O QR code voltou com tudo nos últimos anos. Embora tenha sido inventado em 1994, apenas com a popularização dos smartphones e a queda nos preços de planos de internet móvel é que ele se tornou popular.
Esse código também tornou-se uma importante ferramenta de Marketing Digital, além de ser muito útil para Ecommerces e lojas físicas. Isso porque consegue direcionar o usuário diretamente para links, mídias sociais e até compartilhar informações de pagamento. Portanto, com ele, é possível agilizar contatos e pular etapas rumo à venda.
Ainda, depois da pandemia, muitos locais mantiveram os QR Codes para oferecer cardápios ou catálogos online, sem necessidade de manuseio. Cupons de desconto também ganharam esse novo canal.
Você já está oferecendo essas facilidades aos seus clientes? Se você ainda não sabe como criar um QR code, não se preocupe. Neste conteúdo, você vai encontrar sites para gerar os seus, além de dicas para usá-lo da melhor forma.
O que é um QR Code?
Que o QR Code é uma imagem com vários outros quadradinhos dentro você já sabe. O que nem todo mundo sabe é que o próprio nome já indica sua lógica de uso: QR vem de “quick response”, ou resposta rápida, em inglês. Ou seja, é um código que pode ser lido rapidamente.
Como dissemos no começo do texto, ele foi inventado em 1994, pela Denso, uma fabricante japonesa de peças automotivas. Inicialmente, a empresa usava QR Codes para monitorar e controlar as diferentes etapas de processos produtivos. Como eles eram facilmente escaneáveis, havia ganhos de produtividade no seu uso.
Com o tempo, foram surgindo novas formas de uso e o formato ganhou mais espaço. Porém, o crescimento foi temporariamente contido por haver uma fricção: era preciso usar um leitor dedicado ou aplicativo específico, no caso dos celulares.
Mas, nos últimos anos, a câmera dos smartphones passou a fazer essa função, e os QR Codes voltaram a ganhar destaque.
Para saber todos os detalhes técnicos, recomendamos o site da Denso (em inglês). Ele contém explicações tanto para usuários mais avançados quanto para quem quer saber o básico, além da história completa.
Como funciona um QR Code?
Ao contrário dos códigos de barras unidimensionais, que armazenam informações apenas em uma direção, os QR Codes podem armazenar dados em duas direções, horizontal e verticalmente. E isso permite que eles codifiquem uma quantidade muito maior de informações em um espaço menor.
Um código quick response é composto por vários módulos pretos e brancos dispostos em uma grade quadrada. O padrão desses módulos é o que codifica as informações. Assim, quando você escaneia esse código com seu smartphone ou outro dispositivo, o software de leitura interpreta o padrão de módulos e traduz as informações armazenadas em um formato legível para você.
Quais tipos de informações podem ser armazenadas em um QR Code?
Os QR Codes podem armazenar diversos tipos de informações, incluindo:
- URLs: ao escanear um código quick response com URL, você será direcionado automaticamente para o site ou página da web codificada no código.
- Texto: texto simples, como números de telefone, endereços de e-mail ou mensagens curtas.
- Dados de contato: informações de contato do seu negócio, como telefone e email, para que as pessoas possam salvá-las facilmente em seus dispositivos.
- Localização: informações de localização, como latitude e longitude, que direcionam as pessoas para um local específico no mapa.
- Mídia social: perfis em redes sociais, como TikTok, Instagram ou Youtube.
- Informações de pagamento: pagamentos móveis e envio de Pix.
Como usar um QR code no seu negócio?
O melhor jeito de usar um QR code no seu negócio é visualizar o seu cliente utilizando-o. O que ele pode querer encontrar ao apontar o celular para os quadradinhos? Que tipos de conteúdo ou ofertas despertariam seu interesse? Como esse uso poderia facilitar sua experiência de compra?
Encare esse código como uma maneira de se comunicar com seus clientes ou possíveis compradores. Pense em oferecer uma experiência marcante, a partir do momento em que o usuário mira a câmera. Ou seja, pense nele como um Call-to-Action.
Alguns dos objetivos do QR Code podem ser:
- ampliar a audiência do seu Ecommerce;
- agilizar a comunicação por meio de mensagens;
- oferecer cupons de desconto usando Landing Pages;
- disponibilizar informações extras de seus produtos ou serviços;
- inovar com formas de pagamento.
Essas são apenas algumas ideias, o importante é você ter em mente que o QR Code é apenas uma ferramenta e não a estratégia em si.
📖 Leia também: Vendas Online: 6 melhores dicas para atrair clientes e ter sucesso
Qual o melhor criador de QR Code gratuito?
A resposta para essa pergunta é depende. Isso porque o seu objetivo com o uso do QR Code diz muito sobre qual ferramenta é ideal para você. Se você está começando agora e só precisa testar, existem geradores super simples, porém se você precisa personalizar, determinados criadores são ideias.
Por isso, antes de escolher um gerador de QR Code gratuito, é muito importante entender a necessidade do seu negócio e, assim, quais funcionalidades são indispensáveis. Mas calma que não te deixaremos na mão.
Alguns geradores de QR Code com versões gratuitas são:
- Nuvemshop
- QR Code Generator
- QR Code Fácil
- QR Code Plus
- QR Code Monkey
- Canva
- Adobe Express
Confira mais detalhes sobre cada um deles no tópico a seguir.
7 sites gratuitos para criar o seu próprio QR Code
Abaixo, listamos algumas ferramentas para criação de QR Code que podem te ajudar bastante na geração desses códigos. O primeiro exemplo é 100% gratuito e os demais possuem versões gratuitas e pagas.
Confira a seguir qual se encaixa melhor na sua necessidade.
1. Nuvemshop
A Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, criou uma ferramenta bem simples e fácil de usar. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o gerador da Nuvemshop.
- Selecione o tipo que quer gerar.
- Insira o site, número de WhatsApp ou conteúdo.
- Aperte o botão Gerar QR Code.
- Faça o download do código.
Note que você pode escolher entre 3 opções de conteúdo para o seu QR Code:
- Website
- Mensagem WhatsApp
- Texto
Na imagem, deixamos pré-selecionada a opção de WhatsApp, que tem dois campos a serem preenchidos. Você pode colocar o número do seu telefone e uma mensagem automática, como uma saudação. E, aqui no Blog, você aprende a usar respostas automáticas de WhatsApp, com ideias para você aproveitá-las melhor.
As outras duas opções têm apenas um campo para preencher. No caso de “Website”, as possibilidades são múltiplas: vão desde o site do seu negócio até modelos de pagamento online. E que tal disponibilizar uma Landing Page com um cupom promocional ou uma página de vendas diretas?
➡️ Acesse o gerador de QR Code da Nuvemshop
2. QR Code Generator
A segunda ferramenta é o QR Code Generator, que oferece uma série de opções de customização. Com ele, é possível alterar a cor do código, criar etiquetas personalizadas e, se assim desejar, incluir o logotipo da empresa.
Ele é bastante simples de ser usado e, após criar e personalizar da maneira que desejar, basta clicar no botão download. Alguns recursos de edição precisam de um cadastro, mas é fácil de fazer e há outros planos mais completos no site.
3. QR Code Fácil
Além de ser intuitivo e simplificado, o QR Code Fácil oferece a geração e personalização em poucos cliques. Você pode mudar o fundo, as cores, o formato da imagem e colocar um logotipo.
A ferramenta oferece o plano Basic, que é gratuito mas tem limite de cinco criações por dia. Se você precisar de mais opções, o site disponibiliza mais três: Personal, Profissional e Business.
4. QR Code Plus
O QR Code Plus é mais simples do que os outros sites listados neste texto. Isso porque, na versão gratuita, gera apenas o QR Code, sem personalizações. Mas, cumpre o seu papel, não é mesmo? A vantagem dessa versão está em permitir a criação ilimitada de códigos, o que torna esta solução uma ótima opção.
Mas, se o seu objetivo é a personalização do código, o site oferece três planos pagos com diversos outros recursos de edição liberados: Starter, Advanced e Solutions.
5. QR Code Monkey
Outra opção gratuita, com recursos bem interessantes, é o QR Code Monkey. O gerador oferece diversos modelos prontos, personalização avançada e ferramentas de análise para acompanhar o desempenho dos seus QR Codes.
Assim como nas ferramentas que já vimos até aqui, nesta também é possível incluir diferentes tipos de formatos de informação. Alguns deles são: url, texto, email, localização e eventos.
6. Canva
Pois é, quem diria! Mas o Canva também está nesta lista. A ferramenta, além de edição de imagens, vídeos e criação de tamplates, também gera QR Codes e segue a simplicidade de várias ferramentas que vimos até aqui.
A vantagem é que você pode inserir o código diretamente no design que está sendo criado na ferramenta, sem a necessidade de baixar de outro lugar. É importante lembrar que o Canva possui a versão gratuita, mas também a Premium, que disponibiliza novos recursos e templates.
➡️ Acesse o gerador de QR Code do Canva
7. Adobe Express
Esse exemplo de ferramenta é ideal para quem busca um design profissional e funcionalidades avançadas de edição. Isso porque, ela oferece diversos modelos personalizáveis, integração com as redes sociais e recursos para criar materiais de Marketing completos.
Você só precisa de um dispositivo móvel ou computador e um navegador. Não será necessário baixar nenhum software ou aplicativo para usar o gerador do Adobe Express. Vale o teste!
➡️ Acesse o QR Code do Adobe Express
Como colocar em prática na sua estratégia
Agora que você já sabe como criar um QR Code e conhece diversas ferramentas que podem te ajudar nessa missão, será mais fácil usar esse recurso.
No entanto, como já mencionamos, esse código é uma ferramenta, não uma estratégia. Por isso, lembre-se de definir seus objetivos e traçar um plano de ação para atingi-lo. Nesse contexto, o QR Code irá te ajudar a proporcionar uma experiência melhor para seus clientes, seja online ou presencialmente.
Principalmente em negócios online, como Ecommerces, essa é uma ferramenta muito útil para promover campanhas, realizar pagamentos e até auxiliar na gestão do seu estoque.E se você tem uma loja online e quer saber como criar uma estratégia de Marketing Digital completa, assista a essa demonstração e entenda como ferramentas como o RD Station Marketing podem te ajudar.