Como agendar um post no Instagram: veja um passo a passo e ferramentas para usar

O Instagram não pode ficar de fora de sua estratégia de redes sociais; e agendar as publicações é uma das formas de garantir presença frequente na timeline dos seguidores do seu perfil

Resultados Digitais
Resultados Digitais11 de julho de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Você sabia que o Instagram é top 3 na lista das redes sociais mais usadas no Brasil? Fica atrás apenas do WhatsApp (169 mi) e YouTube (142 mi), somando mais de 113 milhões de usuários ativos, de acordo com dados de fevereiro de 2023 do relatório produzido em parceria por We Are Social e Meltwater.

Desde o começo, mas principalmente a partir de 2012, quando foi comprado pelo Facebook, o “Insta” se destacou para marcas e empresas como uma ferramenta poderosa para alcançar e se conectar com o público, gerando não só engajamento via likes, comentários e compartilhamentos.

No entanto, gerenciar uma conta do Instagram pode ser um desafio, especialmente quando se trata de postar conteúdo regularmente. Felizmente, é possível agendar posts no Instagram, e três bons motivos justificam essa decisão:

Economia de tempo: ao agendar posts, você pode dedicar um tempo específico para criar e programar seu conteúdo, em vez de ter que postar manualmente todos os dias.

???? Consistência: o agendamento de posts garante que seu conteúdo seja publicado de forma consistente, o que é essencial para manter o engajamento do público.

????️ Melhores horários: com o agendamento, você pode garantir que seus posts sejam publicados nos horários em que seu público está mais ativo.

Se você ainda não sabe como agendar um post no Instagram, continue lendo para conferir o passo a passo completo e nossa dica especial para incrementar sua rotina para redes sociais.

RD Station

Aprenda o que realmente importa em Marketing Digital e Vendas com quem entende de verdade

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University. Comece agora você também!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Passo a passo: como agendar um post no Instagram

Passo 1: Acesse a Meta Business Suite do Facebook

Como você sabe, o Instagram é de propriedade da Meta, a mesma empresa que é dona do Facebook. Por isso, existe uma única plataforma, a Meta Business Suite, que permite, entre outras funcionalidades, o agendamento de posts para ambas redes sociais.

Dessa forma, para agendar no Instagram de forma nativa, é preciso ter uma página no Facebook para ter acesso ao Meta Business Suite.

Como agendar post no Insta

Passo 2: Conecte sua conta do Instagram

Para ter acesso à Meta Business Suite, você precisará conectar sua conta do Instagram. Para fazer isso, acesse a página business.facebook.com, logado em sua conta do Facebook.

Em seguida, clique em Configurações, depois em Ativos de negócios e, por fim, em Adicionar ativos. Selecione Conta do Instagram. Siga as instruções para inserir sua conta, aceitar os termos e confirmar o acesso à Meta Business Suite.

Passo 3: Crie sua postagem

Agora que sua conta do Instagram está conectada, você pode começar a criar sua postagem. Lembrando que você estará habilitado para postar ou programar posts também para o Facebook.

Para começar a agendar suas postagens, clique no botão Criar publicação. Em seguida, no campo Publicar em, selecione sua conta do Instagram.

Como agendar post no Instagram 1

Depois, escolha qual tipo de mídia (foto ou vídeo) e envie o arquivo.

Como agendar post no Instagram 2

Finalizando essa etapa de criação do post, escreva o texto-legenda.

Como agendar post no Instagram 3

Passo 4: Programe sua postagem

Depois de criar sua postagem, chegou o momento de agendá-la. E você faz isso no campo “Opções de programação”. Escolha a opção “Programar”, que fica entre as opções “Publicar agora” e “Salvar como rascunho”.

Como agendar post no Instagram 4

Ao clicar em “Programar”, você confere os campos Data e Horário para escolher o mais indicado para sua publicação. Feita a escolha, para confirmar o agendamento basta clicar no botão “Programar”.

Como agendar post no Instagram 5

Importante: O acesso à Meta Business Suite pode ser feito pela versão web no desktop ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android.

Ganhe produtividade com o agendamento de posts do RD Station Marketing

Agora que você sabe que é possível agendar posts no Instagram, que tal planejar seu conteúdo com antecedência? E que tal garantir que a frequência e constância da sua estratégia, publicando os conteúdos no momento certo para alcançar seu público?

Para isso, existe uma solução mais completa para gerenciar suas postagens no Instagram dentro do RD Station Marketing, a mais completa plataforma de automação de marketing para sua empresa.

Trata-se da funcionalidade agendamento de posts para redes sociais.

Agendamento de posts de redes sociais no RD Station Marketing

Por que agendar posts no Instagram e outras redes sociais com o RD Station Marketing

O agendamento de posts do RD Station Marketing é uma funcionalidade poderosa, que ajuda a simplificar e otimizar sua estratégia de conteúdo para redes sociais.

Ela permite publicar de modo programado posts no Instagram e também em outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter, simultaneamente.

Com a ferramenta, você pode agendar todas as suas postagens de uma vez ou programá-las de acordo com o melhor dia e horário para o seu público. Além disso, você pode analisar os dados de alcance de suas postagens para otimizar suas estratégias de conteúdo.

A ferramenta do RD Station Marketing é licenciada pela Meta Platforms, a mesma que desenvolve as soluções para o Instagram e Facebook, o que garante a segurança de que suas postagens serão publicadas conforme programado.

Além disso, você pode compartilhar Landing Pages, blog posts e outros conteúdos com seus seguidores em até 25 posts em cada rede por dia. E o que é melhor, tudo isso usando só ferramenta, dispensando outras plataformas e planilhas que mais bagunçam do que organizam.

Agora que você sabe como agendar um post no Instagram, clique aqui e conheça todas as funcionalidades de redes sociais do RD Station Marketing. Ou, melhor ainda, deixe seu email abaixo para começar um teste gratuito de 10 dias, sem compromisso!

RD Station

Agende seus posts simultaneamente para Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn

Com a funcionalidade do RD Station Marketing, você faz postagens em suas redes sociais com a mesma ferramenta que você cria ações de Inbound Marketing. Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação): entenda como funciona o método focado no comportamento do consumidor ????
Marketing
Conheça 7 vantagens do cloud computing para empresas
Marketing
Home office: o que é, como fazer e boas práticas para render em casa