Mídias sociais são ótimas, mas não substituem o Email Marketing

Você utiliza redes sociais ou Email Marketing? Saiba a vantagem de cada canal e por que as mídias sociais não substituem o email! Não concorda? Comente!

Eric Santos
Eric Santos24 de agosto de 2010
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Sempre que uma tecnologia inovadora surge e começa a ter sucesso, os autodenominados gurus ou experts do mercado tendem a se apressar e dizer que a "coisa antiga" está morta. A TV não matou o rádio, as locadoras não mataram o cinema, o YouTube não matou a TV, o Kindle não matou o livro e por aí vai... Claro que sempre há uma perda lenta e gradual, assim como é certo também que a tecnologia antiga deve evoluir e se adaptar para continuar relevante.

Para o caso do Marketing Digital, muita gente chegou a dizer que o Email Marketing estava próximo do fim com o crescimento das mídias sociais. Apesar de todo o barulho, não é o que o tempo vem provando.

eBook gratuito: O Guia do Email Marketing

Tudo o que você precisa saber para fortalecer o relacionamento com clientes e gerar resultados de negócio

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O fato é que as pessoas têm o email totalmente incorporado às suas vidas. O email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet. Muitos vão além e são até compulsivos com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Com o crescimento do acesso à Internet pelo celular, essa prática ficou ainda mais comum.

Sem dúvida as mídias sociais são uma ótima forma de espalhar sua mensagem e chegar aos seus clientes. No entanto, esses canais geralmente são encarados com mais informalidade e menos compromisso que o email. As pessoas não se sentem na obrigação de ver todos os tweets de todas as pessoas que seguem, todos os posts de blogs que leem e menos ainda de clicar em todos os links que os outros indicam.

Com todo o volume de conteúdo nessas redes, muitas mensagens se misturam e várias vezes “passam batido”. Pior ainda: em alguns locais como Twitter e Facebook, por exemplo, se a pessoa não está lá no momento, ela simplesmente perde a mensagem e não volta atrás para saber o que aconteceu. Isso sem falar no fato de que uma grande parcela da população ainda não participa efetivamente dessas redes sociais (e isso inclui alguns de seus clientes!).

Já os emails são olhados cuidadosamente, em geral todos os dias. Por mais que todos tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, se a pessoa assinou o conteúdo da sua empresa e sabe que é relevante para ela, há uma tendência muito grande do seu email ser aberto e lido. Além disso, quando alguém abre o seu email, você consegue sua atenção exclusiva (mesmo que por um breve instante), diferentemente do que acontece nas redes sociais onde o volume de informações paralelas - e consequentemente a distração - é muito maior.

Por isso, usar de forma adequada o Email Marketing é uma arma muito eficiente de manter um relacionamento com as pessoas que foram atraídas pela sua empresa, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados. É ótimo ter muitos seguidores no Twitter, fãs no Facebook e assinantes no blog, mas, nas mesmas proporções, é muito mais valiosa uma boa base de assinantes via Email (desde que criada corretamente). Esse é um ativo que deve ser nutrido com o tempo e explorado com cuidado, mas os resultados valem qualquer esforço.

Entregar conteúdo relevante ou campanha promocional por email funciona muito bem como ferramenta de vendas para novos clientes, mas funciona melhor ainda para reter um cliente atual. Vale lembrar da velha máxima do Marketing de que manter um cliente pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Um bom email com relevância é uma ótima forma de manter o relacionamento com o cliente.

Eric Santos

Eric Santos

Quem escreveu este post

CEO e co-fundador da RD Station

Veja também

Marketing
Collection: conheça o novo formato de anúncios do Facebook
Marketing
Nova atualização do Facebook: links de sites lentos serão menos exibidos
Marketing
Lei Geral de Proteção de Dados: 5 dicas para times de Marketing