CPC, CPM e CPA (Custo por Clique, Custo por Mil e Custo por Aquisição) são métodos de cobrança, geralmente utilizados por plataformas de mídia paga. O CPC é calculado de acordo com o número de cliques nos anúncios, o CPM por impressões e o CPA pelo número de conversões.
Quando você decide anunciar na internet, precisa tomar uma série de decisões para monetizar o tráfego.
E, assim como os anúncios digitais podem ser analisados de um modo que era inviável no tempo das mídias tradicionais, também é possível precificá-los de maneiras diferentes.
Para fazer um anúncio, é preciso escolher, dentre diversas opções disponíveis, qual forma de precificação se aplica à sua realidade.
Por isso, neste post, falaremos das três mais conhecidas: custo por clique, custo por mil e custo por aquisição, ou CPC, CPM e CPA.
Entenda a diferença entre essas formas de precificação e aprenda a calcular cada uma!
🤖 Gerador de Copy para Anúncio: Quer anúncios de alta conversão? Conte com a IA.
O que são métricas de Marketing?
As métricas de Marketing são indicadores que você pode usar para medir o desempenho das campanhas. Dessa forma, elas fornecem dados importantes para ajustar as estratégias e garantir que o dinheiro investido esteja gerando resultados.
CPC, CPM e CPA são justamente alguns exemplos de métricas que ajudam a monitorar o custo e o retorno dos anúncios, sendo cruciais para otimizar os investimentos em publicidade.
Como são usadas as métricas de Marketing?
As métricas de Marketing, como CPC, CPM e CPA, são utilizadas para monitorar o desempenho dos anúncios e ajustar as estratégias conforme necessário.
Dessa forma, ao acompanhar essas métricas, as empresas conseguem otimizar seu orçamento, definir prioridades e garantir que as campanhas estão trazendo o retorno esperado.
Assim, monitorar constantemente o CPC, CPM e CPA permite que os anunciantes façam ajustes em tempo real, tornando suas ações de Marketing mais eficientes.
📖 Veja também: Métricas de Marketing: o que são, quais são as mais relevantes e quais realmente medem o sucesso do negócio
O que é Custo por Mil - CPM?
Parece nome de banda, mas, na verdade, CPM, ou custo por mil impressões, é uma métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio.
Claro que não são impressões no sentido literal, mas sim o número de vezes que determinada publicidade foi exibida ao público na internet.
Quando se escolhe o CPM como forma de pagamento, o anunciante concorda em pagar ao publisher do anúncio uma quantia pré-determinada para cada mil impressões.
Isso significa que o publisher é compensado por cada anúncio mostrado, tendo mais previsibilidade de lucro. Assim, cada visitante que entra no site faz com que o publisher ganhe dinheiro.
No entanto, para ser visualizado por mil pessoas, é preciso que o site anunciante tenha bastante tráfego. Dessa forma, esse tipo de precificação de campanhas é mais utilizado por portais de notícias ou blogs conhecidos.
O CPM é utilizado em campanhas de branding, por exemplo, que têm como objetivo aumentar a consciência de marca de uma empresa ou produto.
Caso opte pelo CPM, tenha em mente o tempo que seu anúncio levará para chegar a mil visualizações no canal de veiculação escolhido.
Quanto mais rápido isso acontecer, mais recursos serão necessários para que sua campanha continue em exposição.
É por isso que, normalmente, se usa CPM quanto se tem mais confiança de que o público impactado será o público certo.
Calculando o CPM
Digamos que um anunciante vai fazer uma campanha no Google Ads ou no Meta Ads sob o seguinte acordo:
- 10.000 impressões de anúncios em formato retângulo médio, de dimensões 300 x 250, com um CPM de R$ 5.
- 10.000 impressões de anúncios em formato cabeçalho, de dimensões 728 x 90, com um CPM de R$ 7.
Nesse caso, qual seria o custo total desses anúncios? Para calcular o custo por mil impressões ou o custo total, utilize a seguinte fórmula: CPM = Custo total / (Visualizações / 1.000).
O custo total do item 1 é de 50 reais, pois:
5 = Custo/(10.000/1.000)
Custo = 5 x 10
Custo = R$ 50
Dessa forma, o anunciante gastaria R$ 120 em anúncios: R$ 5 para cada mil impressões do retângulo médio (totalizando R$ 50) e R$ 7 para mil impressões do cabeçalho (totalizando R$ 70).
O que é Custo por Clique - CPC?
CPC é a sigla para custo por clique, uma forma de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados. Para calcular, basta dividir o total gasto pelo número de cliques recebidos pelo anúncio.
Em outras palavras, o anunciante paga pelos visitantes que vão do site em que o anúncio foi feito para o site dele.
Esse é o modelo utilizado na compra de palavras-chave do Google Ads, por exemplo. É um formato útil para saber os resultados exatos do seu anúncio. Assim, é adequado para quem quer obter mais tráfego para o site ou blog.
Como o orçamento é gasto com base no número de cliques que um anúncio recebe, esse tipo de precificação é mais indicado e mais fácil de controlar, até mesmo para iniciantes.
Também ajuda a entender o interesse do público. Por isso, se você começou a anunciar agora, opte pelo CPC.
Calculando o CPC
A fórmula para calcular o CPC é a seguinte: CPC = Custo total / Número de cliques.
Suponha que você tenha investido R$ 500,00 em uma campanha de anúncios e tenha obtido 250 cliques em seus anúncios.
CPC = 500 / 25 = R$ 2
Neste caso, o CPC seria R$ 2, ou seja, você pagou R$ 2 por cada clique que seu anúncio recebeu.
O que é Custo por Aquisição - CPA?
CPA quer dizer custo por aquisição.
Das três opções que apresentamos nesse post, é a mais cara, pois você só pagará quando alcançar o objetivo final da sua campanha — como o download de um material gratuito ou uma venda, por exemplo.
É uma afiliação na qual o publisher do anúncio só lucra quando a ação desejada pelo anunciante é realizada pelos visitantes.
Assim, é de baixo risco para quem anuncia, já que você só paga pelas transações que realizaram o que você desejava.
No entanto, é um formato mais indicado para quem já tem lucros de margens amplas em seus produtos, pois o valor dos anúncios podem ser mais caros, uma vez que o publisher só recebe quando a ação desejada é completada.
O que costuma dar aval para a área de Marketing Digital continuar crescendo e recebendo investimento é justamente ter um custo por aquisição que seja lucrativo perto do preço médio de venda dos produtos/serviços.
Por isso, apesar de depender também do time de vendas, é um indicador essencial para o Marketing.
Calculando o CPA
Para calcular o CPA, utilize a seguinte fórmula: CPA = Total investido / Número de conversões.
Digamos que você ofereça cursos online e que tenha gastado R$ 1500 com anúncios, obtendo R$ 50 matrículas. Qual o custo por aquisição?
CPA = 1500/50
CPA = 30
🎓 RD University: Curso de Marketing Digital Gratuito
Qual a importância do CPC, CPM e CPA no planejamento de Marketing?
Quando se trata de planejar campanhas de Marketing Digital, escolher o modelo de precificação adequado é essencial para alcançar os objetivos da empresa.
E o CPC, CPM e CPA são métricas fundamentais nesse processo, pois cada uma impacta diretamente o orçamento e o tipo de retorno que será obtido.
Portanto, saber quando usar cada uma delas pode ser a diferença entre uma campanha de sucesso ou um investimento mal direcionado.
📖 Leia também: ROI: o que é, como e por que calcular o Retorno sobre o Investimento
Como escolher entre CPC, CPM e CPA nas suas campanhas?
Então, como saber qual escolher?
A escolha entre CPC, CPM e CPA vai depender do objetivo central da sua campanha e do tipo de público que você deseja impactar.
Aqui estão algumas orientações para ajudar nessa escolha:
CPC
Se você quer aumentar o tráfego para seu site ou Landing Page, o CPC pode ser a melhor escolha.
Isto porque, esse modelo é especialmente útil em campanhas nas quais o envolvimento direto com o anúncio é fundamental, como quando você quer atrair usuários para uma página de vendas ou geração de Leads.
O CPC oferece mais controle, pois você paga apenas quando alguém realmente clica no seu anúncio.
Exemplo prático: uma empresa de Ecommerce pode optar por CPC se estiver promovendo uma campanha de descontos e quiser maximizar o número de visitantes na página de produtos específicos.
CPM
Já se o objetivo for exposição de marca, aumentar o reconhecimento ou promover um novo produto/serviço, o CPM pode ser o mais indicado.
Ele é mais adequado quando você quer garantir que o máximo de pessoas veja seu anúncio, mesmo que elas não o cliquem imediatamente.
Dessa forma, empresas com orçamentos maiores geralmente usam o CPM quando estão focadas em branding de longo prazo.
Exemplo prático: uma empresa de cosméticos que lança uma nova linha de produtos pode usar CPM para alcançar um grande público em sites de alta visibilidade, aumentando o reconhecimento da marca, sem focar imediatamente nas vendas.
CPA
Se o foco da campanha é a conversão, como a venda de produtos, inscrições ou downloads de aplicativos, o CPA é o modelo mais eficaz, pois você só paga quando realiza uma ação específica.
Esse método, no entanto, é mais caro e exige maior controle sobre os canais de veiculação para garantir que a campanha atinja as pessoas certas.
Exemplo prático: uma empresa de software que oferece um período de teste gratuito pode optar pelo CPA, pagando apenas quando os usuários se inscrevem e baixam o software.
📖 Veja também: 8 melhores métodos para otimizar sua taxa de conversão
Evolua sua estratégia
Anúncios digitais podem ser precificados de maneiras diversas, de acordo com seus objetivos e com o quanto você pretende investir. Mas, independentemente da escolha, você deve fazer testes para entender qual formato se adequa melhor à sua realidade.
Ainda, escolher canais nos quais sua persona ou público-alvo esteja também aumenta as chances de conseguir bons resultados.
Feitos os anúncios, seja de CPC, CPM ou CPA, aproveite os dados disponíveis para analisar as ações e comprovar para os envolvidos a eficácia de cada uma delas.
No entanto, não se esqueça também de dar continuidade a sua estratégia. Após a conversão, você pode criar um fluxo automatizado de emails ou mensagens de WhatsApp, como na imagem abaixo:
Dessa forma, é possível fortalecer a relação com o Lead e trabalhar sua conversão em outras ofertas, de forma cadenciada. Assim, por meio de envio de materiais e promoções, por exemplo, você aproveita melhor esses contatos.
Lembre-se apenas de segmentar bem cada grupo de Leads, de acordo com seus interesses e comportamento. Dessa forma, você cria mensagens personalizadas que geram melhores resultados.
Publique Landing Pages, envie mensagens de email e WhatsApp, crie fluxos de automação e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.