a oferta da sua página precisa ser compreendida rapidamente, contendo um CTA (Call-to-Action) destacado.

Veja os itens que podem ser otimizados ao analisar seu site:

  • Possuir um título visível e claro
  • Entender a oferta da sua página rapidamente
  • Visualizar um botão de conversão (CTA) claramente
  • Focar em apenas uma ação do usuário
  • Despertar um sentimento de urgência no usuário
  • Conter elementos de prova social
  • Informar as vantagens do seu produto ou serviço
  • Geração de valor que é proporcionada
  • Ter uma boa experiência tanto em desktop quanto em mobile
  • Oferecer uma seção de perguntas e respostas, com um FAQ
RD Station

Teste o editor drag & drop de Landing Pages do RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Seu editor drag & drop permite que você crie com facilidade Landing Pages que funcionam! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

2. SEO

Quer saber o que é SEO? Pega então essa definição, diretamente da nossa Página Épica de SEO:

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como objetivo o aumento do tráfego e do desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.”

Ficou claro, então deve ser bem simples subir no ranking do Google após analisar seu site, né? Não exatamente...

O próprio Google admite que são mais de 200 os fatores de rankeamento levados em consideração. Assim, SEO é um trabalho constante, detalhado e, sim, cansativo. Fizemos um post que lista alguns desses fatores, para te ajudar.

A Ferramenta de Avaliação de Páginas vai te dar um feedback a respeito de 6 itens bem relevantes:

  • Possuir uma title tag
  • A title tag ter um tamanho adequado
  • Ter uma meta description
  • A meta description ter um tamanho correto
  • Possuir um domínio próprio
  • Ter um certificado SSL

>> Leia mais: KPIs para SEO: saiba como escolher os mais relevantes para o seu negócio

3. Responsividade

Uma página é responsiva quando se adapta a todos os dispositivos: desktop, smartphone ou tablet. Essa funcionalidade é fundamental para que ela seja amigável para os visitantes, independentemente da forma como eles cheguem.

Isso é particularmente relevante em se tratando de smartphones e tablets. O Google diz que há 61% de chances de uma pessoa desistir de um site inadequado para o dispositivo de acesso. Com o mobile-first index, o Google classifica os sites pelo conteúdo exibido em dispositivos móveis, e não mais em desktops.

Acesse seu site no seu celular, que já dá para ter uma boa ideia se está legal. Mas, para ter uma avaliação concreta, a ferramenta da RD e da Supersonic vai te dizer se a sua página está preparada para dispositivos móveis.

>> Leia também: Atualização Helpful Content do Google: previsões e hipóteses de Wil Reynolds

4. Velocidade

Lentidão no carregamento da página é a senha para o usuário desistir, não é mesmo? Mais precisamente, pesquisas indicam que se levar mais de 3 segundos, 40% das pessoas vão sair e buscar uma alternativa.

Os motivos para essa lentidão podem ser vários, desde os mais simples de resolver — como uma imagem muito grande — até coisas extremamente complexas. Quer dizer, se você é desenvolvedor talvez não ache tão difícil assim e está rindo de mim neste momento.

De qualquer forma, veja alguns itens essenciais a serem checados quando falamos em velocidade de sites:

  • Tempo de carregamento adequado
  • Aproveitamento do cache do navegador
  • Otimização de imagens
  • Usar JavaScript e CSS de bloqueio para renderização para otimizar seu carregamento
  • Compactar o arquivo HTML
  • Compactar o arquivo JavaScript
  • Usar CDN para otimizar o tempo de carregamento
  • Compactar o CSS

Como avaliar uma página usando a Ferramenta de Análise de Site

A Ferramenta de Análise de Site da RD Station e da Supersonic vai te dar um diagnóstico completo das suas páginas. Você será guiado por um questionário, em um total de 10 perguntas. Ao final, receberá uma nota para cada um dos fatores que listamos acima, além de uma nota geral.

Cada um dos itens deste post, incluindo os subtópicos, é avaliado pela ferramenta. Ela vai apontar os problemas que identificar, dizendo quais deles precisam de mais atenção e quais correções são urgentes.

Para acessar, basta clicar no banner abaixo. Lembre-se de que a avaliação é gratuita!

Ferramenta de Análise de Site

Post originalmente publicado em dezembro de 2019 e atualizado em maio de 2022.

Perguntas frequentes:

Como analisar um site?

Ao analisar um site é importante saber qual é o objetivo da página em que será feita a análise e realizar um processo de auditoria que avalie a página em 4 fatores essenciais: persuasão, otimização para motores de busca, velocidade e responsividade.

Quais são os fatores mais importantes ao analisar um site?

Os 4 fatores mais importantes a serem avaliados na análise de um site são: sua capacidade de persuasão para conversão de um visitante, a velocidade de carregamento, o quão otimizado ele está para ranquear bem em sites de busca e a responsividade em dispositivos móveis.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Consentimento retroativo: 4 passos para reduzir o impacto da LGPD na sua base de Leads
Marketing
Agendamento de posts nas redes sociais: veja como fazer e qual é a ferramenta ideal para usar
Marketing
RD Station Marketing: conheça a ferramenta de automação que ajuda sua empresa a crescer com Marketing Digital