Dia do Vendedor: dicas para comemorar (de verdade) a data com a sua equipe de vendas

Se você está buscando sugestões de frases comemorativas para o Dia do Vendedor, talvez esse post não seja para você. Mas se a ideia é engajar seu time de vendas e proporcionar um dia a dia mais saudável para seus profissionais, chega mais para ver essas dicas!

Manoela Folador
Manoela Folador4 de setembro de 2023
RD Explora: participe!

O Dia do Vendedor é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro desde 1937, depois de uma decisão dos países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio.

Quando a data se aproxima, muitos gestores começam a buscar formas de celebrar o momento com suas equipes comerciais, e existem vários conteúdos sobre isso na internet. São dicas para fazer happy hours, dinâmicas de integração, quais brindes escolher e uma infinidade de mensagens e frases motivacionais.

Neste post, nós vamos trazer uma visão um pouco diferente sobre o Dia do Vendedor. Continue lendo para entender como você pode comemorar de verdade essa data com o seu time, sem cair nos clichês e entregando muito mais valor para os seus profissionais!

Mas, antes de mais nada, vou te contar sobre um evento super especial para comemerar.

Comemore a data com uma live dedicada ao futuro das Vendas

Todas as ideias que eu vou trazer neste post serão boas celebrações, mas eu quero começar com um convite especial: a live do Dia do Profissional de Vendas, feita em parceria pela RD Station e a Exact Sales. Você pode se inscrever para assistir gratuitamente e, ainda, ganhar prêmios incríveis!

O tema do nosso evento online será "Futuro das Vendas: tecnologia e inteligência para um processo eficiente". Vamos trazer especialistas do nosso time e do mercado para dividir conhecimento e estratégias vencedoras para você fechar mais negócios!

Como o dia 1º de outubro cai num domingo em 2023, vamos comemorar no dia 5, uma quinta-feira. Veja quem já está confirmado na nossa programação:

  • Théo Orosco - CEO da Exact Sales
  • Renata Centurión - Diretora Latam na Winning by Design
  • Daniel Mestre - Head de Treinamentos na Super Vendedores e host do podcast Papo de Vendedor

Fique de olho no site do evento, porque vamos sempre atualizar por lá os novos convidados e palestrantes. E sobre o que eles vão falar? Já separamos alguns assuntos para os blocos especiais da live:

  • Inteligência Artificial - Vamos desmistificar o uso de IA no processo de vendas, de dicas práticas a insights estratégicos para não ficar de fora da tendência.
  • Estratégias comerciais - Como trazer estratégia para as rotinas de vendas? Entenda como basear sua tomada de decisão em dados e como usar a tecnologia para facilitar suas análises.
  • Profissional do futuro - Quais habilidades você precisa desenvolver para se manter relevante como profissional no futuro? Acompanhe discussões ricas sobre capacitação e gestão de carreira em vendas.

É muito conteúdo de qualidade! Mas se você ainda precisa de argumentos para se inscrever na live do Dia do Profissional de Vendas, saiba que ainda pode ganhar prêmios. Basta garantir o seu lugar e convidar amigos para assistir, participando do programa de indicações do evento. Você pode ganhar:

Então não perca mais tempo, clique no banner abaixo e faça sua inscrição para essa super live!

Por que fugir dos clichês no Dia do Vendedor?

Gostou da sugestão do nosso evento? Chamar sua equipe para participar é uma ótima forma de comemorar do Dia do Vendedor! E a verdade é que existem várias respostas possíveis para a pergunta acima, mas a principal delas é a seguinte: as comemorações clichês já não funcionam mais para engajar o profissional de vendas moderno.

As empresas estão cada vez mais focadas em inovação, porque os mercados demandam isso. Vivemos cenários que mudam com rapidez e frequentemente, a todo momento surgem novas tecnologias e tendências que moldam o comportamento de consumo, e é preciso se adaptar.

Vender hoje em dia exige muito mais do que talento, como já falamos em um outro post sobre a profissão de vendas na era digital.

Além de ser persuasivo e bom de convencimento, o profissional que deseja se destacar atuando no comercial hoje precisa se capacitar em uma série de competências. É o caso das chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, como inteligência emocional, resiliência e comunicação interpessoal; e, também, do domínio de ferramentas e de técnicas de abordagem e discurso de vendas.

Cartões com frases de agradecimento e motivação são bem recebidos e até causam um efeito positivo imediatamente, mas logo serão esquecidos em alguma gaveta. Brindes e presentes são sempre uma boa pedida para agradar naquela hora, mas é preciso ir além.

Nenhuma ação de comemoração pode suprir a falta de estrutura e recursos para que um profissional de vendas se sinta capacitado e empoderado na sua função, satisfeito com o trabalho e apto a buscar as metas desejadas.

Não significa que você não deva investir, também, nessas ações de engajamento interno e reconhecimento em datas comemorativas. Contudo, elas devem ser apenas um complemento, e não o único esforço da empresa.

O que significa empoderar times de vendas?

O termo “empoderamento” ficou bem famoso nos últimos anos, sempre no sentido de que uma pessoa empoderada é segura, forte, focada e assertiva. Mas eu peço licença para expandir um pouco mais o conceito aqui.

A RD Station lançou recentemente uma metodologia de gestão de vendas chamada PEACE, que se apoia em 5 pilares: Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução.

O pilar de Empoderamento traz uma leitura diferente do lugar comum desse termo. Falamos em um empoderamento coletivo, que afeta o individual, mas que nasce e se manifesta sempre no senso de pertencimento, de equipe e parceria.

Consideramos empoderados os times de vendas em que os vendedores não ficam passivamente esperando um chefe dizer o que precisa ser feito, ou cobrar os resultados na última semana do mês para então dar o melhor de si.

São empoderados aqueles vendedores que não se deixam perder pela competição entre os colegas de time, porque entendem que uma meta, apesar de individual, também é coletiva; que se ajudam e se apoiam em busca do objetivo comum.

E isso só é possível com uma gestão comercial que enxergue o benefício de ter um time que joga junto. No curso da metodologia PEACE, a instrutora Juliana Tubino diz uma frase que resume bem esse conceito:

Depender de talentos individuais pode até ter algum resultado positivo pontual, mas trabalhar sozinho não é suficiente para ganhar o campeonato.

Como presentear seu time de vendas todos os dias, além do Dia do Vendedor?

Tendo isso em mente, a nossa sugestão para comemorar o Dia do Vendedor é olhar para a sua operação e se perguntar: o que o meu time gostaria de ter todos os dias, não só no dia 1º de Outubro?

Se eu pudesse fazer uma lista de bons “presentes” e ações, elencaria o seguinte:

  • Um playbook de vendas;
  • Treinamentos frequentes;
  • Role plays e simulações para situações específicas, como a abordagem a algum perfil de cliente mais desafiador ou a venda de um novo produto;
  • Onboardings bem estruturados para novos vendedores;
  • Ferramentas de qualidade para o dia a dia de trabalho;
  • Rituais de gestão individuais focadas em desenvolvimento;
  • Reconhecimento e incentivos recorrentes.

Entrando um pouco mais no detalhe de cada um desses pontos:

A única forma de empoderar realmente o seu time de vendas é através de um processo comercial bem estruturado, documentado, testado e validado. Se você ainda não possui, um playbook de vendas é o melhor presente que você pode oferecer ao seu time no Dia do Vendedor!

Inclusive, se já quiser providenciar, nós temos um template editável que já ajudou milhares de empresas a darem esse primeiro passo tão importante. Faça o download gratuitamente aqui!

Outra excelente forma de deixar seus vendedores felizes e com muitos motivos para comemorar é fornecendo as ferramentas adequadas para as rotinas de trabalho. Assim, eles ganham produtividade e bater a meta será uma consequência natural!

Contratar um bom CRM de vendas vai ajudar no registro automático das negociações, na centralização das informações e no acompanhamento confiável dos resultados. Com isso em mãos, fica muito mais fácil mensurar a performance e entender o que precisa ser feito para continuar crescendo.

Profissionais de vendas engajados no que acreditam

Mas o processo e as ferramentas só fazem sentido se o time estiver engajado, e ninguém se conecta a algo que não acredita ou não vê valor. Por isso, é fundamental treinar o time, fazer rodadas de testes e simulações e ir adaptando o processo com base nesses aprendizados.

Dessa forma, você traz o time para o protagonismo do processo, em vez de serem apenas executores.

Os rituais de gestão são muito importantes para construir esse sentimento de empoderamento, pertencimento e identificação dos vendedores com a cultura e os processos da empresa. Tenha rituais frequentes de avaliação de performance e desenvolvimento para além das metas de cada mês, individualmente e em grupo.

Aqui na RD Station, nas reuniões individuais, além de repassar metas e previsões, nossos líderes de vendas também ajudam seus liderados a organizar melhor o tempo e a separar a agenda para apresentações, prospecções e estudos.

Treine as pessoas em cima do processo, acompanhando tecnicamente o dia a dia de trabalho, a implementação e uso das ferramentas. Compartilhe atalhos de produtividade, para o profissional conseguir se organizar e performar melhor.

Feedbacks são muito importantes e não devem ser só negativos. Reconheça as boas posturas dos vendedores mais engajados, que representam a cultura da companhia e são bons exemplos para o restante do time.

Outra sugestão é abrir espaço para que profissionais mais seniores mentorem os novos contratados, como parte do processo de onboarding. Na RD Station, comprovamos que um vendedor que passa por uma iniciação bem feita quando entra na empresa consegue gerar 30% mais resultados em um ano!

Como melhorar a rotina dos seus vendedores neste Dia do Vendedor?

Se você leu esse post até aqui, já entendeu que a nossa visão sobre o Dia do Vendedor vai muito além de um happy hour ou uma lembrancinha corporativa. E se você concordou com o que trouxemos neste post, separamos aqui alguns materiais e ferramentas estratégicas que você pode avaliar para melhorar o engajamento com seu time de vendas:

E uma última dica: você sabia que o RD Station CRM, o nosso software para gestão comercial, possui um plano 100% gratuito para sempre? Sem limite de usuários e com as principais funcionalidades liberadas, o plano Free foi eleito o melhor da categoria no Brasil para pequenas e médias empresas! Deixe seu email abaixo para começar a usar.

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha e qual o próximo passo

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Manoela Folador é formada em Jornalismo, com mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital. Atualmente é Analista de Marketing na RD Station.

Veja também

Vendas
Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços
Vendas
Abordagem e conversão em vendas: 6 dados que refletem o dia a dia das equipes comerciais
Vendas
Marketing Digital e Inside Sales: a melhor combinação para gerar negócios hoje + 5 passos práticos